sexta-feira, 29 de maio de 2015

Professora desaparecida pode estar em Piratini

Sexta-feira-29 de maio

A Polícia Civil já ouviu 30 pessoas sobre o desaparecimento de uma professora da Universidade Federal de Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul. Cláudia Hartleben, de 47 anos, sumiu depois de chegar em casa, na noite do dia 9 de abril. Três pessoas foram convocadas para testemunhar usando um detector de mentiras, mas duas delas se recusaram a participar do teste.

Na semana passada, cerca de 30 policiais foram até a fazenda do ex-marido de Cláudia em Piratini, a aproximadamente 100 km distante de Pelotas, para cumprir um mandado de busca e apreensão. Ainda segundo a Polícia Civil, marcas de sangue foram achadas no local, mas ainda sem identificação.

A quebra dos sigilos bancário e telefônico da professora já foi feito, mas não há movimentações significativas até o dia do desaparecimento.
Cláudia é professora de biotecnologia da universidade. Desde o desaparecimento, os alunos e amigos têm feito uma corrente para tentar encontrá-la. Imagens da docente são compartilhadas por milhares de pessoas. Uma passeata também já foi feita pelas ruas do Centro da cidade.

Eliza Komninou, amiga de Cláudia, foi a última pessoa a ver a docente antes do sumiço. As duas jantaram juntas na data do desaparecimento.


"A gente falou um pouco sobre tudo, muito normal. Ela saiu daqui feliz. Todo mundo que conhece a Claudia sabe que, se tivesse algo incomodando, ela nunca deixaria de transparecer isso",  conta.



Depois da janta, Cláudia teria ido de carro até em casa. Devido à falta de notícias, no outro dia a amiga foi até a residência. Encontrou, no quarto da professora, a roupa que ela havia vestido durante o jantar.



"As coisas que ela usava, todas na cabeceira da cama. O chinelinho que ela estava, do lado da cama. Aconteceu alguma coisa que fez ela desaparecer", completa.

Nas investigações, a polícia trabalha com diferentes possibilidades, como desaparecimento espontâneo, cárcere privado e homicídio. A hipótese de sequestro está descartada, já que não foi feito nenhum contato telefônico ou pedido de resgate.  A polícia pede que qualquer pessoa que tenha alguma informação sobre a professora entre em contato pelo telefone 197.
Com as informações: Globo. Com 

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Suspeito de matar o irmão se apresentará à polícia

Quinta-Feira- 28 de maio
Delegado Osmar dos Anjos aguarda apresentação do suspeito
Revelado o nome do homem que matou com um tiro o irmão na segunda-feira, 25, na localidade rural do Alto das Palmeiras, quinto distrito da zona rural do município.

Trata-se de Jesus Varlin de oliveira Alves que, com um tiro de revólver de calibre ainda não identificado, tirou a vida de Gilberto de Oliveira Alves, 53 anos, atingido pelo  com um tiro no tórax que transfixou o corpo, o que lhe levou à morte ainda naquela noite enquanto passava por procedimento cirúrgico em um hospital de Pelotas.

Segundo o delegado Osmar dos Anjos que vive seus últimos dias como como substituto de Delegacia de Polícia Civil de Piratini, já que na segunda assume Rafael Vitola, o advogado do apontado como autor do tiro fez contato com a Polícia Civil e assegurou que seu cliente irá se apresentar nas próximas horas.

Pelo pouco que se sabe do crime, o mesmo foi motivado por desentendimentos familiares, pois, asseguram testemunhas, os irmãos já há algum tempo protagonizavam brigas até o desfecho trágico.

Liovaldo Nunes Pinheiro, 42 anos e que residia com a vítima, disse que ela, atingida ao meio dia por um dos disparos, se manteve lúcida durante as quase cinco horas em que aguardou que o socorro fosse acionado.
- O deitamos na cama e ele conversou o tempo todo, apenas reclamava que sentia que estava perdendo a voz. Durante os relatos ele afirmou que foi o irmão que havia atirado nele – contou Pinheiro que, por ter problemas mentais não soube usar o telefone para acionar o SAMU.

Para o delegado dos Anjos, como o suspeito não possuí antecedentes criminais deve ter sua versão para o fato colhida e responder ao inquérito em liberdade.

- A não ser que durante o depoimento ou a investigação surja um fato novo, assim deveremos proceder – finalizou Dos Anjos.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Política: PT decide sair do governo Vilso Agnelo

Terça-feira- 26 de maio
Presidente vislumbra candidatura própria ao governo municipal
A um ano do pleito municipal não deu outra. O apoio sempre muito discutido do Partido dos Trabalhadores ao governo de Vilso Agnelo- (PSDB) teve o final que se esperava diante da ausência de sintonia entre as siglas por terem ideologias diferentes.

