sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Emoção marca despedida de Xavier Leal

Sexta-feira, 29 de novembro
Um jantar na Sociedade Recreio Piratiniense que reuniu cerca de cento e trinta pessoas marcou o fim da atuação do camaquense Roger Xavier Leal, responsável pelas decisões judiciais da comarca farroupilha durante uma década.
O magistrado se despediu da comunidade na noite da quinta-feira na presença de autoridades e celebridades do meio social, familiares, servidores da justiça e empresários, a colega de sala de audiências, promotora Cristiana Chatikin (foto abaixo) e representantes de entidades recebidos por ele antes de assumir por promoção a comarca de Rio Grande.
Casado, 42 anos e pai de uma filha, Xavier Leal deixa à cidade com um recorde não muito comum para a profissão ao permanecer tanto tempo à frente do Fórum da cidade, a segunda na carreira e a qual considera ter contribuído para o seu aperfeiçoamento.

- Antes eu havia atuado em São Francisco de Assis, município do mesmo porte que Piratini. Cheguei aqui com quatro anos de experiência e saio com 14 anos de profissão. Eu era um juiz, mas agora sou um magistrado que conseguiu se aperfeiçoar– disse Leal em entrevista ao Eu Falei na tarde antes do evento.

A rotina que a profissão oferta com algumas limitações dado a postura muitas vezes sisuda e de pouco convívio social, ficando o cotidiano limitado à sala de audiências, ele entende ter sido quebrado em Piratini.
- Acredito que nestes dez anos consegui atingir o equilíbrio entre o profissional e o pessoal. Adoro caminhar na rua, ir ao restaurante, ter contato com as pessoas, ir ao supermercado. Aqui foi minha segunda casa e muitas vezes a primeira, gosto e me sinto bem demais – declara.
Questionado sobre ser visto como um juiz muito “humano” em muitas de suas decisões, algumas delas questionadas pela comunidade e outras passíveis de elogios, ele comenta:
- Fico orgulhoso em saber disso. Procurei agir da forma mais natural possível.  Acredito que temos sempre que buscar o bom senso em tudo o que fazemos inclusive saber ouvir as pessoas, o que entendo ser uma qualidade, e refletir a respeito das decisões. Fico contente em ter agido de forma despretensiosa, este é meu jeito de ser- finaliza Xavier Leal.

Despedida com emoção
E na presença de tantos admiradores da conduta à frente do trabalho o anfitrião fez jus aos adjetivos de humanitário que ganhou durante sua jornada em Piratini.
Sentado juntos à esposa Marcela, a filha Marina e seus pais, assistiu comovido às diversas homenagens prestadas a ele, entre elas, a da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, e dos funcionários do Cartório Judicial, os mais emotivos com a despedida.
Xavier Leal fez questão de abraçar cada responsável pelas palavras quando estas eram finalizadas e, quando chegou sua vez, faltaram- lhe palavras e sobrou comoção, o que o fez interromper o discurso por três vezes para chorar copiosamente sendo aplaudido de pé ao final da manifestação.
Assista parte do que disse o Juiz no vídeo abaixo

Gasolina e diesel devem subir sem automáticos


Sob pressão da nova onda de alta do dólar, o governo deve bater martelo nesta sexta-feira na decisão sobre a fórmula de reajuste dos combustíveis. Conforme analistas, o mais provável é que seja autorizado um aumento, mas os preços não poderão variar conforme as cotações internacionais, como queria a Petrobras.
Está marcada para sexta-feira uma reunião do conselho de administração da estatal, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar do assunto, mas até o início da noite de ontem não havia confirmação de horário nem de local. Havia a expectativa de que Mantega acertasse ontem com a presidente Dilma Rousseff a decisão sobre o pedido da Petrobras de criar uma espécie de gatilho, que dispararia elevações e reduções de preço. Esse mecanismo seria acionado quando passasse de certo limite a diferença entre os preços dos combustíveis no Brasil e os do mercado de referência, no Golfo do México.
Na terça-feira, as ações da Petrobras despencaram 6% na bolsa de valores depois de declarações de Mantega de que o mecanismo de correção de preços solicitado pela estatal não poderia ser feito "de improviso" nem com efeito inflacionário. Embora a presidente da estatal, Graça Foster, sustente que o gatilho valeria tanto para aumentar quanto para reduzir o preço dos combustíveis, uma alta exagerada da gasolina e do diesel poderia contaminar outros preços no Brasil. Além disso, o gatilho poderia ser adotado em outros segmentos, gerando uma nova onda de indexação — correção automática de preços com base em um determinado indicador.
Depois de passar vários anos com preços artificialmente estáveis, como medida de combate à inflação, a Petrobras passou a pressionar o governo para retomar a fórmula de reajuste automático que vigorou entre 1998 e 2002. Estima-se que a estatal tenha perdido em média R$ 5 bilhões por trimestre desde o início de 2012 vendendo gasolina e diesel para as distribuidoras por preço mais baixo do que paga ao importar. Diante dos resultados da Petrobras no segundo semestre, Valter de Vito, especialista em petróleo da Tendências Consultoria, considera "inevitável" um reajuste.
— Deve ocorrer um aumento de 7%, para gasolina e para o diesel — projeta.
Até quinta-feira, o preço da gasolina vendida pela Petrobras em suas refinarias no Brasil estava 27,4% abaixo do valor no Golfo do México, enquanto o do diesel tinha defasagem de 28,6%.
O aumento estimado, conforme Vito, não acabaria com a diferença, mas ajudaria a empresa a recuperar credibilidade no mercado. Os preços só ficariam equivalentes se o governo adotasse a nova fórmula de cálculo para reajuste. No entanto, o plano acabou esbarrando na resistência do Planalto.
— Essa mudança está cada vez mais distante, pois não é de interesse do governo, que quer evitar um impacto maior na inflação — avalia De Vito.
O mecanismo automático
Apesar de a autossuficiência em petróleo ter sido anunciada em 2006, a queda na produção e o aumento no consumo forçaram a retomada nas importações de óleo e de combustíveis.
Nos três últimos anos, a valorização do dólar e o aumento nas cotações internacionais do petróleo elevaram o valor das importações da Petrobras.
Para evitar que aumentos da gasolina e do diesel pressionassem a inflação, o governo não permitiu que os preços cobrados pela Petrobras nas refinarias acompanhasse essa alta internacional.
Com isso, a Petrobras perdeu receita e teve de desembolsar mais dinheiro, o que reduziu o lucro da estatal e fez cair o preço de suas ações na bolsa.
Ao mesmo tempo, a estatal tem de cumprir um pesado programa de investimentos para desenvolver o pré-sal.
Em outubro, a estatal fez um pedido para que os preços cobrados nas suas refinarias seguissem a flutuação das cotações internacionais. Nos Estados Unidos, é assim que o mercado de combustíveis funciona. Nos postos, o preço de venda ao consumidor é livre.
Fonte: Zero Hora

