quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ação social e de Saúde inova e faz sucesso


Profissionais uniram-se para ampliar ações do Hospital
Na prática o hospital é sinônimo de enfermidade, de busca pela cura, um lugar onde a estadia sempre é involuntária.
Adicionar a estes significados nem sempre positivos, ações que de fato possam dar outras características à instituição, fez nascer a Primeira Ação Social e de Saúde em Piratini.
O evento foi lançado  na quarta-feira, 30, em frente ao Hospital Nossa Senhora da Conceição e é fruto de três profissionais: Michel de Oliveira Lucas (psicólogo) Tatiane Ceolin (nutricionista) e da secretária de assistência social Paula Almeida Ferreira.
Quem passava em frente ao chegava ao Conceição, tinha a atenção chamada, por exemplo, ao ver a manicure Adriana Garcia, integrante do Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, dando um trato nas unhas da costureira Eliane Borges.
 Na outra extremidade das tendas montadas, a Técnica de Enfermagem Eliara da Cunha garantia para dona Ilda Bernarda Pereira que sua pressão arterial está dentro da normalidade.

Mas na atividade com o apoio da direção do hospital, era possível também economizar aproveitando os artigos disponibilizados no Brechó e este em especial, o psicólogo Michel considera muito importante:
- O objetivo é reverter os recursos obtidos com as vendas para montar ou manter ações para alguns pacientes, inclusive da ala psiquiátrica, como oficinas terapêuticas ou vídeos. Muitos internam e não tem acompanhantes ficando assim  sem atividade – explica o médico.


A tarde de  oportunidades permitiu ainda encaminhar o Bolsa Família, requisitar documentos com o CPF, medir o Triglicerídeos e a glicose e provar um bolo e suco nutritivos que foram elogiados por quem lanchou.
- No CRAS  mantemos várias oficinas, entre elas a do artesanato onde capacitamos famílias em situação de vulnerabilidade social para que depois estas trabalhem por conta própria e possam sobreviver do que produzem- explicou a secretária Paula Almeida, enquanto estimulava que todos provassem o lanche feito pelo seu departamento multifuncional.

Diante de tantas opções, o psicólogo Michel resume os  objetivos:
- Queremos com isso tudo prevenir aonde todos vem pra tratar. A ideia é que a população veja o hospital como um parceiro, um local onde possa chegar e solucionar seus problemas comuns rapidamente-

Fogo destrói refeitório do Caps Farroupilha


Chamas consumiram refeitório do Caps
Em lágrimas perceptíveis por telefone e, ainda no local do sinistro, o secretário de Saúde Diego Espindola se mostrava sem rumo e também sem um plano de emergência para que os funcionários e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, possam  nesta quinta-feira atender, serem atendidos e realizarem suas refeições.
Atônito, o secretário só observava populares, amigos, vizinhos e o bombeiro voluntário Juliano Zaneti fazerem o rescaldo após a intervenção do caminhão Pipa da Prefeitura,
- Vou fazer uma reunião emergência pela manhã pra tentar achar uma saída ao menos para as refeições, queimou muita coisa – limitou-se a dizer.

Diego se referia a destruição causada pelo fogo que conforme informações, teve início por volta de 22 hs aos fundos da Casa da Camarinha onde funciona o Caps.
O espaço destruído pelas chamas por ser a cozinha e a copa do órgão, abrigava muitos eletrodomésticos e alimentos. Junto a ele, também um espaço destinado a escala de trabalho dos motoristas da Secretaria de Saúde onde ficavam  equipamentos de segurança infantis usados nas viagens, como cadeirinhas.
Desolados,muitos funcionários do Caps estiveram no local para ver a destruição.
Agentes da Polícia Civil fizeram os primeiros levantamentos nos cômodos queimados que podem ser periciados para que se chegue a causa real do incêndio

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

245 mil para a Escola Antenor Elias de Matos


Mais um recurso do Pac 2 contempla Piratini e novamente vem para ser destinado à educação na modalidade esportiva.
 A Prefeitura de Piratini assinou na segunda-feira, 28, o Termo de compromisso que devido à aprovação através Fundo Nacional do Desenvolvimento investimento de R$ 245.000,00 (duzentos e quarenta e cinco mil reais) para a.
Cobertura de Quadra Escolar Grande na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Antenor Elias de Mattos

 Já a comunidade do 3º Distrito - Passo da Porteira e arredores, foi contemplada com a Cobertura de uma Quadra Escolar Grande  também oriunda do PAC 2 – a ser construída em  Anexo a EMEF "Antenor Elias de Mattos" onde também funciona está a Escola Estadual "Carmosina Vaz Guimarães" outra a ser beneficiada com este investimento, onde juntamente com a comunidade contemplada o esporte educacional será valorizado.