Na segunda-feira, 26,  o presidente do PT em nível municipal Adilson de Oliveira, que também ocupava a Secretaria de Habitação, comunicou sua saída e junto com ela colocou à disposição do prefeito Vilso outros quatro cargos de confiança aos quais a sigla tinha direito  pondo fim a parceria.

Segundo Adilson, o pano de fundo da decisão é que o PT tem seu próprio projeto de desenvolvimento político para o município e, como fez questão de salientar, a coligação que hoje governa a cidade não representa nem mesmo em pequenos percentuais essas aspirações.

- Observa-se que a finalidade do nosso partido, por ser ele de esquerda, não se afina com outras siglas de posições e ideologias diferentes por serem de centro ou de direita. Até o momento não tivemos nenhuma tratativa por parte do atual governo que viesse ao encontro do que pensamos-  explanou o presidente.

Adilson entende que o PT tem uma aceitação muito grande em Piratini e embasa isso na eleição do vereador Lourenço de Souza e nas votações obtidas na eleição para o governo do Estado quando Dilma e Tarso além do candidato ao senado foram aqui muito bem votados.
Ao sair do atual governo o presidente entende que o partido fica livre para dar seguimento ao seu projeto futuro para o município, o que passa impreterivelmente pela aspiração à Prefeitura de Piratini.

- Temos sim um lugar especial na comunidade. Saímos sem ressentimentos e entendemos que nossa participação do governo Vilso foi fundamental, mas, a decisão foi tomada com os pés no chão e junto a lideranças estaduais e locais. Se a eleição fosse hoje nós teríamos sim um  candidato próprio à prefeitura – assegura.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Crime: Irmão mata irmão no Alto das Palmeiras

Segunda-feira- 25 de maio
A Polícia Civil investiga um homicídio que chocou a zona rural de Piratini dado às circunstancias em que ocorreu.  Na localidade Alto das Palmeiras, quinto distrito, onde segundo uma testemunha por volta de meio dia da segunda-feira, 25, Gilberto de Oliveira Alves, 53 anos (foto) foi alvejado com um tiro no peito pelo próprio irmão com quem possuía desavenças. .

Mesmo tendo sido atingido ao final da manhã, somente quase quatro horas depois as pessoas que prestaram os primeiros socorros à vítima conseguiram acessar o serviço de atendimento de emergência.

A dificuldade se deu em virtude dos que  assistiram Gilberto enquanto ela agonizava, sofrerem de problemas mentais e não saberem portanto como acionar o SAMU, o que ocorreu por volta das 16h quando um familiar chegou e fez contato.

- O irmão que mora em Pelotas atirou no mínimo umas cinco vezes na direção de Gilberto que, depois de alvejado ainda conseguiu caminhar até a porta de casa e caiu – contou a testemunha.

Com um tiro que transfixou o corpo, Gilberto foi encaminhado para Pelotas onde veio a a falecer enquanto passava por procedimento cirúrgico um pouco antes da meia noite.
A Polícia trabalha para esclarecer as circunstancias do fato.

Assassino de Dorvalino continua foragido da polícia

Segunda-feira- 25 de maio
Crime bárbaro foi cometido na residência da vítima em 2006
Um dos autores de um dos crimes mais bárbaros da história de Piratini pode estar sendo assistido em seu esconderijo por uma enfermeira. A informação é extraoficial, mas, já chegou ao conhecimento dos agentes da Polícia Civil.

Alfredo Jesus Araújo Veleda, o Alfredinho, 35 anos, estaria com ferimentos adquiridos ao pular uma cerca de arame farpado quando fugiu de uma patrulha da Brigada Militar na noite da sexta-feira, 22, nas imediações do Cemitério Municipal.

Alfredinho é um dos autores do homicídio cometido contra Dorvalino Rodrigues da Silva que foi morto com requintes de crueldade em sua residência na Rua Prefeito Alfredo Freitas da Cruz em 2006 e pelo fato foi condenado a 27 anos de prisão.

Mesmo com seu histórico de violência também durante o cumprimento da pena, já que apresentou alterações pelos vários presídios que passou, sendo que em um deles enfiou uma bomba de chimarrão no pescoço de outro apenado, Alfredinho conseguiu rumar para o regime semiaberto  enquanto cumpria pena em Pelotas.

Conforme os registros policiais em 27 de março deste ano ele saiu para procurar emprego e não voltou para pernoitar na cadeia.


A polícia trabalha para elucidar o caso e requisita que informações sobre o paradeiro do foragido assim como sobre a possível enfermeira que estaria o ajudando sejam repassadas mesmo de forma anônima aos telefones 197 e 190.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Drama da comunidade pode estar prestes a um final feliz

Sexta-feira- 22 de maio
Obras não foram concluídas e causam transtornos para a população
Os moradores do Bairro do Caneleira já perderam a conta de quanto tempo faz o início das obras para canalização da água naquela localidade e nunca chega ao final. São cerca de 1400 metros até o local e parece que anda a passos muito lentos.
Não basta a reclamação dos moradores e pedidos de vereadores que o sonho da água encanada do Caneleira não sai do papel.

