sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entrevista com Vilso Agnelo


Obs: para ter acesso a todos os vídeos, ler o texto na íntegra.


Vilso Agnelo
O blog Eu Falei se aproxima dos cem mil acessos e tem como obrigação com seus leitores, participar e contribuir com o processo eleitoral 2012, possibilitando à população, conhecer e analisar melhor as ideias, propostas e projetos dos aspirantes ao executivo.

Com essa intenção, convidamos Carlos Marion da Costa, 67 anos, candidato do PMDB e Vilso Agnelo, candidato do Movimento Avança Piratini, formado pelos partidos PSDB, PDT, PSB, PP, PTB, DEM, para que respondessem a questionamentos elaborados pelo blog sobre áreas carentes ou problemáticas da cidade.

Infraestrutura e logística, urbanismo, saúde, geração de empregos e habitação, integraram os temas abordados.Confira clicando nos vídeos abaixo, as respostas dadas pelo nosso segundo entrevistado, Vilso Agnelo, sobre cada assunto, clicando nos links abaixo postados no youtube.

Observação importante: só  foi possível postar um e, no máximo dois vídeos por página, portanto, para ter acesso a todos, clicar abaixo de últimas matérias, onde está escrito 2012.

Pergunta 01

Pergunta 02

Pergunta 03

Pergunta 04

Pergunta 05

Pergunta 06

Tema livre e final

TRE impugna e defini situação de Vagner Patorra

TRE já impugnou 167
Terminou a novela Vagner Guastuci.
O Tribunal Regional Eleitoral, TRE- RS, julgou e impugnou na noite de ontem a candidatura de Patorra à Camara de Vereadores pelo PMDB,mantendo assim, a decisão em primeiro grau dada pelo juiz da comarca local, Roger Xavier Leal, com base na Lei 64.90.

Nesta instancia, o processo é julgado por sete juízes e a decisão que condenou o então candidato foi unanime e quando isso ocorre, não há direito a apelação.
Com essa negativa de provimento, Vagner está fora  da corrida eleitoral em Piratini.

Marcial Guastuci, Macega, irmão de Patorra e que havia sido registrado nas vagas remanescentes do partido, passa a ser oficialmente candidato a vereador.
O processo foi movido pelo Ministério Publico em virtude do candidato possuir uma condenação, também por ação do MP, quando ocupava o cargo de conselheiro tutelar.

Em eleições municipais, o Tribunal é a segunda instância para julgamento dos processos; eles são primeiramente julgados pelos juízos das Zonas Eleitorais (ZEs) responsáveis pelo registro de candidaturas e apenas os recursos chegam à Corte.

A Corte do TRE-RS já julgou 460 processos sobre registro de candidaturas. Os indeferimentos chegam a 167. 

Caçamba tomba na estrada da Rubira


Na quarta-feira, uma caçamba da Empresa Westermann Comércio e Agropecuária LTDA, tombou na estrada da Rubira, 5º distrito de Piratini. O veículo estava carregado de calcário e seu conteúdo foi transportado por funcionários da empresa para uma segunda caçamba, para logo após ser retirado do local em uma operação que envolveu dois tratores.O motorista não se feriu.

Fredo Westermann, proprietário, ainda contabiliza os prejuízos com o incidente, incluindo os danos causados pela queda e culpou a falta de manutenção, que é de responsabilidade da Prefeitura de Piratini, pelo acidente.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eu Falei realiza entrevista com candidatos a prefeito

Marion da Costa

Obs: para ter acesso a todos os vídeos, ler o texto na íntegra.
O blog Eu Falei se aproxima dos cem mil acessos e tem como obrigação com seus leitores, participar e contribuir com o processo eleitoral 2012, possibilitando à população, conhecer e analisar melhor as ideias, propostas e projetos dos aspirantes ao executivo.

Com essa intenção, convidamos Carlos Marion da Costa, 67 anos, candidato do PMDB e Vilso Agnelo, candidato do Movimento Avança Piratini, formado pelos partidos PSDB, PDT, PSB, PP, PTB, DEM, para que respondessem a questionamentos elaborados pelo blog sobre áreas carentes ou problemáticas da cidade.

Infraestrutura e logística, urbanismo, saúde, geração de empregos e habitação, integraram os temas abordados.Confira clicando nos vídeos abaixo, as respostas dadas pelo nosso primeiro entrevistado, Marion da Costa, sobre cada assunto, clicando nos links abaixo postados no youtube.

Observação importante: só  foi possível postar um e, no máximo dois vídeos por página, portanto, para ter acesso a todos, clicar abaixo de últimas matérias, onde está escrito 2012.

