sábado, 30 de março de 2013

Cátia Ortiz é a Ganhadora do clic premiado

Saudações leitores do Eu Falei- A leitora Cátia Ortiz, é a ganhadora estreante da promoção Clic Premiado Eu Falei. Ela vai ter um domingo de Páscoa mais saboroso com os produtos desse linda cesta ofertada pelo Supermercado Weege.  Parabéns e continue clicando. Um abraço!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Cosems reuni secretários de saúde em Piratini



O Conselho de Secretários Municipais de Saúde, COSEMS, hoje presidido pelo gestor da área em Piratini, Diego Espindola, promoveu na quarta-feira, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil, AABB, uma recepção ao secretários da pasta nos municípios de abrangência da entidade que engloba a metade sul.

Além das pautas que cercam o assunto, o evento serviu para reunir também os novos titulares  em suas respectivas cidades, os acolhendo e colocando- os a par da funcionalidade da saúde na região, o que para  Espindola, se fez necessário pois com a troca de alguns prefeitos em janeiro, houve muitas alterações com relação ao quadro de gestores que atuava até dezembro de 2012.

Coube ao presidente do COSEMS estadual, Arilson da Silva Cardoso, a tarefa de explanar de forma resumida as diretrizes básicas e portarias que regem o sistema atual.

Os dois presidentes ainda fizeram um balanço dos progressos que a metade sul vem obtendo na área e informaram sobre os passos iniciais com relação à busca da referencia em cirurgia geral para Piratini, pretensão já oficializada junto ao governo do Estado e que entra agora na fase de construção do projeto para posterior análise a possível aprovação dos 24 municípios que compõem a região de abrangência.

- Pelotas e Rio Grande são os centros que detém a referencia e não conseguem atender a demanda. Até o fim de 2013, se tudo der certo, acreditamos já ter conquistado mais essa referencia pra Piratini – acredita Espindola.

Para atender um número menor de cidades, seis, Diego informou ainda que outra tentativa de referencia será para endoscopia digestiva, exame com longa fila de espera, pois somente em Piratini são 250 pessoas aguardando.

Diego e Arilson deram publicidade à outra pretensão tentada junto ao Estado e que objetiva a cedência por parte do governo de duas ambulâncias, uma para adultos e outra neonatal pediátrica, que ficariam à disposição, principalmente das secretarias de saúde da regional, para transporte de pacientes de Pelotas para Porto Alegre, o que hoje é feito através de serviço contratado ao custo que atinge R$ 3.800,00.
À tarde, Espindola, o presidente do Hospital Conceição Laerto Farias e o prefeito Vilso Agnelo, se reuniram com a comissão que trata da atual e delicada situação do Hospital de Canguçu que preocupa a todos.
O objetivo dos gestores da cidade vizinha foi obter informações sobre a gestão compartilhada, ou seja, parceria entre hospital e Prefeitura de Piratini, que proporcionou um salto de qualidade na estrutura de saúde, o que pode ser visto como saída para solucionar o problema.

quarta-feira, 27 de março de 2013

PTB ainda teria bancada na câmara de Piratini

Adão saiu em 2006, mas, cargo ainda estaria vigente
O cargo de assessor de bancada que pertenceu ao Partido Trabalhista Brasileiro, PTB, por ocasião da eleição e legislatura do então vereador Adão Porto, afastado em 2006 e que hoje ganhou em primeira instância uma ação indenizatória contra o legislativo, ainda estaria vigente na Câmara de Vereadores de Piratini.

A afirmativa é do vereador Marcial Guastuci, Macega, PMDB, que já foi chamado em plenário de “denuncista”, devido ele, em quase todas as sessões do legislativo acusar um ato que considera ilegal.

Na sessão da segunda-feira, Macega, ao requisitar que o legislativo busque sua independência do executivo, pois atualmente usa inclusive o mesmo CNPJ e realize concurso público para a Câmara de Vereadores, alertou para certa ação por inconstitucionalidade a ser em breve movida pelo Ministério Público dado às formas que atualmente alguns cargos da casa se encontram em desacordo com a lei.

De fato, a Câmara de Piratini possui quatro bancadas: PMDB, PDT, PT, PP, mas o painel eletrônico mostra cinco assessores de bancada, um deles, Felipe Prado e não Willian Borges como divulgamos no inicio da manhã, sem a nomenclatura a qual partido pertence.

Atualmente, a remuneração para esta função atinge R$ 1.800,00 e segundo o autor da denúncia, isso também poderá ser um problema para ex- presidentes.
- O cargo de assessor de bancada do PTB ainda é usado. Os presidentes que comandaram a casa desde então, podem inclusive ser em condenados a devolver os valores pagos até hoje aos cofres públicos, por isso estou alertando- disse Macega.

O atual presidente, Manoel Rodrigues, PP, informou que as providências para as readequações necessárias já estão sendo tomadas, sendo a maioria delas, uma questão de simples mudança de nomenclatura, como por exemplo, assessor auxiliar de bancada, cargo   que PMDB detém com Wilbor Pinheiro, deve na verdade se chamar assessores parlamentares.



terça-feira, 26 de março de 2013

Tecnologia irá ajudar no estupro da menor

Uma semana após o caso da menina de apenas sete anos estuprada no mínimo três vezes vir a público em Piratini, a polícia, mesmo com todos os esforços e ações para prender o suspeito, ainda não conseguiu dar a resposta que a comunidade espera para o caso, objetivo compartilhado pela própria corporação que ficou chocada tanto quanto a população com a dimensão da violência.