Nossa reportagem conversou com o Chefe da Unidade da Corsan de Piratini, Rodrigo Gomes, onde ele relatou todas as providências que estão sendo tomadas pelo órgão. “Existe uma parceria entre a Corsan e a Prefeitura de Piratini, onde através do ofício 098/2014, do Gabinete do Prefeito, se compromete em entrar com a mão-de-obra, na questão da abertura até a localidade”, fala Gomes. “São 1400 metros até a comunidade do Caneleira, quando a ampliação já soma 1098 metros, até o dia 19/05/15”, ratifica.

As obras estão na chegada do bairro, mas a prefeitura encontrou um problema: lajes de pedra, que impedem o seguimento do trabalho.
O chefe da Corsan afirma que assim que a Prefeitura tiver finalizado a sua parte, o trabalho de finalização, através da interligação da água, não demora mais que dois dias, mas enquanto isso, a comunidade terá que aguardar mais algum tempo.

Nossa reportagem esteve na Comunidade do Caneleira e conversou com alguns dos moradores que contam o drama que vivem. Daiane da Silva conta que reside no bairro há cerca de dois anos e já passou por momentos bastante difíceis pela falta de abastecimento da água. “Eu tenho três filhos e na quarta-feira já temos que poupar água, porque o caminhão pipa vem na segunda e não é o suficiente para lavar roupas, tomar banho, limpar a casa e ainda para a louça”, desabafa a moradora. “Houve uma época que passamos quase 30 dias sem o abastecimento da água, onde não tinha para beber; era preciso buscar água de um açude”, relata.

Vanilda Santos mora no Caneleira há um ano e afirma ter grande dificuldade também, porque possui pessoas idosas na casa que necessitam de cuidados especiais e se torna mais complicado. “Banho é só um por dia. A coisa é feia aqui”, afirma Vanilda.
Em conversa na manhã desta sexta-feira, dia 22, com o chefe da Corsan, Rodrigo Gomes, ele afirmou que na próxima segunda-feira, dia 25, uma equipe estará trabalhando no local a fim de quebrar a laje e finalizar o trabalho.
Com as informações: Nativa FM

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Delegado deve assumir DP no mês de junho

Quarta-feira- 20 de maio
Rafael Vitola deve assumir delegacia já no mês que vem
Esta semana o futuro delegado titular de Piratini esteve mais uma vez visitando as dependências da Delegacia de Polícia e aproveitou para ter um contado com sua em breve equipe de trabalho. Rafael Vitola Brodbeack, 36 anos, já recebeu o sinal do Comando Regional de Polícia de que já no mês que vem assume a DP de Piratini para um trabalho que gosta de frisar ele será de longo prazo.

Casado e morando no município, atualmente ele presta plantão na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), em Pelotas, mas já entrou em contagem regressiva para poder dar inicio ao trabalho pretendido na capital farroupilha para qual se mostra animado e com metas traçadas para combater a criminalidade que está em altos níveis principalmente com relação ao tráfico de drogas, abigeato e furtos.
- Oficialmente ainda não recebi o comunicado da transferência, mas, um telefonema da delegada regional Karla Kuhn já me assegurou que em junho serei transferido para Piratini – revelou Brodbeack.

Para ele que começou a criar raízes com a cidade há 15 anos, chegou a hora de dar inicio a um trabalho de longo prazo, já que pretende permanecer vários anos à frente das investigações, mas que em sua concepção precisa dar resultados já no começo, e para isso o entrosamento com a atual equipe já começou.

- Estou ansioso e empolgado. Conheço a equipe de policiais e eles já sabem minha linha e forma de trabalhar. Pretendo dar uma boa resposta à comunidade que está precisando sentir a mão pesada do Estado contra quem está infringido a lei e a ordem . Vamos fazer com que a polícia vá pra rua e prenda quem tem que prender para proteger quem está se sentindo inseguro – concluiu.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Manoel Rodrigues dispara contra Vilso Agnelo

Terça-feira- 19 de maio
Manoel Rodrigues não poupou críticas ao executivo
Ser vereador de situação e compor a base aliada que dá sustentação ao prefeito Vilso Agnelo, (PSDB), no legislativo não impediu o vereador Manoel Rodrigues, Partido Progressista, de ser o responsável pelo fogo amigo disparado na direção de Agnelo ao final da sessão ordinária realizada na terça-feira, 19.

Irritado, Rodrigues deu início a enxurrada de críticas que obviamente foi um prato cheio para a oposição liderada pelo PMDB.
Mais cedo e, sem explicar o motivo, o líder do governo, Gilson Gomes, também, do PP, pediu para que seus colegas ao menos durante a reunião não lhe vissem como porta- voz do prefeito.