Para a secretária de educação Rosana Manetti, a aprovação e o empenho do referido projeto, demonstra que a Educação em nosso Governo é uma prioridade e estamos provando isso, com a melhoria de nossos espaços educacionais e ressalta que muito em breve será feito o processo licitatório, pois a primeira parcela do investimento já está depositada, e isto significa que podemos licitar a obra.

Com o empenho da liderança do PT em nosso município, através do Vereador Lourenço Souza e do Deputado Federal Dionilso Marcon em Brasília, a agilidade na tramitação do mesmo, nos dá a garantia de iniciarmos o ano letivo de 2014, com a obra concluída.

Locutor ganha viagem para copa do Brasil


O locutor da Nativa FM Marcelo Skank , gremista que se auto intitula "pé frio” dado aos tantos resultados negativos sofridos  pelo tricolor nas poucas vezes em que  ele, Marcelo, se abalou de Piratini pra Porto Alegre, esperava ter visto  sua sorte mudar.
Seguidor de sites e canais de tv que abordam futebol, Skank participou através do Facebook  de uma promoções do site Esporte Canal Interativo e ganhou o direito de assistir com mais dois amigos as duas partidas da semifinal da Copa do Brasil entre Atlético Paranaense e Grêmio.
Eufórico, o locutor falou por telefone esta tarde que antecedeu ao jogo com a colega Virgínia Dutra ao vivo de Curitiba.
- Foi tudo muito rápido. Só acreditei mesmo quando eles, os promotores do Canal  Interativo, chegaram em Piratini de madrugada pra nos buscar, nos levarem para Porto Alegre, embarcarem no avião e nos desembarcarem em Curitiba – contou o sortudo.
Como a promoção vale para todo o restante da competição, ele já vislumbra, contando é claro com o sucesso do tricolor, assistir também a final da Copa do Brasi. Assim, o próximo destino do piratiniense poderá ser Rio de Janeiro ou Goiás já que Flamengo e Goiás se enfrentam na outra semifinal.
Na primeira empreitada as coisas não saíram como o planejado já que o Grêmio perdeu por 1x0. Marcelo Skank acredita numa reviravolta na segunda partida que agora será na Arena Tricolor.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Interact Clube prepara baile da Primavera

A garotada do Interact Clube que em Piratini conta com 30 associados, já se encontra em  movimento para a edição 2013 do Baile da Primavera que este ano ocorrerá em  16 de novembro na Sociedade Recreio Piratiniense .
O evento será somente mais um teste de capacidade de organização pra uma juventude acostumada a envolver-se em ações que beneficiam diversos  segmentos da sociedade .
O Interact  mesmo sendo uma das alas do Rotary Clube,  atua de forma independente, organizando e executando eventos ao longo do ano focadas na solidariedade como campanhas  pra arrecadação de brinquedos para distribuição à crianças carentes no natal,  aquisição de cestas básicas para os de baixa renda e demais que são projetadas, organizadas e executadas pelos integrantes  com média de idade varia entre 12 e 18  anos
.
Muriel Espíndola ,ora presidente do Interact comenta o trabalho da faixa juvenil/jovem do Rotary Clube: 
- É gratificante poder ajudar. Há vinte e cinco anos em nosso município, o Interact Club Roque Amaral motiva e incentiva o espírito de liderança nos jovens piratinienses, e ajuda a nossa comunidade em aspectos socioeducativos, atuando em projetos como de doação de sangue, atividades em escolas, campanhas de doação de alimentos e agasalhos – explica  a presidente.

domingo, 27 de outubro de 2013

250 mil para usina de oxigênio em Piratini


Laerto, Ciro, Diego e Otávio: Usina vai virar realidade
A  notícia da conquista da usina que gera oxigênio medicinal junto ao Estado pela dobradinha Hospital de Piratini e Secretaria Municipal de Saúde, esta semana chegou num momento crucial quando se debate a questão do fornecimento dos cilindros para o tratamento de pacientes em casa.
A boa nova veio a sexta-feira, 25, quando o secretário estadual  Ciro Simoni atendeu ao pedido do gestor da pasta em Piratini Diego Espindola e o ao diretor do hospital Laerto Farias, todos na foto com o diretor de planejamento da  prefeitura de Piratini Otávio Alves.
Diego e Laerto se embasam em números do cotidiano das instituições para comemorar  a
construção da usina que deve custar em torno de 250 mil reais.
- Haverá uma grande economia ao não mais precisar comprar  este produto. A prefeitura tem um gasto significativo para manter cheios todos os cilindros da frota de ambulâncias e para assegurar a Oxigenoterpia – detalha Diego.
- O hospital disponibiliza um valor alto pra manter todos os cilindros cheios de oxigênio que são  distribuído para os quartos, Centro Cirúrgico etc...– completa o diretor Farias.
O valor do investimento da verba estadual será de 250 mil reais e a base para a construção da usina que distribuirá o produto para todos os cilindros das instituições será erguidas nas instalações do hospital de caridade podendo seguir o modelo já existente em Canguçu.
Diego Espíndola acredita que entre a liberação da verba e a instalação do módulo serão necessários não mais que seis meses, tempo curto se for levando em conta a demanda permanente do problema desta natureza que continuará ser constante.
- Deve ficar claro que fomos buscar a solução para deixar principalmente as pessoas da Oxigenoterapia, ou seja, do tratamento em casa e que deveria ser dado pelo Estado, mas, para isso ela passa por um processo demorado e burocrático, pelo médico pneumologista e exames como tomografia do pulmão , espirometria ,e gasometria etc. Veja quantas etapas dificultam a vida das pessoas – resume Espíndola