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Preso diz que só falará em juízo sobre furto

Eu só falo em juízo.” Essa foi a única frase que tanto aos agentes da Polícia Civil quanto nossa reportagem conseguiu extrair do homem de 29 anos, natural de Bagé,  capturado as 10:30 min desta quinta-feira.
Ele foi responsável por uma situação atípica envolvendo um furto à residência no 5º distrito de Piratini, Ponte do Império.
A casa estava vazia e sua proprietária alimentava os animais distante da residência. Ao retornar, para sua surpresa lá estava o invasor após o arrombamento usufruindo de um revigorante banho antes de retomar a rodovia 293 em sua bicicleta.
Ele atendeu ao pedido para que se retirasse, mas, não saiu de mãos vazias, levando consigo um protetor solar, certamente para amenizar os efeitos do sol que o castigava por estar sem camisa, um pote de tempero à base de alho e um pedaço de carne.
Satisfeito com o que sua ação rendeu, hora de pedalar novamente até ser preso pela patrulha da Brigada Militar que ao ser rápida no atendimento ao pedido conseguiu alcançar o meliante a tempo quando este trafegava próximo à Ponte do Império.
O acusado foi entregue na Delegacia de Polícia.

Novenas da Padroeira começam nesta sexta

Nossa Senhora da Conceição é venerada pelos católicos
Começa nesta sexta, 29, e se estende até 08 de dezembro, às celebrações para a Padroeira de Piratini, Nossa Senhora da Conceição, evento tradicional e que reúne centenas de pessoas por dez dias na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Este ano algumas inovações são vistas como adventos à festa. Sete casais católicos se somaram à comissão organizadora e, estes, segundo o Padre Darvan, são responsáveis por adicionar suas ideias ao calendário de atrações.

- Eles têm apresentado sugestões bem interessantes. Uma delas, e que tem como objetivo promover à festa e atrair a comunidade para a Igreja é às visitações em  órgãos públicos, instituições de ensino e empresas - destaca o pároco referindo-se à romaria que fazem levando à santa esculpida em madeira para abençoar ambientes e que o deixou inicialmente receoso.
Imagem da santa em visita à Rádio Nativa
-  Num primeiro momento fiquei um tanto receoso de levar a imagem para locais mais laicos, mas, percebi e fiquei impressionado como as pessoas precisam dessa lembrança de Deus, que na correria das atividades fica muitas vezes um pouco de lado, fora do nosso cotidiano – avalia Darvan.

Para Marília Farias, membro de um dos casais organizadores, a romaria itinerante e que passa pelos educandários é Importante para a convocação principalmente dos mais jovens.
- Objetivamos trazer as crianças e seus familiares pra festa, os convocando para o momento cultural - resumi a organizadora referindo-se também a parte dedicada às atrações noturnas na praça onde grupos musicais e outras programações artísticas ocorrem sempre a partir das 21h e, logo após  as novenas realizadas na igreja uma hora antes.

Dentro das atividades festivas está confirmado para 08 de novembro, feriado e dia da padroeira, o tradicional churrasco vendido à comunidade, mesma data do Almoço Comunitário realizado na Praça da Bandeira.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Taxistas querem construção de cobertura

Veículos estacionados na cobertura são os preferidos
Às altas temperaturas registradas já nos meses que antecedem o verão se transformam em um problema para os taxistas que exploram o serviço em Piratini. Com apenas quatro vagas cobertas na Avenida Maurício Cardoso, os demais se situam ao lado da Estação Rodoviária, a metros dos colegas que chegam primeiro e gozam da sombra, o que acaba também influenciando no momento em que os clientes buscam a condução.

O assunto foi tema na última sessão da Câmara de Vereadores realizada na terça, 26, quando Marcial Guastuci, PMDB, requisitou à Prefeitura a construção de uma proteção similar para os veículos expostos ao sol.

