quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Delegado Costa assume DP de São Lourenço


Trabalho realizado em Piratini projetou policial
Dois anos. Essa foi à permanência além do que se esperava, mas, suficiente para projetar Paulo Costa na região, pelo exitoso trabalho desenvolvido em Piratini.
Na manhã de hoje em uma solenidade na Cãmara de Vereadores São Lourenço, o policial assumiu oficialmente a titularidade da Delegacia de Polícia Civil do município onde já atuava há dez dias.
Aos 32 anos, Paulo foi escolhido pela delegada regional Karla Kuhn, presente à cerimonia, para substituir seu colega Calderipe Costa, transferido para a DEFREC, em Pelotas.
Quanto à nova situação do efetivo na capital farroupilha, ele disse, em entrevista ao Eu Falei, que o comando poderia ter direcionado outro delegado para cidade, mas, ele precisaria se familiarizar com o tipo de criminalidade existente, o que demanda tempo, assim, o recente desafio não o retira em definitivo de Piratini, permitindo que despache na DP local uma vez por semana em dias úteis, e também aos fins de semana, pois ao menos por enquanto, ainda mantém sua residência aqui. 
- Não acho que prejudique o trabalho e, além disso, sempre que houver necessidade me desloco para Piratini – assegurou o policial que acredita que assim que novos policiais concluam o curso, a regional deve empossar um novo titular na cidade.

Posse ocorreu hoje  na Cãmara de Vereadores
Com relação à indicação do comando regional para assumir São Lourenço, ele concorda que a forte atuação em Piratini foi fator primordial, mas divide a responsabilidade com sua equipe.
- Entendo que foi um conjunto de fatores que me proporcionou a nova funçao. Acredito que a delegada Karla dispôs do que tinha em mãos, mas é claro que o trabalho feito nesta cidade, forte e responsável junto à comunidade, foi levado em conta, mas,  isso não foi realizado sozinho e sim, numa ação coordenada com minha equipe em quem confio e com quem mantenho uma sintonia muito forte – avalia Costa, não esquecendo de citar o bom relacionamento com o Poder Judiciário e a parceria com a Brigada Militar.

Na nova praça, o policial terá a sua disposição cinco agentes para atuar numa demanda no mínimo, segundo ele, três vezes maior que em Piratini.
- Encontrei uma delegacia toda reformulada, como policiais recém-saídos da academia, mas muito motivados. Vai nos exigir um pouco mais, mas, a experiência desses dois anos será colocada em prática na rotina de investigações que iremos manter e até ampliar – informa.


“ALIENAÇÃO PARENTAL”: UMA LEI PARA O BEM DOS FILHOS



“Crianças são mensagens vivas que enviamos para um tempo que não veremos.”
              (Neil Postmann, escritor norte-americano)
..............
Os legisladores precisam estar em sintonia com o tempo em que vivem e pensar que as leis devem se projetar no tempo e no espaço. As relações afetivas, por exemplo, são, frequentemente, temas de debates acadêmicos e de políticos com a competência para alterarem as legislações no mundo, como no caso do reconhecimento da união estável e do casamento de pessoas do mesmo sexo.
 Os filhos - crianças e adolescentes - projetarão seus pensamentos e atitudes a partir do que receberam do ambiente desde suas primeiras noções de consciência do seu papel na sociedade. Assim, é importante que, embora os afetos não mais existam entre os pais, haja um pacto de cooperação para a felicidade do filho.
Infelizmente, são muitos os casos de alienação parental, como os elencados na Lei Federal nº 12.318, de 26 de agosto de 2010: um dos pais tenta incutir no filho uma ideia negativa sobre o outro genitor; o filho é levado por um dos pais para uma cidade desconhecida, sem prévia comunicação ao outro genitor; dificultar o direito de visita ao filho por um dos genitores.
O artigo 2º da referida lei assim bem caracteriza esse fato: 
“Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.” 
Tive a oportunidade de acompanhar, como advogado, o caso de uma avó septuagenária que, com muita dificuldade para caminhar, subiu as escadas do Foro para lutar por seu direito de conviver com o neto de dez anos que tinha sido proibido pela ex-nora de visita-la, embora o menino demonstrasse à idosa o seu amor, por meio de acenos quando a via na rua. 
Durante a audiência, o senhor Juiz, já aplicando a Lei da Alienação Parental, alertou severamente a mãe do menor para que, imediatamente, restabelecesse o contato do neto com a avó paterna pois o infante tem o direito de conviver, sadiamente, com ambas as famílias de seus genitores.
As medidas que podem ser aplicadas em caso de confirmação da alienação parental dependem de cada caso, podendo, por exemplo, implicar ao alienador determinações judiciais como advertência, obrigação de pagamento  de multa e ampliação do direito de visitas e até alteração da guarda. 
Bendita esta lei que visa a saúde das relações humanas nos seios das famílias de pais separados, objetivando um clima de tolerância sempre possível para o bem das crianças e adolescentes.          

Piratini, 08 de dezembro de 2012.


