segunda-feira, 30 de abril de 2012

Audiência Pública cobrará asfaltamento na ERS 265

A audiência publica requisitada pela prefeitura de Piratini com a comissão de assuntos municipais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e que acontecera nesta quinta-feira, três de maio, no CTG 20 de Setembro, é aguardada com significativa expectativa por empresários, comunidade e administradores de Canguçu, Piratini e Pinheiro Machado, municípios da zona sul do estado.

Em pauta, três assuntos considerados vitais e também um entrave para o desenvolvimento dessas cidades onde a base econômica é diversificada se destacando a agricultura, a pecuária e a produção e extração de madeira.

A Ponte do Costa, com mais de cinqüenta anos de uso após a reforma, travessia estreita, de mão única permitindo apenas a passagem de um veiculo por vez e tonelagem limitada, integra a ERS 702, que liga Piratini a Bagé e Pelotas, será um dos assuntos debatidos.

Após muitos protestos, interrupções por causa da queda de parte da base, acidentes uma cobrança incisiva da imprensa local e regional, no ano passado o governo do estado anunciou que uma nova ponte será construída, o que foi visto como uma luz no do túnel para um problema que para a comunidade atingida parecia  insolúvel.

Na oportunidade, o prefeito Vilso Agnelo(foto) autor do pedido à assembléia no ano passado para que o evento ocorresse em Piratini, informou que se buscará ainda o asfaltamento dos dez quilômetros restantes e ainda não asfaltados da ERS 702, o que beneficiaria o acesso ao Bairro Cancelão, situado há não mais que um quilometro da 265, ponto mais importante da pauta e que tem seus noventa quilômetros de chão batido  para  interliga as cidades citadas e vizinhas.

Há décadas trafegar por este trecho é sinônimo prejuízo para veículos leves e pesados e uma verdadeira tortura para passageiros que diariamente utilizam o transporte intermunicipal.

As Pedras, buracos e o barro dificultam, encarecem ou impedem o escoamento do que é produzido no campo e na cidade.

- É uma oportunidade impar para tentarmos a solução destes três problemas. As comunidades interessadas têm que entender isso e lotar o CTG 20 de Setembro. É o primeiro passo de fato e de direito que se dá nesse sentido e temos que valorizar- destacou Agnelo.

Piquenique no Inverno também faz sucesso em Piratini

Piquenique é aquele programinha pra fazer a dois ou com a família, mas em qualquer dos casos, a primavera ou o verão são as estações adequadas e preferidas.
Mas se tema e as atrações estiverem focados na cultura em suas mais diversas formas, até mesmo o rigoroso outono piratiniense que tem apresentado uma fiel cara do inverno, serve para atrair e divertir.
Isso ficou comprovado no 4º Piquenique Popular, evento realizado no último sábado, 28 de abril, na Praça República Riograndense, a Praça da Matriz, e  teve como parceiros entidades como a Subsecção da a OAB, Prefeitura, empresários e comunidade.
 Na tarde fria e de garoa, atrações como a Turma 62 do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde, que apresentou as peças “João e Maria” e “Chapeuzinho Vermelho e o Grupo Peixe Barulhento, se somaram aos trabalhos de Edinson Carmelito Rodríguez, o Paisano, que expôs suas artes em porongos (cuias, mateiras, o famoso Boneco Pinóquio), bucha vegetal, sementes crioulas e plantas nativas.
 “A literatura marcou presença com ‘O Varal de Poesias”, e os poemas de Juarez Machado de Farias e Jéferson Almeida.
Contrastando com a evolução tecnológica dos equipamentos de som, Nei Lopes roubou a cena ao  comparecer com seu toca-discos e um conjunto de discos vinis para garantir o espaço da nostalgia.
E para animar todas as faixas etárias presentes, das crianças aos idosos, a sonorização Ecko Som, que garantiu o embalo no local onde um dia Barbosa Lessa em sua infância brincou e cometeu travessuras. 
Assim, autoridades, artistas, intelectuais, professores, historiadores e outros,  estiveram mais uma vez  unidos para nas palavras de Juarez Farias, consagrar o Piquenique Popular como um evento de todos e para todos:

Jovem de 19 anos leva dois tiros em Piratini


Ainda não são claras as circunstancias em que Cristian Gomes, 19 anos, foi baleado pelo proprietário da principal casa noturna de Piratini, Porão Sertanejo.
Cristian deu entrada por volta das três da manhã no Pronto atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição com dois ferimentos por arma de fogo.
Com um tiro na região abdominal e outro próximo a axila, a vítima respondeu a grande parte dos estímulos realizados pelo médico de plantão após ser estabilizado foi encaminhado para  Hospital São Francisco de Paula, em Pelotas, onde se encontra e segundo informações levantadas pelo blog Eu Falei,  junto a sua mãe,seu estado é estável após o processo cirúrgico para a retirada dos projéteis que não atingiram nenhum órgão vital.
Os disparos ocorreram em via pública e há cerca trinta metros da casa noturna, situada no centro de da cidade, entre a Avenida Gomes Jardim e Rua 24 de Maio onde se encontram as marcas de sangue.
 Hoje pela manhã, funcionários do Porão Sertanejo limpavam e consertavam os estragos ocasionados por amigos da vítima.
A porta principal foi destruída e praticamente todas as vidraças do estabelecimento (foto), foram quebradas.
O pai de  Cristian, Jaime Gomes, recebeu nossa reportagem em sua residencia no Bairro Santa Isabel, confirmou sua participação no quebra-quebra na estrutura externa do Porão e ameaçou:
- Se meu filho morrer eu vou me vingar-
A Polícia Civil assumiu as investigações sobre o caso e não se tem notícia do paradeiro do autor dos disparos.

domingo, 29 de abril de 2012

Sobre Nael Rosa

Olá amigos! A partir  deste mecanismo, espero ter o prazer de continuar a colaborar para manter a comunidade e a região informada dos principais acontecimentos jornalísticos em todos os segmentos da sociedade.

Tenho 40 anos, sou natural de Pinheiro Machado e há 11 estou na radio Nativa FM.
Não tenho formação acadêmica para exercer a profissão, o que não me impediu de conquistar pelo trabalho, que entendo ser sério e imparcial,  a credibilidade imprescindível neste meio.

Sou locutor, animador e apresentador de FM, repórter, entrevistador, redator e atualmente além de fazer parte da equipe de comunicadores Nativa FM, sou colaborador do Grupo RBS, TV Nativa, site Canguçu Online e participo com certa freqüência do jornalismo da radio Gaucha e radio Pelotense e, com boletins ao vivo, ajudo a destacar os fatos marcantes aqui acontecidos e de grande repercussão no cenário estadual. 

Minha carreira começou em 1998 quando deixei o serviço de servente de pedreiro e pintor para trabalhar no Jornal Folha Da Cidade, (Pinheiro);em 2000, atuei pela primeira vez no diário regional candiotense A 1 Folha, o que tornou a acontecer em 2010 por 11 meses e que teve significativa repercussão em Piratini pela ampla cobertura de fatos marcantes.

Fui o criador do novo modelo do programa Radio Câmara, trabalho exibido em 2011 pela Nativa e que pelo seu formato ousado e imparcial, tornou bem mais evidente a atuação dos parlamentares.
Atualmente, produzo e apresento o programa Ação e Resultado, exibido pela mesma emissora e que informa as ações do executivo local.

Nessa trajetória ganhei o rótulo de profissional polemico, o que não concordo.
Me desculpem o atrevimento mas acredito que sou tachado desta forma porque aqui,   infelizmente respira-se política e tudo que se faz e fala-se, gira em torno de cores e bandeiras partidárias.

Se você faz uma reportagem de uma obra realizada pelo executivo rapidamente as pessoas que são contrárias a cor partidária do momento e no poder, te colocam no time dos “este é deles”, agora se você atua em um trabalho que aborda um problema da comunidade e que é de responsabilidade do executivo, imediatamente você é escalado para o time dos “contra”, ou seja, em uma reportagem você é o herói corajoso e já na seguinte é o vilão bajulador. 

Partindo desta premissa, não concordo que sou polêmico e sim, trago comigo a coragem e o profissionalismo que deveria ser comum a qualquer profissional mas que nem sempre é possível pelo “coronelismo” que uns e outros insistem em tentar instituir na Capital Farroupilha.

Bom...após essa breve apresentação espero que vocês possam apreciar , sugerir e também tecer críticas ao meu trabalho, pois ninguém é tão sábio que não precise aprender e nem tão leigo que não possa ensinar.