A pouco, o delegado Paulo Costa, que chefia as investigações, falou por telefone ao Eu Falei revelando que a prisão só não ocorreu por participação direta da vítima que ainda está internada.
- O juiz deferiu a prisão e, no momento que nos preparávamos para executa-la, a criança que havia apontado o autor, o reconhecendo inclusive por foto, mudou a versão, indicando outra pessoa – contou o delegado.
O fato novo e inesperado, fez a polícia retroceder para, na opinião de Paulo Costa, não cometer um erro tão grave quanto o crime
.- É o caso do ano para o Estado, para nós da polícia e para a imprensa. Nossa coragem também está e dar pra trás e evitar, diante de dúvidas, por um inocente na cadeia. Não podemos nos pautar agora apenas no que ela diz pois achamos que vem sofrendo a influência de terceiros para alterar o antes afirmado. Nossa credibilidade está em jogo junto a comunidade – explica.
Com isso, aumentam as suspeitas em torno dos familiares, podendo ser alguém muito próximo, o autor dos estupros.

Novas ações para elucidar

Diante das dificuldades, o delegado informou que requisitou e foi atendido pelo Setor de Inteligência Estratégica da Polícia Civil, que possivelmente, já no dia 10 de abril, deve enviar peritos que realizam o chamado “Teste de veracidade de voz”, sistema israelense de interrogatório que pergunta e analisa a veracidade do que os interrogados respondem.
Enquanto isso, outra forma de se chegar ao autor do crime ocorrido no quinto distrito, será o resultado da análise do material colhido pelo Departamento Médico Legal, DML, junto à vítima para ser comparado ao colhido em dois suspeitos.
- Foi encontrado um material no corpo da criança e que não pertence a ela. Coletamos assim que tomamos conhecimento do caso, não permitindo que nem mesmo que a higiene fosse feita para não prejudicar a possível prova – relata Costa.

Violência: era uma questão de vida ou morte


Éramos nós ou ele!” Com essa frase, o aposentado de 66 anos definiu os momentos de pânico e pressão psicológica que ele e a esposa, de 52, sofreram na madrugada do último sábado e que o levou a atirar em Jorge Luís Borges Lima, responsável por  aterroriza-los por vários minutos ao tentar invadir a residência do casal no Rodeio Velho, distante 31 quilômetros de Piratini.

De baixa estatura, franzino e com aparência inofensiva, o idoso nos atendeu ontem após prestar depoimento aos policiais da Delegacia de Polícia de Piratini.
Antes, na antessala, a esposa, agarrada à muletas de madeira por ser deficiente, sintetizava o grau de vulnerabilidade de quem mora sozinho e bastante distante dos próximos vizinhos.
Ela contou:
- Era mais ou menos cinco da manhã. Ouvimos gritos, os cachorros latindo muito e em seguida as batida nas janelas com alguma coisa que ele usava. Meu marido mandou eu me esconder no banheiro e de lá, chamei a polícia – relembra a mulher, que continuou:
- Do basculante eu tentava ver o que acontecia, mas não enxergava nada. Dava para ouvir ele já baleado, gritando e pedindo para que rasgassem uma camisa para colocar no ferimento. Falava coisas estranhas dizendo que lá era a casa dele e as mesmo tempo, o que a mãe dele iria dizer quando descobrisse o que havia feito na casa dos outros – completa a moradora, que carrega o medo consigo ao ter agora que voltar pra casa.
Jorge que ainda está internado em Pelotas se recuperando da cirurgia no abdome após a retirada da bala, estranhamente não é conhecido por ninguém nas redondezas. Devido a grande exposição ou nenhum cuidado ao tentar assaltar a residência somada às coisas desconexas que disse, reforça-se a hipótese de que estivesse embriagado ou sob efeito de drogas e para o casal, havia um comparsa que fugiu.

O aposentado, que assim como sua companheira requisitou o anonimato, afirma que antes de disparar o revólver calibre 38 deu vários avisos ao invasor pedindo ainda que este fosse embora.
- Ele tentava derrubar as portas e abrir as janelas e dizia: eu vou invadir viu? Aqui pelo basculante não dá pra entrar, muito apertado, mas pela porta dá. Vou derrubar – reproduziu o idoso para nossa reportagem, ao relembrar as ameaças do ladrão que poderia estar falando com outra pessoa sobre as dificuldades e maneiras de atingir o objetivo.
- Quando vi o vulto passar na janela ao lado da porta deu o último aviso e não adiantou. Atirei na porta, a bala atravessou e ele começou a gritar – relatou a também vítima que previa o pior para ele e a mulher.
- Se eu não reajo não sei  o que eu poderia ter acontecido com a gente. Numa hora dessas é uma questão de vida ou morte – Analisa.
O aposentado agora torce para não sofrer uma punição severa da justiça, uma vez que deverá responder por porte ilegal da arma que pode ter salvado suas vidas.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Macega e Lourenço marcam sessão da câmara