Abertura da entrevista

Saudação e pergunta mobilidade urbana

Pergunta 2- Exodo rural e urbano

Pergunta 03- Habitação

Pergunta 04- Estradas

pergunta 5- Urbanismo

Pergunta 6- Mobilidade Urbana

Pergunta 7- Tema Livre

Considerações Finais

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Abigeatários atacam na Atalaia e 14 animais são mortos


Cena macabra oportunizada pelos ladrões
 A última madrugada foi rentável para os abigeatários que invadiram e mataram quatorze animais, duas vacas e doze capões , em duas propriedades no primeiro distrito de Piratini, denominado Atalaia.
O produtor Cláudio Dias, constatou o furto ao amanhecer quando encontrou apenas parte da carcaça de uma vaca  que estava prestes a dar cria, ao lado do bezerro também sem vida.
Na propriedade vizinha, outro animal e e os capões  foram localizados praticamente na mesma situação.

Uma terceira teve apenas os arames cortados pelos ladrões que por algum motivo desistiram da ação.
Após contabilizar o prejuízo e acionar a Polícia Civil, Claudio Dias passou ter outra preocupação.
Segundo ele, o animal morto em sua propriedade havia sido imunizado contra vermes e carrapatos há menos de uma semana e ao receber a medicação, a carne se tornou imprópria para consumo humano.
- É necessário algo em torno de 120 dias para que o abate possa ser realizado. Conversei com veterinários e eles alertaram que ao consumir esta carne, crianças correm riscos de saúde e no período de três anos até mesmo tumores podem surgir – explicou Dias.


Motoristas quer fiscalização nas vagas para deficientes



Motorista cobra fiscalização
O desrespeito ao que é assegurado através de lei aos portadores de deficiência física, é quase uma regra no país.
Um pequeno percentual das vagas existentes em estacionamentos é reservado aos que tem locomoção limitada e ainda assim, estes, a todo o momento, precisam gritar na imprensa para que seus direitos sejam respeitados.
Jorge Perret, 42 anos, motorista da Secretaria de Saúde de Piratini, não enfrenta problemas com o assunto somente nas cidades da região, para as quais, devido a  sua profissão, viaja semanalmente.

Durante a realização da semana farroupilha do ano passado, ele que é amputado por ter perdido uma das pernas em um acidente de transito, até tentou se utilizar o que reza a lei, mas suas cobranças não encontraram amparo.
- Ano passado eu tinha que ver quem não tem deficiência nenhuma  ocupando as vagas destinadas a nós, no entorno do Centro de Eventos. Pedi à Brigada que retirasse que acionasse o motorista, mas ouvi que nada poderia ser feito, já que o convenio não havia sido renovado, mas agora está então quero a fiscalização – cobra Jorge, referindo-se ao convênio entre Prefeitura de Piratini e Brigada Militar que permite a punição aos infratores das leia de transito e que este ano teve sua renovação.

O motorista contou que em Pelotas, pra onde viaja com frequência, precisa de ajuda para estacionar.
- Em Pelotas há um grande desrespeito. Pra conseguir uma vaga, muitas vezes tenho que acionar os azuizinhos, (Guarda Municipal), para que eles façam desocupar o que é nosso por direito. Ninguém perde um membro porque quer, então se a lei nos assegura o direito, quero que seja cumprida.


Semana Farroupilha dará carro zero quilometro


Assim como as arquibancadas, arena receberá cobertura total
A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha de Piratini, tornou mais atrativa as gineteadas que irão acontecer na Arena de Rodeios, montada dentro no Centro de Eventos Erni Pereira Alves.
Roger Morales, informou que o estímulo para os ginetes será um carro zero quilometro, premio  para o campeão do rodeio.
Conforme ele, esta decisão da Prefeitura de Piratini provoca uma concorrência sadia com o                 município de Herval, promotor do Rodeio Internacional e que anualmente atraí todas as atenções do público da região e a elite de peões que perseguem premiações maiores.
- Até agora, Herval oferecia o maior premio, mas a edição deste ano nos incluirá neste seleto grupo de grandes do gênero, não somente pela premiação, mas também pela estrutura oferecida aos concorrentes e ao público – disse Morales, referindo-se a pista de rodeios e arquibancadas cobertas, uma das inovações da festa, pista inclusive já visitada e aprovada pela equipe campeira do Jackson Pereira, coordenador da 21ª Região Tradicionalista.

Pacotes para os 13 dias
O valor dos pacotes que permitem acesso aos treze dias do evento, não sofreu alteração com relação ao ano passado.
Amanhã, começam as vendas no balcão localizado no saguão da prefeitura, das pulseiras, forma usada pela organização para permitir a entrada no Centro de Eventos, ao valor de R$ 25.00.

Roger comentou esta manutenção que mantém a Semana Farroupilha de Piratini entre as maiores atrações populares do estado, a um custo baixo para a comunidade local e para os turistas que injetam valores significativos na economia do município nesta época.
- Aumentamos os dias de festa (13), ampliamos a estrutura e isso ocasiona um gasto maior, mas mantivemos o mesmo valor, pois esta é uma festa do município, da região e do Rio Grande do Sul como um todo, e queremos oportunizar o acesso de todas as classes da sociedade – explicou o organizador, que fez um comparativo com outro evento de grande porte da região, para mostrar o valor realmente atrativo.
- Na Fenadoce (Pelotas), somente para estacionar você paga R$ 5.00. O custo por pessoa para acessar apenas um dia da festa já fica bem próximo do cobrado em Piratini para todos os dias da semana farroupilha. É irrisório – classifica.