Meu abraço e muito obrigado!

sábado, 28 de abril de 2012

Homem de 35 anos morre ao cair da bicicleta no P. Reinaldo


Moradores que prestaram os primeiros atendimentos acreditam que a chuva pode ter sido a causa da queda de André Silva, (foto) 35 anos, que trafegava no sentido centro-bairro, na noite deste sábado por volta das 21h.
 

A reportagem Nativa FM e do Eu Falei, chegou imediatamente ao acidente e já encontrou André morto, cercado de familiares que além da tristeza também protestavam contra o serviço de emergência Samu, que junto com BM E Polícia Civil, já se encontrava no local.

-Tentamos manter ele lúcido enquanto ligavamos desesperadamente para o 192 que realizava perguntas desnecessárias querendo saber um ponto de referência outros, enquanto ele sangrando muito agonizava- protestou Eliza, uma das que tentaram ajudar a vítima.

Segundo ela, entre o chamado e a chegada do Samu, foram mais de meia hora.
Em contato com nossa reportagem o secretário de saúde Diego Espindola, afirmou ter liberado a ambulância assim que a central do Samú deu a ordem.
- Não foi mais que sete minutos entre a liberação e a chegada no local. Se houve atraso, não foi de nossa parte- esclareceu Diego.
André era funcionário público da prefeitura e muito conhecido no meio esportivo por não só atuar no futebol amador, mas também por apitar competições na cidade e meio rural.
Assim que o blog Eu Falei postou a notícia no facebook, amigos e colegas de bola  de André, comentaram lamentando a perda trágica.
- Notícia triste... Perdi um amigo dos velhos tempos. São coisas da vida, a gente pensa... Acidentes trágicos... Mas, sinceramente, esse, para mim, é o grande defeito da vida. Ninguém deveria partir prematuramente. Para quem lembra, o André jogou no time do Jornal O PIRATINI... Deixa saudade, cara legal... Infelizmente, para quem fica, amigos e família, a dor da perda- postou Jardel Oliveira.

Infra- Estrutura e Logística: sai Fetter, entra Matos



Em ano eleitoral toda mudança realizada em um governo municipal é vista de prismas diferentes. Pode ser apenas uma escolha pessoal, simples. 

Mas para quem circula pelos bastidores do poder, é impossível não ouvir que alterações feitas no secretariado de Vilso Agnelo, não tenham como objetivo terminar com um ou outro descontentamento que possa surgir entre a população da zona rural.
O motivo da troca, o prefeito Vilso optou por não falar, mas já é fato que na próxima quarta-feira será oficializada a troca de funções entre Fábio Fetter e Cesaltino Alex Matos.

Fetter tinha até então, uma das missões mais insalubres existentes entre as administrações de Piratini. Estar à frente da Secretaria de Infra- Estrutura e Logística, setor responsável por dar manutenção nos sete mil quilômetros de estradas da zona rural, é desgaste garantido independentemente de quem esteja no comando.



O Número de maquinário inferior ao necessário e a cobrança constante da população e, principalmente da grande maioria dos vereadores que destinam centenas de requerimentos por ano pedindo patrolamento e encascalhamento de estradas, coloca a pasta e seu comandante no popular olho do furação.

Cobranças havia, mas também o reconhecimento diante das dificuldades.
Vereadores  da situação e também da oposição suavizavam  reconhecendo tais deficiências enfrentadas  encontradas por Fábio Fetter, mas mesmo assim, a partir da próxima semana ele passa a ter uma vida mais tranqüila ao ocupar a Secretaria de Administração.

O cargo era de Alex Matos que acumulava também a função de chefe de gabinete que continuara mantendo dividindo com isso seu tempo dentro e fora da prefeitura.

 Ao ser indagando pelo blog Eu Falei, Fetter não se mostrou contrariado com a troca, pelo contrário, parecia muito tranqüilo, limitando-se a dizer apenas que foi uma escolha do prefeito.
Alex Matos informou que vai se manifestar somente após a troca ser oficializada.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

5ª CRE afasta quatro diretoras da Escola Inácia


Elas são suspeitas de irregularidades envolvendo verbas destinadas à escola


Há dois anos o descompasso entre pais, alunos, funcionários e outros professores da Escola Inácia Machado da Silveira, se tornou publico e desde então, o clima interno do educandário passou a ser alvo de comentários na comunidade de Piratini e ultimamente também responsável por um abalo no ambiente escolar.

