domingo, 30 de setembro de 2012

FILHO INTEGRAL


   “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.”
     (Êxodo 20.12).
              ..........
Em uma manhã de sábado, em visita a meus pais, fiz mais um pão integral. Embora não tenha crescido muito, ficou saboroso, segundo declarações unânimes.
Duas xícaras de farinha branca, duas xícaras de farinha integral, uma pitada de sal, meia colher de sopa com fermento, duas xícara de água, uma xícara de óleo vegetal. Se preferirem, podem colocar uma colher de açúcar mascavo e/ou dentes de alho. Após formar um todo compacto, em que os ingredientes fiquem todos ligados, deixar por duas horas numa forma, coberto por uma toalha. A seguir e por último, levar ao forno e observar o crescimento até dourar.
Esta é a receita muito simples, porém, penso em outra receita: a de filho integral. É a que procuro, há  alguns anos, quando me dei conta dos deveres que tenho para com meus pais que tanto dedicaram de seus tempos para meu bem.
A receita de filho integral, por certo, tem por ingredientes, o amor (que deve equivaler ao fermento), a paciência, a atenção.
Conheço muitos filhos integrais, os quais honram seus pais, e dão exemplos de humanidade e gratidão. Relembro-os e procuro copiá-los.
Após aprontar nosso pão, aproveitamos o calor daquele momento para provar o sagrado alimento na ressolana, na companhia da gatinha Anita, quando já era uma linda tarde em Piratini.
Em nossas bocas, o sabor do pão e de uma paz existencial.    
   
JUAREZ MACHADO DE FARIAS
              juarez.piratini@yahoo.com.br

sábado, 29 de setembro de 2012

Café da manhã nos hotéis da 1ª Capital Farroupilha



Advogado aprovou e fez sugestões
Residir vizinho a um dos dois únicos hotéis de Piratini que atendem aos requisitos de uma clientela que devido as suas atividades e circulação no mínimo por todo Estado é naturalmente exigente, nos levou a observar e até experimentar a convite da direção, um café da manhã nutritivo, variado e saboroso.

Os adjetivos comprovados e provados no real sentido da palavra durante esta refeição matinal, levou-nos a tornar o tema pauta, servindo como ponto de partida para irmos mais além do que o simples gastronômico neste segmento ainda à espera do turismo, apontado como carro chefe do desenvolvimento do município que é visto com um dos mais ricos do RS em potencial.

Diante da mesa farta e colorida, o advogado Kleiber Rocchi, responsável por assessorar a uma das instituições financeiras da cidade, definiu sua opinião sobre o que é disponibilizado pelo Hotel Farroupilha aos seus hospedes.
- Pelo que a cidade, por ser pequena pode oferecer, está dentro dos padrões. Oferta frutas, sucos, leites e pães que integram a base do café da manhã que é a principal refeição para quem está viajando e muitas vezes não tem como almoçar com qualidade – resume Rocchi , que há quatro meses vem à cidade e se hospeda sempre no mesmo hotel.

Variedade marca refeição

Mas a vasta quilometragem da profissão que lhe faz rodar por diversos e diferentes  hotéis, lhe permitiu sugerir:
- Devido à oscilação de temperatura na região com a presença do frio, sinto falta de pratos quentes como ovos mexidos, salsicha, molhos enfim...
Para Estela Dias, sócia-proprietária do Farroupilha, o desafio de oferecer um café da manhã com tantas opções diante de uma diária de valor razoável e que talvez não permitisse isso, foi vencido.
- Grande  parte do que ofertamos é decorrente de uma consultoria buscada  junto ao SEBRAE, mas ser observadora foi primordial. Presto atenção em nossos hospedes e em seu gosto pessoal. Neste processo, ao longo do tempo, adicionamos e subtraímos pratos do cardápio – explicou Estela.

