terça-feira, 30 de abril de 2013

Lions realiza mutirão ecológico na 702


Ao longo de dez quilômetros, o lixo foi recolhido
A serviço da natureza, os integrantes do Lions Clube  Piratini percorreram no domingo, 28, os dez quilômetros que separam a área urbana da cidade, do Cancelão, bairro populoso e de acesso de chão batido.
A missão, tanto dos leoninos quanto de seus apoiadores, Secretarias Municipais de Saúde e Serviços Urbanos e também da Cooperativa de Catadores de Piratini-  CooPiratini, foi recolher todo o lixo, a maioria que provém da ausência de hábitos saudáveis, jogado às margens da ERS 702.
Mas à ação a ser seguida como exemplo, somou-se ainda às informações levadas por funcionários da Secretaria de Saúde sobre a Dengue  aos residentes ao longo do percurso chamado Cerro da Fumaça.
Segundo Jasson Rodrigues, vice- Presidente do Lions Clube Piratini, o principal objetivo do mutirão foi chamar atenção dos usuários da rodovia com relação ao lixo jogado nas suas margens.
- Foi recolhido em todo o trajeto quase um caminhão de lixo- Informou.
Logo após o final da coleta, a equipe do mutirão reuniu-se na sede do Lions Club para um almoço de confraternização. 




Dupla tenta furto no Magazine Shabah


Frustrada a tentativa de uma dupla em lesar o comércio local nesta tarde no centro comercial de Piratini.
Segundo a direção do Magazine Shabah, loja situada na Avenida Maurício Cardoso, duas meninas que, pela aparência podem ser menores de idade, uma de cor negra e outra de cor branca, entraram no estabelecimento e puseram, sem que os atendentes percebessem, um moletom dentro da bolsa que uma delas portava.
 Ao saírem da loja que é dotada de sistema de alarme, o mesmo disparou e ao correrem,   foram perseguidas por uma das funcionárias e acredita a direção, também se assustaram com o policial militar que faz guarda no Fórum local, o que as fez abandonar a bolsa pelo caminho.
Ao abrir-la, além da peça roubada, também foram encontradas duas blusas femininas que pela etiqueta identificou-se pertencerem à loja Bem Bolado Confecções localizada em outra extremidade do eixo central.
A dupla não é tratada como suspeita por ter sido reconhecida pelos lojistas, portanto, são acusadas pelo furto registrado pela Brigada Militar.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mateada dos sapadores supera 16 mil reais


Avenida ficou lotada para Mateada
Se ainda havia alguma dúvida de que o principal apoio para alcançar o êxito ao almejar montar e manter uma corporação voluntária, a comunidade, a resposta veio na tarde do domingo com a Mateada realizada na Avenida Gomes Jardim onde entre outras atrações, a sonorização do Porão Sertanejo, os pagodeiros do Naquele Clima e o gauchismo do Toque Fandangueiro, oportunizaram diversão e lazer para quem compareceu e se somou à causa dos Sapadores Bombeiros.

A Celeiro Infláveis garantiu às crianças lazer e diversão, enquanto os membros do Comitê Local que entram em treinamento em 17 de maio, se desdobravam ajudados por outros voluntários para atender a fila formada na copa que vendeu além de bebidas, toda a produção de pastéis, mais de 500, confeccionados para o evento.

Um bolo, doado pela confeiteira de sucesso Paty Aver, em formato de caminhão de bombeiros, foi rifado e, seu ganhador, Fladimir Gonçalves,  retornou o prêmio à corporação para que fosse desta vez, leiloado, o que ocorreu duas vezes ultrapassando a marca dos R$ 200.00.

O evento que além de captar recursos teve como objetivo principal aproximar ainda mais a comunidade do projeto, registrou um momento especial. Já tendo requisitado entrar no Comitê, que será na verdade quem após receber os treinamentos dará o mesmo aos recrutas, Marli Segatto foi surpreendida ao ser chamada ao palco e incorporada na presença de todos e agora já é uma das que terá que passar por 80 horas/aula este mês.
Empresas fizeram doações para compra de veículo
Em meio a tantas surpresas, shows e chimarrão com a Erva-Mate Gaúcha de Serra, os envelopes com os valores entregues por algumas das empresas convidadas à comparecer e doar recursos para a compra do primeiro veículo de combate a fogo, foram sendo abertos.
A cada real revelado, a vibração do público, independente da quantia doada e, ao final, ultrapassou-se a quantia de 16 mil reais em doações, sem contabilizar os ganhos obtidos na copa.
O dinheiro arrecadado com a venda do Pastelaço, concluído no sábado quando foram vendidas 2.400 unidades e que não faz parte dos 16 mil anunciados,  será usado para a compra de parte do uniforme.
Essa semana, a expectativa ficará por conta de outras três doações, duas delas, já confirmadas, restando apenas o valor a ser informado.
Westermann, Piratini Energia e Tanagro S/A, devem fazer a poupança para o caminhão engordar no mínimo mais 12 mil reais.