A presença do coordenador regional de educação da 5ª CRE, Cirio Almeida, na cidade na manhã da sexta-feira, foi fator determinante para comprovar que os incessantes boatos tinham fundamentação.
Em entrevista à Rádio Nativa FM e ao Blog Eu Falei, Círio Almeida informou  que a então direção da Inácia estava afastada por suspeita de irregularidades envolvendo  o mau uso de verbas públicas estaduais e federais, possibilidade que começou a ser ventilada já  há um ano após denúnicas anônimas ou não, feitas à coordenadoria.
Após publicação no Diário Oficial, foram subtraídas do corpo diretivo as servidoras Rosangela Almeida Corral, que ocupava a direção geral do educandário e as vice-diretoras, Gélci Liliane Farias da Rosa, Dirce Guastucci  Duarte e  Zaira de Oliveira Lopes.
Elas são alvos de uma sindicância administrativa instaurada pela Coordenadoria Regional de Educação que investiga o que o coordenador chamou de equívocos administrativos, no uso de verbas destinadas à escola.
- O afastamento se faz necessário para assegurar a neutralidade e tranqüilidade do inquérito  e preservar o direito de defesa das envolvidas, que agora passam atuar em outras escolas estaduais no município- esclareceu o coordenador.
Cirio disse que as testemunhas já ouvidas pela sindicância deixam claras as irregularidades, mas não quis detalhar sobre as mesmas.
- É uma situação constrangedora, mas no momento apenas posso dizer que envolve recursos públicos e os indicativos são sérios de que algo está errado. Mas a decisão de afastá-las e dar posse a nova diretoria, também busca restabelecer a tranqüilidade do ambiente interno e escolar que já não existi– completou o coordenador que confirmou que o caso também já conta com o conhecimento do Ministério Público
O prazo para a conclusão da sindicância é de trinta dias, prazo que pode ser ampliado por mais trinta, o que o Círio não acredita que seja necessário pelas provas já reunidas que se forem suficientes podem acarretar a demissão das envolvidas.
Por convocação do órgão regional, assume a direção da escola Inácia, a professora Vera Regina Dutra e como vices, Suami Soares  Ramson, Carla Garcia, Maria Dutra.
O novo corpo diretivo será apresentado aos pais e alunos na próxima quarta e as aulas que estão suspensas retornarão no dia seguinte.




quinta-feira, 26 de abril de 2012

Polícia vai indiciar suspeito de atropelar menina de 11 anos



 A Polícia Civil de Piratini finaliza o inquérito para remeter à Justiça com a autoria do atropelamento de uma menor de 11 anos na Rua oito de Dezembro, bairro Vila Nova em abril.
Baseado nos dados fornecidos pelas testemunhas, inclusive com constatação visual do suspeito e seu veículo por no mínimo uma delas e também pela vítima, o delegado Paulo Costa (foto) deve mesmo indiciar o homem de 50 anos apontado como suspeito da autoria desde o início das investigações.

 O morador do Bairro Padre Reinaldo e que dirigia um Corcel Vermelho, deve ser indiciado e responderá por lesão corporal culposa, mas deve ter ampliações de sua pena em caso de condenação, em virtude dos agravantes previstos no Código de Transito Brasileiro, como a omissão de socorro, ter se ausentado do local após o fato e não possuir carteira de habilitação.
- Em depoimento à polícia ele nega a autoria do fato, mas a vítima e testemunhas não têm dúvida ,apontaram inclusive a placa do carro e mesma bate com a existente  no Corcel- informou Paulo Costa.
O delegado comentou sobre a hipótese de embriaguez ao volante, o que foi assegurado por testemunhas que afirmam ter visto o motorista bebendo em um bar um pouco antes do atropelamento. 

Mas Costa esclareceu que esse agravante não deve fazer parte da denúncia já que atualmente os tribunais não têm levado em conta provas testemunhais, servindo atualmente como comprovação somente o exame de sangue ou resultado do exame de bafômetro.
Relembre o episódio- O fato ocorreu por volta das 22 horas da noite de 2 de abril e indignou a vizinhança que se revoltou em virtude da fuga do acusado.
 - Quem presenciou o atropelamento disse que ele fez a conversão na contramão, bateu nela, desceu do carro, retirou minha filha debaixo do veículo e depois foi embora sem prestar socorro- contou a mãe da garota, já recuperada do susto.

A menor sofreu escoriações nas costas e joelhos ocorridas por ter sido segundo os relatos, arrastada pelo Corcel, o que ficou visível pelo estado em que ficou parte das vestes que usava na noite do fato e pelos enormes ferimentos em suas costas.