Foto: Dione Rodrigues


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dois carros são pichados em Piratini


Se foi apenas um ataque isolado, o episódio vai ficar circunscrito ao prejuízo dos dois proprietários, mas se virar uma onda ou modismo entre os adeptos de pichações, a comunidade motorizada  de Piratini  vai ter uma nova forma de vandalismo para lamentar e as autoridades novas ações a serem investigadas.

Sérgio Ulguim e Verli Borges, tiveram seus automóveis atacados ontem  à noite entre 22 h e meia noite, tempo que durou uma reunião a qual ambos participavam no CTG 20 de Setembro.
 O gol de Sérgio, ganhou uma faixa horizontal amarela e no Siena de Verli não foi diferente.
Ambos já estão encontrando junto às oficinas de chapeamento da cidade, uma maneira de retirar a tinta aplicada pelos pichadores.
Então, agora, deixar o carro estacionado em via pública à noite, poderá se tornar uma grande dor de cabeça  e um significativo prejuízo ao bolso.

Élbio: manutenção permanente à espera Dda festa



Duas vezes por semana ele limpa o monumento
O gaúcho, piratiniense e farroupilha, Élbio de Jesus, 47 anos, sente-se um privilegiado por ser o detentor de uma responsabilidade que com as proximidades dos festejos que relembram os feitos heroicos e que marcaram a história sulina, ganham uma maior importância.
Ele é uma espécie de guardião do monumento erguido em 2011, na Praça Inácia Machado da Silveira e que abriga a chama crioula permanente, conquista obtida através de uma ação do deputado estadual Adilson Troca.

Quem circula na Avenida Mauricio Cardoso, já se acostumou com este funcionário equilibrando-se nos degraus de uma singela escada usada para acessar o candeeiro protegido pela redoma de vidro e nele, realizar a limpeza necessária para manter o ponto turístico atrativo para moradores e visitantes.
- Acho minha função importante porque faz parte da cultura do Rio Grande Sul e parte desta história que também aconteceu em Piratini, precisa ser preservada – avalia Élbio, que desde outubro do ano passado, quando a centelha chegou à cidade e ficou no saguão da prefeitura aguardando a finalização do monumento, é o responsável pela manutenção.
- O gás que mantém o fogo acesso gera uma fumaça preta que escurece os vidros, então tenho que manter a estrutura limpa para que os turistas que vem de Porto Alegre, São Paulo e outros lugares, possam fotografar e serem fotografados – explica Élbio, que já ajudou e participou dos registros.

Com a chegada do mês dos gaúchos, ele aguarda a agenda de evento sem torno do monumento e torce para que os municípios da região venham buscar a centelha para dar início as suas atividades farroupilha.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Placa irregular atrapalha acesso de cadeirantes


 Uma placa do meio do caminho, no meio do caminho uma placa

Jarbas usa o acesso diariamente
Esta placa, fixada na esquina da Avenida Mauricio Cardoso com a Rua Manoel Pedroso de Ávila, objetivando informar a quem necessitar o endereço de uma empresa contábil localizada algumas quadras abaixo, por falta de planejamento, ao que tudo indica do setor competente da Prefeitura de Piratini que autorizou a proprietária da empresa implantar a sinalização, serve também para piorar a situação das calçadas e rampas existes na cidade, que dificultam a vida de quem é portador de deficiência física e utiliza cadeira de rodas.

A barra de ferro que sustenta a placa informativa está praticamente no centro do acesso à rampa. Procurada por nossa reportagem, a proprietária além de informar ter obtido o aval da prefeitura, mostrou-se inicialmente compreensiva com o local inadequado, mas no dia seguinte, fez contato com o Eu Falei e, diante da liberação que obteve entende não estar cometendo nenhuma irregularidade.

Com a intervenção do blog, o setor de transito da prefeitura retrocedeu e, através da Secretaria de Urbanismo prometeu realizar alterações na calçada para readequar o local da placa para que a mesma não mais atrapalhe cadeirantes como Jarbas Jung, que como mostra a foto, diariamente utiliza o acesso para chegar a sua residência e encontra mais este obstáculo para ser vencido por quem além das limitações físicas, também é vítima diária nas cidades do Brasil, independente do tamanho e nível socioeconômico, da ausência de planejamento para portadores de necessidades especiais.