sábado, 26 de outubro de 2013

Velho RX dá lugar para um de última geração


O velho, desatualizado,mas que ainda era capaz de detectar luxações em quebraduras saiu de cena na manhã da sexta-feira, 26 e quem sabe não vive após quase 60 anos de serviços peça de museu.
  Já entrou em funcionamento a primeira parte do moderno sistema de RX adquirido pelo Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição de Piratini que bancou a inovação, umas das mais avançadas e  novidades tecnológica em diagnóstico por imagem com recursos próprios da instituição que caminha da contramão da maioria dos demais hospitais, principalmente do de pequenas e médias cidades que agonizam devido a falta de recursos .
Seis décadas depois de valorosos servindo milhares de pacientes,   talvez o imenso e agora aposentando  se torne peça de museu a partir do primeiro exame feito com seu substituto, o que ocorreu na quinta-feira . 25,quando o novo e moderno e equipamento  passou a operar de fato dando inicio a uma nova era onde a tecnologia trás  agilidade e precisão nos diagnósticos, vantagens que ganharão mais amplitude  quando ainda este ano um outro avançado aparelho que funcionará de maneira  integrada com uma clínica traumatológica de Mimas Gerais que tem a função de interpretar em tempo real e ágil reenviando em  recorde o resultado para o  médico  em Piratini.

Para Laerto Farias, gestor do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição,  a adequação era mais do que necessária, afinal, o antigo aparelho de RX além do desgaste existente já que foi adquirido em 1967, expunha técnicos e pacientes a um nível mais elevado de radiação ofertando ainda dificuldades de manutenção por já ter praticamente seis décadas.
 - Mesmo diante de tantas vantagens oferecidas pelo novo RX que custou 120 mil reais, ainda celebramos a questão da rapidez do diagnóstico que será obtida com a clínica com a qual vamos manter uma parceria a milhares de quilômetros daqui. Para pequenos e médios traumas, principalmente os ósseos, haverá uma economia de tempo, também e custos. Na  outra ponta, tranquilidade para o paciente que acompanhará a segurança do diagnóstico.
isso tudo será possível com a chegada e instalação da segunda parte: O CR, já comprado e ainda mas  entregue, e que custou R$ 158 mil. Ele permitirá não só a digitalização das imagens geradas pelos exames, pondo fim as populares “Chapas”, que não mais ocuparão espaço ao serem arquivadas, mas principalmente um diagnóstico rápido e mais eficaz a ser feito por médico em outro Estado, distancia que não existe diante da da tecnologia.. 
O leitor que vai ocasionar a conexão com a clínica contratada pelo hospital para a análise dos exames à distancia está previsto para entrar em operação em 60 dias.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

As funçoes do arado e grade para a agricultura?

Por Cristiano Gottuzo
Tenho percorrido a nossa região e em reuniões e cursos com os produtores tenho feito a pergunta: Qual a função do arado e da grade no preparo convencional das lavouras e pastagens?

E as respostas são varias, porém nenhuma responde a real função desses implementos para a agricultura convencional. Dizem que servem para descompactar o solo, para melhorar a estrutura do solo, para combater as invasoras, para melhorar a infiltração de água no solo, para misturar a parte boa do solo com a parte mais fraca, entre varias outras respostas. Porém nenhuma dessas responde a pergunta inicial.

Após essas respostas se faz novamente uma pergunta: Se plantarmos milho em agosto ele nasce na nossa região? Muitos produtores respondem: “Já teve uma época que plantei milho em agosto, mas ele nasce bem desparelho.” E porque nasce desparelho? Porque a semente do milho precisa que uma determinada temperatura de solo para conseguir germinar e se a temperatura estiver baixa no solo a semente demora mais a germinar e nasce toda desparelha. Então agora estamos começando a entender qual a real função do arado e da grade.

Estes implementos foram copiados de um modelo Europeu de agricultura quando da revolução verde no início da década de 70. Mas como é o clima da Europa? Na região mais ao norte o inverno é muito rigoroso, fazendo com que os solos fiquem cobertos por uma camada de neve até o início da primavera. E se após a neve derreter for semeada alguma lavoura de verão sem revolver o solo não vai nascer porque este ainda está frio. Com isso é necessário fazer o revolvimento do solo para expor este solo aos raios solares, que irão aquecê-lo e proporcionarão a germinação das sementes de uma forma uniforme.