Confira a lista dos doadores.

Ótica Q vista: 200 reais

Anônimo: 400 reais

Bombachas Shamsa- 2.000 reais

GP Transportes- 680 reais

Anônimo: 20 reais

Abastecedora GKS- 5.000

Paty Aver- 200.00

Esquadrias Mariposa- 200 reais

Crehnor Sul -2.000 reais

Copiart- 300 reais

Skank Confecções- 274 reais

Funcionários do Banco do Brasil- 279 reais

Supermercado Weege- 2.000 reais

Darci Cabeleireiro- 100 reais

Acias/ Cdl – 2.400 reais

Futura Loja OI- 100 reais.


Incêndio criminoso destrói rural de trilha



Situações sinistras continuam a ocorrer na pacata Piratini.
Tudo leva a crer que foi um ato criminoso que consumiu um Rural ano 1975 na madrugada de domingo na Rua René Lessa da Rosa, onde no pátio de uma oficina, o veículo se encontrava aguardando conserto.
As chamas foram percebidas pela vizinhança por volta das 04h da manhã e imediatamente a chegada da Brigada Militar e, logo após do caminhão Pipa da Prefeitura de Piratini, que rapidamente controlou extinguiu o fogo evitando que as chamas atingissem o interior do prédio da mecânica.
Em fevereiro, um incêndio também criminoso destruiu completamente um Del Rey no Cerro do Galdino, 1º Distrito e, dessa vez, deixaram um prejuízo de 12 mil reais para Rodrigo de Oliveira Rosa, 32 anos, que adquiriu a camioneta fabricada nos anos 70 e investiu pesado nela para a prática de trilhas Off -Road, alterando a suspensão , instalando direção hidráulica aros e rodas compatíveis com o esporte.
Segundo a mãe de Rodrigo, Sueli Rosa, o filho deixou a Rural na oficina para realizar pequenos reparos para em seguida coloca-la à venda.
Diante do crime cometido a única alternativa será vender o que sobrou separadamente.
A ocorrência foi registrada na Polícia Civil.

sábado, 27 de abril de 2013

Civil monitora e prende dupla de caçadores



Seis tatus e outras espécies em processo de extinção. Esse foi o saldo de um trabalho de monitoramento realizado policiais civis de Piratini coordenados pelo Delegado Paulo Costa neste sábado.
A ação resultou na prisão de dois homens em flagrante delito, suspeitos também do crime de posse ilegal de arma de fogo.
O monitoramento tinha exatamente este objetivo, prender caçadores em pontos onde costumeiramente os caçadores costuma agir.

 A movimentação da dupla em uma  moto alertou os agentes seguida por um carro. Para lograr êxito, a campana começou às 17h da sexta-feira sendo concluída hoje às 10h.

Na ocasião, além 6 tatus, os policiais apreenderam 3 espingardas, 74 cartuchos de calibre .20 e 4 cartuchos de calibre .24.
Além disso, os policiais apreenderam diversas fotos envolvendo os suspeitos na caça de outras espécies silvestres consideradas em extinção.
Embora no interior do Estado a caça de TATU seja uma prática costumeira, importante ressaltar que a espécie apreendida, o TATU MULITA ( Dasypus hybridus - controlador natural de insetos), está classificado no Ministério do Meio Ambiente com espécie quase ameaçada de extinção, com critérios utilizados pela União Internacional para a Conservação da Natureza - IUCN.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Com a mão Massa para tornar realidade


Ao amanhecer uma preocupação: num universo de 2.000 mil unidades estipuladas, no último dia do prazo para alcançar a meta, ainda faltavam 500 pastéis para o objetivo almejado.
Mas foi susto de principiante. Somente no Bom Dia, programa da Rádio Nativa, mais 200 pastéis foram vendidos em uma hora. E quando o relógio marcou 15 h, a correria foi para conseguir massa caseira para atender as mais de 2.300 unidades  vendidas,  obrigando a organização a paralisar as vendas, o que foi motivo de lamento de dezenas de interessados.

Esse é o resumo do Pastelaço dos Sapadores Bombeiros, um evento beneficente para levantar fundos para a aquisição de parte do uniforme dos alunos que começam o treinamento dia 17 de maio.
Com a colaboração da diretora Vilma Antunes e boa parte de sua equipe, a garotada que em breve formará a corporação de Sapadores-Bombeiros de Piratini, colocou a mão na massa para que amanhã, as 9 h, todos os pastéis estejam prontos para ser entregues na residência da comunidade que abraçou a causa e adere todas às ações do Comitê Local.