Escola Ponche Verde participa de enquete eleitoral


173 participaram da enquete
A Rádio Nativa FM novamente contribuiu com o processo eleitoral 2012, ao realizar na manhã desta segunda-feira uma nova enquete que desta vez, buscou principalmente detectar o interesse ou não dos jovens que cursam o ensino médio e debutantes no processo para escolher os governantes e legisladores municipais em 7 de outubro.

Com a autorização da direção do educandário, foram distribuídos duzentos questionários idênticos para jovens de 16 anos com o seguinte questionamento: você já definiu em quem vai votar, vereador ou vereadora, na eleição de 7 de outubro?
A enquete requisitou que, em caso de resposta negativa, os alunos justificassem, e permitindo desta forma que se detectasse os motivos da dúvida ou o interesse deles na política local.
Dos 200 que receberam o questionário, 173 o preencheram.

Jovens mostraram interesse pelo tema
Entre os indagados, 125 responderam já terem escolhido o candidato aspirante à Câmara de Vereadores, o que representa 72% dos entrevistados.
Como já se esperava, o destaque ficou para os jovens ainda em dúvida, o que representou 28% dos participantes.
Ficou claro que o comportamento ainda retrógado dos candidatos, que abordam geralmente a família, através do pai ou da mãe, quase nunca se dirigindo aos filhos jovens, usando apenas os adultos para obter todos os votos casa, desagrada, o que foi destacado pelos alunos, apontando também outra deficiência dos elegíveis: a falta de linguagem e dialogo adequados e propostas que contemplem a faixa etária.
Acompanhe trechos de algumas justificativas.

                                                                      
Maioria mostrou não ter dúvidas
Vagner Lucas - Não me decidi porque eles só falam em estradas. É importante melhorar o município, mas a mim interessa o que está relacionado aos meus estudos.
Gérson Meireles
- Não há propostas, como empregos, para nós estudantes.
Pâmela Schartz
- Ainda não defini em quem vou votar. Ninguém me procurou e não vejo propostas para mim, somente para meus pais.
Juan Machado
- Penso que eles acham que eu ainda não voto aí, pedem voto para meus pais, mas  para mim só dão um oi e depois um tchau.
Lara Valente
- Alguns candidatos não se interessam em saber se nós jovens votaremos, ou talvez achem que iremos votar igual aos nossos pais, coisa que raramente acontece (o voto é secreto). Não vejo propostas para nós.
Leonardo Porto
- Pretendo pesquisar melhor a vida de cada um para descobrir quem está apto e quem é confiável para assumir um cargo dessa importância.
A Nativa FM deve realizar a última enquete da série no fim de setembro quando deve entrevistar duzentas pessoas em todos os bairros da cidade.




sábado, 25 de agosto de 2012

Oficial de Justiça se despede de Piratini após 3,5 anos

Do juiz da comarca, Zé recebeu uma homengem

Toda vez que um oficial de justiça bate em nossa porta, a sensação é de encrenca à vista.
Mas nem sempre é assim. Esse funcionário responsável por levar até as partes envolvidas em um processo judicial, independente de sua natureza, também é um portador de boas notícias como ações que nos beneficiam financeiramente por exemplo.
Essa foi a profissão e, é a vida escolhida pelo oficial de justiça, José Carlos Gottfried Freitas, 56 anos, que se despede do município na próxima segunda-feira após três anos e meio de atuação na comarca.
Natural de São Borja, radicado em Camaquã, ele agora vai atuar em Rio Grande. Essa miscelânea de cidades tem marcado a vida de Zé Carlos, como é chamado na comunidade, pois já atuou, contando a época em que era funcionário do Banco do Brasil, em vinte municípios e por quatro Estados da União.


Amigos e colegas de trabalho estiveram presentes
- Já estive em muitos lugares, mas Piratini é diferente. 
A simplicidade deste povo, a forma como você é tratado, os valores e a segurança que ele te oferece, permitindo em algumas situações que você deixe seu carro aberto e quando retorna nada sumiu, o tornam diferenciado. Piratini conserva moldes e valores antigos, atípico entre todos que já morei – avalia Zé.
- Quanto à profissão e suas atribuições, ele garante que seu oficio significa bem mais do que apenas informar sentenças e entregar intimações.
- Na maioria das vezes, levo às partes orientações de como devem proceder para exercerem seus direitos, pois há um desconhecimento do direito como um todo no país. Você ouve queixas, esclarece, explica quando entrega uma condenação, alguns motivos que levaram o juiz a proferir a sentença – explica o oficial, lembrando que a forma de abordagem nestes momentos faz a diferença. Bem humorado, relembrou  uma de suas andanças pelo interior, para intimar as  partes em um processo de homicídio, quando depois de andar muito, chegou ao que podemos classificar como: “nos fundões do cafundó”(uma localidade distante demasiadamente), para finalmente encontrar seus intimados.