Então a real função do arado e da grade é simplesmente aquecer o solo para que as sementes consigam germinar. 

Nos próximos artigos vamos comparar os benefícios do plantio direto em relação ao plantio convencional e qual a importância da matéria orgânica nos solos. Lembrando que se tiverem interesse em indicar um assunto para tratarmos por aqui mandei sugestões pelo blog ou pelo email contato@geoplan.agr.br.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Secretário vê ações como saída para rodízio

Segunda-feira, 21 de outubro
O processo em que o município fornece oxigênio em domicílio para pacientes com complicações pulmonares batizado de Oxigênoterapia voltou a ser motivo de discussão para a Secretaria de Saúde de Piratini.
O secretário Diego Espindola recorreu aos meios de comunicação para pedir aos pacientes que hoje tem o tratamento assegurado pelas dez máquinas com este fim e adquiridas em maio deste ano pela prefeitura, que deem continuidade às ações judiciais que, em caso de decisão favorável, passe para o Estado, o responsável de fato, a manutenção do fornecimento.
Diego entende que essa é a única forma de manter o rodízio dos equipamentos, atualmente quase todos em uso.
- Muita gente que precisa começou a reunir os documentos necessários para  tal mas não deu continuidade. A maioria dos pedidos de oxigênio não deram entrada para avaliação nem mesmo na Coordenadoria Regional de Saúde. Das dez máquinas em uso apenas uma não se encontra na casa de pacientes – explica o secretário.
A consulta com um pneumologista, especialista que tem a capacidade de definir se e qual a quantidade de oxigênio que um paciente necessitar, é considerado primordial pelo secretário.

- Para determinar a necessidade de oxigênio em casa antes é preciso uma série de exames que o médico da área deve requisitar e isso muitas vezes não ocorre – reclama Diego.




domingo, 20 de outubro de 2013

Campanha de doação capta 66 bolsas de sangue

Domingo, 20 de outubro




Sapadores estiveram entre os que praticaram o gesto
O Hemocentro de Pelotas, Hemopel, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Piratini, realizou no sábado, 19, no Posto Central, a 9ªedição da Campanha Voluntária de Doação de Sangue.
A ação resultou em 66 bolsas de sangue que vão se somar ao estoque do banco Hemopel.
Segundo a avaliação da enfermeira chefe Fernanda Hernandez, essa edição foi a que maior surtiu efeito, não só enquanto captação, mas também com relação ao comparecimento.
- Compareceram para doar 72 pessoas, mas 06 não passaram pela triagem. Foi a o melhor resultado já registrado superando em muito a campanha anterior – destaca.

Entre os que praticaram o gesto de solidariedade, seis integrantes dos Sapadores- Bombeiros ( foto) que se somam a mais uma ação social na comunidade de Piratini.

Hernandez informou que agora a meta é organizar uma campanha de cadastro para doadores de medula no município.
Com relação a obtenção de sangue, uma nova etapa será promovida em abril de 2014.

sábado, 19 de outubro de 2013

Outubro Rosa motiva 25 mamografias


Raquel Salete deixou a vergonha de lado e dá exemplo
 Os casos de câncer de mama correspondem a 22% dos diagnósticos anuais da doença em mulheres e ações para conscientizar sobre a importância do exame de mamografia que pode ampliar a chance de cura devido ao diagnóstico precoce, se multiplicam pelo mundo.
Umas das iniciativas mais importantes com este fim é o Outubro Rosa que neste sábado em Piratini, teve a participação do movimento da Ação da Mulher Trabalhista, ala feminina do Partido Democrático Trabalhista, PDT, que se organiza em Piratini e foi responsável por levar 25 moradoras do quinto distrito a realizarem o exame no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Para a presidente da Comissão Provisória, Carmem Luci Godinho, esta foi uma forma eficaz de levar  a submeter-se ao teste principalmente a mulher rural que às vezes tem dificuldade de acesso à estrutura de saúde existente.
- Ficar somente na parte teórica com palestras, por exemplo, não dá resultado. Elas vieram e a nossa ideia é que isso se multiplique nas comunidades a partir de iniciativas de suas lideranças –  acredita Luci.
Professora quer motivar mulheres mais jovens
No grupo, duas aceitaram o desafio de impedir que a vergonha venha à frente da causa e deram exemplo:
A agricultora Raquel Salete Teixeira, 38 anos, resumiu o que lhe fez permitir que nossa reportagem a fotografasse enquanto passava pelo teste.
- Se precisamos amamentar nossos filhos expomos nossos seios em locais públicos sem nenhuma vergonha então, não há porque não mostrar a mama durante o exame. Acredito que isso motivará outras a fazerem também.