- Estes veículos que ficam desprotegidos deveriam ter a preferência e não a conseguem por se transformarem a verdadeiras saunas devido ao sol forte – reclamou o parlamentar.

Cláudio Dias, companheiro de bancada de Guastuci emendou:
- Fica inviável de executarem a função a contento. É claro que o usuário vai optar pelo táxi que está à sombra. É preciso ofertar melhores condições de trabalho para estes profissionais, o que entendo ser algo fácil e de baixo custo para a Prefeitura – 

O taxista Darci Batista revela que ser preterido devido à ausência de cobertura não é o único problema enfrentado por ele e seus  companheiros de profissão.

- Aos finais de semana a cobertura existente muitas vezes não pode ser usada por nós devido as pessoas usarem as vagas para estacionar seus carros, impossibilitando com isso que a gente trabalhe no local. Falta a fiscalização da Prefeitura – reclama.

-

Vice é cassado e P. Altas terá nova eleição

Quarta-feira, 27 de novembro
Terra do Castelo Assis Brasil terá nova eleição
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou, ontem, a cassação do ex-prefeito de Pedras Altas, Gabriel de Lellis Júnior, e do atual, Jair Luis Bellini. Eles haviam sido condenados, em primeira instância, por captação ilícita de sufrágio e de condutas vedadas aos agentes públicos em campanhas eleitorais, por distribuir cascalho e serviços a produtores rurais em período de eleições municipais, em 2012. Na primeira decisão, julgada em abril deste ano, a ação, movida pela Coligação Por um Futuro Melhor, teve o mesmo resultado. 
Além da compra de votos, Júnior – que deixou o cargo recentemente para se dedicar à Medicina –, e Bellini – que é o atual chefe do Executivo –, e o vereador Leonério Gonçalves Miranda, foram denunciados pela extração de areia do Rio Jaguarão através de servidores da prefeitura, distribuição da areia em troca de votos, empréstimo de um trator, distribuição irregular de material de construção destinado ao programa Minha Casa Minha Vida e aquisição de peças automotivas com recursos públicos. Contudo, recorreram da decisão. Porém, ontem, o TRE manteve a decisão inicial. O Pleno entendeu que houve captação ilícita de sufrágio. 

Segundo os dados repassados pela assessoria do Tribunal, ocorreu o empréstimo de maquinário e mão de obra da prefeitura à associação de produtores, o que caracteriza conduta vedada a agente público em campanha. “Com a decisão, haverá nova eleição no município, pois a chapa majoritária vencedora havia obtido 52,67% dos votos válidos no pleito de outubro. Até lá, e somente após vencido o prazo para embargos de declaração, o presidente da Câmara de Vereadores assume o cargo”, conclui a nota. Os acusados poderão recorrer junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Em contato com a reportagem, por telefone, Bellini informou que já havia acionado seus advogados para recorrer da decisão. 

Entenda mais 
Como o TRE-RS não aceitou o recurso e manteve a sentença de primeiro grau, os acusados devem deixar os cargos e novas eleições devem ser convocadas, o mais breve possível. A expectativa, segundo a assessoria do TRE, é de que o novo pleito ocorra dentro dois meses. Na eleição de 2012, a chapa obteve 987 votos ou 52,67% pela coligação Pedras Altas para Todos (PPL/PT). O candidato da oposição, o ex-prefeito Sílvio Marques Dias Neto, obteve 887 votos, o equivalente a 47,33%, pela coligação Por um Futuro Melhor.



Assinado o convênio de 103 mil para o hospital

Quarta-feira, 27 de novembro
Na assinatura do convênio, Chaise e o diretor do hospital Laerto Farias
Em uma representativa cerimônia realizada na tarde da terça-feira, 26, no saguão da Prefeitura Municipal de Piratini, Sereno Chaise, diretor – presidente da Companhia de Geração Térmica e Energia, CGTE, que atualmente concentra suas atividades no município de Candiota, assinou o contrato que firma convênio com o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, o que permitirá a aquisição de equipamentos para o Centro Obstétrico da instituição no valor de cento e três mil reais.

O montante é parte de um acordo feito entre empresa e Ministério do Trabalho responsável por aplicar uma multa que ultrapassa um milhão de reais pelo não uso de Equipamentos de Proteção Individual, IPI, sendo todo o valor convertido em doações para a filantropia.

Em sua manifestação Chaise elogiou e reconheceu a importância dos serviços prestados pelo hospital que se destaca mesmo em meio a crise no Sistema Único de Saúde.
- Eu já tinha conhecimento da excelência e dedicação desse hospital, por isso entendo que unimos o útil ao agradável ao fazer essa doação – disse Sereno Chaise.

O secretário municipal de saúde Diego Espíndola destacou o crescimento da instituição, hoje referência para vinte e duas cidades da zona sul em quatro especialidades, abordando as dificuldades enfrentadas pelas gestantes e familiares quando necessitam de leitos para dar à luz ou tratar recém- nascidos.