      Café saboroso e a distante realidade turística

Luz afirma que padrão é nacional
No concorrente, a mesa farta se assemelha, apresentando um ou outro detalhe que as diferenciam.
Na primeira refeição do dia, ao descerem as escadas que separam o espaço destinado para este fim da maioria dos 43 apartamentos, os hospedes do Hotel Garibaldi também encontram frios, frutas, geleias, variedade em pães, bolos e sucos.

Na manhã da sexta-feira, 28, acompanhamos Luz Soares, de Santana do Livramento e funcionária de uma empresa eólica espanhola, enquanto servia-se na mesa que dela teve observações que comprovam a qualidade do ofertado pelos hotéis do berço farrapo.
- Viajo dentro e fora do país. Penso não há reparos a serem feitos. O café da manhã daqui é completo e dentro do que é servido nos hotéis do Brasil – elogiou.
A refeição com colorido e cara tropical agrada Luz.

- Café com frutas e sucos só neste país – observa.
Márcio: à espera do turismo
 O desafio da oferta de qualidade e a sobrevivência neste ramo são apontados pelo gerente Márcio Oliveira.
Segundo ele, a ocupação do hotel por turistas ainda pode ser classificada como “uma gota no oceano”, ou seja, se dependesse deste tipo de hospede certamente seria inviável continuar no ramo.
- Turista aqui praticamente ocupa o hotel só em setembro (Semana Farroupilha), quando atingimos 95% da lotação. Nossa clientela está baseada no representante comercial e com isso temos uma procura maior de segunda à quinta-feira. – detalha o gerente.

Assim como Estela, que tem no Farroupilha funcionários do setor privado como base da hospedagem, Márcio concorda que o turismo ainda está na fase embrionária e para tira-lo deste estado duas ações são imprescindíveis.

- Asfaltar a RS 265, tornando Piratini um atalho para chegar à cidades como Dom Pedrito, Jaguarão, Bagé e Rivera, e um investimento local em publicidade para vender nosso turismo, que vai desde a impressão de folders e folhetos com nossas riquezas para ser distribuído, e a implantação de uma painel ou outdoor convidativo no trevo de acesso da RS 702 com a  BR 293, deveriam integrar estas ações – opina o gerente.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Chatkin alerta sobre condutas em 7 de outubro

Promotora resumiu condutas na Nativa FM

O que pode e o que não pode em um pleito eleitoral é pauta necessária e obrigatória para a justiça como um todo.
Na tarde de ontem, o assunto integrou a agenda da promotora da comarca de Piratini, Cristiana Muller Chatkin, que ao microfone da Rádio Nativa FM, em quinze minutos de conversa com a com a radialista Virginia Dutra, resumiu as condutas permitidas e punidas também ao final do processo eleitoral que se aproxima.
- O objetivo é que todos, candidatos, fiscais e eleitores, tenham ciência e consigam manter o regramento para que tudo corra dentro da normalidade no dia da eleição e nos dias que a antecedem – explicou de imediato a representante do Ministério Público.
Ela apontou a boca de urna, como um dos crimes de punição mais rigorosa pela legislação eleitoral vigente. Quem infringir este ponto da lei no dia do pleito poderá ter condenação entre seis meses e um ano de prisão.

Carreatas, caminhadas e passeatas, também têm suas restrições e somente são permitidos até as 22 h do dia 6 de outubro. Nestes casos, é vedada a utilização de microfones que possam transformar o ato em um comício. A punição é a mesma prevista para a boca de urna.

Comícios, debates e reuniões públicas, podem ser realizados até as meia noite do dia que antecede a votação.
Outro ponto que sempre a justiça intensifica a orientação é o comportamento do eleitor. Extrapolar pode significar problemas imediatos e futuros.

A eles é dado o direito da manifestação individual e silenciosa. Em suma, quem for votar pode portar bandeiras de seu partido ou coligação, broches e adesivos.
Na cabine de votação é vedada a utilização de aparelhos eletrônicos como celulares e câmeras digitais que possam servir para registrar o momento do voto, o que pode comprometer o sigilo exigido.