Mesmo tendo vivido o drama da mãe que desenvolveu a doença, a professora aposentada Zilda Guastuci ( foto acima), resistia ao teste que integra a saúde da mulher.          
 Impulsionada pela ação do Outubro Rosa, somente aos 63 anos ela entrou na sala para assegurar-se que o fator hereditário não se faz presente. 
Corajosa e despojada do preconceito,  também deu seu exemplo com um só objetivo.
- Quero com isso fazer com que mulheres mais novas façam o exame – resumi a professora que um pouco antes contou seu feito por telefone ao filho que reside no Paraná.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mãe e filha falam dos abusos de padrasto

Quinta-feira- 17 de outubro
Presentes seriam dados para manter o silencio
O blog Eu Falei quebrou o silêncio de mãe e filha que na casa nova para onde se mudaram há 24 horas dão os primeiros passos para recomeçar a vida após a descoberta dos abusos que segundo denúncia feita por elas eram cometidos pelo chefe da família com quem conviviam há dez anos.
O caso veio à tona na semana passada quando a mulher de 34 anos estimulada pelas desconfianças da irmã que não entendia as tantas proibições, ciúmes de um namorado da enteada e os caros presentes dados à menina de 14 anos, conseguiu alertar para a possibilidade dos abusos.
Com exclusividade as duas receberam nossa reportagem na nova moradia, mudança ocorrida depois que os fatos foram finalmente relatados pela garota que cedeu aos apelos da mãe, confessando que no mínimo duas vezes por semana após a saída da esposa para o trabalho, o que ocorria por volta da meia - noite de domingo à segunda, o homem abria a porta de seu quarto e deitava-se na cama dela a molestava após ficar nu mas sem nunca consumar o fato.
  - Lembro que isso começou quando eu tinha nove anos e sempre foi da mesma forma. Ele entrava, tirava  também a minha roupa, fazia algumas coisas, mas, nunca fez tudo.
Depois mandava eu me lavar. Eu tinha nojo, chorava e custava a dormir – relata a jovem que já está sendo atendida por uma psicóloga.
O relato segue abordando a forma usada por ele para manter o silêncio da enteada.
-Ele dizia para eu não contar, que minha mãe não acreditaria em mim  e que ninguém, se soubesse, ia me querer depois.

Os presentes

Na cama onde as sessões ocorriam sempre as quintas e domingos, além dos ursos de pelúcia que marcam a passagem de fase mantendo parte da ingenuidade de criança, os presentes que ajudavam a manter tudo entre quatro paredes.
Um computador, celular top de linha e uma máquina fotográfica. Ausente da cena apenas o Tablet que já foi vendido.
- Ele conseguia dinheiro emprestado para dar os presentes. Era a última pessoa que eu desconfiaria. Vivi dez anos com ele e achava que os presentes era carinho de alguém no lugar do pai. Mas me chamou a atenção ele a vigiar todo o tempo. Depois  ele se enfureceu quando permiti que ela namorasse um menino da mesma idade- conta a mãe da menina que está em busca de justiça para o caso.
A decisão:
Na terça-feira, 07 de outubro, cansada dos abusos a garota contou que começou a criar coragem para contar. 
- Passei a manhã inteira na escola pensando que naquele dia eu ia falar e falei. Me sinto um pouco melhor, mas, percebo que na rua as pessoas comentam e isso é ruim. Agora é começar uma nova vida – vislumbra a garota.
Mesmo que os estupros não tenham ocorrido, se após o inquérito o suspeito for indiciado, se condenado a pena será por estupro de incapaz como é possível detectar na descrição a seguir.
No Código Penal para a configuração do estupro basta que uma pessoa (homem ou mulher) obrigue outra (homem ou mulher) a com ela praticar qualquer ato libidinoso (conjunção carnal, coito anal, felação etc.).
No artigo 213 é aplicável tão-somente nas condutas contra maiores de 14 anos, pois, se a vítima for menor de 14 anos, aplica-se o artigo 217-A que prevê o crime de estupro de vulnerável, que tem pena mais grave.















Costalunga fala do Cadastro Ambiental Rural

Quinta-feira- 17 de outubro
Criado pela Lei 12.651/2012 o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um ato declaratório de âmbito nacional e obrigatório para todos os imóveis rurais. Só no estado do Rio Grande do Sul serão aproximadamente 441 mil imóveis rurais que deverão ser cadastrados. 
O CAR tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo uma base de dados para o controle, o monitoramento, o planejamento ambiental e econômico e o combate ao desmatamento. O prazo para o cadastramento é de 01 ano, contando da data de sua implantação, prorrogável por mais um, e a partir de 28 de maio de 2017 será obrigatório para o produtor ter acesso ao crédito rural nas instituições bancárias.