Foi um aperitivo que mostrou o evidente desgaste entre Manoel Rodrigues  e o chefe do executivo viesse à tona. O motivo logo apontado  foi a ausência de ação da prefeitura na vila do Cancelão que já recebeu e, está prestes a receber novamente o projeto Prefeitura no Seu Bairro que desloca grande parte do gabinete  do prefeito para os bairros da cidade com o objetivo de reduzir o tempo das soluções de problemas apontados por moradores.
- Estou indignado com o prefeito e alguns de seus secretários. Como vereador sou cobrado diariamente pelos moradores da citada localidade e, sinceramente já tenho vergonha de olhar para eles – disparou o vereador.

Segundo o progressista, há dois meses o gabinete itinerante esteve no Cancelão e tomou ciência das carências existentes, o que não basta.
- O projeto é muito bom, mas, é preciso executar o trabalho a ser feito. Na primeira edição foi entregue ao prefeito uma relação com as necessidades e nada foi feito. Nós vereadores viramos um entregador de recados daquela comunidade, mas quem tem o poder da caneta e de decisão é o prefeito- ampliou Rodrigues.

Para o parlamentar o prefeito não leva a sério o trabalho do legislativo, o que lhe levou ao limite com o administrador.
- Me sinto entristecido por ser um vereador de situação e ter que chegar a este ponto, mas já não dá mais para suportar – encerra.

Suspeitos de assalto são presos em Pedágio

Terça-feira- 19 de maio
Suspeitos foram presos por agentes de Capão do Leão
Três homens com 19, 29 e 30 anos e uma mulher com 27 anos foram presos no pedágio do Pavão, na BR 116, entre Pelotas e Jaguarão. 

O grupo é suspeito de ter praticado dois assaltos a ônibus intermunicipais. Um dos crimes aconteceu no dia 9 de maio, em um coletivo que trafegava de Pelotas em direção a Bagé. Eles foram encaminhados ao Presídio Regional de Pelotas.

A prisão foi feita pela Delegacia do Capão do Leão com apoio da 2ª Delegacia de Pelotas. Segundo o delegado Edson Vinicius Ramalho, os agentes haviam recebido a informação de que o grupo estaria planejando outro assalto. 

A abordagem foi realizada quando o grupo estava em um carro Parati. Com eles, os policiais apreenderam coletes à prova de balas, revólveres e uma arma de calibre 38, que havia sido roubada de um policial durante o assalto ao coletivo que trefegava de Pelotas com destino a Canguçu.

Na tarde de ontem, duas testemunhas bajeenses estiveram na delegacia de Capão do Leão para reconhecimento fotográfico dos acusados e, segundo Ramalho, as vítimas identificaram alguns dos acusados.



Menor confessa arrombamentos na Vera Moreira

Terça-feira- 19 de maio
Tamanho e marcas deixadas por um par de tênis levaram à confissão
Na manhã desta terça-feira agentes da Polícia Civil com o apoio da Brigada Militar realizaram uma diligencia na residência do menor apontado como autor dos ataques à Escola Vera Moreira, Bairro Padre Reinaldo, arrombada duas vezes nos últimos quatro dias e quatro vezes nos últimos dois meses.

Com o adolescente de 15 anos foram encontrados objetos furtados na última ação ocorrida essa madrugada. Mas a polícia só obteve a confissão do autor após comparar as pegadas deixadas no piso no furto de sexta-feira, 15, com o tênis que ele estava usando. Tanto o tamanho com as marcas deixadas pelo calçado eram idênticas as levantadas pela investigação, detalhe que o fez confessar a autoria e isso de três dos quatro episódios
.
Segundo o delegado Osmar dos Anjos, responsável pela DP de Piratini, extraoficialmente já foi possível apurar o envolvimento de outros comparsas, todos menores de idade, no furto desta madrugada.
Dos anjos disse que a próxima etapa será a apresentação do procedimento ao Ministério Público para que este decida sobre a internação do autor detido em uma instituição própria para menores infratores.
- Não só por este fato, mas principalmente pelo histórico de furtos que ele já tem em sua ficha é que tentaremos a internação temporária que tem duração de até 90 dias e, antes desse prazo terminar ele já deverá ter sido julgado pela justiça- explicou o delegado.

O adolescente também é o responsável pelo furto de uma moto em abril.

Outra vez: novo arrombamento na Vera Moreira

Terça-feira- 19 de maio
Alimentos da merenda ficaram espalhados pelo chão

Impotência... revolta...são alguns dos sentimentos de pais e professores da Escola Vera Moreira, localizada no Bairro Padre Reinaldo, após sofrer o quinto ataque de vândalos este ano e a terceira em uma semana.

Desta vez, além dos prejuízos causados ao patrimônio e destruição de alimentos, foram levados três rádios portáteis.