JUAREZ MACHADO DE FARIAS
juarez.piratini@yahoo.com.br

Aposentado é confundido com insano na 702

João esclareceu confusão
A falta de recursos para tomar uma condução na intenção de receber o salário mínimo referente a aposentadoria numa agência em Piratini e, ao que parece também, o conformismo com a vida que optou por seguir, ausente do mínimo de estrutura, fez com que moradores e estudantes residentes na zona rural e que trafegam diariamente pela ERS 702, se solidarizassem mas, também ficassem preocupados  temerosos com João Felipe Ribeiro, 65 anos, visto vagando pela  rodovia por três dias consecutivos.
Nossa reportagem foi colocada a par do fato por uma leitora que entendia ser João, um andarilho com possíveis problemas mentais andando confuso de um lado para outro e sendo alimentado por pessoas que passavam no local. Outros o temiam devido a aparência, barba grande e vestes surradas.
Fomos conferir e o encontramos a um quilometro da localidade Orlando Franco, 5º distrito.
Na 702, trecho de 34 km cumprido a pé
Solícito e tranquilo, ele negou passar fome e ser ajudado por pessoas desconhecidas e sim, que pernoitava na casa de amigos enquanto a cada dia, cumpria parte dos 34 quilômetros que separam o trevo de acesso à Pelotas e Bagé, de Piratini.
Relatou que sua vida se resume a viagens, a maioria de carona e também trechos a pé, entre Bagé, Aceguá onde tem quatro filhos e capital farroupilha. Faz isso  há cinco anos, após ter abandonado o lote do qual era proprietário e que conquistou depois de anos acampado com outras 800 famílias às margens de estradas pelo Estado, inclusive na localidade Quebracho, em Bagé, na BR 293.
- Meu lote era ruim e distante, então não quis mais. Hoje viajo enquanto ainda tenho dinheiro, quando termina e não consigo trabalho por já estar velho, peço carona, ando a pé e não carrego mochilas, pois deixo roupas na casa dos amigos para quando eu passar novamente, possa trocar - contou o aposentado, que se emocionou ao ser entrevistado ao vivo na rádiio Nativa e saber que o estavam temendo.
- Não faço mal a ninguém e o pior vício que tenho é beber minha pinga de vez em quando, mas, sempre na presença ou casa de amigos, não causo incômodo-  garantiu João, que admitiu ficar confuso, inclusive com relação a que direção seguir, devido aos lapsos de memória que o acometem

E deu a preferência nacional




Desde a queda do gaúcho Mano Menezes, todos os principais órgãos de imprensa do Brasil realizaram enquetes perguntando quem deveria ser o novo Técnico da Seleção Brasileira.

Em todas,outro sulino, Luis Felipe Escolari ,apareceu imensamente a frente dos demais nomes: Tite, Murici Ramalho, Luxemburgo e até mesmo o multicampeão Guardiolla.

Não deu tem tempo do Blog eu Falei concluir o mesmo questionamento previsto para ser  finalizado no próximo sábado.
Hoje, a CBF vai apresentou  o técnico do penta, a unanimidade brasileira e  Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.
Mas vamos então aos números registrados em nossa enquete e que é claro, apontaram o caxiense Felipe como o mais cotado.
Ele obteve 60% dos votos registrados por piratinienses. A seguir, com apenas 11%, apareceu Tite, empatado com Luxemburgo. Murici, preferido antes de Mano assumir, teve 7% e ficou atrás de Guardiolla que atingiu 9%.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Silveirinha ganha na promoção Agafarma


Silveirinha Treicha (foto) é um dos milhares de clientes contemplados com a promoção Show de Prêmios Agafarma, que está premiando diariamente nas lojas da rede em todo Brasil.

Ontem, ao comprar na Agafarma Piratini, ele foi duplamente contemplado.
Na primeira raspadinha, encontrou um nécessaire com espelho, já na segunda, um vale compras de R$ 15,00, o que certamente significou ou significará economia nas próximas compras.
Mas para ele, as chances não terminaram ali. Ao participar da promoção e, para isso basta apenas comprar a partir de R$ 40.00, você dá o primeiro passo que pode leva-lo ao Gol zero quilometro no sorteio nacional, ao final de dezembro.
Resumindo: no Show de Prêmios Agafarma, ganhando ou não ao raspar no ato da compra, você preenche o verso da raspadinha que além do gol, pode fazer a sorte lhe sorrir com quinze tabletes, quinze televisores LCD, quinze Notbooks e duas motos zero quilômetro.
Faça como o Silveirinha, não diga não a sua sorte, compre e esteja dentro do Show de Prêmios Agafarma!