A menina ficou apenas uma noite em observação nos Hospital Conceição, dando alta no dia seguinte.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prédios oferecem risco para pedestres em Piratini


Uma  profunda rachadura de tamanho significativo existente no centenário e popular Hotel da Cila tem preocupado pedestres que procuraram o Blog “Eu Falei” sugerindo o assunto como pauta a ser abordada por entenderem que a parte afetada da fachada está oferecendo risco eminente. 
O prédio no centro da cidade construído no século 19 e onde atualmente funciona um restaurante, pela degradação ocasionada pelo tempo e falta de manutenção, apresenta o problema na fachada da parte situada na Rua Garibaldi e onde diariamente pedestres circulam na calçada.
De propriedade de Cila Espindola Amaral, que tem 93 anos e em virtude do mal de alzheimer há muitos anos está inválida, o hotel já sofreu um revés em 2008 quando sofreu um grande incêndio que abalou parte de sua imensa estrutura.

Procuramos o setor de fiscalização da Prefeitura de Piratini que através de seu responsável admitiu ter conhecimento das rachaduras, mas que até o momento não há nenhuma denúncia que permita a notificação, procedimento que inclusive pode ser realizado por qualquer pessoa.
Em contato com a família ouvimos que uma das dificuldades é financeira, pois o aluguel para que o restaurante utilize uma pequena parte do prédio é de valor irrisório e o mesmo só foi locado na intenção de mantê-lo internamente conservado.
A outra complicação seria encontrar a forma para fabricar o modelo que manteria a fachada com o desenho original.
Prédio dos Correios- Mas o hotel que mesmo não tombado está entre os primeiros da cidade histórica, não é a única fonte de  preocupação neste sentido.
A marquise da Agencia dos Correios local, situada na Rua 15 de Novembro, é outra que apresenta problemas, mas neste caso, a prefeitura já entrou em ação e em 2010 notificou pela primeira vez a empresa requisitando o conserto.
 Como nenhuma providencia foi tomada ocorreu uma nova notificação, mas até o momento os reparos exigidos não aconteceram.
Procuramos a direção da empresa que informou já ter comunicado o seu setor jurídico e após isso recebeu a visita de um engenheiro que examinou a situação, mas até agora não emitiu a autorização que permita a solução.
A gerente confirmou inclusive que o Ministério Público também já cobrou as mesmas medidas requisitadas pela prefeitura.
Cinema- Na Rua Comendador Freitas, o antigo cinema é a preocupação por também ter parte de sua estrutura comprometida. Mas neste caso, o setor que fiscaliza situações como esta informou que a proprietária já entrou com o pedido de demolição da área afetada.
No ano passado, o local chegou a ser preparado para ser o futuro Lar de Idosos, mas os visíveis sinais de comprometimento da estrutura fizeram a prefeitura desistir da locação quando as reformas já estavam em andamento.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Academia é sucesso, mas idosos reclamam





Um espaço para todos se exercitarem ao ar livre e gratuitamente. Essa é uma das principais propostas da Academia Popular que há trinta dias passou a integrar a escassa lista de possibilidades de lazer existentes em Piratini.
O local criado na Praça  Joaquim Jose da Silva Xavier onde já existe uma áreas para recreação infantil, passou a receber  principalmente aos fins de semana  uma quantidade maior de famílias que ali buscam e encontram lazer e diversão para si e seus filhos. 

As diversas opções de aparelhos instalados oportunizam a busca da saúde de todas as idades, inclusive crianças, mas é exatamente aí que começa o problema.

Aumentam as reclamações de idosos que inicialmente ouviram da Administração Municipal que a academia seria somente pra eles, das dificuldades que tem encontrado para acessar os equipamentos já que a criançada transformou a novidade em uma espécie de parque de diversões.

No último domingo, a reportagem do blog “Eu Falei “ esteve no local e comprovou o fato.

Maria de Lurdes Moraes, de 80 anos, apoiada em sua bengala aguardava pacientemente que ao menos uma das três crianças que brincavam no simulador de caminhada lhe cedessem a vez.

Só conseguiu usar o aparelho após vários pedidos de sua acompanhante, Valquíria Porto, que relatou ser isso uma situação de constante transtorno.