Uma das providências muito usada pelos mestres para separar desafetos quando ainda estamos aos bancos, é obriga-los a sentarem em extremos da sala para evitar enfrentamentos constantes e que atrapalham o bom andamento da aula.
É claro que isso não será possível para o Presidente do legislativo Manoel Rodrigues, PP, até porque tanto Lourenço de Souza, PT e Marcial Guastuci do PMDB, embora venham dando bastante trabalho para o “central da mesa”, não podem ser vistos como maus meninos, atendo "quase sempre" suas diferenças ao campo político do debate democrático necessário para a casa. "Quase sempre "
Mas pela dificuldade em fazer os dois voltarem a sentar e se acalmarem, não se pode duvidar que, se pudesse, Rodrigues os colocava em extremidades diferentes da Câmara de Vereadores de Piratini.
Sentados a não mais que dois metros um do outro,(como mostra a foto), Macega e Lourenço protagonizaram um dos atrativos para quem compareceu à reunião do legislativo hoje à tarde trocando farpas, externando mágoas de campanha, se desafiando e até certo ponto, mesmo dentro do ringue político, se ofendendo. As diferenças entre os dois, se evidenciam já quando um ou outro começa a falar, o que pode se observar se atendo ao olhar fuzilador do petista para o edil de apelido peculiar. E olha que Marcial Guastuci ainda teria mais um embate no mesmo nível, com o vereador situacionista Sérgio Castro, PDT, que você irá conferir na edição de amanhã de Eu Falei.
 O motivo? Bom, diante do contexto isso não deveria, mas, perdeu a importância. Dado ao bate boca entre os dois, tanto o presidente da casa, como o também pedestista Renan Cunha, foram repetitivos pedindo que os debates se mantivessem focados no objeto dos requerimentos que deram inicio à discussão.
Assista ao vídeo em que peemidebista e petista deixaram seus ânimos transpor o bom senso.

Hospital Conceição ganha 105 mil da CGTE




Definido em um encontro ocorrido na primeira quinzena de março em Porto Alegre e que reuniu o diretor do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini, Laerto Farias, o secretário local de saúde Diego Espíndola e o presidente da Companhia de Geração Térmica e Energia, CGTE, Sereno Chaise, a doação de equipamentos no valor de R$ 105.300,00 (cinto e cinco mil e trezentos reais), doados à entidade pela empresa que também atua em Candiota.
A doação faz parte de um montante que totaliza um milhão e meio de reais que a CGTE teria que pagar como multa, sansão imposta pela justiça, mas que ao invés disso foi revertida em donativos para a filantropia.
Novamente neste caso, a parceria Conceição e Prefeitura de Piratini foi determinante, por ter sido o secretário Diego Espíndola o responsável por fazer os primeiros contatos que culminaram no beneficio.
Entre os itens conquistados e destacados por Laerto Farias,(foto), está um Autoclave, aparelho de esterilização de equipamentos cirúrgicos e uma Incubadora de Transporte, essencial para transportar recém- nascidos prematuros para outras unidades hospitalares fora do município.
- Vai significar muito para nós. O Autoclave que ganhamos é de última geração e vai se somar ao que já possuímos, mas que em virtude da grande quantidade de cirurgias que fazemos tem um desgaste mais rápido. O caso da incubadora é similar. Ainda para o setor neonatal, teremos a doação de um berço pré-aquecido e para atendimentos, tanto obstetra quanto ginecológico, uma mesa ginecológica que junta a que já temos com vinte anos de uso – detalha Laerto.

A logística (que falta) para escoar uma safra


Roberto Witter- Diário Popular


Piratini. Às vésperas de colher 25 mil sacas de soja – uma das maiores safras em 30 anos de atividade –, o agricultor Claudinir Strike percorre de moto os 13 km que separam uma de suas lavouras da BR-293. A cada buraco maior, desce, observa e traça uma estratégia para vencê-lo. Escoar a produção pela pequena estrada de terra é, talvez, o maior desafio dentro do processo de produção este ano.  
“Aqui acho que vou ter que colocar um trator de prontidão para ajudar o caminhão a subir. Sozinho ele não consegue”, planeja o agricultor, em frente a uma ladeira íngrime e cheia de pedras soltas.
Segundo ele, há mais de um ano patrolas não passam pela estrada. A informação não causa espanto. A via com pouco mais de cinco metros de largura em alguns trechos está esburacada e cheia de pedras. Em alguns pontos, a chuva abriu valas com mais de 30 centímetros de profundidade em meio a pista. 
“As estradas de hoje no nosso interior são as mesmas do tempo que surgiu o município. Não é pra andar de caminhão. É estrada para passar com carro de boi”, brada o agricultor Fredo Westermann, um dos principais líderes do setor agropecuário no município. 
O problema é que os caminhões vão ser os veículos que irão rodar com mais frequência nos próximos dias, já que Piratini deve intensificar o processo de colheita da safra recorde esperada para este ano.
Só o agricultor Claudinir Strike estima que os três caminhões que serão utilizados para escoar a produção dele façam 30 viagens em meio aos corredores do segundo distrito do município. Seis viagens por dia. O trajeto mais curto, de 13 quilômetros, foi o que percorremos. Mas para chegar a outra propriedade, a distância sobe para 23 quilômetros. Fora ele, mais de 10 outros produtores repetirão a saga de transportar a oleaginosa das lavouras até as unidades de recebimento de grãos da região. A dificuldade em trafegar faz com que o tempo das viagens quase duplique. 
“Em épocas que a estrada estava melhor, os caminhões faziam este trajeto maior em 40 minutos. Agora, leva uma hora e 20 minutos, ou mais”, conta.