Potros da Capital deve confirmar qualidade do Crioulo local

Fábio Quevedo tem boas expectativas para o evento
 Neste fim de semana Piratini atrai à atenção do Estado por sediar uma das etapas da Credenciadora ao Freio de Ouro, evento realizado anualmente na Expointer, em Esteio, onde os melhores da raça crioula são submetidos ao teste funcional. Paralelo a este acontecimento estruturado na Associação Rural, outro está cercado de grande expectativa por expor e comercializar animais criados na cidade e comprovadamente, pelo que se observou nas etapas de anos anteriores, de alto padrão de qualidade e funcionalidade. 
O 4º Remate Potros da Capital acontece neste sábado e este ano, trás novidades ao ser totalmente organizado e promovido pela Marca Remates, empresa da terra e que apresenta como sócios- proprietários, os criadores Kerlon Farias, Sandro Gonzales e Fábio Quevedo, fator que também aumenta a expectativa interna, pois estará sendo posto a prova a capacidade de organização de um acontecimento com visibilidade em todo o Rio Grande do Sul. 
Provas são as mesmas da Expointer
Serão 45 lotes de potros crioulos com dois anos completos, dado visto como uma vantagem por vendedores e compradores. - Isso não é unanime, há quem discorde, mas a vantagem de adquirir lotes com essa idade é que isso possibilita ao comprador, fazer uma análise funcional e saber de forma antecipada se o potro terá qualidade – explica Fábio Quevedo. A possibilidade de grande êxito é alicerçada no percentual de lotes para correr a prova, vendidos em 2011, o que representou uma arrecadação que atingiu 200 mil reais. O índice de 80% já confirmado mostra o fortalecimento e ainda que se extinguiu a oscilação registrada até então mostrada pelos números. 
Qualidade dos animais locais se traduz nas vendas
Em 2009, 12 potros correram a prova, mas no ano seguinte este número caiu pela metade, voltando a crescer no ano passado com 14 participações. O patamar dos crioulos do mercado local é visto como satisfatório por Quevedo. - O grau de apresentação melhorou de forma significativa e o nível é o mesmo encontrado em todo o RS, tanto que 40% da venda são compradores externos, o que já proporcionou encontrarmos em outras exposições, animais premiados originários de Piratini – frisou o proprietário da Marca Remates. 
80% dos lotes já confirmaram presença

Para ele, o objetivo da 4ª edição do “Potros da Capital”, que vai dar ao vencedor uma moto zero quilometro, continua sendo difundir e fortalecer o cavalo criado no berço farrapo, mas, ter também o evento como uma oportunidade para reunir os amigos, criadores e simpatizantes da raça crioula, e com isso cultivar um ambiente saudável, o que será novamente possível no coquetel a ser realizado na sede do núcleo, nas dependências da Associação Rural.

Fotos: MURILO ÁVILA


Assembléia dos Passarinhos


“Olhai para as aves do céu, não semeiam, nem ceifam, nem fazem provimentos nos celeiros; e, contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Porventura não sois muito mais do que elas? E qual de vós, discorrendo, pode acrescentar um côvado à sua estatura?”

(Jesus Cristo, em Livro de Mateus, capítulo 06, versículo 26).
...............

Na tarde de domingo de 02 de dezembro, num sítio próximo à cidade de Piratini, aconteceu uma assembleia diferente, toda formada de passarinhos agrupados em pitangueiras, coronilhas, de forma que todos se viam e se ouviam.
Estavam ali, dentre outros: tesourinha, canário, cardeal, sangue-de-boi, anu, joão-de-barro, pomba-rola, beija-flor, noivinha, sabiá.
Os humanos que puderam apreciar a reunião, enquanto mateavam à sombra das árvores nativas, não conseguiram, claro, decifrar os temas abordados por aqueles seres alados.
Enquanto um pássaro chilreava, outro o aparteava com um canto, sempre autêntico. Os humanos, por momentos intensos, desligaram os rádios de seus carros, calaram suas angústias e falas fúteis, exclusivamente para apreciar o fato inusitado.
Aquilo durou uns quinze minutos. De repente, encerrou-se a falação ou cantação da passarada. Todos voaram, cada um para um lado.
Cogitou-se, dentre os humanos, após várias indagações que, devido à data – 02 de dezembro – e por se tratarem de pássaros situados, geograficamente, no Rio Grande do Sul, concluiu-se que o objetivo do encontro tinha sido o de organizar um manifesto no próximo dia 04, em homenagem à memória de Gildo de Freitas, falecido  nesse dia, em Porto Alegre, no ano de 1983, por sua imortal canção “História dos Passarinhos”, a qual se constitui num popularíssimo monumento musical à liberdade dos animais.
Gravada em 1964, no LP “O Trovador dos Pampas”, portanto, há 48 anos, até hoje as emissoras de rádio do Rio Grande do Sul e dos Estados onde é difundido o regionalismo gaúcho, rodam, diariamente, essa composição de Gildo de Freitas em parceria com  Palmeira, regravada por conjuntos e cantores.
O trecho abaixo da canção justifica a razão de tanta popularidade pois desperta em nós, seres tidos como “racionais” mas em tantas vezes cruéis com os outros animais, a compaixão universal e uma ética não somente entre seres bípedes e de cérebro desenvolvido:

“Cantava que redobrava
 Aquele pobre bichinho
 Parece até que dizia:-
É triste eu viver sozinho...
 só porque eu fui procurar,
 Comida pra os filhotinhos...
 E fui tirar desse alçapão...
 Hoje eu estou nesta prisão
 e nunca mais fui no meu ninho.”

- Que os humanos imitem os pássaros no exemplo de viverem com simplicidade e liberdade.

Piratini, 02 de dezembro de 2012.


JUAREZ MACHADO DE FARIAS
juarez.piratini@yahoo.com.br

Assembléia dos Passarinhos


“Olhai para as aves do céu, não semeiam, nem ceifam, nem fazem provimentos nos celeiros; e, contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Porventura não sois muito mais do que elas? E qual de vós, discorrendo, pode acrescentar um côvado à sua estatura?”

(Jesus Cristo, em Livro de Mateus, capítulo 06, versículo 26).
...............