Com Juliano, recepcionista do Hotel

- Depois que eu me apresentei, os intimei e a desconfiança inicial foi ficando para trás, eles viraram pra mim e perguntaram: como o senhor conseguiu nos achar aqui? Eu respondi: não sou o James Bond, mas se existe alguém que pode te encontrar, este alguém sou eu – relembrou o oficial, arrancado risos de Juliano Pedroso recepcionista do Hotel Farroupilha, onde morou durante sua estadia no município e também disso, outra particularidade.
- Se eu tivesse escolhido alugar uma casa, não tinha feito tantas amizades e convivido com pessoas de tantos outros lugares, nível financeiro e social diferente e que passam diariamente por um hotel –
Na quarta-feira, Zé Carlos ofereceu um jantar de despedida  aos amigos e colegas de profissão e nele, esteve presente o Juiz da Comarca, Roger Xavier Leal e dele recebeu a Portaria de Louvor, concedida aos que se destacam pela competência, eficiência, responsabilidade, iniciativa e criatividade no desempenho da função.

Hoje tem eleição para o sindicato dos municipários



Juarez Ulguim
Uma década e meia depois, tendo apenas uma possibilidade para votar e escolher os gestores da entidade, os associados do Sindicato dos Municipários de Piratini, terão hoje a oportunidade de votar em dois candidatos para ocupar a presidência.

Juarez Ulguim da Luz, que representa a atual situação gestora, tem como vice em sua chapa, Jimmy Carter Gonçalves e, ambos têm a frente como opositores, Jarbas Jung e Vagner Graosque de Farias.

A votação ocorrerá à tarde, a partir das 14 h no Instituto de Educação Ponche Verde.
Ao Blog Eu Falei, os dois pretendentes à direção do sindicato defenderam suas propostas.
Juarez Ulguim, que já foi presidente no municipário, defende a conclusão do espaço de lazer destinado aos associados, situação segundo ele, iniciada em sua gestão e, a disponibilização a eles de um gabinete odontológico.

Convênios empresariais com o comércio local para benefícios aos funcionários, uma área de lazer na instituição e a criação de oficinas pedagógicas para alunos do ensino fundamental com dificuldades de aprendizagem, também integram os projetos apresentados pelo candidato.

O pagamento integral da divida do Funprev, que é o Fundo de Previdência do funcionalismo público municipal, a equiparação de valores do Refeisul para todas as categorias e reposição salarial para contemplar as perdas da classe, são outros pontos usados pelo candidato para convencer os associados irem às urnas a seu favor.

Jarbas Jung
Jarbas Jung objetiva uma reestruturação da entidade com foco no servidor, que frisa ele, sustenta a instituição. Na concepção e propostas apresentadas como fundamental para a vida do servidor, destaca-se em seus argumentos para eleger-se.

Jarbas também se detém ao valor que conforme ele, atinge três milhões de reais, do Fundo de Previdência, valor que teria sido subtraído pelo executivo.

- Isso para o funcionalismo é grave porque é base que permite a aquele que se aposenta um dia usufruir daquilo que descontou e, com relação a esse assunto nada está sendo feito. Considero este o ponto principal de nossa gestão no sindicato – disse Jarbas.
Segundo Jung, ainda é necessário que haja um amparo na situação individual e coletiva de cada funcionário, o que na concepção do candidato hoje não está sendo assegurado pelo órgão que representa a categoria e a revisão de outras situações que amparam o direito que asseguram o acesso dos servidores ao trabalho.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Disparo de arma de fogo mata homem de 31 anos


Por mais de uma hora através de várias ligações para o celular da irmã, a família de Sérgio Ortiz D’Avila, 31 anos(foto), conhecido como Muçum, morador do Bairro Calcário, acompanhou o drama e a dor sofrida por ele, provocada, o que tudo indica, por um disparo acidental de arma de fogo.

O fato ocorreu ontem, por volta das dezenove horas, em uma fazenda no segundo distrito de Piratini, onde a vítima, a convite de seu primo, amigo  e funcionário da propriedade, Adilson Nunes, passava alguns dias.

A irmã de Sérgio, Juliana Ortiz, acredita que imediatamente a arma ter disparado, ele fez contato para pedir socorro.
- Ele gritava muito e pedia ajuda. Chamamos o Samu mas também ligamos para Adilson que retornou e o encontrou ao telefone falando comigo – contou Juliana.
 A vitima havia ficado só na propriedade enquanto o primo se deslocava para Pelotas e ao ser avisado, Adilson retornou para prestar socorro.

Mas para a esposa de Sérgio, Elisa Castro, 45 anos, as ligações também tinham um outro objetivo.
- Ele tava assustado  e repetia que tinha se baleado, mas não queria ter feito aquilo, que foi um acidente. Estava preocupado em comprometer o trabalho do Adilson então, acredito que ele, sabendo da gravidade, quis isentar o amigo de qualquer suspeita que podesse cair sobre ele depois.

Adilson que retornou e encontrou Sérgio ferido, mas consciente,de carro, conduziu o primo ferido até encontrar  a ambulância do Samu na  RS 702, quando ela já estava sem vida.