Mas não haverá descanso. Já na tarde deste sábado, todos finalizam a organização da Mateada dos Sapadores que tem inicio marcado para as 14 h do domingo.
Na atração, brinquedos infláveis, artistas locais, grupo de pagode e o fandango com o Grupo Toque Fandangueiro. No evento, a expectativa será pela revelação dos empresários convidados à participar e revelar com quanto vão contribuir para a compra do caminhão de bombeiros para a corporação.


Abigeatários matam seis na C. Alta



Novamente, os animais forma destroçados pelo ladrões
Cena frequente, prejuízo lamentado, mas, comum, incapacidade diante da situação.

Geralmente é o que vê e sente a vítima de abigeatários que na madrugada promovem uma carnificina nas propriedades da zona rural, praticando um crime que parece estar muito distante de ter controle.
O aviso à família, recebido via telefone, chegou logo ao amanhecer do dia 25, e ao chegarem da cidade à chácara de Iolanda Pires Madruga, localizada na Coxilha Alta, 1º Distrito, o que encontraram foram seis animais destroçados pelos ladrões..

 Das cinco vacas e um novilho, foram levadas apenas  quartos, costelas e parte do pescoço.
- O que também nos revolta, nos indigna, é que deixaram os animais mortos sem nem mesmo aproveitar todas as partes – disse Wanderson Madruga, neto da proprietária, que foi conferir a matança após a denúncia.
Ele critica a falta de combate ao crime que lesa o residente  no interior, mas reconhece que a qualidade do serviço também passa pela valorização dos agentes de segurança.

- Estamos inconformados com a Segurança Pública. Precisamos que haja uma valorização maior destes que trabalham com o objetivo de zelar pela vida e pelo patrimônio das pessoas. Nós, enquanto cidadãos, necessitamos que haja uma visão mais profunda a respeito da "segurança"- opina.
Ele justifica sua análise crítica com a falta de viaturas policiais que permitam condições à proteção necessária a quem cumpre seus deveres e paga seus impostos.
  Até quando, nós, cidadãos honestos iremos nos contentar com o que estamos vendo, onde quem não tem razão acaba sempre se dando bem? – indaga.

Carreta pega fogo em Pinheiro Machado



Uma explosão em dois pneus de uma carreta, responsável pelo transporte de veículos originou na perda de aproximadamente 400 mil. Esta explosão aconteceu no trevo do município de Pinheiro Machado (Sentido Pelotas). No local não se encontrava água para controlar as chamas, que muito rapidamente se espalharam, assim destruindo todos os veículos transportados. Cabe destacar que apenas deu tempo de separar a cabine do caminhão da parte da traseira, o que fez com que o motorista não corresse perigo. Confira algumas imagens:


Informações: Blog Pinheironline
Foto: Diego Espindola

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Piratini bate recordes na soja colhida


Fredo comemora a supersafra
Quem já plantava, acreditou e ampliou a área cultivada e hoje é tomado pela satisfação por saber que apostou certo. Quem dedicava suas lavouras à outras culturas ou até mesmo para pastagens consumidas na pecuária, igualmente verá, ao quitar as dívidas, muitos reais a mais na conta bancária. O produtor de soja de Piratini é o retrato de Brasil, país que comemora o recorde de 29 milhões de toneladas de grãos colhidos em 2013, onde a soja é um dos carros chefe da superprodução.

A família Westermann, uma das maiores do setor no município de 19 mil habitantes, igualmente está satisfeita, não só com o que colheu, mas também com o que seus silos, abarrotados do grão, têm recebido diariamente, o que obrigou aos gestores da empresa localizada na entrada da cidade,  requisitar à Cervejaria Ambev que retirasse a cevada até então armazenada, para dar lugar à soja.
- Apesar de em março ter nos faltando uma ou duas chuvas, a produção este ano vai superar 2012, quando colhemos 31 mil toneladas. Para 2013, não menos que 55 mil sairão das lavouras – calcula. Fredo Westermann, (foto acima), diretor da empresa de silos. 
Mas às somatórias comparativas vão além:
- Tão importante quanto a quantidade colhida, foi o aumento da área plantada que se elevou em 51%, comparada ao ano passado: de 15,197 hectares para 23 mil este ano. E neste universo, também os produtores, que em 2012 foram 57 e agora são 103 – quantifica.

Fredo destaca outros fatores importantes quando se tem uma superprodução na agricultura, como por exemplo, a geração de empregos durante todo o processo, mas principalmente durante a safra, e o impacto na economia do município.
- Isso é bom para o produtor, para a indústria e para o comércio. Somente a Westermann contratou dez novos funcionários, todos com carteira assinada. Isso imediatamente significa o dobro de dinheiro circulando nas lojas e, certamente, daqui a dois anos, quando se der publicidade à arrecadação que foram parar nos cofres públicos, com certeza o aumento foi ocasionado pela soja- presumi.