Na tarde de domingo de 02 de dezembro, num sítio próximo à cidade de Piratini, aconteceu uma assembleia diferente, toda formada de passarinhos agrupados em pitangueiras, coronilhas, de forma que todos se viam e se ouviam.
Estavam ali, dentre outros: tesourinha, canário, cardeal, sangue-de-boi, anu, joão-de-barro, pomba-rola, beija-flor, noivinha, sabiá.
Os humanos que puderam apreciar a reunião, enquanto mateavam à sombra das árvores nativas, não conseguiram, claro, decifrar os temas abordados por aqueles seres alados.
Enquanto um pássaro chilreava, outro o aparteava com um canto, sempre autêntico. Os humanos, por momentos intensos, desligaram os rádios de seus carros, calaram suas angústias e falas fúteis, exclusivamente para apreciar o fato inusitado.
Aquilo durou uns quinze minutos. De repente, encerrou-se a falação ou cantação da passarada. Todos voaram, cada um para um lado.
Cogitou-se, dentre os humanos, após várias indagações que, devido à data – 02 de dezembro – e por se tratarem de pássaros situados, geograficamente, no Rio Grande do Sul, concluiu-se que o objetivo do encontro tinha sido o de organizar um manifesto no próximo dia 04, em homenagem à memória de Gildo de Freitas, falecido  nesse dia, em Porto Alegre, no ano de 1983, por sua imortal canção “História dos Passarinhos”, a qual se constitui num popularíssimo monumento musical à liberdade dos animais.
Gravada em 1964, no LP “O Trovador dos Pampas”, portanto, há 48 anos, até hoje as emissoras de rádio do Rio Grande do Sul e dos Estados onde é difundido o regionalismo gaúcho, rodam, diariamente, essa composição de Gildo de Freitas em parceria com  Palmeira, regravada por conjuntos e cantores.
O trecho abaixo da canção justifica a razão de tanta popularidade pois desperta em nós, seres tidos como “racionais” mas em tantas vezes cruéis com os outros animais, a compaixão universal e uma ética não somente entre seres bípedes e de cérebro desenvolvido:

“Cantava que redobrava
 Aquele pobre bichinho
 Parece até que dizia:-
É triste eu viver sozinho...
 só porque eu fui procurar,
 Comida pra os filhotinhos...
 E fui tirar desse alçapão...
 Hoje eu estou nesta prisão
 e nunca mais fui no meu ninho.”

- Que os humanos imitem os pássaros no exemplo de viverem com simplicidade e liberdade.

Piratini, 02 de dezembro de 2012.


JUAREZ MACHADO DE FARIAS
juarez.piratini@yahoo.com.br

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gata da capa reestreia no Eu Falei


O blog eu Falei se aproxima do meio milhão de acessos e lança novos quadros ou amplia os já existentes, para tornar a página cada vez mais atrativa e diversificada para seus leitores.
Um desses quadros é a Gata da Capa, uma oportunidade para dar visibilidade à beleza feminina da capital farroupilha.
No relançamento da atração virtual, você vai saber um pouco mais sobre as participantes e durante uma semana, um desfile de fotos que mostram o nível de beleza de meninas ou mulheres entre 15 e 25 anos.

Começamos com esta gata que revelou ser admiradora de rapazes com olhos verdes e donos de um olhar diferenciado e que conquista.
Élica Brenda tem 15 anos e no facebook, diariamente despeja seu charme e beleza através de clics muitas vezes recheados de sensualidade.

Quanto ao futuro profissional, a aluna do Instituto de Educação Ponche Verde disse que pretende ingressar nas Forças Armadas, mais especificamente na Marinha do Brasil, o que significa que o convés vai balançar.

Enquanto isso, a taurina em 2013 usará a coroa de Rainha do Carnaval, representando a Sociedade Recreio Piratiniense mas nas passarelas locais, já conquistou o título de Garota Balneário e Garota Twister.

Élica es tá apenas na fase “ficante”, ou seja, não namora sério. Mas como ela curte muito as baladas, se você também vai pra noite e tem o tal olhar 43 que a gata diz mexer com ela, quem sabe não faça muda-la de situação.Clique abaixo e aprecie a beleza de Élica Brenda, a nossa Gata da Capa da semana.



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bom Pra Todos comercializa 180 mil



Cerca de 72 carros, de variadas marcas, tamanhos  e modelos mudaram o cenário do principal ponto de encontro de Piratini.
A primeira edição do Feirão Pra Todos, promovido pela Bezerra Veículos durante todo o sábado no Palanque Municipal na Praça Inácia Machado da Silveira, tornou-se não só a possibilidade de quem buscou fazer um bom negócio para deixar de andar a pé ou mesmo trocar de veículo, mas também um bom programa para ser feito  em família.
o evento isolou as duas vias da avenida neste ponto, o que permitiu um amplo espaço para os possíveis clientes examinarem com  cuidado e calma os veículos, muitos, da revenda promotora e outros tantos, de proprietários que viram na feira a oportunidade para vender.
Vitorino Vélton Bezzera,  proprietário da Bezerra, avaliou a estreia do feirão como extremamente positiva, pois forma comercializados 180 mil reais, decorrentes da venda de quatro automóveis gol, uma Space Fox, um camionete Hillux, um Ford Ka e um Fiesta.

- Isso representa  o movimento de quatro meses da empresa e também por este motivo consideramos que esta primeira edição foi muito importante e vai nos permitir realizar uma nova certamente – disse Vélton.
Ele também destacou a parceria com o Banco do Brasil e Banco BMG, responsáveis por financiar  70% do valor comercializado.
Mas infelizmente um ponto foi lamentado.
- O incêndio da Panambra Sul, na véspera da feira impediu não só a apresentação da terceira geração do Gol, do novo Voyage, do Fox e da Amarok, também não permitiu que quatro veículos zero comprados aqui, fossem entregues aos proprietários – explicou o empresário.



