Sem respostas
Durante três dias a reportagem tentou localizar o secretário de Infraestrutura e Logística de Piratini, mas ele não foi encontrado. Contatos telefônicos foram feitos e a equipe esteve na sede da prefeitura. Outros secretários também foram procurados por telefone, mas não atenderam as ligações. 

O progresso do asfalto ainda não chegou a Pedras Altas
Uma das únicas cidades da região sem acesso asfáltico, Pedras Altas convive há anos com a esperança de viver longe dos buracos. O que, ao que parece, está longe de ocorrer. 
A obra de pavimentação da RS-608 perdura há anos. Até agora, sequer um pingo de asfalto foi derramado na estrada. A obra mais visível até o momento foi a modificação no traçado de algumas curvas, para encurtar distâncias e diminuir o custo da operação. 
Enquanto isso, motoristas convivem diariamente com o martírio que é percorrer os pouco mais de 30 quilômetros que separam Pedras Altas de seu antigo município sede, Pinheiro Machado. 
“São mais de 10 anos de promessa de asfalto, mas até agora nada. De caminhão, hoje levo uma hora. Mas houve períodos em que a viagem demorava uma hora e quarenta minutos”, recorda Delmar Krüger. Há 20 anos ele e o pai viajam de Pelotas até Pedras Altas para comercializar frutas e legumes, em uma feira montada na carroceria de um caminhão. 
“A velocidade máxima que a gente consegue andar é 40 por hora, em alguns trechos mais largos da estrada. A maior parte do tempo é devagar, pra evitar gastar muito com manutenção do caminhão”, conta. 
A suspensão dos automóveis sofre. Segundo o empresário Flávio da Rosa, não é qualquer carro que aguenta o tranco, “só jipe, kombi e fusca, e olhe lá!”. 
“Arrebenta amortecedor, mola, e tudo mais. Vive dando problema na parte de baixo dos carros. A manutenção tem que ser contínua. E volta e meia se encontra pedaços de para-choque e de escapamento na estrada”, acrescenta Flávio, que fala com propriedade do assunto, já que possui cinco kombis e três ônibus que transportam passageiros pela região em viagens fretadas.   


O Governo do Estado diz:
Segundo o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), a obra de pavimentação da RS-608 teve início no ano de 1998. Depois, teria sido paralisada e retomada somente em 2010. O prazo atual para conclusão é junho de 2013, mas será prorrogado. O atraso ocorreu devido a problemas de licenciamento da obra. Segundo o Daer, já estão sendo iniciados os trabalhos de pavimentação nos trechos já terraplenados. A obra deve custar aproximadamente R$ 22 milhões aos cofres do Estado e o novo prazo para conclusão não foi informado.

A culpa é da burocracia, diz secretário Mainardi 
A frente de uma das pastas mais envolvidas no assunto, o secretário de Agricultura Luiz Fernando Mainardi culpa a burocracia pelos problemas de logística rural, e alerta: o campo está a beira de um colapso, caso medidas não sejam tomadas. 
“A ideia surge em uma sala de forma maravilhosa. Sai da sala de projetos ainda melhor. O problema são os corredores que a proposta precisa ultrapassar antes de ser executada. Cada medida percorre um número infinito de salas e gabinetes”, exemplifica o secretário. 
Para Mainardi, a velocidade com que o agronegócio cresce no Brasil não é acompanhada pelas obras de infraestrutura. O problema acaba estourando na conta dos produtores, estimulados a investir em tecnologia para o aumento da produtividade, mas injustiçados quando o assunto são as contrapartidas do governo. 
“Precisamos desobstruir os caminhos que levam a melhorias de estradas, portos e aeroportos. Tem de haver uma solução legal, transparente, que substitua a atual burocracia e agilize os processos. Uma licença ambiental, por exemplo, pode atrasar um ano, dois anos. Não pode acontecer. O grande adversário que temos é a estrutura estatal que se alimenta da burocracia”, afirma. 

O problema é nacional 
O colapso na logística rural não é “privilégio” gaúcho. A falta de estradas em boas condições é o principal problema dos agricultores da região Centro-Oeste, maior produtora de grãos do país. As possíveis soluções também são alvos frequentes de seminários e debates do setor. Muitas ideias, poucas ações. 
Esta semana a desorganização pode ter penalizado o país. Uma trading da China, principal país comprador de soja no mundo, cancelou a importação de 2 milhões de toneladas de oleaginosa devido ao atraso na liberação de navios no porto. Dos 12 navios com soja encomendada, dez não chegaram ao país asiático. 
A medida soa como estratégia dos matreiros chineses para revisar preços. Mas não pode ser desconsiderada. A demora nos portos existe, e beira o absurdo. Em Paranaguá, as embarcações chegam a ficar 60 dias atracadas até que o carregamento seja finalizado. E cada dia de navio parado gera um custo que varia entre 20 e 30 mil dólares. 