Quanto aos fiscais partidários durante  a votação, Chatkin lembrou que a eles é permitido em seus crachás constar nome e sigla dos partidos aos quais representam sendo proibido a padronização do vestuário dos fiscais.
Folhetos volantes e outros impressos serão permitidos até o dia 6 de outubro, 22 h, ou seja, no dia da eleição é proibido.
A propaganda móvel, como cavaletes e que são retirados até às 22hs todos os dias, a regra permanece a mesma.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Empresas Padilha: da construção ao acabamento

Edenir Ulguim Elert é um empresário a frente de duas importantes a atuantes  empresas de Piratini integrantes do ramo da construção civil.

A Serralheria Padilha tem sido responsável por grande parte da demanda consumida pelo mercado interno em aberturas de ferro usadas nas residências da cidade. Isso fez com que o empreendimento localizado à Rua Humberto Machado da Silveira, 259, conquistasse a preferência no mercado no tocante à produção de grades, janelas, portas, basculantes deslizantes e portões com motor automatizados, este último produto, colocado à disposição da clientela recentemente devido a uma nova pareceria com uma empresa que fornece os motores usados para este fim.

Para confecção das peças, os profissionais da Padilha usam somente solda Mig, o que proporciona a maior resistência do           que é ali produzido e na mesma proporção um acabamento compatível com a qualidade exigida no mercado.
Seguindo essa linha de atuação, a Padilha mesmo sendo uma das mais novas do ramo em Piratini, já atraiu clientes de cidades vizinhas tendo seus produtos embelezando e dando segurança a prédios públicos e privados na região.

Edenir Ulguim também tem outra versão da Padilha e que atua no ramo da construção há oito anos. O Posto de Saúde da Família, PSF do Bairro Padre Reinaldo, é um dos exemplos da construção e acabamento oferecidos por sua marca e  que tem atuado fortemente no programa federal Minha Casa ,Minha Vida, organizando para os compradores todo o processo junto a Caixa Econômica Federal, inclua-se aí terreno, planta e construção.Tanto a com a serralheria quanto com a construtora Padilha, você pode contatar pelos fones: 53-3257-2663 e 9175-2026.


Piratini recebe Copa CAN neste domingo


A Associação Automobilística Piratiniense, AAP, entidade criada este ano para reorganizar as competições de velocidade em Piratini, tem neste domingo seu primeiro evento teste.
Ela estará á frente da 6ª Etapa da Copa CAN, competição regional decorrente da cidade de Canguçu e que acontece na pista da Associação Rural a partir das 11h30min hs.
A expectativa da entidade é sediar uma competição com a participação de no mínimo cem pilotos de Veloterra de municípios da zona sul e região da fronteira, que irão concorrer em onze categorias, nacional e importada.
A pista que se encontrava em estado de abandono, foi arrendada pela AAP que, ao ser a responsável pelo local, pretende organiza-lo para sediar competições de Veloterra.

S. Farroupilha: melhores momentos- Cristiano Quevedo

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Consciência ambiental desde a primeira idade


Dupla palestra e escolas sobre o tema meio ambiente
Eles têm apenas 12 anos cada, mas a pouca idade, pelo que fica fácil observar, não reduz a determinação na tentativa de alcançar a melhor colocação possível e chamar a atenção da imprensa e empresas para a ideia que juntos com outros dois colegas, tiveram para mostrar suas sugestões e opiniões na busca do reequilíbrio do eco sistema atingido por milhões de toneladas de lixo produzidas e descartadas no planeta diariamente.
O pequeno, no real sentido da palavra e estatura, Gabriel da Rocha Zurchimitten, e sua parceira na busca das verbas e marketing necessários, Andressa Porto da Silva, são estudantes da 6ª série da Escola Ponche Verde e idealizadores do projeto Lixo: uma conscientização de todos”.

Sob a orientação da professora responsável pela disciplina de ciências, Mariana Lucas, eles venceram duas das três etapas pretendidas para alcançar o que almejam, ficando com a primeira colocação nas feiras de ciências a nível local, realizadas no colégio onde estudam e no Centro de Eventos Erni Alves, no mês de junho, nesta última, concorrendo com projetos apresentados por alunos de todas as demais escolas.