Capacidade
Westermann garante que nunca na história da empresa, enfrentou o aperto e o movimento deste ano no vai e vem de caminhões que descarregam  cerca de 900 toneladas diárias nos silos da armazenagem.
- Estamos apavorados. O movimento é histórico: 130% acima com relação ao ano anterior.  Entram 900 e saem apenas 200 toneladas  para o Porto de Rio grande.

Ponto Negativo.

Se Piratini se assemelha ao restante do país na safra recorde, não é diferente quando o assunto é logística para o escoamento. O país há muito tempo não investe o necessário para escoar suas riquezas e boa parte do lucro, assim como o estímulo do produtor e continuar, ficam pelo caminho.
Começa pela novela da limitada, arcáica e de baixa capacidade enquanto tonelagem, Ponte do Costa e a proibição da circulação de caminhões Bi trem, o que impede que a carga tenha cerca de oito toneladas a mais.

Mas o maior problema ainda é encontrado do acesso da lavoura até que os caminhões encontrem o asfalto ou um trecho de chão batido compatível com a riqueza gerada.
- Nossos armazéns recebem soja de Aceguá e nós não conseguimos receber do segundo distrito de Piratini por causa das péssimas condições das estradas- reclama o cerealista.
Ele questiona:
Qual o é o beneficio que o produtor tem do poder público mesmo sendo o trabalho dele que praticamente sustenta sozinho o município com a geração de impostos?

Fredo revela que a empresa adquiriu e utiliza maquinário próprio para dar manutenção em alguns trechos e com isso, facilitar o transporte e também reduzir os prejuízos com a mecânica dos veículos.
- Há a necessidade de um planejamento da administração antes da colheita, para poder receber a safra, pois quem ganha com isso não sou somente eu, mas, principalmente a cidade através, por exemplo, do ICMS – argumenta..
Ele concorda que esse planejamento deve e, contaria com a colaboração dos produtores de várias formas, entre elas, a doação do óleo diesel para a execução dos trabalhos.
- Nos procure. Temos que sentar e planejar juntos, o que é comum e funciona em outros municípios – finaliza.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Piratini: a ausência de festas perto do fim


Pode estar muito próximo do fim a falta de opções de diversão em Piratini.
A força tarefa do Corpo de Bombeiros de Pelotas, que percorre a região vistoriando, fechando ou liberando estabelecimentos noturnos, finalmente inseriu Piratini em seu roteiro.
O processo de análise teve inicio pela manhã de ontem, quarta-feira, com uma visita vistoria no Ginásio Municipal do Centro de Eventos Erni Pereira Alves, onde os bombeiros, acompanhados de uma comitiva da Prefeitura de Piratini, avaliaram as instalações, certamente dando um parecer sobre as alterações necessárias para que a Semana Farroupilha 2013 seja ali realizada.
Nenhuma informação sobre as constatações foram fornecidas pela prefeitura.
Após, a guarnição realizou outras vistorias e, entre elas, as mais aguardadas pela população que desde fevereiro não frequenta festas em ambientes fechados.
Mas neste caso, o final das análises foi feliz para os proprietários. Bailão Avenida, no Cancelão, Bailão do Gilson, salão de eventos localizado fora do perímetro urbano e Porão Sertanejo, receberam finalmente o aval dos bombeiros e terão seus alvarás concedidos.
Mas o capitulo final ainda precisa ser escrito. De posse da liberação dos Bombeiros, documento que deve ser emitido em no máximo 24 horas, os proprietários agora necessitarão de outro, desta vez, fornecido pela Prefeitura de Piratini, que deve vistoriar as casas noturnas para verificar se estas estão dentro das demais normas exigidas pelo município, entre elas, a sanitária. É aguardar.

Nei Fabião: a bola vai romper o silêncio

Chamar o velho Nei Fabião Valente, outrora marcante na história do futebol regional de “gigante”, certamente é um exagero com relação às suas medidas, mas um elogio merecido diante de tantos episódios marcantes e vitoriosos registrados não só em taças espalhadas pela sede, mas ainda na casa de um ou outro que foi responsável por escrever capítulos importantes no estádio com nome de tribo indígena.
O silêncio do adormecido que tanto incomodava que tem como prazer correr atrás da pelota, foi rompido: o Guarany está de volta.

Esta semana, nossa reportagem foi convidada pelo vice- presidente João Carlos Martins, a acompanhar o ressurgimento da estrutura que que causava pena e indignação na comunidade esportiva diante de seu abandono.

A grama que em alguns pontos estava com cerca de um metro de altura foi cortada com auxílio da prefeitura e hoje está pronta abrigar as disputas. Os muros devem ser pintados para a venda de espaços publicitários e ainda há uma intenção de colocar no mínimo um metro de tela acima deles para evitar invasões. Ainda faz parte das pretensões, a construção de um salão de eventos dentro do estádio com o objetivo de loca-lo para eventos particulares.