Contou que chegou a guiar o carro a 180 quilômetros por hora na tentativa de tentar salvar Sergio e relembrou o pedido feito a ele pelo amigo antes de morrer.

- Mesmo nervoso já que ele gritava muito de dor, eu resolvi correr, mas acho que quando o Sérgio sentiu que não havia chance, segurou meu braço e me pediu para não correr mais  dizendo:  não adianta, to morrendo. Tu és meu amigo e não quero que morra comigo então, diminui a velocidade. Ele disse isso e soltou meu braço, aí  vi que ele tinha partido – relembrou  Adilson emocionado.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Semana Farroupilha 2012: maior e com muitas novidades


Organizador comemora inovações
A cada ano uma novidade e ampliações para que ela disponibilize uma estrutura condizente com sua grandeza.  Esta é uma das metas que Roger Morales, à frente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha de Piratini há quatro anos, entende ter atingido e suas gestões.

Em entrevista ao Eu Falei, ele destacou as mudanças quem envolvem o que rebatizou de Festa Farroupilha e não mais semana, que este ano tem a adição de dois outros dias, ocorrendo de 08 a 20 de setembro, no Centro Eventos que esta manhã recebeu a primeira carreta com as pirâmides para cobrir toda a área externa do Erni Pereira Alves.

Entre as novidades, uma pista própria para a Arena de Rodeios, atração estreante ano passado e que mostrou a necessidade de correções.

- A prefeitura construiu uma pista de acordo com as normas exigidas pelo MTG, onde serão realizadas as gineteadas em palanque e, isso além de nos proporcionar uma economia ao não mais locar, também permite que ela seja usada para este fim em outros eventos do gênero durante o ano – justificou o organizador, informando ainda que tanto a pista quanto as arquibancadas, que terá um novo formato, estarão cobertas, oportunizando a realização mesmo com chuva, o que ano passado reduziu o público e atrapalhou a novidade.

Pirâmides começaram ser descarregadas
O pórtico de acesso ao Centro de Eventos, onde ficam as bilheterias, a segurança e as demais secretarias que credenciam e fornecem informações ao público, também ganhou cobertura total.
- Os ingressos eram comprados na chuva e agora às pessoas estarão protegidas das intempéries do tempo. Isso além de dar qualidade à festa permite que todos, piratinienses e visitantes sejam mais bem recebidos – destacou Morales.

Quanto ao aumento do número de dias para treze, Roger Morales apontou entre outras justificativas, a importância do evento para a economia da cidade.
- Partimos do princípio que ele tem que gerar renda. Restaurantes, hotéis, empresas que comercializam artigos da indumentária gaúcha, postos de gasolina e todos os demais setores, inclusive os comerciantes da informalidade, tem em setembro o mês que mais faturam. Se começássemos no dia 11, como tradicionalmente ocorre, teríamos apenas um fim de semana para visitações turísticas e, dando início dia 8, somos beneficiados pelo feriadão do dia 7 de setembro – explicou.

Pista da arena está sendo construída
A partir deste ano, o Rodeio Farroupilha, realizado no Parque do Sindicato Rural, as rondas e o desfile temático farroupilha, não mais terão a organização da prefeitura. Uma parceria partindo do 20 de Setembro CTG, envolverá os piquetes e as demais entidades tradicionalistas do município, é visto como outro ganho de qualidade.
- Desde 2010 perseguíamos esta parceria que objetiva fazer as entidades se apropriarem das atividades gaúchas e campeiras, permitindo que à frente esteja quem realmente entende do assunto e finalmente conquistamos – comemora Roger.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nelson: exumação poderá ser requisitada por família


Família esteve esta tarde no Conceição
A família canguçuense do jovem, Nélson Sodré da Costa Jr, falecido na quarta-feira passada aos 17 anos em decorrência de complicações durante uma anestesia que antecederia uma cirurgia para retirada das adenoides no Hospital Nossa Senhora da Conceição, esteve esta tarde reunida com o diretor da entidade, Laerto Farias, requisitando respostas para dúvidas que conforme classificou Daiane Costa, 22 anos e irmã de Nélson, possam compor o que classificou de quebra-cabeças, envolvendo o pré-operatório e a transferência do irmão para uma UTI em Bagé.

Acompanhada do pai, Nélson, da mãe Isonete e de uma amiga da família, todos conversaram num clima de comoção e revolta, cerca de meia hora com o diretor que pouco pode responder, já que as indagações foram de ordem técnica, portanto devem ser encaminhadas ao anestesista Marcelo Kober e ao cirurgião, Marcos Moraes, que no momento encontravam-se em Pelotas onde atuam.
             Daiane cogita exumação

Ficou acertado entre as partes que na próxima terça-feira, ambos, com a presença da direção do Conceição e a imprensa, estarão reunidos outra vez para discutir o caso.
- Queremos respostas porque até agora as informações são desencontradas. Estamos tristes, chocados e derrotados. Como pode ele entrar bem e sorrindo para fazer uma cirurgia simples e acontecer isso? – indagou a irmã, em entrevista ao Blog Eu Falei ao término da reunião.