Porto de Rio Grande sem filas 
No quesito portuário o Rio Grande do Sul leva ligeira vantagem pela proximidade entre as lavouras e os terminais graneleiros de Rio Grande. Os quatro ramais são operados por empresas privadas (Termasa, Tergrasa, Bunge e Bianchini), que tem expertise no processo de embarque de soja e trabalham com eficientes mecanismos de agendamento via internet. Segundo o diretor do complexo Termasa-Tergrasa, Guillermo Dawson, o sistema, em funcionamento desde 2007, garante que 1,2 mil caminhões descarreguem a oleaginosa por dua nos terminais, com apenas algumas horas de espera.
“Os quatro ramais do complexo portuário possuem capacidade para carregar um navio de 60 mil toneladas em até 48 horas. O terminal da Tergrasa tem um sistema que faz o trabalho ainda mais rápido, podendo levar apenas 20 horas”, explica, Dawson.

Rio Grande como alternativa para Paranaguá 
O porto de Rio Grande já serve como alternativa para o apagão logístico de Paranaguá. Há pouco mais de uma semana, um navio com 60 mil toneladas de soja produzida no Paraná desceu até Rio Grande para ser embarcado nos terminais gaúchos.
Anualmente, o Porto de Rio Grande também é alternativa para o escoamento das safras uruguaia e paraguaia. 
Segundo Dawson, a partir desta semana a soja cultivada no noroeste do Estado já começa a descer até o sul do Estado, já que o processo de colheita já ocorre nas regiões produtoras. 

domingo, 24 de março de 2013

Casal sobrevive a choque contra vaca na 702



A prudência e o respeito às leis e regras de trânsito, são os fatores que explicam a sobrevivência do policial militar aposentado Jaimes Silveira e de sua esposa Maria Silveira, que chocaram seu veículo Chevete contra uma vaca leiteira que pesa no mínimo meia tonelada, próximo ao Assentamento 8 de Maio na ERS 702 em Piratini neste domingo por volta dás 19:00 hs.
João Paulo Costa, farmacêutico da cidade, foi um dos primeiros a chegar ao local para prestar socorro às vítimas e informou à nossa reportagem que o casal usava o cinto de segurança.
Um dos policiais militares  presente à ocorrência e que conhece Jaimes, afirmou que uma de suas características ao volante é trafegar em baixa velocidade, em média 60 quilômetros por hora.
Os dois fatores juntos, aliado a uma grande dose de sorte, resultaram em escoriações consideradas leves diante do que poderia ter acontecido já que o enorme animal morreu devido ao choque.


O motorista saiu com maior número de ferimentos. Cabeça, testa, e um dos braços que foi imobilizado pela equipe do Samu que optou por prestar todos os procedimentos iniciais no local para posterior transferência ao Pronto Atendimento, foi o saldo para ele. Maria, a carona, teve escoriações nos lábios.
O fato deixou o trânsito mais lento no local e a Brigada Militar teve trabalho para retirar da estrada outras três vacas, também leiteiras, que circulavam soltas em cima do asfalto e no acostamento.
O proprietário dos animais não foi identificado e após investigação, poderá ser responsabilizado pelo acidente.
Praticamente todo o trecho de 35 quilômetros da rodovia oferece o risco para este tipo de colisão devido às pastagens e propriedades das criações bovinas se localizarem a beira da estrada.









Bombeiros ainda em busca de uma casa

Jakson Burille à direita. À esquerda, o instrutor Pierre Lamballais
Está previsto para maio o inicio da formação de no mínimo trinta Sapadores- Bombeiros para integrar a corporação voluntária de Piratini, pela Associação Nacional dos Sapadores Bombeiros, ANSB, que escolheu a cidade para começar seu trabalho suas pelo Brasil.
Com o processo de seleção marcado para cinco de abril, o presidente da entidade, o francês Pierre-Louis Lamballais, responsável inclusive por formar bombeiros militares no Brasil e no exterior e, também o Comitê Local, estão preocupados com a falta de uma instalação, mesmo que provisória para montar a estrutura.

Mesmo com todos os movimentos realizados pelos integrantes da ANSB em Piratini objetivando sensibilizar possíveis doadores ou até cedentes de um terreno ou prédio, de concreto ainda nada se teve de retorno.

- A cidade, o meio empresarial e também a prefeitura, parecem ainda não ter entendido não só a necessidade, mas, também a importância de criar aqui um quartel de bombeiros voluntários e, muito menos, a importância desse nosso trabalho praticamente solitário e muitas vezes alvo de desestímulo por parte de alguns – reclama Jakson Burille, (à direita na foto), responsável por convencer a ANSB formar em Piratini..

Ele se refere não somente a falta de retorno do prefeito Vilso Agnelo a um requerimento da Câmara requisitando um prédio, mas também a falta de apoio e credibilidade de parte da comunidade ao que se pretende.