Com tudo isso, a bola já vai rolar redonda (pelo que se viu enquanto qualidade do gramado), no dia 1º de maio, quando o Nei Fabião abrigará um torneio de futebol e o próprio Guarany, já fez os primeiros contatos para voltar à ativa na sua velha nova casa.
João Carlos que integra o grupo responsável pelo ressurgimento do estádio, admite que eles, os demais membros da diretoria, também merecem ser responsabilizados por sua inatividade.
- As pessoas vão encontrando outras atividades e o esporte vai ficando de lado. A culpa também é nossa que deixamos o presidente sozinho – admite
Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.

Paredão começa busca saída para sapadores


 Pelas ações e movimentações que partem de todas às áreas, parece ser geral o abraço ao projeto de montar uma corporação de bombeiros voluntários em Piratini.

Na sessão da Câmara de Vereadores da terça-feira, 23, novamente à casa, através do vereador Daniel do Paredão,(à esquerda) PMDB, inseriu em sua pauta de indicações o trabalho dos alunos da Associação Nacional dos Sapadores Bombeiros, ANSB, que estão tornando realidade o quartel no município.

Pensando na sustentabilidade financeira futura da instituição, Daniel comunicou que está analisado as leis  existentes para dar inicio a um processo onde a comunidade através de suas faturas de água e luz, poderia, se quisesse, mensalmente colaborar com os Sapadores.
- No momento apenas aprovei ofícios que serão enviados à Corsan e CEEE, pedindo informações da viabilidade. Se a resposta for positiva, aí precisaremos ouvir a comunidade – explicou o parlamentar.

Ele entende que se os contribuintes, após consulta, referendo ou plebiscito, concordarem, abre-se a possibilidade de após este procedimento, as próprias empresas questionarem nas faturas a possível doação de cinquenta centavos por mês.
- Ninguém ficaria obrigado a contribuir e sim, somente quem autorizasse e a doação poderia ser suspensa a hora que a pessoa decidisse. mas acredito que pela importância que eles têm, teríamos uma quase total  aprovação– acredita.

O vereador elogiou a iniciativa do grupo que tem sido incansável na busca de recursos para viabilizar o projeto do quartel, e argumentou que sua sugestão não é inédita e impediria que depois de implantada, a corporação fosse extinta por falta de apoio.
- É louvável o esforço dos 10 integrantes do Comitê Local para formar o Corpo de Bombeiros Voluntários de Piratini. O que passo a buscar a partir de agora, já existe em outras cidades onde há bombeiros voluntários, sendo uma das maneiras mais usadas para dar suporte financeiro a quem presta um grande serviço à comunidade – disse.
- Se avançarmos neste sentido em Piratini, com a contribuição, vamos evitar que a nossa tenha o mesmo destino de tantas mostradas nos últimos meses pela mídia que fecham suas portas por falta de recursos, já que não há no Brasil não há uma legislação para bombeiro voluntário, assim, eles não são beneficiados por verbas públicas – finalizou.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Sapadores vendem 500 pastéis em um dia



A comunidade de Piratini aderiu definitivamente ao projeto que irá formar a corporação de Sapadores- Bombeiros Voluntários da cidade.
Após mobiliar o prédio cedido pela Prefeitura de Piratini, doando praticamente 100% dos móveis e louças para banheiro, agora a população está contribuindo ao participar do “1º Pastelaço dos Sapadores”, ação beneficente que consiste na venda de pastéis para arrecadar fundos a serem usados na compra de parte do uniforme.
Somente ontem, foram encomendadas 500 unidades ao valor de R$ 1.00.
A meta é vender 2000 mil unidades que serão preparadas nas dependências da Escola Vera Moreira, local ofertado pela direção do educandário, e entregues em domicílio na manhã do próximo sábado.
Para elevar as vendas, os promotores fizeram uma promoção: a cada 10 unidades encomendadas, o comprador leva uma de brinde.
Os pastéis serão entregues crus, devidamente embalados, sendo assim ideal para armazenamento na geladeira ou mesmo para serem imediatamente fritos.
Para fazer sua encomenda, ligue para os números à disposição na arte postada na matéria e na  capa do blog que promovem o evento.
Para finalizar esta etapa de arrecadação, está confirmada a Mateada dos Sapadores para este domingo, às 14 h na Avenida Gomes Jardim.
Presença do Grupo Toque Fandangueiro, artistas solo locais e do Grupo de Pagode Naquele Clima e também brinquedos infláveis para a diversão da criançada.