Em síntese, o projeto dos pré- adolescentes visa divulgar através de uma exposição de slides e palestras realizadas em outros educandários, formas de reduzir o impacto do lixo na natureza através do reaproveitamento principalmente das garrafas pet, uma das maiores vilãs da degradação e usadas para criar réplicas de animais como porcos e tartarugas.

Para divulgar o trabalho, Gabriel e Andressa não se fizeram de rogados. A dupla arregaçou as mangas e junto com o grupo foi em busca de recursos para custear a última etapa em outubro. Minas do Leão é o próximo destino. O município localizado a 80 quilômetros de Porto Alegre, possui um aterro sanitário para onde, segundo informação dos próprios, é levado o lixo produzido em Piratini.

O resultado da determinação foram algumas entrevistas em rádios locais e o apoio de vinte e cinco empresas que contribuíram com quantias que variam entre R$ 5.00 e 10.00.
Eles pretendem aliar-se a outro projeto ambicioso e formatado pela Casa da Acolhida da Mãe Gestante que objetiva tratar aqui, os resíduos do município para posterior envio ao aterro da região central.
- Queremos conhecer a realidade do lugar para onde vai o nosso lixo e escolhemos este tema porque ele, o lixo, está tomando conta do mundo – explica Gabriel, demonstrando conhecimento no assunto.

Off- line: 25 turmas sem inglês no Ponche Verde



Vinte turmas são atingidas
A expressão que integra o título acima e tem como uma de suas traduções para o português o termo"fora do ar", resume a situação vivida por centenas de alunos de 25 turmas do Instituto de Educação Ponche Verde, maior escola estadual de Piratini e que desde o início de julho está sem professor para dar a disciplina de Língua Inglesa.

O problema que afeta a escola como um todo, deixando estudantes do normal, médio e fundamental com aulas vagas durante o expediente escolar, ao que tudo indica é decorrente dos trâmites burocráticos e da falta de professores da área à disposição da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, CRE, sediada em Pelotas, para assumir a vaga aberta após o pedido de exoneração do único professor responsável por esta parte, para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores.

Hoje pela manhã, após a reclamação de uma das alunas do 1ª ano do fundamental na imprensa, externando a preocupação de sua turma com a certa recuperação do que já foi perdido, ouvimos da direção do educandário que uma substituta já está prestes a ocupar a vaga, aguardando apenas a publicação seu nome no Diário Oficial.

Será a segunda tentativa, já que outro mestre havia assumido as turmas e desistiu devido ao custo beneficio não compensatório, apenas 25 horas, salário que impossibilitou a permanência em virtude principalmente das viagens diárias de Pelotas para Piratini.

A saída, conforme a direção, será a recuperação das aulas não dadas em período inverso, o que não agrada aos alunos.
- Quem mora no interior depende principalmente de ônibus para recuperar em outros horários e eu não quero ir até janeiro estudando – disse a rural Ana Paula.

Luciana Mesquita, 15 anos, lembra que mesmo em turno inverso, será difícil acompanhar a recuperação, opinião compartilhada pelo colega Bruno Alves.
- Isso vai dificultar as notas a serem alcançadas, pois muitos não poderão comparecer por trabalharem ou por terem outros compromissos – alerta.



Melhores momentos da Semana Farroupilha

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aventureiro de 50 mil quilometros passa por Piratini



José Nilton já passou por 1024 cidades
O medo da frustração e de que a idade impedisse a realização do sonho acalentado há 40 anos, fez o supervisor de uma metalurgia no Estado do Pará, pedir as contas e com parte da indenização, pegar a estrada para romper sobre duas rodas, o país de norte a sul.

 A aventura que começou em junho de 2009, teve em Piratini, a tomada de fôlego final para cumprir os últimos dois, da jornada de cinquenta mil quilômetros em cima de uma bicicleta.