- Desde que inaugurou aqui ela passou a se mexer mais, vem com freqüência, mas as crianças tiram o espaço dos idosos- reclama Valquíria que sugere: - a prefeitura deveria manter um supervisor para priorizar os as pessoas da terceira idade-

Procurado, o secretário de saúde, Diego Espindola, destacou a aceitação da comunidade como o ponto principal da inovação dizendo que está satisfeito com o resultado.

- A resposta é tão positiva que estamos pensando em implantar um novo Chimarródromo no local que em breve deve receber iluminação para garantir a prática do exercício à noite- informou Diego.

- Quando buscamos o projeto, o foco inicial eram os idosos, mas o Ministério da Saúde decidiu generalizar as tornando populares- ampliou o gestor.

Quanto às reclamações, o secretário lembrou que quando a prefeitura foi em busca da academia o foco inicial eram somente os idosos, mas o Ministério da Saúde decidiu generalizar as tornando populares.

- Concordo ser este um ponto negativo, mas não temos como nos fazer presentes todo o tempo e retirar as crianças dos aparelhos. Entendo que os pais precisam estar conscientes dessa responsabilidade e não permitir que seus filhos impeçam os idosos de terem acesso preferencial, o que é inclusive garantido por lei- lembrou o gestor que vê como positiva a utilização por parte das crianças desde que a finalidade seja o exercício físico, mas que a academia não pode se transformar num parquinho infantil, pois com este fim, ao lado já existe um pracinha.

Vereador pede punição para colega na câmara de Piratini


O histórico dos últimos dois anos e que foi marcado por discussões no mínimo acaloradas e de algumas inclusive ofensas pessoais de um dos lados fizeram parte, não deixa dúvidas que no campo político, mas não só nele, os vereadores Juarez Machado de Farias, PSB e Mauro Castro, PMDB, têm claros dissabores e, a distância entre eles observada durante o transito na Câmara de Vereadores, não permitindo nem mesmo um formal cumprimento, mostra que a antipatia já chegou ao nível pessoal.
E mais um capítulo dessa “briga” promete aquecer os bastidores políticos da cidade.
Na reunião ordinária da segunda-feira, 24, o socialista protocolou junto à mesa diretora e com isso tornou pública, a sua nova ação voltada contra determinados atos de Castro que considera incompatíveis com a função, portanto passíveis de punição.
O motivo conforme reza a documentação entregue para apreciação contendo 13 páginas e que teve anexados CDs com sonoras de manifestações de Mauro Castro, é parte de uma das falas do peemidebista ao usar a palavra na sessão do dia 02 de abril, quando Mauro aconselha em tom descontraído, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Gomes (PP), à visitar uma boate de nome Bonanza, que seria um dos famosos bordéis de Montevidéu, Uruguai, e onde Gilson por compromissos do CTG 20 de Setembro, entidade a qual é patrão, estará em breve.
Disse o vereador do PMDB em sessão: ”quando for lá na 18 de Julho, lembre-se de mim, ia muito lá, o senhor entra a esquerda, à direita, a boate Bonanza lá, muito bem representada pelo nosso Roberto Carlos”.
Entre sons de risos no ambiente, Mauro ouve do presidente que se mostrou claramente desconcertado o seguinte comentário: ”o vereador Mauro tá me colocando numa encrenca”.
Em determinado ponto da sua manifestação em documento, Machado de Farias expõe que o colega em seu gracejo malicioso aconselha o Presidente da Câmara à visitar um bordel dando boas referencias do mesmo. ”Certamente os risos ouvidos conferem ao espaço institucional o ar de outro ambiente-um galpão, um bar..., mas jamais uma Câmara de Vereadores”, protestou o Juarez.
Ele requisitou que este e outros atos de Mauro Castro que em sua opinião configuram quebram de decoro parlamentar, sejam apreciados e punidos por uma comissão de ética a ser criada na casa.
Manifestação da presidencia- O presidente Gilson Gomes pouco teve a dizer sobre o assunto. Informou que já acionou o setor jurídico da câmara para que primeiramente o código de ética seja criado, para só depois ocorrer a comissão de ética, pedido feito e aprovado pelo próprio vereador Machado de Farias em dezembro de 2011.
Posição da Partido- Em contato com a bancada do PMDB para obter uma manifestação de Mauro Castro sobre o caso, ouvimos do líder, Cláudio Dias, que o colega estava internado no Hospital local  e que a documentação está sendo analisada junto a presidência da sigla para posterior manifestação.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Trecho da RS 702 oferece risco aos motoristas