 - É difícil presenciar a angústia e o sofrimento que atravessam os pais quando precisam de leitos ou uma UTI Neonatal, (equipamentos doados) e muitas vezes são necessárias ordens judicias para as internações. É nesse momento que damos valor à vida. Esses equipamentos irão qualificar o atendimento prestado pelo nosso hospital – Frisou Espíndola.



terça-feira, 26 de novembro de 2013

É grande a procura por CNH Social Piratini

Terça-feira- 26 de novembro
Agricultora sonha estar entre as sorteadas
A possibilidade aberta pelo governo federal que permitirá nesta primeira fase 1400 pessoas encaminharem a 1ª habilitação, se tornou um problema para o Centro de Formação de Condutores, CFC, de Piratini. É a reclamação de Vanderléa da Rosa, que explora o serviço na cidade. Segundo ela, a procura pelo cadastramento é tão grande que os funcionários não estão conseguindo atender em tempo suficiente que não faça os interessados aguardarem além do necessário.

- Eu saio às 12h30min para almoçar e já tem gente esperando. Entendo que a forma adotada pelo governo não é a melhor, pois, para o ENEM, algo que necessita de mais dados à inscrição é feita pela internet, o que deveria ocorrer também para esta modalidade de CNH – opina a gestora.

Vanderléa também aponta a falta de esclarecimento por parte de alguns candidatos que se tornam incompreensíveis e até ásperos quando a documentação padrão é exigida.

- Pra fazer o cadastro a identidade tem que ser atualizada e, alguns apresentam o RG fora do que é exigido. Se você tenta explicar acham que é discriminação – relata Rosa.
Sonhando que um dia a renda familiar vai chegar e ultrapassar os três mínimos, exigência para candidatar-se à habilitação, a agricultora Vanderléa Lemos, 23 anos, quer estar entre as sorteadas no estado.
- Um dia queremos, eu e meu marido, comprar no mínimo uma moto. Isso ajudaria a percorrer os oito quilômetros de estrada ruim que separa nosso assentamento da rodovia – explica a rural que reside no Assentamento Conquista da Luta, interior de Piratini.

As Inscrições para o beneficio encerram dia 29 de novembro e é preciso ter o registro no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico.

 Também podem candidatar-se pessoas desempregadas há mais de um ano e cuja família tenha renda de até dois salários-mínimos. Além do comprovante de renda, devem ser apresentados no ato da inscrição comprovante de residência, certidão de nascimento das crianças, CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho referentes a todos os moradores da casa. O sorteio está marcado para o dia 11 de dezembro.

Além do comprovante de renda, devem ser apresentados no ato da inscrição comprovante de residência, certidão de nascimento das crianças, CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho referentes a todos os moradores da casa. 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Família acusa PMs por agressão a um menor

Segunda-feira, 25 de novembro

O pedreiro José Clóvis Farias, 43 anos e sua esposa, a costureira Rosângela Telles, 44, decidiram dar publicidade ao fato envolvendo seu filho Uélinton, 16 anos na tarde do último sábado, 23, quando este participava do desfile de motociclistas no centro da cidade.

Ocorre que o menor, ao não ter habilitação para pilotar o veículo foi abordado pela Brigada Militar e isso o fez fugir dos policiais que empreenderam perseguição.
A família acionou a reportagem Eu Falei munida de laudos de lesão corporal causados pelo ato que resultou em escoriações em um dos braços e pernas.

- Ele tentava me acertar com o cassetete de dentro do carro. Não parei e então eles me fecharam e eu caí. Neste momento me pisaram nas costas, me bateram com o cassetete na perna e me algemaram – relata o garoto acompanhado pelos pais.

Revoltado o pai reconhece que o filho agiu errado ao dirigir sem habilitação, mas, discorda da forma como a abordagem e a imobilização foram feitas.
- Eu não bato no meu filho e não admito que ninguém bata. Ele é menor e não poderia ter sido conduzido para a Delegacia de Polícia Civil sem nossa autorização.  Vou à busca de justiça – garante o pedreiro.

Marcial Guastuci, advogado da família, reforça a contestação do pai do garoto.
- Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, nem mesmo se cometer um crime grave um menor de idade pode ser exposto e o Uélinton foi transportado e algemado na presença de várias pessoas – explica.

Buscamos um posicionamento sobre a situação junto a Brigada Militar que excepcionalmente na segunda-feira estava sob o comando do Sargento Alci Espinosa. Ele disse que só poderá manifestar-se sobre o caso após ter conhecimento do mesmo, o que pode ser feito também direto na corporação.

Até o fechamento da matéria o episódio havia sido registrado no Conselho Tutelar e na Polícia Civil.

Prefeitura terá Concurso Público em 2014

Segunda-feira, 25 de novembro
A Prefeitura de Piratini busca através de concurso público para formar um cadastro reserva ou seja, sem obrigação de incorporação, aumentar o leque de opções na área da saúde. Nesta segunda-feira foi publicado o edital que informa sobre a seleção com provas nos turnos da manhã e tarde do dia 23 de fevereiro do ano que vem e  homologação do resultado final em 25 de março.
 São oito diferentes cargos sendo dois, Auxiliar de Saúde e Agentes de Endemias, ter apenas o Ensino Fundamental. O valor da inscrição para estes é de R$ 47,62.
Ensino Médio é a exigência para outros dois cargos: Acompanhante Terapêutico  e Cuidador/ Educador. A taxa de inscrição será de R$ 71, 43.

Com o mesmo valor  de inscrição está o posto de Técnico em Enfermagem que requisita além do médio o aprendizado técnico e a inscrição no COREN.