Vacinação contra gripe atinge 44%


Equipes atuaram na cidade e interior

A meta da Secretaria de Saúde de Piratini é superar os 63, 48% de cobertura atingida no ano passado com a vacina contra a Gripe Influenza, o que pelos números já registrados mostra ser possível em 2013.
No dia “D” da mobilização, último sábado, 20 de abril, as equipes de vacinação foram a campo, ou seja, percorreu a zona rural para alcançar o maior índice possível de pessoas e com isso também elevar a cobertura e todas as unidades de saúde da cidade (postos), permaneceram abertas para a aplicação da vacina.
A enfermeira chefe da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Hernandes, informou que em uma semana 44% dos grupos prioritários, (crianças, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas e idosos) foram vacinados.- Somente no grupo de idosos atingimos 43% dos que precisam receber a vacina. Além disso, imunizamos 403 pessoas com doenças crônicas – detalhou Fernanda que revelou sua perspectiva:- Comparando com os anos anteriores, podemos considerar um bom número de vacinados até o momento, e um interesse maior na realização da vacina e isso nos leva a crer que haverá a superação do índice – 
Fernanda lembrou que a vacina demora cerca de quinze dias para ter efeito e as pessoas incluídas no grupo de cobertura desta etapa, devem procurar o quanto antes os Postos de Saúde para entrarem o inverno protegidas. Os idosos acamados que não tiverem condições de se deslocarem até um Posto de Saúde, pode receber a vacina em casa, é só deixar  endereço no Centro Municipal de Saúde.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Diretora Vilma comenta ataque e ofensas

Paredes foram pichadas com ofensas à diretora
Obviamente triste pelo episódio, mas, centrada nas ações que deve tomar com relação ao acontecido e também no que diz respeito a continuidade do trabalho no educandário do bairro mais populoso de Piratini, Padre Reinaldo, a diretora da Escola Municipal Vera Moreira, Vilma Antunes,(foto abaixo), recebeu nossa reportagem no final da tarde desta segunda-feira para comentar os ataques anônimos que sofreu e que marcaram a segunda-feira no meio educacional e na população como um todo.
Vilma foi alvo de uma pichação na madrugada de domingo que a acusa de ladra e outros termos de baixo nível, escritos em uma das paredes da escola.

Ela conta ter sido avisada por uma colega de trabalho sobre a pichação e, inicialmente, fez contato com o prefeito em exercício Vitor Ivan e posteriormente efetuou registro na Polícia.
- Não acredito que isso tenha partido da comunidade, não de pais ou alunos, como estão tentando fazer parecer – disse Vilma, embasada no grande apoio que recebeu dos pais que foram à escola durante o dia todo prestar solidariedade.

- É claro que estou extremamente chateada, mas ao mesmo tempo, ciente de que estamos realizando aqui um bom trabalho. Nossa estrutura se ampliou, conseguimos 33 mil reais através de um projeto junto o Governo Federal e destes, 08 mil foram usados para pintar a escola, o que foi feito por mim, uma colega e outros três pais durante as férias – relata.
As pichações ofensivas foram o segundo ato criminoso que a gestão de Vilma Antunes atravessou. Anteriormente, a horta de onde parte dos produtos usados na merenda escolar eram retirados, foi destruída, fato que também gerou um boletim de ocorrência e não parou por aí: - Meu carro foi riscado de fora a fora- denuncia.
E o autor do ataque de domingo não se limitou somente às pichações.
Ele ou ela, parece não ter se intimidado com o movimento policial em torno do caso e para aumentar a pressão psicológica sobre a diretora, enviou hoje uma mensagem de texto para seu celular sem ao menos se preocupar em ocultar o número, o que permitirá durante as investigações, a polícia chegar ao proprietário do aparelho de onde partiu o texto com novas ameaças.

  

Acidente deixa um ferido no Cancelão


O sol intenso nos olhos do motorista, um dos fatores de grande periculosidade em determinadas horas do dia e, principalmente no inicio da manhã para quem está ao volante, foi à causa do choque de uma Brasília contra um caminhão que estava estacionado em uma das ruas principais do Bairro  parado no Bairro Cancelão, fato ocorrido hoje por volta das 07h30min.
A afirmativa é da própria vítima e condutor da Brasília, Tiago Valadão Souza, 20 anos, que segundo os atendentes do Samu, teve escoriações na face e ficou desorientado. Ele, após ser examinado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, foi conduzido para Pelotas para realização de exames mais detalhados.