- Pedimos por empréstimo um prédio abandonado e alvo de vândalos na Rua da Genoveva (24 de Maio), que, se cedido pela prefeitura, seria alvo de um mutirão renova-lo e adaptá-lo e, com isso, ter um local para organizar o quartel. Mas não tivemos nenhuma resposta – revela Jakson, que amplia:

- Me parece uma questão cultural. As pessoas vivem reclamando que Piratini deveria ter isso e aquilo. Mas na verdade, querem que a prefeitura faça tudo e nós, decidimos parar de esperar e fazer e nem assim somos compreendidos –

sábado, 23 de março de 2013

Homem invade e leva tiro de proprietário


Ainda não foi possível para nossa reportagem, obter informações mais completas sobre um fato policial ocorrido hoje pela manhã, segundo informações de plantonistas do Samu, no terceiro distrito.
Jorge Luís  Borges Lima, que deu entrada no Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição sem documentos, o que impediu saber qual sua idade, levou um tiro, possivelmente de um revólver calibre 38, que lhe atingiu o abdome e ocasionou sua transferência para Pelotas após atendimento.
Numa rápida conversa  com o Delegado Paulo Costa, ele disse que a versão informada pelo autor do disparo foi de que sua casa foi invadida por Jorge que pretendia rouba-lo.
Assustado, ele efetuou o disparo que antes atingiu uma porta, atravessando a mesma, para somente depois chegar  o alvo.
Ao dar entrada no P.A,  Jorge apresentava um comportamento alterado, não sendo possível para a equipe médica de plantão saber se isso era fruto de embriaguez ou problemas psicológicos.
Por ter entrado em estado de choque, o idoso autor do tiro não teve condições de prestar seu depoimento à políciaque ficou marcado para a próxima segunda-feira.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Polícia indicia 16 no inquérito da Boate Kiss


A Policia Civil de Santa Maria relacionou 35 pessoas como culpadas diretas ou indiretas pela tragédia da boate Kiss, que matou 241 pessoas. Os nomes foram divulgados pelo delegado Marcelo Arigony na tarde desta sexta-feira (22), depois da remessa do inquérito que investigou o caso à Justiça. Entre os acusados estão 16 pessoas que seriam culpadas por homicídio, inclusive os sócios da boate e duas familiares de um deles, um funcionário da casa e um integrante da banda Gurizada Fandangueira. A Polícia também apontou o prefeito Cezar Schirmer como culpado, mas não fez o indiciamento e encaminhou relatório ao Tribunal de Justiça porque ele tem foro privilegiado.

Foram indiciados por homicídio qualificado com dolo eventual (por terem assumido o risco de matar) Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda), Luciano Augusto Bonilha Leão (produtor), Elissandro Callegaro Spohr (sócio da Kiss), Mauro Londero Hoffman (sócio da Kiss), Ricardo de Castro Pasche, Ângela Aurelia Callegaro, Marlene Teresinha Callegaro, Gilson Martins Dias e Vagner Guimarães Coelho.
No inquérito policial apresentado pelo delegado Arigony também constam "indícios da prática de homicídio culposo" por parte do prefeito da cidade. O inquérito também vai ser encaminhado à CPI na Câmara dos Vereadores de Santa Maria para investigar supostos atos de improbidade administrativa pelo prefeito. Uma cópia do inquérito também seguirá para Justiça Militar do Rio Grande do Sul para apurar indícios da prática de homicídio culposo por nove bombeiros.
Conclusões

Arigony disse que as vítimas morreram por asfixia causada por cianeto e dióxido de carbono, liberados pela espuma de contenção acústica. Os fogos de artifício utilizados pelo grupo eram, segundo Arigony, para uso externo e mais baratos do que os artefatos recomendados para o uso interno.

Ele exibiu dois vídeos de celulares de pessoas que estavam no local que mostraram o momento em que os membros da banda tentaram apagar o fogo com um extintor de incêndio, que não funcionou. O delegado também afirmou que diversas testemunhas confirmaram que a boate Kiss estava com ocupação superior à permitida na noite do incêndio.
Elementos de prova colhidos no curso da investigação

1 – Prova Pericial
2 - Prova Documental
3 – ProvaTestemunhal

Principais conclusões da investigação
O fogo teve início por volta das 3h da madrugada do dia 27 de janeiro, no canto superior esquerdo do palco (na visão dos frequentadores), deflagrado por uma faísca de fogo de artifício (chuva de prata) empunhado por um integrante da banda Gurizada Fandangueira. O extintor de incêndio, localizado ao lado do palco da Boate, não funcionou no momento do início do fogo.

A boate Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás. Havia superlotação: no mínimo 864 pessoas estavam no interior da boate. A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular, feita de poliuretano.
As grades de contenção (guarda-corpos) existentes na boate atrapalharam e obstruíram a saída de vítimas. A boate tinha apenas uma porta de entrada e saída. Não havia rotas adequadas e sinalizadas para a saída em casos de emergência. As portas apresentavam unidades de passagem em número inferior ao necessário. Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas.