A exigência de Curso Superior atinge quatro cargos e todos com taxa de inscrição com o valor de R$ 95,24. São eles: Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e  Médico.
Obedecendo ao que reza na Lei Federal nº 7853/1989, serão destinadas aos portadores de necessidades especiais 5% do total de vagas dos cargos que vagarem ou vierem a ser criados durante o prazo de validade do concurso, cuja atribuições, recomendações e aptidões especificas sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

sábado, 23 de novembro de 2013

500 motociclistas são esperados em Piratini

Sexta-feira, 22 de novembro
Cerca de 500 estão sendo esperados em Piratini
Eles inspiraram autores e diretores e, por consequência, o cinema norte americano que nas décadas de 60 e 70 consagraram a figura sobre duas rodas em clássicos que influenciaram novas gerações eternizando um estilo na maioria das vezes exótico e que tem como bandeira em todas as tribos e irmandades a liberdade.
Toda vez que um deles comemora aniversário, ou seja, durante o ano inteiro, um é anfitrião e tem a missão de organizar a recepção em sua cidade e, neste fim de semana coube ao piratiniense Marcel Almeida, que ao comemorar seus 35 anos acredita que além dos gaúchos, 500 amigos de asfalto virão lhe abraçar vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e do Uruguai.

Em parceria com o Rotary Clube, as dependências da Associação Rural viraram um acampamento onde as barracas resolveram a falta de vagas nos hotéis que lotaram.

Para o lado que você olha lá estão elas, seja no modelo tradicional com duas rodas ou os estilosos triciclos que no desfile de hoje programado para a avenida Gomes Jardim estarão em destaque.
Ente os festeiros, barulhentos, mas, acima de tudo simpáticos e alegres, histórias de destacam.
Jájá  viajou 110 dias sobre a moto e chegou à Guina
Max Quevedo, o famoso Índio Estradeiro, mora em Capão do Leão e há vinte anos é  uma espécie de 0800 de quem pega a estrada nas possantes.
- Ali já recebi e dei suporte para colegas da Irlanda, Estados Unidos, Canadá e dos países do Mercosul. Ser motociclista é não ter um código e sim, ter o espírito 100% livre, tá no coração – resume Max, que trás no colete algo dito pelo rovolucionário Che Guevara que também ganhou o mundo em cima de uma moto.
“O homem que sai, não é o mesmo homem que volta”
A frase ganhou a simpatia de Marcelo Treze, carioca que viajou 1600 quilômetros em sua moto para poder chegar a Piratini e de Jajá Oliveira, que foi mais além ao ficar 110 dias sobre a moto.
- Parti de Rio Grande e cheguei à Guiana Francesa totalizando 15.040 quilômetros  entre ida e volta. Concordo com a frase do Chê Guevara porque se você ficar em casa, ficará alienado na frente da tevê assistindo à violência de todo tipo, mas, se você viaja, encontra uma irmandade muito grande que se importa e te abraça – entende Jájá Oliveira.


Neste sábado o evento promove um churrasco aberto à comunidade e a entrada nas dependências da Associação é um quilo de alimento não perecível.












sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Três morrem em acidentes no 3º Distrito


Um acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (22), na localidade do Boqueirão, 3º Distrito, resultou na morte de duas mulheres.  
Uma das vítimas, Carla Graziela Castro de Moura, 33 anos, conduzia uma moto, quando se chocou de frente com outra moto na estrada principal do Boqueirão, pouco depois de um cemitério. A condutora da outra moto era a professora de danças tradicionalistas e aluna da Escola João de Deus Nunes, Camila Cardoso Gomes, na foto acima. A escola anunciou, em comunicado, que as atividades desta sexta-feira a noite e do sábado foram suspensas.
De acordo com a Brigada Militar, Carla Moura conduzia duas crianças na carona da moto. Ambas tiveram lesões com o choque e foram encaminhadas ao Hospital de Caridade de Canguçu. As duas motoristas estariam sem capacete na hora do acidente.
A ETEC também suspendeu todas as atividades que aconteceriam neste sábado (23) devido ao falecimento da ex-aluna Camila Gomes, uma das instrutoras da invernada do CTG da escola. De acordo com o vice-diretor, professor Sérgio Vargas, a notícia causou comoção entre os professores e alunos.
- Era uma pessoa muito querida entre a nossa comunidade escolar. Mesmo sendo ex-aluna, era alguém muito presente, especialmente nas atividades do CTG - relatou.
Em nota oficial, a Prefeitura informou o cancelamento da Festa da Consciência Negra, que aconteceria neste sábado, no 3º distrito. A atividade, que seria realizada na comunidade quilombola Moçambique, em Rincão do Progresso, será remarcada para para uma nova data.
Acidente com trator mata morador 
Um homem de aproximadamente 70 anos faleceu na quinta-feira (21), após ter o corpo esmagado por um trator. As informações, ainda extra-oficiais, são de que Ademar de Moura estava roçando sua propriedade, na localidade de Boa Vista, quando sofreu o acidente fatal. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para perícia.
Fonte: Canguçu Online

As mãos que transformam lixo em Natal

Oito mulheres transformam lixo em decorativos para o natal
Em um dos galpões da Cooperativa de Reciclagem de Piratini, COOPIRATINI,  dona Marlene mostra domínio ao manusear o alicate para o corte dos pequenos pedaços de arame que serão ainda dentro do turno da tarde usados para unir os adereços a serem usados na decoração natalina da cidade.
Aos 64 anos ela é rápida e objetiva ao responder o questionamento feito por nossa reportagem.
- Não há idade para aprender coisas novas –
Sendo a mais velha das oito voluntárias da etapa final do projeto que vai tornar o Natal Farroupilha de Piratini uma realidade, a idosa recebe pela resposta o olhar de aprovação do mestre, o artista plástico e carnavalesco Mano Brum, que mesmo diante de sua larga experiência em alegorias, adereços e desfiles temáticos em São Paulo, Rio de Janeiro  no Festival de Parintins e em Portugal, devolve:
- Quem acha que já sabe tudo na verdade não sabe nada. Cada dia ao trocar experiências aprendemos uns com os outros e eu aprendi com elas.