Nem mesmo quem já roda há décadas pelas estradas de todo o Brasil ao volante de um caminhão sabe explicar o que pode estar causando a mudança brusca e perigosa da trajetória de veículos pesados e de passeio em um trecho de aproximadamente cento e cinqüenta metros da ERS 702 e a menos de um quilometro do trevo principal.
Eudemar Xavier, motorista de uma empresa de recapagem de pneus e que tem há anos Piratini em sua rota, levou  um grande susto ao trafegar com seu caminhão próximo ao acesso à cidade pela 24 de Maio, a popular rua da Genoveva.
O fato ocorreu recentemente em manhã chuvosa durante ao final da semana passada, por volta das 08:30 hs, quando Xavier chegava em Piratini quando  por pouco não perdeu o controle do veículo que deslizou de forma irregular pela pista, o que segundo ele, quase tombou o caminhão.
- Alguém precisa tomar uma providencia. Neste trecho quando chove pouco ou muito o asfalto não oferece nenhuma aderência aos pneus-C onta o caminhoneiro que garante não ser essa a primeira vez e nem ele o único a passar por essa situação perigosa.
- Eu vi um carro pequeno quase sair da pista bem na minha frente-
Enquanto realizávamos a entrevista com Xavier, uma carreta descarregada passou pelo local e a visão é realmente de assustar.
Ela passeou de forma irregular pela pista ficando o motorista não só a mercê da experiência, mas também da sorte para que ela não tombasse.

domingo, 22 de abril de 2012

Elo garante Piratini no MTB


A bike, magrela ou a duas rodas, denominações populares que a bicicleta foi ganhando ao longo das duas últimas duas décadas, há dois anos para um grupo seleto de piratinienses passou a ser sinônimo de saúde e conquistas esportivas.
A paixão pelo esporte eles garantem ter sido determinante para o projeto idealizado em 2010, posto em prática no ano seguinte já com conquistas e com isso a inserção definitiva no cenário da modalidade em 2012.
Da idéia, a consagração, foram apenas três anos e hoje a equipe batizada de Elo, é presença garantida  no Campeonato Zona Sul de Montain Bike, o disputado MTB.
Divididos em seis categorias, Edson Leão, José Manoel Nunes Silva, Almir José Freitas,  Éberson Rosa, Lázaro da Cruz, Mateus Tomazewski, Juliano Farias, João Renato Medeiros Peres, diariamente suam o colorido uniforme na  RS 702 e a BR 293 que serve como pista de treinamento para tentar fazer bonito nas dez  etapas do Mtb previstas para este ano.
A competição  é organizada pela União Lourenciana de Ciclistas (ULC) e serve  de base para o Campeonato Gaúcho e Brasileiro de Ciclismo,da modalidade e  cada etapa reúne em torno de 100 (cem) atletas, vindos de diversas cidades do Brasil, Uruguai e Argentina.
Mas a Elo quer ir mais além e assim também busca  destaque no Campeonato Zona Sul de Ciclismo (competição em piso asfaltado ou estrada de chão batido) que em julho terá uma de suas seis etapas em Piratini.
Individualmente tudo começou com o técnico em eletrônica, Edson Leão, responsável pelos  primeiros passos quando em 2007 com o objetivo de abandonar a vida sedentária, resolveu  adotar as duas rodas como como passagem para a mudança de vida, o que se transformou rapidamente em paixão.
Hoje, rádios, TVs e outros aparelhos eletrônicos de som e imagem dividem espaço com os muitos troféus conquistados.
- Deixar o sedentarismo no passado me trouxe mais qualidade de vida. Durmo melhor, tenho mais disposição para o trabalho e sair por aí respirando ar puro e mudando de ares por si só já é motivo para começar a pedalar. Qualquer um é capaz- avalia um dos destaques da Elo  que ao final do expediente diariamente percorre até 70 km pelas estradas da zona rural de Piratini ou 193 km quando decide ir e voltar de Bike à Pelotas.
O competidor Eberson da Rosa que também atua como assessor de imprensa da equipe, entende que  muitas pessoas argumentam que tem vontade de fazer algo de bom em suas vidas mas é preciso que esta vontade tome forma prática, se transforme em ação, o que geralmente não acontece.
- Temos objetivos ousados, de competição esportiva e desembaçamento dos olhos daqueles que não enxergam que o esporte é algo maravilhoso e essencial na vida do ser humano- garante o ciclista.