É de total responsabilidade do proprietário rural as informações declaradas, que são elas: identificação do proprietário/posseiro, comprovação da propriedade/posse, dados do imóvel, localização georreferenciada do imóvel, bem como o detalhamento das áreas de preservação permanente (APP), reserva legal (caso houver), áreas de remanescente de vegetação nativa, áreas consolidadas, entre outras. A data base para estas informações é 22 de julho de 2008, ou seja, o proprietário terá que informar como estava a propriedade nesta data.

A demarcação do perímetro da propriedade e o detalhamento interno da mesma serão executados a partir de imagens de satélite do ano de 2011, após, o CAR será encaminhado ao Órgão Ambiental competente que fará um comparativo com imagens de satélite de 2008. Caso tenham ocorrido mudanças o proprietário terá que comprovar a legalidade das mesmas. Por exemplo, se ocorreu um descapoeiramento após 22 de julho de 2008, o proprietário terá que comprovar mediante alvará de licenciamento a legalidade do fato, caso contrário poderá ocorrer multa pela infração.

Para as propriedades de até 04 módulos fiscais, ou seja, aquelas que se enquadram no PRONAF, assentamentos de reforma agrária, terras indígenas e comunidades tradicionais o CAR será feito de forma gratuita pelo poder público. Para as áreas acima de 04 módulos o próprio produtor poderá cadastrar, ou contratar assistência técnica para efetuar o cadastro.
Como vantagens para os produtores rurais podemos citar a comprovação da regularidade ambiental, a segurança jurídica, o acesso ao crédito, o planejamento da propriedade, bem como acessar certificações de mercado buscando agregar valor ao seu produto.

Cristiano Costalunga Gotuzzo – Engº Agrônomo – CREA/RS 131395 – Instrutor do SENAR – Consultor do SEBRAE – Proprietário da Empresa GEOPLAN
 


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Agricultores impedem acesso ao B. do Brasil

Agricultores não permitem acesso nem mesmo dos funcionários
Nem mesmo funcionários foram permitidos acessar a agência do Banco do Brasil de Piratini nesta terça-feira. Às 08: 30 h cerca de 150 Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, MST e da Via Campesina se posicionaram na porta de acesso ao banco impedindo que qualquer movimentação fosse realizada.
O protesto ocorre em todo o Brasil e no RS segundo a direção estadual do movimento 40 agencias e a sede do Incra são alvo das manifestações. 
Entre as reivindicações, terras para que 80 mil famílias que se encontram acampadas, destas 500 no estado, sejam assentadas.
José Gabriel Venãncio, integrante da direção estadual do MST, justifica este ponto da pauta.
- Este ano nenhuma desapropriação de terra foi realizada pelo governo federal –
Outro ponto abordado por ele se refere ao endividamento dos agricultores com o Banco do Brasil, onde a renegociação das dívidas, principalmente o Pronaf, é considerada imprescindível para o sustento de assentados.
Cento e cinquenta protestam em frente a agência central
- Estamos pedindo a inclusão de uma carência de três anos com prazo de dez para pagar e bônus de adimplência de 30% na parcela paga em dia. Isso se faz necessário porque 90% das famílias estão endividadas e sem poder acessar novos créditos – explica o agricultor apontado os oito períodos de seca em dez anos como fator principal para que os compromissos não tenham sido honrados.
O impedimento de acesso a agencia deve gerar maiores transtornos em Piratini devido a decisão dos grevistas em manter a greve no Banrisul, assim, no mínimo 50% do atendimento aos usuários fica prejudicado nesta. Terça-feira.

Segundo a coordenação local dos agricultores, desta vez a paralisação pode se estender por até três dias caso não haja avanço nas negociações.


Ladrões fazem limpa no Alto das Figueiras


Terça-feira, 15 de outubro-
O crime de Abigeato está longe de uma redução e muito menos próximo do controle, mas, para amenizar, os roubos de objetos em propriedades do interior haviam reduzido drasticamente nos últimos sessenta dias.

Mas na noite do último sábado, 12, o terceiro distrito, o mais atingido com o roubo de ovinos e equinos, voltou a ser alvo das ações que objetivam levar em grandes quantidades ferramentas usadas nas atividades rurais. 

O agricultor Olismar Lafuente, morador da Coxilha das Figueiras, teve o galpão situado distante da residência da família assaltado. Foram levados entre outros utensílios, um soldador, um motor-bomba, uma balança, um esmeril, uma furadeira, ferramentas, a bateria do trator e 300 litros de fertilizantes.

Segundo um familiar, a ação ao local foi facilitada devido o acesso à propriedade  ser livre, já que o caminho existente é usado por outros vizinhos para que cheguem às suas residências.