73% nunca usaram drogas


                         

O resultado de nossa enquete, encerrada no sábado quando questionamos se nossos leitores já haviam feito uso de alguma droga ilícita, maconha, cocaína, crack ou cola de sapateiro, nos leva a crer que o índice deste tipo de mazela da sociedade é muito pequeno em cidades pequenas ou, que pessoas esclarecidas e que se abastecem de informação, portanto naturalmente cultas, estão mais distante deste, tido como um dos problemas crônicos da sociedade brasileira e responsável por aniquilar milhares de famílias.


Foram 260 participações. 192 leitores do Eu Falei, responderam jamais ter usado qualquer tipo de droga, o que corresponde 73% das respostas. Entre aqueles que admitiram já ter se drogado, o índice foi de 26% ou 68 pessoas.
Participe da nova indagação já postada em nossa página e também sugira futuros questionamentos. Mande email para piratinieufalei@hotmial.com

Renato cativa, faz rir e peça é sucesso


Peça satiriza o tema morte
Satirizar a morte, falar dela com extremo bom humor e sem abdicar de fazer o público refletir sobre o tema, cercado de medos e até desconhecimento, é o objetivo do espetáculo teatral a "Morte é uma Piada”, sucesso de público e crítica no Brasil e que após a exibição em canal aberto do filme espírita “Nosso Lar”, evidentemente teve sua proporção e evidência aumentada no país.

Renato Prieto, protagonista do filme que retrata a morte como uma transição deste plano para um outro superior de forma imediata para quem não cometeu graves deslizes nesta encarnação, ou com passagem obrigatória no “Umbral” , para aqueles que precisam evoluir e quitar suas dívidas, fez a assistência rir, mas também se emocionar.
Atores foram aplaudidos

Na iniciativa do Centro Espírita Amigos de Jesus, a peça atraiu bom público à Sociedade 13 de Maio na noite do sábado, que se divertiu com as improvisações do ator ao inserir Piratini no texto original, com situações bem peculiares de uma cidade de pequeno porte.

- Hoje eu fui comprar umas chinelas no comércio local e passava na rua um carro som dizendo: noticiamos com pesar o falecimento de... e logo atrás, o carro convidando para a nossa peça gritando: a morte é uma piada” – Este foi um dos momentos impossíveis de segurar as gargalhadas da plateia.

Num misto de dramatização, anedotas e números musicais, todos envolvendo o tema do desencarne, Renato e as atrizes Rosana Penna  e Sílvia  D’Silva, prenderam a atenção dos presentes por cerca de uma hora.
Ao final, natural foi o assédio do público, levado pela admiração não só ao trabalho realizado em Nosso Lar, mas também pela mensagem de paz e espiritual que o ator que contou ter convivido com os espíritas Chico Xavier e Divaldo Franco, conseguiu passar.

Simpatia conquistou o público
- Gostei da forma como esta cidade recebe as pessoas, com muito carinho e afeto. Piratini vai ficar na minha memória e quero retornar – declarou o ator.

Renato anunciou que em breve deve interromper a peça para mergulhar em vários outros projetos, entre eles, a continuação do filme que o projetou para o cinema, um curta metragem sobre a vida de um ator brasileiro e outra peça que vai rodar o eixo Rio- São Paulo.
Prieto comentou sobre o papel vivido e sobre a convivência com aqueles tidos como referência na doutrina espírita.

- Sou grato a Deus pelas oportunidades que recebi, a elas me agarro e as aproveito. Muitas pessoas neste país se chamam André Luis em homenagem a ele, mas eu fui o escolhido para vivê-lo no cinema, então, me dediquei e fiz minha parte.  Chico e Divaldo sempre receberam a todos com a mesma simplicidade e comigo não seria diferente. Ele, Chico Xavier, foi o homem do século e tenho histórias deles e com eles, que levo para todos os recantos do Brasil e que perpetuam suas bondade – disse o ator.

No final Fotos e autógrafos 
A diretoria do Centro Espírita enviou uma nota ao Eu Falei, onde agradece ao público presente, aos veículos de comunicação que deram divulgação ao evento e comércio apoiador. Na mesma nota, a diretoria repudiou o que classificaram como falta de apoio da administração municipal:
Disse a nota:
Fica aqui nosso repúdio pela falta de apoio da administração municipal de maneira geral. Mas em contrapartida devemos agradecer muito aquelas pessoas que nos apoiaram e que estiveram presentes ao evento. Um grande abraço a todos e que a paz de Deus e Jesus esteja sempre em seus lares. 




domingo, 25 de novembro de 2012

Soberanas 2013 são apresentadas na SRP


Tiéllen coroou Élica pra 2013
Expectativas alcançadas em mais uma edição do Baile do Havaí, tradicional festa que atraí anualmente atrai significativo público para a Sociedade Recreio Piratiniense, SRP, o que novamente ocorreu na noite de ontem quando a entidade apresentou à sociedade as soberanas que irão integrar a corte do carnaval no ano que vem.
Ao som da Banda Via Brasil, as representantes que receberam a coroa em 2011, a Rainha Tiéllen Farias Cardoso e a Duquezinha Elena Pires Pereira, recepcionaram suas sucessoras. Antes, o casal diretor, Francisco Vaz Dias Manetti  e sua esposa  Maria, homenagearam as que se despediam, e delas também receberam homenagens.