A vice-diretora da Escola, Íris Ângela Manetti, estava sem saber o que fazer diante de tais situações. “Ainda se tivessem levado a comida por sentirem fome, mas não, somente danificaram a merenda das crianças”, comenta. “Parece brincadeira isso”, desabafa.

Vários cômodos da escola estavam revirados, além da cozinha, onde os alimentos foram jogados no chão, apensa por vandalismo, pois não podem ser reaproveitados. Na sala de informática, as telas dos computadores foram furadas com objeto pontiagudo. E o pior, em uma das salas da educação infantil, parece que urinaram em uma lixeira.

Várias janelas tiveram vidros quebrados. Desta vez, os bandidos utilizaram uma gangorra para chegar à janela da cozinha.

A Polícia Civil esteve no local e fez o levantamento de todos os danos. Uma comitiva de pais e professores buscam soluções com o prefeito, a fim de que uma solução seja tomada em relação às reincidentes perdas na escola.
Informações: Nativa FM

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Weege fala da saída do Conselho de Trânsito

Segunda-feira- 18 de maio
Na área central falta vagas e sobram problemas
O empresário Marcos Weege, então presidente do Conselho Municipal de Trânsito formado por membros da comunidade que prestavam um serviço gratuito com o objetivo de estudar e apresentar soluções para os problemas do trânsito da cidade se manifestou sobre o pedido de exoneração em massa da atividade.

Em entrevista à rádio Nativa, Weege afirmou ter solicitado sua exoneração depois, pois foi feito todo um planejamento com propostas de melhorias na área central, mas somente foi executada a mudança em frente às cooperativas de crédito Crehnor e Sicredi.
- O conselho se reunia semanalmente, mas a cerca de seis meses não tem mais realizado reuniões, porque eram em vão nossos encontros, pois tudo parava na secretaria”, afirmou .

 - Fizemos um planejamento sugestivo a locais específicos aos deficientes e motos, mas a administração achou que não era necessário -  completa.

Naquela época, o prefeito municipal afirmou em entrevista, que estaria contratando profissionais especializados no assunto, a fim de realizar um estudo no local para serem feitas as melhoras, mas isso até hoje ainda não ocorreu.  

Em contato com o setor responsável, o secretário Carlos Alberto afirmou que não existe nada nesse sentido, que existe uma licitação em aberto, mas é muito complicada essa questão.  - Seria necessária a contratação de um engenheiro responsável - afirmou Alberto.
Informações: Nativa FM

Cortes:Prefeito demite secretário de meio ambiente

Segunda-feira- 18 de maio
João Carlos garantiu que sua saída não tem fundo político
Luiz André Alves Pereira, secretário municipal de agricultura, passa a acumular a partir de amanhã, terça-feira, também a titularidade da pasta de meio ambiente. Pereira é uma mediada emergencial do prefeito Vilso Agnelo-PSDB, que na sexta-feira ao que tudo indica, para enxugar as contas do município, decidiu fazer uma série de demissões sendo a alteração mais contundente a saída do então titular da pasta, João Carlos Cardoso.

Cardoso, 61 anos, ficou exatos 12 meses no cargo e, ao falar sobre sua demissão disse que a mesma não tem fundo político já que não pertence a nenhum partido.
- Fui informado por um membro da administração sobre a minha saída, mas, deixei o prefeito bem à vontade para fazer isso já que foi ele quem me convidou. Não há nenhum motivo em específico, pois em cargo de confiança como o meu é assim mesmo, um dia você está e no outro já não está mais- avaliou Cardoso.

Junto com ele também foi demitido o licenciador ambiental Glauber Farias de Moraes, indicado pelo PSB, partido da base aliada e vários Cargos em Comissão, sendo a educação a secretaria mais atingida.

Vilso também fez cortes nas Funções Gratificadas e cortou todas as horas extras de servidores.

Em contato com Alex Matos que é ligado ao gabinete, este ventilou a possibilidade do prefeito se manifestar nesta terça-feira sobre o assunto.

domingo, 17 de maio de 2015

Brigada prende condenado por tráfico e estupro

Domingo- 17 de maio
A guarnição de serviço da Brigada Militar de Piratini prendeu na tarde do domingo, 17, um homem que estava em atitude suspeita na Avenida Gomes Jardim.

Éderson da Rosa Madruga, 25 anos, é um condenado da justiça em Pinheiro Machado que progrediu para o regime de prisão domiciliar e desrespeitou a regra saindo dos limites de sua residência.

Como informou o plantão da Polícia Civil, Éderson possui extensa ficha criminal com condenações por estupro, furto e tráfico de drogas.