Os rastros deixados indicam que dois carros foram usados pelos ladrões, sendo um deles utilitário que serviu para carregar os objetos do roubo.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Presidente Pampola fala da briga em frente SRP

Segunda-feira, 14 de outubro- A briga generalizada ocorrida na madrugada do sábado, 12, e que envolveu segundo fato narrado no Blog Mundo Piratini dois grupos com dez pessoas cada, em frente à Sociedade Recreio Piratiniense onde ocorreu a promoção "Se Joga" deixou feridos, nenhum com gravidade, mas preocupou o presidente da entidade que recém retomou suas atividades.
Francisco Maneti, o Pampola, apressou-se em acionar os órgãos locais de comunicação para esclarecer que o confronto não foi no interior da SRP que afirma ele teve toda a segurança necessária e obrigatória para os frequentadores.
- Na festa foi tudo muito tranquilo, salvo um menor que quebrou a porta do banheiro e imediatamente foi retirado do evento. Não temos responsabilidade pelo que ocorre na rua – frisou Maneti.
No confronto, um jovem foi ferido sem gravidade com arma branca segundo a fonte divulgadora. 
Um vizinho da SRP assistiu ao episódio.- Eles estavam armados com pedaços de pau e não são de Piratini.Reconheci um e este é de Pedro Osório- relata a testemunha.


Bebé divertiu noite do domingo em Piratini

Segunda-feira, 14 de outubro-
Palhaço manteve tradição de casa cheia em Piratini
 Ter casa cheia anualmente ao inserir Piratini no seu roteiro de apresentações na zona sul, já é algo comum para a companhia de teatro cômico do Palhaço Bebé.
Na noite do domingo ele lotou outra vez a Sociedade Recreio Piratiniese, SRP, com a peça Bebé, o Doutor de 1,99.

Em aproximadamente uma hora e meia de espetáculo o palhaço arrancou risadas da plateia improvisando em cima de textos já criados e bem humorados onde o público é convocado a participar toda vez que o humorista desce do palco e interage com todos, inclusive com as crianças, plateia certa em suas apresentações. 
Com relação às crianças talvez tenha faltando comunicação na divulgação da peça alertando para o conteúdo a ser exibido. Em vários momentos o texto se mostrou inadequado para os pequenos ao conter palavrões e descrição de cenas obscenas.

Mas isso não reduz o espetáculo em que o riso foi garantido e agradou ao público. Mostrando uma capacidade elogiável de improviso, sua intimidade e amizade com figuras locais amigos foram jogados para o script através de suas falas, o que aumentou a diversão de todos. Assista parte do episódio.

Espancamento de criança revolta internautas

Segunda-feira, 14 de outubro

Um vídeo com imagens de extrema covardia onde um homem espanca por mais de oito minutos um menino que aparenta ter não mais que dois anos de idade e que contém cenas onde há além da tortura física também a psicológica está batendo recordes de compartilhamentos no Facebook e revoltando pessoas por todo o país.
Na sala da casa, o homem concentra suas agressões em uma das três crianças, todas de colo, enquanto é perceptível que alguém filma os incontáveis socos, tapas, chutes e empurrões que o menino sofre.
Curiosamente, o que pode ser o resultado das agressões de uma forma contínua e já há um longo tempo, a criança chora somente durante as surras parando imediatamente após elas cessarem.
É como se tivesse ciente da obediência que deve ao agressor, não podendo nem mesmo manifestar as dores e com isso ter um intervalo na covardia.
Não contente com as várias formas encontradas para espancar o pequeno, em dado momento o agressor vai até a cozinha da residência e apanha o que parece ser um objeto de madeira e com ele recomeça os atos absurdos.
O vídeo que passou a ser compartilhado pelos usuários piratinienses do Fecebook este final semana  já tem mais de cem mil compartilhamentos. Acumulam-se os comentários de repúdio e pedidos de justiça para algo incompreensível.
 Clique no link abaixo e assista as imagens que são fortes.
Nael Rosa

Santa Maria agora também é um Banriponto

Segunda-feira, 14 de outubro
Por Sheila Kalina- A empresa que a mais de sessenta anos vem prestando serviços à comunidade piratiniense nos setores de vidraçaria e funerária, a cerca de três meses tornou-se um correspondente do banco Banrisul.

A visão empresarial do gestor Darlan Madruga fez com que o mesmo tomasse a iniciativa de terceirizar os serviços que seu empreendimento disponibiliza não só aos seus clientes, mas, para todo aquele opta por uma operação bancária mais rápida evitando assim as demoradas e estressantes filas bancárias.


Recentemente um projeto do Banrisul que tem por objetivo unificar os serviços do banco inserindo estes em comércios de diferentes seguimentos,foram implantados no estabelecimento que tradicionalmente na cidade é conhecido pelo atendimento funerário e pelos trabalhos oferecidos na área de vidraçaria, negócios distintos e agora ainda mais diversificado.