Em clima de natal elas trabalham em dois turnos na cooperativa
Ele se mostra encantado com a força de vontade e dedicação das cooperadas que, diariamente recolhem e selecionam materiais recicláveis como os que estão sendo usados para enfeitar 70% das avenidas Gomes Jardim e Maurício Cardoso a partir da Praça da Praça da Igreja Matriz onde as atividades do evento ficarão concentradas.
Mano Brum elogia, mas, também critica:
- Se durante minha vida profissional que já tem 34 anos eu pudesse contar com pessoas dedicadas como elas não precisaria mais trabalhar, tal o comprometimento e o profissionalismo, mas, percebo que existe uma falta de valorização com o trabalho delas, assim, a partir de agora para meus novos trabalhos tudo sairá de Piratini.

Impossível não concordar com ele ao ver no que as caixas de leite longa vida, as mais de 1.100 garrafas pet e outros descartáveis e danosos ao meio ambiente se transformaram. O material doado pela comunidade na Campanha Recicla se transformou em oito diferentes arranjos de natal que irão decorar postes de luz, canteiros e tornar a praça da igreja o local das celebrações de uma forma mais espiritual e menos comercial como objetiva a ACIAS/ CDL, entidade idealizadora do evento.



Cristiano cantará Barbosa Lessa dia 05

Artista gravará o 2º DVD em dois anos em Piratini
A cidade que respira a Revolução de 35 e dela extraí e explora seu potencial histórico e turístico, terá dia 05 de dezembro, em frente ao Ministério da Guerra, local que abriga o acervo do Museu Histórico Farroupilha, um dos símbolos desta herança deixada pelas batalhas, um episódio artístico e cultural que vai homenagear um personagem ícone da tradição musical do Estado.
Barbosa Lessa deixou Piratini ainda jovem para traduzir o Rio Grande em prosa e verso construído desta forma um legado que enaltece e diferencia o garrão do Brasil, (expressão usada pela localização geográfica no mapa), do restante do país dado a riqueza folclórica aqui existente.
O saudoso que agora repousa em na terra natal, será homenageado por outro cantor e compositor piratiniense que com seu violão e voz exporta para outros pagos o que há de melhor na 1ª capital farroupilha.

Depois do DVD Contraponto, trabalho gravado em Piratini em 2011, Cristiano Quevedo agora vai cantar a obra de Barbosa Lessa no primeiro dia do Remate Mais que Meio promovido pela Cabanha Veio D’água.  

Tamanha responsabilidade é vista com humildade pelo cantor.
- Não há a pretensão de uma releitura. Vou cantar Lessa à minha maneira, pois não tenho grandes alcances técnicos na voz. Vou colocar o coração na garganta e fazer o que me faz bem, que é cantar para o meu povo  - disse o cantor em entrevista ao Eu Falei.

Para Cristiano o evento também é uma oportunidade de aproximar outras gerações da obra do poeta referência.

- Será uma maneira levar aos jovens a obra deste homem que para mim artisticamente foi completo ao ser compositor, historiador e poeta. Barbosa Lessa foi o mentor da maneira que divulgamos a tradição no estado – opina Quevedo.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Saúde recebe furgão para Oncológicos

Quinta-feira- 21 de novembro
Foto: Dione Rodrigues
O projeto da Prefeitura de Piratini de renovar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, pasta que fecha o ano com milhares de quilômetros rodados devido aos deslocamentos diários teve nesta quinta-feira, 21, uma nova e importante etapa.
Com recursos provenientes do Governo do Estado, um furgão  com 16 lugares foi entregue à secretaria e irá a partir do uso qualificar o atendimento e deslocamentos de pacientes que realizam o tratamento contra o câncer.
Diego Espíndola, gestor da pasta, destaca que o estreito relacionamento com o secretário estadual de saúde Ciro Simoni deve render para o município outras duas viaturas.
- Nosso projeto de renovação é amplo e necessário tal os desgastes que os veículos sofrem, assim, já recebemos a informação da montadora que em quinze dias teremos mais um carro e mais uma ambulância – revela Espíndola.

O conforto que precisa ser oferecido aos doentes em tratamento em viagens de média e longas distâncias é prioridade segundo o secretário.

- Precisamos e estamos qualificando os deslocamentos de quem faz hemodiálise e quimioterapia, tratamentos agressivos ao organismo e que requer uma melhor acomodação – disse Diego.
Além do transporte para os oncológicos ou que precisam de hemodiálise, hoje em número de 38 no município, os novos veículos auxiliarão no transporte de pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos.