Falante, habilidoso em fazer amizades e cativar seus imprescindíveis colaboradores em cada uma das 1024 cidades onde realizou as necessárias paradas, José Nilton de Brito, 55 anos, chegou à capital farroupilha na segunda-feira depois de cumprir os 34 quilômetros de estrada de chão que separam Pinheiro Machado de Piratini.

No ponto de táxi da Avenida Mauricio Cardoso fez amizade com os taxistas e armou sua singela barraca para pernoitar sem nenhum conforto em um saco de dormir, transportado junto com uma panela, reportagens de jornais de onde já passou e um caderno onde registra as peculiaridades e testemunhos que comprovam a quilometragem apontada.
- Eu queria conhecer um pouco dessa nossa diversidade, das peculiaridades dos povos ribeirinhos nortistas, camponeses da zona rural do nordeste e desse Brasil europeu que é o sul do país, então agi pela razão e não pela emoção, pois ao contrário seria um velho frustrado – resume o aventureiro.
Próximo de atingir seu objetivo de extremos geográficos chegando ao Chuí, o ciclista amplia suas intenções:
Aventureiro percorrerá 50 mil quilometros
- Comecei em Palmas, Tocantins, hoje comprovadamente o centro do Brasil e de lá, fui para o nosso extremo norte, Monte Caburaí, em  Roraima, dentro de reserva indígena, Reposa Serra do Sol. Entendo que guardar esse sonho realizado somente pra mim, seria egoísta, então essa ideia ganhou um fundo literário cultural, e por isso pretendo escrever um livro contando minha trajetória – revelou.

Dos vários Estados pelos quais passou, Nilton destacou dois por sua hospitalidade e solidariedade, evitando algumas vezes que ele tivesse que pousar ao relento.
- Todos os brasileiros são bons, mas os mineiros e os gaúchos são os povos mais hospitaleiros. No início, quando ainda havia dinheiro, eu dormia em hotéis baratos, mas depois passei a me ajeitar em rodoviárias, paradas e postos de gasolina – relatou Nilton.

À volta, se uma empresa que fabrica bicicletas não confirmar seu patrocínio para que ele faça percurso de forma inversa, será de avião e assim, mais rápido ele poderá segurar o neto que nasceu durante sua jornada sobre rodas.
- É claro que às vezes choro de saudade, mas me sinto feliz e agradecido a Deus por ter permitido que eu acreditasse em meu potencial para realizar esse sonho – finaliza.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Empresa compra máquina e ameaça recorrer ao MP


Veículos custaram 180 mil reais
O conflito e reclamações entre o cerealista  Fredo Westermann e  a Prefeitura Municipal de Piratini por causa da manutenção ou ausência dela ao acesso à sua empresa de armazenamento de cereais, localizada no Cerro do Galdino, é constante e costuma durar o inteiro.
Responsável por uma das maiores contribuições em ICMS para Piratini, a empresa requer e solicita uma manutenção permanente na estrada de chão batido, trecho de 450 metros que separam suas instalações do trevo de acesso à cidade na RS 702.

Agora, para solucionar o problema e poder escoar ou armazenar as culturas como soja e cevada, a Westermann Comércio e Agropecuária LTDA, decidiu investir em  sua logística  adquirindo uma Pá Carregadeira e uma caçamba, que além do objetivo principal apontado por seu sócio- proprietário, deve ainda manter os acessos às lavouras da família em bom estado de trafegabilidade.

Mas como se trata de vias pública e de responsabilidade do município, Fredo entende que vai esbarrar na legalidade.
- Vou aguardar o fim do período eleitoral e se não houver solução, independente de quem for governar a cidade, vou recorrer ao Ministério Público para obter a autorização para que nós mesmos possamos fazer o acesso – assegura Fredo.

O cerealista disse estar bastante preocupado com o transporte da safra de cevada que já começou e que fica prejudicado com a situação atual.
- Já estamos mandando para Porto Alegre quatro mil toneladas de cevada. São  seis carretas carregadas saindo daqui diariamente e, em 45 dias, a situação se inverte, pois passamos a transportar esta cultura da lavoura para os silos – explica o proprietário da empresa que gera 32 empregos na cidade.