helicópteros na caçada a bandidos em P. Altas


O clima na cidade de Pedras Altas é de expectativa. A população está nas ruas acompanhando a movimentação atípica da cidade ocasionada após o assalto a dois bancos na manhã desta segunda-feira (22).
Tudo começou por volta das 10h15min. Segundo o delegado Joel Wagner, uma quadrilha rendeu dois policiais militares em um Posto da Brigada Militar (BM), e roubou duas carabinas, uma pistola e dois coletes. Um policial militar foi rendido e levado como refém por um grupo de homens até o Banrisul do município. O carro utilizado para este percurso foi a própria caminhonete do posto, que foi roubada e utilizada pelos criminosos.
A quadrilha composta por quatro homens, um mandante que vestia terno e gravata e outros três que utilizavam coletes, teria invadido o banco e obrigado os funcionários a abrirem o cofre. Após, renderam o gerente do banco, o vigilante, e uma funcionária e os mantiveram reféns junto com o policial militar. Todos foram levados na carroceria da caminhonete. A quantia levada não foi divulgada pelo Banrisul.
Após, os quatro ladrões foram ao Sicredi. Logo na chegada, mandaram todos os funcionários saírem do banco e mantiveram todos perfilados em frente ao local, formando uma "parede humana". Muitos tiros foram disparados mas apenas duas funcionárias foram feridas. Uma delas, levou um tiro de raspão no braço e a outra foi atingida por estilhaços de um vidro que explodiu após ser atingindo por um disparo.
A quadrilha fugiu na caminhonete da Brigada Militar (BM). Na carroceria levaram o policial militar, o vigia do Banrisul, o vigia do Sicredi e uma funcionária do Sicredi. Todos os reféns já foram libertados.
Operação
A Polícia Civil e a BM estão reunidos em uma megaoperação para tentar prender os quatro homens. Caminhonetes, carros e helicópteros estão sendo usados nas buscas. Toda a região está contribuindo na investigação. As polícias rodoviárias federais e estaduais nas redondezas realizam barreiras conforme o andamento das investigações.
Informações; Diário Popular
Fotos: Carlos Queiroz

sábado, 20 de abril de 2013

Motorista sobrevive a queda em ribanceira


Os colegas de estrada que vinham logo atrás e também os moradores da localidade somados aos curiosos que foram parando seus veículos para ver o acontecido, custaram acreditar que, o motorista responsável por guiar uma Carreta Escânia que desceu uma ribanceira de no mínimo dez metros, saiu praticamente ileso das ferragens diante do estado em que ficou o veículo totalmente destruído.

Segundo informações de  outros caminhoneiros, ele saiu sozinho do que restou da cabine.
 o acidente ocorreu por volta das 20:00 h  de ontem, sexta-feira, quando, após descarregar sua carga de soja na Empresa Westerman Comércio e Agropecuária LTDA em Piratini, o experiente Ronaldo Alves dos Santos, 65 anos, com mais de três décadas ao volante, entrou reto no trevo que separa a ERS 702 da BR 293, Pelotas/Bagé.

O veículo, certamente com seu condutor desacordado, possivelmente por um mal súbito, percorreu cerca vinte e cinco metros até encontrar  o limite do acostamento e despencar na a ribanceira..
Colegas  asseguram que o próprio Ronaldo, natural de Pinheiro Machado e conhecido na comunidade e entre os profissionais da atividade como Macaco, conseguiu se livrar das ferragens retornando à BR com ferimentos na face, entre eles um profundo corte nos lábios e possivelmente uma fratura de mandíbula.
Conversamos pela manhã com o proprietário da empresa de transportes para quem Ronaldo trabalha, e ele disse que as causas do acidente ainda não eram de seu conhecimento, pois não havia conversado com seu funcionário que foi atendido em uma unidade de saúde de Pelotas.
No inicio da tarde a Ecosul e a Polícia Rodoviária Federal realizaram o processo de retirada da carreta e cavalinho que durou cerca de duas horas.

Caminhão quebra e Ponte fica interrompida


Na semana em que o Eu Falei publicou uma matéria onde alguns vereadores de Piratini, cansados do verdadeiro drama e jogo de empurra- empurra entre DAER e Secretaria  Estadual de Infraestrutura e Logística com relação ao inicio das obras da nova Ponte do Costa, quem utiliza a histórica e defasada travessia de mão única passou hoje novamente por mais um episódio de transtorno.
Um caminhão carregado imagina-se de soja, teve problemas mecânicos quando havia concluído metade do trajeto da ponte em direção a Piratini.

O ocorrido foi por volta de meio dia a partir daí, fica fácil imaginar o que rapidamente aconteceu.  Repetiu-se às cenas que já são corriqueiras toda vez que,um ou outro motivo, impede a continuidade do trânsito.  Gente furiosa diante do atraso, filas imensas de carros nos dois sentidos e os ônibus e passageiros da Empresa Embaixador, responsável pela linha Piratini/Pelotas, organizando o já tradicional sistema de baldeação, o que obriga os passageiros acumularem suas bagagens nas mãos ou costas, e percorrerem a pé o percurso até encontrar novamente o transporte para seguir viagem.
 Pouco mais de uma hora depois, nossa reportagem que se encontrava no local, contribuiu ao ir em busca de um outro caminhão que estava na fila e com a  ajuda de vários outros motoristas o veículo quebrado foi retirado do centro da problemática, estreita e já novamente esburacada travessia.