Após ser conduzido para a Delegacia de Polícia ser efetuado o Boletim de Ocorrência, ele foi liberado por orientação do juiz da comarca de Pinheiro que agora decidirá sobre seu retorno ou não ao encarceramento.

sábado, 16 de maio de 2015

Quatro assaltam linha entre Canguçu e Pelotas

Sábado- 16 de maio
Passageiros que utilizaram a linha intermunicipal entre Pelotas e Canguçu na noite desta sexta-feira (15) viveram momentos de pânico dentro do ônibus que fazia a  linha das 21h30. De acordo com pessoas que estavam no veículo da empresa Expresso Embaixador, o ônibus foi parado próximo da Cascata, no quilômetro 88 da BR-392.

Neste momento, subiram quatro homens armados no ônibus para anunciar o assalto. Os passageiros ainda foram surpreendidos quando outros quatro homens levantaram dos seus bancos e se juntaram ao bando de criminosos. Eles embarcaram na Rodoviária de Pelotas como passageiros comuns, mas agiram como espiões durante a curta viagem.

Foram levados pertences de quase todos os passageiros, como dinheiro, celulares e relógios. Um policial estava uniformizado e foi bastante agredido com coronhadas pelos bandidos. Ele se deslocava para trabalhar em Canguçu. O pânico aumentou no ônibus quando houve, pelo menos, um disparo de arma de fogo. As informações iniciais são de que ninguém ficou ferido.

Após o assalto, os criminosos desceram do ônibus e sumiram pela BR-392.
Canguçu On Line vai trazer mais informações neste sábado (16).
Fonte: Canguçu On Line

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Brigada cumpre mandato e apreende arma 32

Sexta-feira- 15 de maio
A Brigada Militar cumpriu na noite da quinta-feira, 14, um Mandato Judicial de Medida Protetiva, ação que determina ao agressor ficar durante o processo a 100 metros de distância da figura feminina agredida.

O fato ocorreu na Rua Santa Isabel, bairro Princesa Isabel, na residência de um homem de 38 anos de idade que é acusado de bater na esposa.

Ao cumprir a ordem os policiais que compuseram a guarnição de plantão encontraram uma espingarda calibre 32. Ela foi apreendida e proprietário agora também vai responder por posse ilegal de arma de fogo.

Em suas queixas às autoridades, a mulher já havia informado que o então marido possuía o armamento em casa.

Três computadores são levados da Vera Moreira

Sexta-feira- 15 de maio
Cômodos foram revirados. Três computadores e duas câmeras foram lavados
Na sexta-feira,15, novamente a comunidade escolar do colégio Vera Moreira sofreu mais ataque o terceiro praticado este ano em apenas dois meses.

Os indícios de que mais de uma pessoa arrombou a janela que em  04 de maio já havia sido usada como entrada para roubar um televisor de 32 polegadas são fortes e o fator para isso é a extensão do dano.

Desta vez, o prejuízo foi além dos itens levados e se espalhou por várias salas do educandário, entre elas, o refeitório que além de ficar todo revirado também foi um dos locais onde o pó de vários extintores de incêndio que foram acionados ficou espalhado pelo chão e móveis.

Visivelmente abalada, a vice- diretora Íris Ângela Manetti, que está respondendo pela direção, limitou-se a mostrar a situação e, seguindo uma orientação da Secretaria Municipal de Educação não quis comentar mais este incidente.

Além do que o material extraído dos extintores se encarregou de estragar, o autor ou autores levaram três computadores portáteis que continham importantes dados da escola e duas câmeras fotográficas, itens que estavam na secretaria.

O arrombamento ocorreu esta madrugada e na vizinhança ninguém observou qualquer movimentação atípica.

A Polícia Civil vai investigar o caso

terça-feira, 12 de maio de 2015

Novo atraso na entrega da UBS no Padre Reinaldo

Terça-feira- 12 de maio
Assessor não forneceu nova data para a entrega da UBS
Como ocorre em todo o território gaúcho a não disponibilidade de recursos do governo do Estado também atinge obras iniciadas no município na gestão passada e ainda não entregues à comunidade.

Foi o que buscou informar e esclarecer o assessor de planejamento da Prefeitura de Piratini, Fernando Taddei, durante uma prestação de contas ocorrida na terça-feira, 12, na Câmara de Vereadores.

Ele explanou em específico sobre duas Unidades Básicas de Atendimento à Saúde (UBS), a principal delas por já estar com sua estrutura concluída, localizada no bairro Padre Reinaldo.

Fernando disse que até o anúncio da redução de recursos a previsão era de liberação para abril deste ano.
- São 150 mil reais prometidos para no máximo a primeira quinzena de abril. Já estamos ultrapassando a metade de maio e nada foi repassado. Isso nos impossibilita de inaugurar- destacou Taddei.

Deste valor, 120 mil, após darem entrada nos cofres da prefeitura serão usados para compra de equipamentos para a UBS concluída com mão de obra do município devido ao decreto e falência de empresas que vencerão processos de licitação.