Cerealista Fredo Westermann parte aos 64 anos

Quinta-feira- 21 de novembro
O meio empresarial, social e em especial a comunidade luterana perdeu nesta quinta-feira um dos seus representantes mais importantes e que deixará uma lacuna a ser preenchida.
Morreu vítima de câncer na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas onde estava internado desde o dia 19 de novembro, o cerealista Fredo Westerman, sócio- proprietário e administrador da Empresa Westermann Comércio e Agropecuária LTDA que instalada no Cerro do Galdino, 1º Distrito de Piratini, tem enorme importância econômica para o município de Piratini.

 Fredo e seus irmãos, junto com o pai Alvin já falecido, vieram para Piratini na década de 60 e aqui, com muito trabalho, criaram a partir da silagem de armazenamento e cultivo de cevada, soja e trigo o Grupo Westermann sendo diversas vezes a empresa campeã em arrecadação de ICMS no município.

O perfil algumas vezes um tanto austero contradizia com o homem solidário que trazia era, sendo ele e a família, colaboradores de inúmeras causas sociais como a APAE e mais recentemente o projeto Sapadores- Bombeiros.
Com acompanhamento de centenas de amigos, admiradores e familiares, Fredo Westermann teve seus atos fúnebres de despedida na Igreja Luterana Farroupilha da qual era membro e onde também nas celebrações especiais era o músico ao tocar piano e teclado.
Devido a multidão que compareceu ao velório o sepultamento marcado para às 19h  atrasou e ocorreu cerca de uma hora depois no Cemitério Luterano.

2002 ganham o Bolsa Família em Piratini

Quinta-feira- 21 de novembro
O Bolsa Família, programa do governo que objetiva a transferência direta de renda para beneficiar famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, segundo a Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Piratini tem 2002 beneficiados na cidade.
Integrante do Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70,00 para quem não tem filhos, e de R$ 140,00 para quem os possui, contempla famílias com de até cinco dependentes com idade inferior aos 16 anos e, a partir daí, o benefício muda de nome e configuração passando a ser o Bolsa Jovem.

Para ter direito e manter o bolsa o contemplado deve ter seu cadastro atualizado ficando passível da perda do mesmo se os registros e atualizações ultrapassarem os 24 meses. Precisa ainda dentro das condicionalidades, informar e comprovar a frequência escolar do filho ou filhos a cada três meses e até os 18 anos, passando a ser investigado pela secretaria em caso da não informação. Também precisa  conduzir os dependentes menores de idade para pesagem no Posto Central de Saúde duas vezes por ano, de fevereiro até o mês de junho e de agosto até dezembro.

Com os R$ 130 reais que recebe pelo beneficio todos os meses, a diarista Maria Isabel de Oliveira Silveira, (foto) residente na Serra dos Silveiras, 1º distrito do município, valoriza o adicional ao orçamento concedido pelo governo.

- Tenho um filho de 14 anos e não tenho emprego certo. Admito que se não recebesse esta ajuda eu teria dificuldades, seria bem mais complicado – admite a rural

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A promoção de dois praças boa praça

Com o oficial comandante, respeito e boa relação
O dia em que os policiais militares Luís Carlos Silva Pereira e Álvaro Madruga Pinheiro, lotados no 4ª Pelotão de Polícia Militar de Piratini, precisarão deixar a farda apenas nas recordações fotográficas que contam boa parte das mais de três décadas servindo a corporação do Rio Grande do Sul se aproxima.
No máximo até março de 2014, a dupla que esta semana recebeu às divisas que os tornou 1º sargento deve ir para o quadro de briagadinos da reserva, finalizando uma história de dedicação extrema a farda que usam.
Sereno, característica que ele garante lhe acompanhou durante os 31 anos como policial militar, o sargento Luís Carlos traduz sua satisfação em uma frase:
- Se eu tivesse a oportunidade de nascer novamente seria policial –

Ele se orgulha de, ao se deslocar para o trabalho ou para casa, não precisar portar a arma, hábito cultivado devido sua maneira de conduzir a profissão que o mantém inserido na comunidade onde construiu sua vida.
- Não uso armas porque aprendi a trabalhar com a lei, do jeito certo, e também o bom senso. Às vezes a pessoa precisa de uma chance – acredita o sargento.
Para Álvaro, 52,(foto abaixo) ao longo dos 33 anos de serviços prestados como agente da lei algumas mudanças internas ocorreram, e estas em sua opinião, foram deixando a sisudez comum entre as patentes de lado, o que permitiu uma melhor convivência com os superiores.

- Antigamente para que você conseguisse falar com um oficial tinha que antes passar por um cabo que falava ao sargento e que se quisesse falaria com você.  Hoje há o respeito, mas, esse distanciamento hierárquico já não é tão extremo assim – observa o policial que junto ao colega fotografou ao lado do oficial comandante tenente Oscar Barbosa.
Ele entende que ter se tornado um PM possibilitou a realização de sua meta de vida traçada desde muito jovem.
- Sempre tive a intenção de ser um militar e com isso servir ao público. Entrei com 19 anos na Brigada e, entre prender um marginal e ajudar alguém a atravessar a rua, me satisfaz mais a segunda opção, pois quando você prende para a questão preventiva já não há mais possibilidade –
 A dupla vai gozar a aposentadoria que está próxima como 1º tenente.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Souza diz que dissidentes eram do PMDB