Suzana será a Duquesinha ano que vem
Para a passagem de cetro e coroa, Tiélen e Elena receberam a nova Duquesinha , Suzana Panatieri de Farias e soberana Élica Brenda, 15 anos, e que terá a responsabilidade de representar a SRP durante a próxima  folia de momos e maior festa popular do Brasil.
A cerimônia de coroação foi concluída com a execução da valsa, onde o prefeito Municipal de Piratini,  Vilso Agnelo da Silva Gomes, foi par da rainha.

Paixão felina: aposentado cuida de 70 gatos

Felinos se reproduzem sem controle
O número descrito no título faz parte do mínimo e integra o que foi possível a reportagem contar, ao conhecer esta história que pode ate não agradar a vizinhança, e não agrada, mas é inegável que se trata de um belo gesto de amor e solidariedade para com os animais.
Por temer chacotas e continuar a ser incompreendido, o aposentado de 62 anos requisitou o anonimato ao nos receber em sua casa, no bairro vila nova.
Ele conta que a história de amor com os felinos e, responsável por consumir entre 25 e 30% de seu salário, teve origem com suas duas gatas e um gato de estimação, mantidos com extremo conforto.
Mas a doença e internações constantes de familiares, o afastou por vários dias durante meses de casa, tempo suficiente para que as fêmeas procriassem e a situação perdesse o controle.
Gatos pequenos aguardam adotantes
- Não consegui dar o medicamento para evitar a cria e aí, quando eu vi, não tinha mais o que fazer – relembra.
A procriação desordenada alterou por completo a rotina do aposentado. Hoje, ele praticamente abdicou de momentos de lazer ou qualquer outra atividade que necessite com que se ausente por muito tempo da moradia, tempo usado para alimentar e manter o ambiente higienizado o máximo possível.
- Não posso sair, nem mesmo almoçar com meu irmão, pois fico preocupado em alimenta-los, já que tem hora certa para as refeições – conta o ex- policial que se desdobra para manter os gatos em perfeita saúde, inclusive com ausência de pulgas e vermes.

Além dos 48 quilos de ração comprados e consumidos por mês, ele que é solteiro, também pilota o fogão no preparo pratos a base de miúdos de aves, algo em torno de 40 quilos a cada trinta dias, alimentação complementada com 20 litros de leite.
Preocupado com a opinião e os transtornos causados pelos gatos aos vizinhos da rua, ele, que admite estar abalado psicologicamente devido à situação, pede ajuda para solucionar o que se transformou em um grande problema.

48 quilos de ração são consumidos por mês
- Eles têm suas razões. O barulho, o mau cheiro. Mas entendo que estou fazendo algo que ninguém nesta cidade faria,o que não vou fazer é matar os animais – disse.
Somente em uma das caixas que servem de abrigo, localizadas em um dos cômodos, encontramos cerca de 25 pequenos gatos, consequência de quatro crias de diferentes mães, algo comum segundo ele, pois as gatas não rejeitam os filhotes umas das outras, e amamentam de forma coletiva. Na lavanderia, na churrasqueira e no quintal, mais três caixas com filhotes. O espetáculo da multiplicação continua ao por do sol, quando os adultos são reunidos para o jantar.

O ex -policial disse que a intenção é ficar apenas com os gatos mais velhos e, para isso, já buscou auxílio no Ministério Público e na Ong Amigo do Bicho. A ajuda veio rapidamente, mas a dificuldade em capturar tantos felinos permitiu que apenas oitos fossem vacinados. Ele espera que a situação sensibilize as pessoas e que suas dezenas de bichanos possam ser adotados.



-

sábado, 24 de novembro de 2012

Um buraco, a queda, o prejuízo e o protesto


Para protestar, motorista encenou velório
Próximo ao concluir a última viagem do dia transportando trabalhadores da empresa Fertília e que atuam na colheita de pêssegos, o motorista José Antônio Silveira de Oliveira, 62 anos e conhecido como Zé Tur, acabou com seu único ônibus que lhe garante o sustento, afundado em uma vala existente na Avenida Perimetral.
O buraco é decorrente de uma obra que ainda está sendo realizada pelo Corsan nas proximidades da Escola Rui Ramos e que tenta sanar um vazamento d’água ao de um trailer existente no local.
O resultado do afundamento da roda direita do veículo foi segundo o motorista, um prejuízo de não menos que três mil, mas que poderá atingir quatro mil reais.
- Quebrou o feixe de molas, a barra de direção e a travessa de suspensão – contou Zé Tur, demonstrando indignação com a ausência segundo ele, de sinalização.

- É vergonhoso que numa rua de grande movimentação a gente encontre esta situação. Para a segurança de todos, se existe um buraco deste tamanho tem que sinalizar- criticou Tur que foi fotografado por amigos ao protestar se fingindo de morto na abertura com quase dois metros de extensão.