Na outra extremidade da cidade, as obras com a mesma finalidade e concentradas no bairro Vila Nova voltaram a andar depois de um longo período paralisadas. A previsão de inauguração neste caso é para agosto deste ano.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Moto furtada é encontrada pela Polícia Civil

Segunda-feira- 11 de maio
Parte das peças da motocicleta forma achadas em um matagal
Ele tem apenas 15 anos, mas, mesmo com a pouca idade é apontado como principal suspeito por inúmeros furtos no Bairro Padre Reinaldo, inclusive de motocicletas que desmonta e usa os matos próximos para abandonar as peças.

O objeto de uma das ações de J.C.E., foi recuperado na tarde desta segunda-feira com a ajuda do próprio menor que, diante das indagações policiais colaborou para que as carcaças fossem encontradas em matagal próximo a uma sanga.

A moto ML fabricada em 1986 até ser levada no dia 07 deste mês, era o meio de transporte de José Dávila Goularte, 52 anos.
- Eu estava jantando na casa de um amigo no bairro quando a levaram – relata.

Ao prestar queixa à Polícia Civil, o proprietário também forneceu elementos para que os agentes chegassem até o adolescente que já tem cinco procedimentos de furto e receptação envolvendo seu nome

- Depois da denúncia trabalhamos com inteligência para chegar até ele – conta o inspetor Dutra que acrescentou ser este um passo importante para que a polícia elucide outros casos da mesma natureza na cidade.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Irmãos são flagrados com armas em Canguçu

Sexta-feira- 08 de maio
A Polícia Civil de Canguçu cumpriu três mandados de busca na localidade do Rincão dos Cravos, no 4º Distrito, na manhã desta quinta-feira (7).  As investigações começaram há algum tempo, após diversas denúncias de furto e abigeato naquela região, onde dois irmãos foram apontados como suspeitos pelos crimes.

Sete policiais civis se deslocaram para a zona rural em três viaturas. Sob o comando da delegada Paula Aline Vieira Garcia, eles efetuaram a prisão em flagrante do homem identificado pelas iniciasA.Z.L.L, 47 anos, pela prática do crime de posse de arma de fogo, de acordo com o artigo 6º da Lei 10.826/03). Ele foi ouvido, pagou fiança estipulada em R$ 7 mil e foi liberado.

Já o irmão dele, A.Z.L.L, 43 anos (ele possui as mesmas iniciais do irmão), prestou esclarecimentos na Delegacia de Polícia e foi liberado.
Em uma das casas, os agentes encontraram cinco espingardas de diversos calibres, um revólver calibre .22 e inúmeros cartuchos e utensílios utilizados para a fabricação de munição.

No outro local foram localizadas duas espingardas e um revólver calibre .22 municiado, bem como uma caixa com munições, cartuchos, pólvora, balins, entre outros objetos relacionados à fabricação de munição.
Fonte: Canguçu Online

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ponte está entre as prioridades diz vereador

Quarta-feira- 06 de maio
Gomes entende a crise mas, disse que é preciso estar vigilante 
Com a máquina pública quebrada, o que levou o governador José Ivo Sartori a fechar o cofre inclusive para futuras obras, reinserir a Ponte do Costa na ERS 702, mesmo que seja apenas nas perspectivas da atual gestão é considerado um grande desafio, mas, como a cada quatro anos a esperança se renova, os vereadores Gilson Gomes e Manoel Rodrigues, ambos do PP, conseguiram uma brecha na agenda realizada esta semana em Rio Grande pelo secretário estadual de transportes e mobilidade, Pedro Westphalen, que também é progressista, para tentar destravar outra vez o processo da referida travessia.

Para tentar sensibilizar Westphalen os vereadores entregaram material jornalístico referente às várias interrupções e acidentes ocorridos na Ponte do Costa além é claro de discorrer sobre a urgência em realizar a obra.
- Entendemos a situação financeira do Estado, mas, esperamos que o governador tenha se preparado para conduzi-lo afinal, quando se candidatou ele sabia que havia dívidas – disse Gomes.

Para ele, ações como esta são importantes já que acredita que a crise é passageira, por isso,  se faz necessário se manter vigilante junto ao Palácio Piratini para que quando as verbas forem disponibilizadas o município realmente seja lembrado.
- Precisamos estar vigilantes para não permitir que outras cidades que também necessitam pressionem mais do que a nossa e acabem levando como já ocorreu em gestões passadas.  Essa ponte é um entrave e impossibilita inclusive que empresas se interessem em se instalar aqui- observou o vereador.

Do secretário, os dois parlamentares ouviram que mesmo em dificuldade o Estado pretende construir seis pontes em quatro anos e a de Piratini está entre as prioridades.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Hospital perde referencia para entidade de Canguçu

Terça-feira- 05 de maio
Castro revelou dados preocupantes sobre a instituição
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada na terça-feira, 05, o vereador Sérgio Castro (PDT), revelou que o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Piratini perdeu a referencia de Cirurgia Geral, que dava uma significativa sustentação financeira para a instituição.