IPHAE garante direito de aplicabilidade


Um dos pontos que mais se discutiu entre os participantes da audiência pública sobre o futuro do Centro Histórico de Piratini, realizada na terça-feira 16, foi à legalidade de aplicabilidade das portarias do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, IPHAE.
Entendimentos divergentes de Promotores, advogados e autoridades de outros seguimentos, deixaram dúvidas se neste caso, tanto o Estado quanto a União, tem o direito de suprimir leis municipais e decidirem sobre o que é ou não permitido em áreas e edificações tombadas e outras.
Em entrevista á rádio Nativa, Eduardo Hahn, diretor do  IPHAE,(foto), presente ao evento, foi categórico neste sentido:
- Se quiséssemos, poderíamos executar nossas ideias, pois a legislação nos assegura isso-
Ele garante que a afirmativa está embasada em pareceres das procuradorias dos dois órgãos, mas, ao mesmo tempo, disse que, se o município não aceitar a contraproposta apresentada na audiência, ainda assim as garantias existentes nas leis não serão usadas.
- Não acreditamos nesta negativa. Creio que vamos debater até chegarmos a um denominador comum traga qualidade de vida para todos que moram aqui, que é o objetivo do nosso projeto –  disse.

Para o diretor, as decisões não devem ser tomadas de forma autoritária, e por isso a abertura do diálogo com todos os setores envolvidos, mas, inclusive, com a população, é primordial e, se  a prefeitura e a comunidade entenderem  o patrimônio que tem nãos mãos, encontrarão através da exploração turística o desenvolvimento econômico.
- Piratini é um dos municípios com um dos maiores potenciais turísticos naturais do Estado, por toda sua história, pelo que tem conservado enquanto arquitetura de época, e não usa isso para promover a economia local que está voltada para outras formas de produção – opina.
- A administração pública tem papel fundamental nesse processo através de suas ações de estruturação e na qualificação de seu corpo técnico. É preciso abrir os olhos para esta riqueza como outros já fizeram e receberam milhões dos governos, pois se Piratini não fizer isso, vai ficar à margem desse desenvolvimento possível através do turismo - alerta.

Para justificar o aviso, Eduardo deu como exemplo a cidade de Jaguarão que aceitou as normas e investiu  na preservação se adequando ao exigido, abriu várias portas e recebeu recursos substancias do governo federal através de projetos e hoje colhe os frutos dos investimentos iniciais realizados pela administração pública. 

BM e Bombeiros : mais 153 novos nas ruas

Roberto Arruée Witter

Unidades da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros da região ganham um reforço de 153 novos soldados a partir deste sábado. Formados em três turmas dividas entre os municípios de Pelotas e Rio Grande, eles integram o efetivo de 2.447 novos policiais que estarão nas ruas gaúchas até o final deste mês.
A solenidade de formatura ocorreu na tarde desta sexta-feira, na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Pelotas. Dos militares formados na região, 92 soldados irão atuar no patrulhamento ostensivo, prevenindo e combatendo crimes. Outros 61 servirão em quartéis do corpo de bombeiros.

“Foi importante ver a emoção nos olhos e no rosto deste grupo de jovens que irá para as ruas combater a violência, que cresce não só aqui, mas no mundo todo”, observa a deputada estadual Miriam Marroni (PT), que representou a Assembleia Legislativa na formatura.

Com duração de sete meses e 1,3 mil horas/aula, o curso incluiu aulas técnicas e humanísticas, com disciplinas como Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Medicina Legal, Direito Penal e Sociologia da Violência e da Criminalidade.

Novos concursos
Esta semana o governo do Estado autorizou a realização de um novo concurso público, que deve selecionar outros 2 mil militares. Eles deverão estar aptos para o serviço já em 2013. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também já trabalha para lançar um processo de seleção para contratar mil policiais civis e mais de 2 mil agentes para a Susepe.

Segundo a SSP, 629 novas viaturas devem ser compradas até o fim de 2013. Elas irão se somar aos 751 veículos comprados no ano passado. Também até o fim de 2013 chegam às mãos dos policiais gaúchos 1.227 novas armas (em 2012 haviam sido adquiridas outras 2.384).
Também nesta sexta-feira, só que em Porto Alegre, o governador Tarso Genro (PT) anunciou que remeterá à Assembleia Legislativa dois Projetos de Lei que beneficiam a corporação. O primeiro aumenta a gratificação de permanência no serviço ativo, incentivo concedido desde 2011 aos PMs que se aposentaram, mas optaram por prosseguir em atividade. O outro projeto permitirá a readaptação dos policiais feridos durante alguma missão para que suas carreiras não sejam interrompidas, permitindo que eles possam atingir postos mais elevados na carreira.