Daiane confirmou que a autópsia, que poderia ter comprovado ou não o choque anfilático, causa apontada pelos médicos para a morte de Nélson, não foi realizada por decisão conjunta da família.
- Naquele momento estávamos muito abalados e entendemos que isso não o devolveria para nós. Mas agora decidimos ir até o fim para esclarecer tudo - disse Daiane deixando claro que a exumação é uma hipótese não descartada.
- O que está sepultado é apenas o corpo dele e não a alma, então, se necessitar, vamos exumar, mas não queremos nenhuma indenização caso algum erro fique comprovado e sim, apenas impedir que outras famílias não sofram como nós – garantiu.

Diretor Laerto recebeu familiares
Emocionada, ela finalizou lembrando-se do jovem que se destacava por sua humildade.
- Ele era uma pessoa feliz, adorava estudar, amava crianças e os sobrinhos. Todos gostavam de meu irmão por ser alguém simples e humilde. Na viagem para Piratini, ele brincou comigo todo o caminho e fez planos para que eu o acompanhasse esta semana outra vez na revisão que faria. Voltar pra casa sem ele é uma derrota e não dá mais vontade de viver - falou emocionada a irmã.

Depois de muita insistência junto à direção, Daiane disse ter conseguido acesso ao prontuário do irmão no dia da cirurgia, o que conforme Laerto Farias, está dentro da normalidade, pois não é normal fornecer imediatamente à requisição, este tipo de documentação que em um primeiro momento é de uso  apenas da instituição.

Laerto manteve a mesma posição da semana passada, dizendo que até o momento o caso é visto como uma fatalidade prevista em qualquer procedimento cirúrgico, o que abalou a todos.


Família contesta versão para morte em Piratini

Família concedeu entrevista na segunda-feira

Segundo a mãe da vítima, "o médico de Bagé sequer assinou o atestado de óbito, justamente por não ter informações sobre a causa da morte"
Matéria teve parceria do Blog Eu Falei

A família de Nelson Júnior Sodré da Costa não tem dúvida de que a morte do adolescente foi causada por uma falha no momento em que ele passava pela anestesia no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Piratini, no dia 15 deste mês. Depois de duas consultas, ele estava internado para fazer uma cirurgia de adenoide.
De acordo com a família, o aluno do ensino médio da escola Alberto Pasqualini teria sofrido duas paradas cardíacas ainda no bloco cirúrgico, logo depois de receber anestesia. A mãe o acompanhava e desconfiou do agito dos enfermeiros. Ao procurar por informações sobre o estado de saúde do filho e não ouvir respostas claras, Izonete Costa desmaiou.
O jovem de 17 anos entrou na sala de anestesia às 16h e aguardou aproximadamente uma hora a chegada do anestesista. Assim que surgiram as complicações, ele foi transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para Bagé, por volta das 19h.
- Os médicos disseram que meu filho já estava quase sem vida quando foi levado para a UTI de Bagé. Era uma tentativa de emergência para salvá-lo – disse a mãe, em entrevista ao jornal Canguçu On Line.
Izonete não teve acesso à ambulância e viajou em um carro particular, logo atrás. Para ela, o adolescente chegou sem vida em Bagé.
- O médico de Bagé sequer assinou o atestado de óbito, justamente por não ter informações sobre a causa da morte. Ele ainda pediu que o corpo passasse por necropsia – argumenta.
Daiane e Nedes, irmã e tio da vítima, respectivamente, também conversaram com a reportagem.
- Quando finalmente conseguimos ver meu irmão, por volta das 22h, ele estava coberto de sangue e muito inchado. Em Bagé, os médicos disseram que ele chegou ao Hospital sem sinal vital e com as pupilas dilatadas – atesta a irmã.
Nelson aguardava há mais de um ano a cirurgia de adenóide. Como não existia convênio pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Canguçu, a família marcou exames para Piratini, que desde o ano passado oferece o serviço de otorrinolaringologia para os 21 municípios que pertencem à 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
Segundo familiares, a vítima teria sofrido duas paradas cardíacas no Hospital de Piratini, e outras duas pouco antes de chegar em Bagé. A cirurgia prevista para ser concluída em 10 minutos acabou em perda para a família.

O que dizem o Hospital de Piratini e a UTI de Bagé:
No dia seguinte, Laerto Farias, diretor do Hospital de Caridade de Piratini, classificou o caso como uma fatalidade e disse que a equipe estava muito abalada. Farias conversou com o repórter Nael Rosa, da Rádio Nativa FM, e afirmou que todos os exames pré-operatórios exigidos para o procedimento foram feitos e atestaram a aptidão do paciente para a cirurgia.