O investimento para solucionar o problema e evitar a quebra das pontas de eixos dos caminhões, situação que ocorre com frequência pela irregularidade da estrada, foi de 180 mil reais.

Fabricação de Pellets garantirá 300 empregos em 2013


Documentação foi o passo inicial para instalação
A consciência ecológica, que na europa tenta reduzir os danos causados à natureza tendo como consequência positiva a redução no corte de árvores para fabricação de lenha, fez aumentar o consumo de “Pellets”, resíduo de lenha produzindo a partir de serragem ou serradura de madeira refinada que os europeus usam para alimentar lareiras, caldeiras e para tantas outras formas de aquecimento de ambientes.

 Essa mudança no comportamento europeu, deve significar para Piratini um investimento de milhões de reais, geração de centenas de empregos e um fôlego para o setor madeireiro da cidade que ainda luta contra os revés financeiros do mercado nos últimos anos para se manter ativo e produtivo na cidade.

Foi assinado pela manhã pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico, Roger Morales e representantes do Grupo Transbema Transformação e Beneficiamento de Madeira LTDA, com sede no Canadá, a documentação vista bem mais do que um protocolo de intenções pelo gestor.



- A produção de Pellets (foto), produto para exportação, em Piratini com a criação desta indústria, significa um investimento de 55 milhões de reais e a criação de 300 vagas de emprego diretas e indiretas – disse Morales em entrevista à Nativa FM.

Na visão do secretário, a conquista deste futuro empreendimento pelo município se deve principalmente a Lei de Incentivo à Indústria, criada pela secretaria em 2009 e que permite ao município contemplar aos investidores interessados com estímulos fiscais como a isenção de impostos.

- Além da doação do terreno e outras ações para a construção física da empresa, a prefeitura concederá a isenção de ISS e futuramente também de ICMS, e esse conjunto de possibilidades a serem oferecidas, juntamente com a força do Pólo Madeireiro e suas empresas comprometidas com o município, aponto como primordiais para os investidores para a preferência por Piratini– avaliou Roger.

A primeira etapa do empreendimento e que tem previsão de um investimento de 30 milhões, deve ser concluída conforme o Roger Morales, em seis meses e o restante, 25 milhões, no prazo de um ano. Isso para ele possibilitará a geração de empregos e por manter saudáveis as empresas do ramo, na sua maioria instaladas no 4º distrito.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Prejuízo da Piramidal poderá chegar a 200 mil


                     Acesse nosso link e leia a avaliação da Comissão Organizadora

Show de Cristiano Quevedo na Semana Farroupilha

Acesse nosso link acompanhe o final da cobertura

Novo acidente interrompe Ponte do Costa

Choque contra estrutura foi frontal
O dano material avaliado em vinte mil reais pode ser visto como lucro pelos motoristas e cunhados Sidnei de Souza, 53 anos e Veraldo Neide Rodrigues, 60, que protagonizaram uma cena cinematográfica hoje pela manhã, por volta das 07h30min, na Ponte sobre o Arroio Costa, na RS 702, famosa pelos problemas e acidentes que oportuniza.
Com seus veículos carregados de adubo pesando cerca de trinta toneladas cada, os dois viajavam próximos para entregar a carga na empresa Fertília, em Piratini.
Para aguardar um carro que cruzava a travessia que é de mão única, Veraldo parou na entrada na ponte e nesse momento, ao tentar fazer o mesmo, o cunhado Sidnei percebeu que estava sem freios e, a partir daí, a sorte aliou-se a experiência e a habilidade para que ele conseguisse evitar uma tragédia.
- Assim que eu tive certeza que o carro saiu da ponte, joguei minha carreta para o lado e tentei ultrapassar a outra. Calculei que se batesse nele, eu o jogaria para dentro do rio, mas consegui fazer a manobra - relatou Sidnei relembrando o primeiro capítulo da cena de cinema.
- Entrei na Ponte e fui batendo nas laterais até sair do outro lado e quando terminou o trecho de subida, ela votou em ré e para evitar que eu caísse no rio, atravessei a carreta na faixa indo contra o barranco – concluiu o motorista.