Indiciamentos
1. Marcelo de Jesus dos Santos (vocalista da banda Gurizada Fandangueira) - como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro, e artigo 250, parágrafo 1º, II, “b”, (incêndio) do Código Penal Brasileiro, todos na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro;

2. Luciano Augusto Bonilha Leão como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro, e artigo 250, parágrafo 1º, II, “b”, (incêndio) do Código Penal Brasileiro, todos na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro;
3. Elissandro Callegaro Spohr como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro, e artigo 250, parágrafo 1º, II, “b”, (incêndio) do Código Penal Brasileiro, todos na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro;
4. Mauro Londero Hoffman como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro, e artigo 250, parágrafo 1º, II, “b”, (incêndio) do Código Penal Brasileiro, todos na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro;
5. Ricardo de Castro Pasche como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro, e artigo 250, parágrafo 1º, II, “b”, (incêndio) do Código Penal Brasileiro, todos na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro;
6. Ângela Aurelia Callegaro como incursa como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro, e artigo 250, parágrafo 1º, II, “b”, (incêndio) do Código Penal Brasileiro, todos na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro;
7. Marlene Teresinha Callegaro como incursa 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro, e artigo 250, parágrafo 1º, II, “b”, (incêndio) do Código Penal Brasileiro, todos na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro;
8. Gilson Martins Dias como incurso, na forma do artigo 13, parágrafo 2º, “a”, do Código Penal Brasileiro, como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro;
9. Vagner Guimarães Coelho como incurso, na forma do artigo 13, parágrafo 2º, “a”, do Código Penal Brasileiro, como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121 (homicídio doloso – dolo eventual), parágrafo 2º (qualificado), inciso III (asfixia), do Código Penal Brasileiro, e 623 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 2º, inciso III (asfixia), c/c artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro,
10. Miguel Caetano Passini (atual Secretário Municipal de Mobilidade Urbana) como incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro, a forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro. Não foi indiciado neste momento pelos crimes de lesão corporal de natureza culposa, ante a falta de representação das vítimas, o que é uma condição de procedibilidade.
11. Luiz Alberto Carvalho Junior (Secretário Municipal do Meio Ambiente) - Incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 3º, (homicídio culposo) do Código Penal Brasileiro, na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro; deixamos, por ora, de indiciar pelos eventuais crimes de lesão corporal de natureza culposa, ante a falta de representação das vítimas, condição de procedibilidade.
12. Beloyannes Orengo de Pietro Júnior (Chefe da Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana) - Incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 3º, (homicídio culposo) do Código Penal Brasileiro, na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro; deixamos, por ora, de indiciar pelos eventuais crimes de lesão corporal de natureza culposa, ante a falta de representação das vítimas, condição de procedibilidade.
13. Marcus Vinicius Bittencourt Biermann (Funcionário da Sec. de Finanças que emitiu o Alvará de Localização da boate) - Incurso 241 vezes nas sanções do artigo 121, parágrafo 3º, (homicídio culposo) do Código Penal Brasileiro, na forma do artigo 69, “caput”, do Código Penal Brasileiro; deixamos, por ora, de indiciar pelos eventuais crimes de lesão corporal de natureza culposa, ante a falta de representação das vítimas, condição de procedibilidade.
14. Gerson da Rosa Pereira (Major Bombeiro que incluiu documentos na pasta referente ao alvará da boate) - Incurso nas sanções do artigo 347 (fraude processual), parágrafo único, do Código Penal Brasileiro;
15. Renan Severo Berleze (Sargento Bombeiro que incluiu documentos na pasta referente ao alvará da boate) - Incurso nas sanções do artigo 347 (fraude processual), parágrafo único, do Código Penal Brasileiro;
16. Elton Cristiano Uroda (ex-sócio da boate kiss) - Incurso nas sanções do artigo 342 (falso testemunho), §1º, do Código Penal Brasileiro;


Desdobramentos da investigação
• Cezar Augusto Schirmer - Havendo indícios da prática de homicídio culposo, será remetida cópia do inquérito policial à 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande de Sul, para apurar responsabilidade criminal do prefeito municipal Cezar Augusto Schirmer.
• Será remetida cópia do inquérito policial à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, para apurar a prática de eventuais atos de improbidade administrativa, do prefeito Cezar Augusto Schirmer e seus secretários.
• Indícios de prática de crime de homicídio culposo – previsto no artigo 206, parágrafo primeiro, do Código Penal Militar Brasileiro, na forma do artigo 29, parágrafo segundo, do mesmo diploma legal. Será remetida cópia do inquérito para a Justiça Militar do Rio Grande do Sul para a apuração das condutas dos bombeiros: Moisés da Silva Fuchs, Alex da Rocha Camillo, Robson Viegas Müller, Sergio Rogerio Chaves Gulart, Dilmar Antônio Pinheiro Lopes, Luciano Vargas Pontes, Eric Samir Mello de Souza, Nilton Rafael Rodrigues Bauer e Tiago Godoy de Oliveira.
• Será enviada cópia do Inquérito Policial ao Crea e ao CAU, a fim de averiguar eventuais responsabilidades profissionais dos engenheiros e arquitetos que prestaram serviços à Boate Kiss.
• Quanto ao Inquérito Civil n.º 00864.00145/2009, elaborado pelo Ministério Público, no qual restou firmado um TAC, será encaminhada cópia do inquérito policial à Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, nos termos da Lei nº. 8.625/93.
• Será remetida cópia do Inquérito Policial às Comissões das Câmaras dos Deputados Federal e Estadual do Rio Grande do Sul, para subsidiar ações legislativas.
• Será encaminhado ofício ao Ministério Público noticiando possíveis práticas de improbidade administrativa (Lei Nº 8.429/92) por parte dos seguintes servidores: Cezar Augusto Schirmer, Moisés da Silva Fuchs, Alex da Rocha Camillo, Daniel da Silva Adriano, Marcelo Zappe Bisogno, Miguel Caetano Passini, Luiz Alberto Carvalho Junior, Beloyannes Orengo de Pietro Júnior e Marcus Vinicius Bittencourt Bierman