Para o anestesista de plantão da UTI de Bagé, a causa da morte foi um choque anafilático seguido de edema agudo (quando sangue e outros líquidos entram no pulmão) e hipóxia (falta de oxigenação do cérebro). A direção do hospital de Piratini disse ter pedido a autópsia do corpo, mas segundo a instituição, a família do paciente não teria autorizado.

Fonte: Canguçu On Line

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Programação da Semana Farroupilha 2012


Novas bancas: reclamações e empregos na área central



Moradores entendem que centro histórico está sendo  atingido

Na Gervásio, em breve cinco novas bancas
A liberação pela Prefeitura de Piratini para que estreantes e comerciantes já inseridos na informalidade erguessem suas bancas na Rua Gervásio Alves, ao lado do colégio Inácia Machado da Silveira, tem ocasionado reclamações de alguns moradores da rua que descontentes com a transformação da via e sua estética, procuraram o Eu Falei.
- Nossa rua é bonita, calçada, com canteiros centrais, mas  agora temos que conviver com um novo camelódromo. Achei horrível, entendo que todos precisam trabalhar, mas a prefeitura vai liberar em todo centro agora? – questionou uma moradora, que para não se indispor com os novos vizinhos requisitou anonimato.
- Eu lamento porque nosso centro histórico tá começando a se parecer com Pelotas. Para o lado que tu olha tem camelô vendendo. Aqui tá tudo sem padrão, uma banca de um jeito e a outra de outro. Nem se tivesse padronizadas eu gostaria de vê-las montadas na rua onde moro - opina outro residente da Gervásio.

No prolongamento da Rua Osvaldo Aranha, onde há dois anos duas bancas foram a autorizadas a se instalar ao lado de um trailer já existente, as reclamações não são menores.
- Outro dia flagrei um homem ao telefone vendendo drogas. Ouvi toda a conversa da negociação e ele estava escondido entre as bancas, pois a rua é escura e facilita também para usarem como banheiro. O cheiro de urina é forte. Esta cidade é histórica mas vão encher ela de barraquinhas já tendo um camelódromo - reclama uma das vizinhas às bancas que impediu, ao reclamar na prefeitura, que uma outra fosse ali instalada.



                O lado de quem sobrevive da função
Barbeiro investiu cinco mil reais
Para Colmar Goetzke Ferreira, 48 anos, a autorização concedida pela prefeitura significou o adeus ao aluguel pago religiosamente todo mês e que reduzia o lucro da barbearia mantida por 13 anos na Avenida Maurício Cardoso, a metros do futuro endereço.
 - Agora to tranquilo pra minha aposentadoria quando chegar a hora. É o último mês que pago os R$ 256.00, do aluguel – comemora o barbeiro à janela do novo pequeno salão que teve um custo de cinco mil reais.

Logo ali, Gábia Lopes, 23 anos, aguarda junto ao marido, Joel Gonçalves,28, o final da pequena loja construída em madeira e ainda em formato rústico.

Em breve, a família espera que o comércio de artigos esportivos comprados em São Paulo, possa quem sabe um dia, significar a independência. Eles já haviam  tentando se instalar na Osvaldo Aranha, mas segundo o casal, o descontentamento dos comerciantes mais antigos mudaram os planos.

Jorge deixou de pagar aluguel
Em breve, estão previstas mais três bancas para o local, que conforme informações, comercializarão artigos de artesanato, de correaria e uma terceira com produtos importados em geral.

Sossegado e a espera da clientela, que segundo ele garante líquidos mil reais mensais, Jorge Dutra, 50 anos, é outro barbeiro que está feliz com o local de trabalho.
Na parede, ajeita o quadro onde abriga alvará, documento que o autoriza a funcionar  na Osvaldo Aranha e, pelo qual paga pouco mais de trinta reais por mês.


Das bancas, dupla tira o sustento
- Eu estou nesta profissão há 13 anos, tive barbearia em outros dois endereços e o custo do aluguel era de um salário mínimo. Agora fico tranquilo. Essa aquisição foi tudo, o grande passo na minha vida – avalia o barbeiro, instalado há quatro meses na construção do tipo chalé e que teve como custo R$ 2.500,00.

Quando o movimento tá calmo, Jorge troca uma ideia sobre todos os assuntos com o vizinho mais novo em idade, mas há mais tempo no local.

Colmar Duarte, 48 anos, é uma das vítimas do êxodo rural e quando o trabalho no campo e no quinto distrito não garantiu mais o sustento, correu para a cidade e, em 2008, investiu R$ 5.000,00 para construir sua banca e da venda de brinquedos e outras variedades reequilibrar o orçamento familiar.
- Um mês dá outro não. Pra ajuda eu ainda faço uns biscates aos fins de semana. É a minha luta honesta pra sobreviver. Sei que alguns reclamam, mas entendo que não tiramos espaço e nem incomodamos ninguém – disse o comerciante.