Ônibus teve parte da suspensão quebrada
Fizemos contato com a gerente da companhia de abastecimento , Jane de Castro Silveira que se encontrava em Rio Grande no velório de um familiar. Ela informou que pela falta de maquinário adequado, requisitou auxílio da prefeitura e acredita que ontem, o urbanismo deve ter reposto a terra retirada da vala, até que a empresa contrata pela Corsan para repor o pavimento, conclua a obra. Quanto à sinalização, Jane disse que pode ter acontecido de populares terem a retirado da área onde foi colocada. Ela lamentou o fato e disse que contaria imediatamente seus colaboradores em Piratini para que reforçassem a sinalização e com isso evitar novos incidentes.
A proprietária do Trailler disse à reportagem que já há alguns dias o buraco está aberto e ocasionando transtornos. Quanto ao pequeno cavalete com a fita de isolamento padrão, informou que ao chegar para trabalhar na tarde do fato, este estava fora de posição e ao lado do seu trailer.
O prejuízo do motorista deve aumentar. Para cumprir o contrato e continuar transportando os trabalhadores, ele precisou contratar um ônibus e além de não saber por quanto tempo precisará trafegar desta forma, também disse não ter recursos para realizar o conserto em seu veículo. Ele registrou queixa junto à Brigada Militar e garante que vai acionar o órgão responsável na justiça.
- Pago impostos e por isso tenho meus direitos, vou acioná-los -

Finalizado o processo eleitoral educacional


Vera Regina tornou-se diretora de fato
Cidade e zona rural de Piratini, já sabem quem serão os condutores dos educandários estaduais nos próximos três anos. Em todos, nenhuma surpresa, situação decorrente da falta de concorrência, uma vez que em todas as ... escolas onde funcionários, professores, pais e alunos foram participantes do processo eleitoral educacional, apenas uma chapa foi registrada.

No maior, o Instituto Ponche Verde, Maria Lúcia Corral vai para o terceiro e último mandato consecutivo, pois segundo a nova lei, ela não poderá concorrer novamente sem que passe no mínimo uma gestão sem se candidatar.

Dos 2.610 pais e estudantes aptos a votar, apenas 937 compareceram.
Destes, 818 votaram favorável a permanência de Lúcia, 31 votos foram anulados e 88 foram em branco, perfazendo 87% de aprovação.
Entre os que compõem o quadro funcional, a aprovação atingiu 90%. Dos 80 aptos,77 votaram e 72 disseram sim a atual gestora. Cinco votos foram em branco.

Márcia Frizzo também continua no comando da Ruy Ramos. Nesta escola, foram 228 votantes e 209 votaram em Márcia. Brancos e nulos somaram 19 votos.

Delaci foi aprovada na Pedro Garcia
 Na Inácia Machado da Silveira, Vera Regina da Silva Dutra, que estava no cargo desde abril quando a 5ª CRE afastou a então direção por suspeita de irregularidades, agora se tornou diretora de fato ao obter 208 dos votos  válidos. Entre os mestres e funcionários, a aprovação foi quase total: 30 votos em 31.

Na Escola Estadual Professor José Pedro Garcia, Delaci Gomes de Moraes ganhou mais uma gestão. Ela que tem como vice Esmeralda Iribarrem, obteve 110 votos pelo sim, 06 contrários a sua permanência e 01 em branco. Entre os professores e servidores, foram 14 votos: 11 pelo sim e 01 em branco.

A 5ª Coordenadora Regional de Educação não forneceu os números da Escola República Riograndense , do Cancelão, onde a Chapa única foi formada por Carlos Miguel de Ávila Porto e Vera Lucia da Rosa Luiz Pinheiro

Nas Escolas José Zeferino da Silveira e João Abílio Vaz Estaduais em que não houve processo de eleição, em razão da legislação  em vigor.   
                                      

                 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DE DENTRO PRA FORA


   

“O essencial é invisível aos olhos.”
              (Saint-Exupèry, escritor francês, 1990-1944, em “O Pequeno Príncipe”)

............
É ditado ou sabedoria popular a frase “as aparências enganam”.
A casca esconde o doce ou amargo do fruto. A roupa esconde as feridas no corpo físico. O gesto cínico blinda o  sentimento real no espírito.
Os  seres humanos usam máscaras, cotidianamente. Os sinceros são tidos como inconvenientes por dizerem o que machuca os ouvidos dos descontentes.
   De qualquer forma, não quero ser pessimista. Acredito que o mundo está em franca evolução. Um exemplo disso é no tocante às relações conjugais: embora o aspecto descartável dos afetos, representado pelas tantas dissoluções e divórcios ajuizadas nos foros, penso que vencemos o triste tempo em que os casamentos eram mantidos apenas para se sustentar uma convenção social.
A novela veiculada pela  Rede Globo, às 18h, “Lado A Lado”, deixa claro esse capítulo nefasto: Laura não consegue conviver com a ideia de que seu esposo tem um filho de outro relacionamento, e, assim, pede o divórcio. Embora advertida pela arrogante baronesa, sua frívola mãe, de que poderá macular sua imagem, Laura comparece perante o Juiz e, com decisão, ratifica sua intenção de divorciar-se.
   

Justiça manda pagar indenização à Porto


Ex-vereador poderá embolsar bolada
O juiz da comarca de Piratini, Roger Xavier Leal, julgou procedente a ação de cobrança ajuizada pelo ex- vereador Adão Andrade Porto, reeleito em 2004 pelo PTB, com 475 votos e que , se somados todos o período, entre retornos e afastamentos ficou menos de um ano no exercício da função, sendo afastado em 24 de fevereiro de 2004 devido ao presidente da casa, na época Renan Cunha, PDT, ter acatado um pedido da própria justiça, já que o vereador possuía um  condenação por estelionato pois  a juíza da 5ª Vara Federal de Bagé, Alessandra Gunther Favaro, o condenou pela prática do crime tipificado no artigo 171, parágrafo 3º, do Código Penal. Porto chegou a ocupar uma cela especial no Presídio Regional de Bagé por ter nível superior, como foi noticiado pelo jornal Diário Popular.