O popular banco sim, posteriormente modificado para correspondente bancário e recentemente batizado chamar-se Banriponto, é o diferencial na dimensão das transações que se assemelham ao que antes era possível somente na própria agencia do Banrisul, como aberturas de contas, linhas de credito, pagamentos de benefícios, todos os tipos de pagamento de contas sem limite de valor, depósitos bancários até mil reais, e retiradas de até mil e quinhentos reais, recargas de celular, ou seja, uma mini-agência.


  - A terceirização veio a somar a qualidade dos serviços que são oferecidos pela empresa, que vai continuar com a funerária e com a vidraçaria ampliando os negócios investindo em um novo ramo como um Banrriponto – entende Darlan Madruga.

domingo, 13 de outubro de 2013

Como o produtor escolhe o adubo para pastagem?


Domingo, 13 de outubro 
Por Cristiano Gotuzzo - Quando você vai à Agropecuária e precisa comprar um adubo, como você pede?

O que o balconista escuta normalmente é “Quero um adubo para pastagem” ou então “Quero um adubo pra milho”, não é assim que o produtor pede?

E será que existe realmente o adubo para pastagem e para milho, ou qualquer outra cultura? A resposta é não, não existem adubos específicos para pastagens ou para diferentes lavouras, o que existe é aquela fórmula que vai suprir as necessidades daquela cultura dependendo da análise de solo que foi realizada.

Para sabermos qual a fórmula ideal uma análise de solo é imprescindível e custa apenas R$ 20,00. A partir daí é que se faz a recomendação de adubação para a cultura desejada.

Muitas vezes o balconista responde assim: Temos um adubo por R$ 70,00 e outro por R$ 50,00, qual o senhor vai querer? E o produtor pede o de R$ 50,00, pois é o mais barato. Mas se conhecermos as fórmulas e fizermos as contas vamos ver que o adubo mais caro sempre será o mais barato.

Vamos analisar algumas fórmulas de adubo para ver se isso é verdade?

As fórmulas mais utilizadas aqui na nossa região são a 5-20-10, 5-20-20 e 5-30-15, correto?

Ainda temos outras fórmulas menos comuns de se encontrar nas agropecuárias que também são utilizadas, o MAP (11-52-00) e o DAP (16-46-00).

E o que esses números querem dizer? Os números representam a quantidade de Nitrogênio-Fósforo-Potássio (NPK) e se referem à percentagem do produto, ou seja, em um saco de 50 kg temos metade da quantidade de adubo que está escrita na fórmula.



Fórmula
Quantidade de nutriente em 1 sacos de adubo
Nitrogênio
Fósforo
Potássio
5-20-10
2,5kg
10kg
5kg
5-20-20
2,5kg
10kg
10kg
5-30-15
2,5kg
15kg
7,5kg
11-52-00
5,5kg
26kg
0kg
16-46-00
8kg
23kg
0kg



Estamos na época de iniciar a implantação das pastagens de verão e se fizermos uma análise dos solos da nossa região, originários do granito, teremos deficiência de fósforo (P) e abundância de potássio (K). Com isso, temos que nos preocupar em corrigir o fósforo e podemos consumir um pouco do potássio do solo e teremos uma ótima adubação de base.

Com 80 kg de fósforo na adubação, conseguiremos satisfazer a necessidade da pastagem de verão para que ela consiga ter uma boa produção.

Vamos analisar, na tabela abaixo, a quantidade de adubo que teremos que colocar dependendo da fórmula que vamos utilizar para suprir a necessidade de fósforo e o valor dessa adubação:



Fórmula
Quantiadade
Valor/saco (R$)
Valor total (R$)
5-20-10
8 sacos
55,00
440,00
5-20-20
8 sacos
60,00
480.00
5-30-15
5 sacos
65,00
325,00
16-46-00
3,5 sacos
80,00
280,00
11-52-00
3 sacos
80,00
240,00



Então, se formos comprar o adubo mais barato por R$ 55,00 ele se torna mais caro, pois temos que utilizar uma grande quantidade para suprir as necessidades, dando um valor total de R$ 440,00. E se utilizarmos o mais caro no valor de R$ 80,00, o mesmo se torna mais barato, uma vez que teremos que utilizar uma quantidade bem menor de adubo, ficando num valor de R$ 240,00.

O que acontece normalmente é que por ser caro demais o produtor não irá gastar os R$ 440,00 em adubo para a pastagem e por desconhecimento acaba comprando apenas metade da quantidade recomendada, 4 sacos de 5-20-10 por R$ 220,00 e irá colocar apenas a metade da adubação necessária, fazendo com que a pastagem não desenvolva adequadamente, reduzindo a produção. Enquanto que se ele colocasse 3 sacos do MAP por R$ 240,00 supriria a necessidade de adubação da pastagem e a mesma produziria muito mais.

Com isso, podemos concluir que o adubo mais caro é sempre o mais barato e conseguimos suprir a necessidade da