       Motorista realizou manobra para evitar queda no rio

Com a manobra hábil, ousada e corajosa, Sidnei jogou o veículo do cunhado contra o acostamento e isso fez com que ele se chocasse frontalmente na estrutura de ferro, evitando a queda no rio. Nenhum dos dois teve qualquer ferimento.
A Brigada Militar coordena o transito no local enquanto aguarda a chegada da Polícia Rodoviária Estadual, permitindo apenas a passagem de veículso de passeio ou utilitários de pequeno e medi porte.

Rapidamente as empresas de ônibus Embaixador e Kurz, organizaram um sistema de baldeação, deslocando carros extras para o local e com foram reduzidos os transtorno aos passageiros

Até as 10h00min, a retros cavadeira requisitada à Prefeitura de Piratini para retirar os veículos, ainda não havia chegado. A previsão de liberação é para o princípio da tarde e um longo congestionamento de caminhões, ônibus e outros de grande porte se forma próximo ao acesso.

Ponte da divisa, Canguçu/ Piratini é coberta pela água



A forte chuva registrada nesta terça-feira (18) em Canguçu e região trouxe transtornos a quem teve de sair de casa. Em alguns pontos da zona rural, pontes ficaram cobertas pela água, situação que foi fotografada por Andreia Correia na divisa entre Canguçu e Piratini. A foto foi publicada no Facebook.
O empresário Gustavo Franz também enfrentou dificuldade para se deslocar até a 1ª Capital Farroupilha. Por volta das 15h30, ele presenciou a ponte do Maria Antônia, no 4º Distrito, coberta pela água.
Situação semelhante foi flagrada por Joana Laís na ponte da Costa do Arroio Grande, 2º Distrito, próximo ao salão de baile Primos, na divisa entre Canguçu e São Lourenço do Sul.
De acordo com o site Tempo Agora Uol, houve precipitação de chuva de 39 milímetros nesta terça em Canguçu. A umidade do ar chegou a 96% e os ventos atingiram a velocidade de 23 quilômetros por hora.
A precipitação de chuva não deve passar dos 2 milímetros nesta quarta-feira, com menor umidade e temperatura variando entre 11ºC e 18ºC.

Fonte: Canguçu On Line

Itamar: no gogó rende mais

Acesse o nosso link especial de cobertura e leia mais

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Desfile de 20 de Setembro em Piratini

Acesse o link especial e veja mais

Família ainda mantém esperança de recuperar gol




A família Lobato continua sua romaria pelos veículos de comunicação na esperança de recuperar o automóvel que  lhes foi roubado na noite do dia 15 de setembro e que havia sido deixado na Rua Osvaldo Aranha para que Airton, a esposa Eliane e a filha Anahise Lobato,(foto) pudessem assistir aos shows da semana farroupilha  no Centro de Eventos Erni Pereira Alves.

O bom estado do gol ano 1994, ainda um dos  mais procurados no mercado de veículos usados, deve ter aguçado a ação do criminoso.
O carro azul claro, chamava a atenção por sua beleza ao ter  aros de liga leve e insulfilm.
         Gol chamava a atenção por seu estado
Adquirido por nove mil reias, o proprietário fez um investimento significativo para ficar do jeito que ele idealizava.

Ao roubar o gol, o ladrão levou também a cadeirinha da bebe, de um ano e oito meses e a maquina fotográfica digital usada pra fazer o registro que ilustra a matéria.
Na esperança de reaver o bem, Airton está oferecendo uma recompensa para quem der informações seguras que levem ao destino do carro de placa IEF 6300.
Se você tiver qualquer pista ligue para-53-99473051

Tufão devasta Centro de Eventos Erni Alves

Confira ainda agora pela manhã, mais fotos sobre o acontecido que causou centenas de milhares de reais em prejuízo para o município

Acesse nosso Link de cobertura especial e confira mais fotos