Com informações da Agência Estado e Polícia Civil

Soja já começa a ser colhida em Piratini


Roberto Witter
Vinte e quatro hectares de soja super precoce inauguraram a colheita da oleaginosa em Piratini. Os grãos retirados no campo refletem o otimismo dos agricultores, que esperam uma safra recorde para 2013. 
Segundo cálculos do empresário cerealista Fredo Westermann, (foto), que acompanha o andamento da cultura de perto no município, Piratini ampliou em 45% a área destinada à soja. O número foi bem acima do índice de crescimento estimado pelo setor antes do final da semeadura, que era de 35%. 

“Com a produtividade deste ano, no mínimo, o município deve colher mais de 55,2 mil toneladas de soja”, estima Westermann, que é dono da única empresa de recebimento de grãos da cidade. 
O início da colheita também tem revelado um produto de boa qualidade.
Chuva em boa hora

Ao contrário do início do ciclo, quando as precipitações foram regulares e em bons volumes, um curto período de estiagem nos últimos dias trouxe preocupação para algumas regiões do município, segundo a Emater. 

Atualmente, 50% da soja semeada em Piratini está na fase de enchimento de grãos, época que a planta mais necessita de água. A chuva dos últimos dois dias, portanto, foi providencial.

“Em algumas áreas já existe o risco de pequena quebra de produtividade. A chuva foi boa, cerca de 20 milímetros (até a tarde de ontem), mas poderia ter sido um pouco maior o volume”, avalia Élio Aurélio, que é engenheiro agrônomo e chefe do escritório da Emater na cidade. 

Milho
A pequena estiagem também prejudicou a cultura do milho. Variedades cultivadas mais cedo tiveram excelente desenvolvimento. Já o milho do tarde, que se divide entre as fases de floração e de enchimento de grãos, não resistiu bem ao déficit hídrico. A Emater, no entanto, ainda não consegue estimar o tamanho do prejuízo que sofrerão os agricultores. 

Diário Popular

no Leitzke, o almoço mais saboroso da cidade


Salve leitores do Eu Falei! Quando o meio-dia se aproxima, à fome vai apertar e o apetite vai aumentar e o paladar ficará aguçado querendo experimentar um bom tempero.
Tudo que há de melhor e mais saboroso na gastronomia do berço farrapo, está nesta sexta-feira à sua disposição tem como opção preferida o tempero, o sabor e tantos outros requisitos que os apreciadores da boa culinária gaúcha, encontram no Restaurante Leitzke.
A passagem final após servir-se no diversificado Buffet, acontece no setor preferido do assador Rudi Leitzke, mestre na arte de um suculento churrasco.  Bem assadas, mal passadas, crocantes, a carne bovina, a nossa gaúcha carne de ovelha de sabor inigualável, os cortes suínos, salsichão e o frango que certamente é um dos motivos que farão você retornar.
Ali, na Crispim Duarte Gomes ao lado do Banco do Brasil, os proprietários Rudi, Matheus e Nora Nei e toda equipe Leitzke, estão te aguardando de segunda a domingo dás 08:30 às 15:30.
Lembrando que para facilitar, o disponibiliza diversas bandeiras de cartão de crédito, entre elas, Visa, Master, Banrisul e Refeisul.
Então já sabe: se bater aquela fome ou vontade de experimentar um tempero saboroso, Restaurante Leitzke espera por você na Crispim Duarte Gomes 158, ao lado do Banco do Brasil. Fone: 3257-1282. E vem novidade aí:  a direção do Leitzke já garantiu participação na promoção Clic Premiado do Eu Falei. É só aguardar para saber como participar e o que você vai ganhar do restaurante referência em gastronomia da 1ª Capital.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Notícias do Hospital agora também no Eu Falei


 A partir desta sexta-feira, os leitores do Blog Eu Falei, inclusive os residentes na zona rural aonde o sinal de internet já chega com qualidade suficiente para uma boa navegação, passam a ter a oportunidade de acompanhar o estado de saúde dos pacientes internados no Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini.
O serviço de utilidade pública consagrado na Rádio Nativa FM, indo ao ar entre meio dia e uma da tarde no Informativo Correio Rural, passa então a ter uma versão escrita para acompanhamento durante outros horários através do Blog.
Para o presidente da entidade Laerto Farias, a parceria com o Eu Falei que já dura seis meses, será mais uma oportunidade de manter familiares, vizinhos e amigos dos internados, informados e acompanhando diariamente a situação dos enfermos, hábito peculiar de quem mora no interior do município.