Ele conseguiu liminar e retornou ao cargo  no dia 10 de março, mas logo a seguir, em abril, foi novamente afastado tendo conseguido assumir outra vez poucos meses antes do fim da legislatura, em 2008.

Ontem, o advogado Marcial Guastuci, não só comemorava a vitória em primeira instância ,mas, junto ao colega também causídico, Wilbor Pinheiro e na presença de Adão, da esposa  dele e do filho,   anunciou que vai ir mais além:
- Vamos entrar com uma nova ação, agora por danos morais. Ele ficou mais 33 meses, dos 48 que tinha direito em seu mandato, fora da cãmara e neste período, ele e sua família ficaram visados na comunidade – 

Mas a nova ação não se resumirá ao ex-vereador.
- Vamos requisitar reparação financeira também para o assessor do Adão, que na oportunidade deixou o comércio em que atuava, alugou o prédio e acabou sem emprego – informou Pinheiro.

Para Marcial Guastuci, com as devidas correções monetárias determinadas pelo juiz local em sua sentença, o valor deve atingir duzentos mil reais.

Em contato com a assessoria jurídica da Prefeitura de Piratini, ouvimos que a decisão não seria comentada, mas que recorrer da mesma está dentro dos padrões de atuação.
Neste caso, a prefeitura foi responsabilizada pelo valor a ser pago em virtude da Cãmara de Vereadores não possuir independência, ser vinculada ao executivo, usando inclusive o mesmo CNPJ.

PARTICIPANTES DO PRESENTE LEGAL 2012


FLORARTE
ARMARINHO BAMBY
FORMA FISICA ACADEMIA
R & D TINTAS
KURZ
VIDATIVA
SÃO CARLOS
AGAFARMA
RÁDIO NATIVA FM
CANAL CARD SAÚDE
CASA DAS TINTAS
CIA DO ALUMINIO
ARMAZEM CARDOSO
ESCRITÓRIO MIRIAM
CANTINHO DA LIMPEZA
FUNERARIA E VID. Sª MARIA
MERCADO AVENIDA
MASTER TELECOMUNICAÇÕES
LUIZA NOVIDADES
CORREARIA APEROS II
SALÃO DE ESTÉTICA
PURO INSTINTO
ÓPTICA PRISMA
BANCO DO BRASIL
EUTIAS CALÇADOS
DONA ENA
AGROV. TARUMÃ
UZI
ELETROMOVEIS GARIBALDI
FARMACIA GALENO II
FLAGRA CONFECÇÕES
A POPULAR
MULTIMOVEIS
LOJA NICE
KARGÊ MALHAS
INTUIÇÃO MODAS
FLAGRA CALÇADOS
GOMES E FARIAS
COMERCIAL LAFUENTE
BENOIT
BARCELOS PEÇAS
MOVEIS DICASA
VALENTINA MODAS
POSTO DO CEDRO
SUPER WEEGUE
LOJA GARIBALDI
WESTERMANN
CONTRUTEX
WEEGE II


APOIADORES:
SICREDI
PINUS PIRATINI

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sem interesse na Concessão da Rodoviária em Piratini


Frustração: ninguém demonstrou interesse para explorar

Das 15 estações rodoviárias da Zona Sul que tiveram licitação aberta pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), três delas - Herval,Pinheiro Machado e Piratini - foram desertas ou seja, não apresentaram interessados na concessão. Após a conclusão das licitações em andamento o Daer informa que deve lançar um novo edital para estas rodoviárias. Se novamente forem desertas, a autarquia irá estudar pontos de parada nos municípios.

Outras quatro rodoviárias regionais, Jaguarão,Pelotas, São Lourenço do Sul e Rio Grande, tiveram as licitações suspensas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por possibilidade de frustração, porque os editais estabelecem a apresentação de certidão do cartório de Registro de Imóveis comprovando que o licitante é proprietário do imóvel objeto de sua proposta ou de documento que comprove que possui autorização para a utilização do bem. Essa obrigatoriedade, em fase de habilitação das propostas, afronta o disposto no artigo 30, parágrafo 6º, da Lei Federal nº 8.666/93 que veda exigências de propriedade e localização prévias.

A abertura de processo licitatório para as estações rodoviárias do Estado foi um dos apontamentos da força-tarefa do governo do Estado constituída para investigar suspeitas de irregularidades no Daer. Os trabalhos constataram que a maioria das rodoviárias têm contratos vencidos ou prorrogados sem licitação, contrariando a legislação.

ContratosDe acordo com informações repassadas pela diretoria de Transportes Rodoviários, das 327 estações do Estado, 32 estão com contratos novos assinados entre 2010/2011, 13 com contratos legais de 1992/1995 com validade até 2012/2015 e 282 estão em licitação para novas administrações, sendo que 78 com ações judiciais. Segundo o Daer, Morro Redondo seria um destes municípios com contrato novo, com validade até abril de 2031.


Por: Luciara Schneid- Diário Popular