Aos 45 anos, mesmo sendo apontado como único motivo das dissidências que levaram o Partido dos Trabalhadores, PT, perder 27 importantes nomes para as pretensões da sigla que almeja num futuro próximo a Prefeitura de Piratini, o vereador Lourenço de Souza sai reforçado da crise ao conquistar à presidência na eleição local que ocorreu dia 10 de novembro.
Mantendo a opinião de que tomou a decisão certa em apoiar o prefeito Vilso Agnelo, PSDB, apoio jamais aceito pelos que debandaram devido aos partidos serem de correntes diferentes e adversários ferrenhos em todas as esferas políticas existentes, o vereador soltou o verbo ao ser entrevistado pelo Eu Falei, afirmando que na verdade a maioria dos descontentes eram do PMDB e objetivavam uma aliança nas eleições municipais de 2012.
- Eles incharam o PT porque tinham interesse na coligação. Eram deles e não nossos. Inclusive tinha um antigo assessor do ex- prefeito Paulo Borges entre nós, e gente que estava filiada ao nosso partido, mas fez campanha para o PMDB. Não tinham o PT correndo nas veias e, como a maioria decidiu pela não coligação, estes saíram – dispara Souza que aumenta com um questionamento:
- Se o problema era eu porque não me afastaram? -

Lourenço garante que a sigla já se refez das perdas ao filiar trinta novos nomes, a maioria residente na área urbana, exatamente onde sofreu o abalo em setembro e outubro deste ano.
- Na verdade na Justiça Eleitoral temos 250 filiados, mas, para as atividades do partido só aparecem 49. Tenho uma nova visão de construção que passa por atrair a todos para as decisões, escolhas e comportamento que devemos ter, por exemplo, nas próximas eleições municipais quando precisaremos decidir se já temos condições de lançar candidatura própria ou aliar-se com alguém - detalha o vereador.

Quanto ao apoio que assegurou ao tucano Agnelo a maioria na Câmara de Vereadores, mas, também polêmica, Souza se mostra convicto com relação as perdas e ganhos.

- Não adianta ser oposição ou governo apenas por ser. Não vou em busca ou conquisto verbas para o prefeito e sim, para a comunidade, que acredito tem ganhado com minha decisão. Divergências e descontentamentos sempre haverá, e meu desafio é ampliar o PT em Piratini – finaliza.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Passe livre: cadastro de estudantes termina dia 20

Segunda-feira- 18 de novembro

Para os municípios não abrangidos pela região metropolitana de Porto Alegre o governo do Estado estendeu o benefício concedendo o subsídio decorrente do Projeto que criou o Passe Livre para estudantes  que residem  no interior e agora as prefeituras tem prazo máximo até o fim de novembro para enviarem o cadastro dos aspirantes aos valores.

Em Piratini o prazo para quem pretende usufruir ainda este ano encerra dia 20 e a corrida ao balcão da Secretaria de Educação é grande mesmo sendo impossível saber como os oito milhões de reais destinados pelo governo do estado serão divididos, ou seja, qual será o valor do subsídio para quem faz diariamente os cem quilômetros para estudar Pelotas.

Cursando o 1º semestre de direito na Universidade Católica, a jovem Aline Bueno, 18 anos, preencheu o formulário que a insere entre os possíveis beneficiados.
- Pra mim que já pago R$ 812, 00 de mensalidade para fazer o curso e mais R$ 195,00 de ônibus para ir e voltar todos os dias. É um auxílio muito importante – reconhece a estudante.

O secretário municipal de administração Humberto Porto, informou que a Prefeitura já assinou o convênio que permitirá o benefício aos piratiniense, mas, que é uma incógnita quanto ou qual o percentual de desconto que cada um terá direito.

- Fizemos um levantamento que o município tem em torno de 110 alunos que buscam a formação acadêmica em Pelotas, mas, não sabemos o valor a ser repassado– informa Porto.
Entre outros requisitos os inscritos devem ter renda per capta de um salário mínimo e meio.
O prazo par cadastro visando o ano de 2014 termina dia 29 de novembro.

CGTE entregará 106 mil ao Hospital Conceição

Segunda-feira- 18 de novembro
Com a implantação de novas referências,urologia obstetrícia e cirurgia geral, que se somaram a otorrinolaringologia e dermatologia, o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Piratini se vê diante da necessidade de ampliar sua estrutura física e de equipamentos que permitam atender com qualidade as centenas de pacientes da metade sul  até então responsáveis por engrossar a demanda reprimida do Sistema Único de Saúde e que agora passam diariamente pela instituição.
Diante da nova realidade a direção já decidiu por em obras usando recursos próprios, o Centro Obstétrico e conta com parcerias como firmada com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica, CGTE, que dia 26 de novembro entregará no saguão da Prefeitura Municipal 106 mil reais em equipamentos.

Entre os itens que reforçarão a ala em breve em obras, um Berço Aquecido, item usado para dar os primeiros atendimentos aos recém- nascidos similar ao mostrado na foto.
Também é comemorada a doação de um Autoclave, aparelho que realiza a esterilização de instrumentos cirúrgicos, uma cadeira para exames ginecológicos, uma Incubadora de Transporte e uma Bomba de Infusão que permite controlar o gotejamento de determinados medicamentos.
Para o diretor do Hospital Conceição, Laerto Farias, as doações vão agregar qualidade aos procedimentos.

- Com o aumento da demanda em consultas para as especialidades vieram os procedimentos cirúrgicos. Essa doação vai aumentar a segurança do que aqui realizamos, um exemplo é a incubadora que vai nos dar suporte para realizar transferências para outras unidades em caso de necessidade – explica Farias.