O atendimento para mais de 20 municípios da metade sul agora é prestado pelo hospital de Canguçu, para onde pode estar indo também a Dermatologia.
- Não dá para entender e aceitar perder atendendo bem e com estrutura para isso. Há obras já concluídas no hospital que são frutos dos repasses dessas conquistas – argumentou Castro.

Outra informação preocupante fornecida pelo vereador é de que a dívida do governo do Estado com o hospital local ultrapassa um milhão de reais.
- Já são um milhão e trezentos mil reais de atraso. É necessário retomar a negociação – amplia.

Como providencias para regularizar a situação financeira e impedir a perda da referencia em Dermatologia, o parlamentar sugeriu a criação de uma comissão interna para discutir o assunto na capital.

- Peço ao presidente urgência na marcação nesse agendamento com a Secretaria Estadual de Saúde já que o hospital ainda não se entregou e está fornecendo o serviço que beneficia toda região – encerra.

É grande a procura pela vacina contra a Gripe A

Terça-feira- 05 de maio
Neri garante que a partir da imunização passou a não ter mais gripe
O frio do outono e que colabora para o contágio pela gripe finalmente baixou as temperaturas nos termômetros esta semana, e para tentar evitar serem contaminados pela popular Gripe A, parte dos integrantes dos grupos a serem imunizados nesta primeira etapa estão madrugando nas filas dos três locais que distribuem as doses.

É o que revelou Eloisa Reys, diretora geral as Secretaria Municipal de Saúde de Piratini nesta terça-feira.
Ela garante ser desnecessária essa corrida aos postos já que o estoque este ano é considerado suficiente para atingir a meta.
- As pessoas estão chegando ao Posto Central antes mesmo das 06h da manhã. Acaba que passei a vir antes disso para esclarecer que não há essa necessidade, até porque,  eles correm ao fazer isso o risco, devido ao frio intenso, de adoecerem antes mesmo de a vacina fazer efeito – explica a diretora.

Neri Silveira, 80 anos, não chegou tão cedo assim. Passava da metade da manhã quando ele entrou no ambulatório para ser imunizado, o que assegura, tem feito à diferença.
- Desde que a vacina passou a ser aplicada na rede pública de saúde eu faço. Antes disso, pegava gripe várias vezes no ano, o que parou de acontecer  a partir da vacinação. Tem ajudado muito – garante.

São três postos vacinando: Cancelão, Vila Nova e Central, o que conforme a diretora dá uma média de 200 pessoas por dia.
O horário é das 08h ás 11h e dás 13h às 16h.

Nesta etapa estão sendo imunizados idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres que tenham passado pelo trabalho de parto há no mínimo 45 dias, crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas, neste último caso, estes devem estar munidos de receituário médico.

O Dia Nacional de Vacinação contra a H1N1 será no sábado, 09, quando a secretaria estará, através de unidades móveis percorrendo os cinco distritos do interior.



segunda-feira, 4 de maio de 2015

Casal colhe abóbora de 1, 60 metros em Pinheiro

Segunda-feira- 04 de maio
Na horta de hortigranjeiros do casal Carlos Fagundes, 76, e Jaci Silva Rosa, 74 anos de idade,moradores de Pinheiro Machado, adubo só é misturado a terra, sementes ou jogado nas plantas se for orgânico e, essa, pode servir como uma boa explicação para outra vez eles colherem algo de tamanho um tanto desproporcional em seis décadas como agricultores.
Da abóbora que mede 1,60 metros e ao lado de dona Jaci é quase empatam em altura, eles ainda não decidiram se renderá um quantia substancial de Schimier (geleia pastosa de origem alemã) ou um saboroso Quibebe, certamente em quantidade suficiente para doar às visitas ou vizinhos.
O neto, Roger Santos, orgulhoso do feito dos avós logo se encarregou de espalhar a novidade pela rede social e, junto a ela, uma garantia é reforçada:
- Eles não usam agrotóxicos ou nenhum outro produto diferente para alcançar este resultado –
Da terra fértil e generosa localizada no pátio da residência em perímetro urbano, não é a primeira vez que ambos apreciam um rendimento inesperado. Em 1997, o casal foi destaque na imprensa local quando colheram tomates com mais de um quilo cada, o que imagina o neto, estão entre os maiores já colhidos no Estado.


Televisão é furtada duas vezes na Vera Moreira

Segunda-feira- 04 de maio
Ladrão entrou por uma das janelas laterais e novamente TV foi levada
Uma televisão com dimensões de 32 polegadas foi roubada entre a madrugada da sexta-feira, feriado, e o domingo à noite,03,  acredita a direção da Escola de Ensino Fundamental Vera Moreira, situada do Bairro Padre Reinaldo,na cidade,uma das zonas de maior incidência deste tipo de crime.

A perplexidade de todos, incluindo os alunos ao chegarem ao educandário na manhã da segunda-feira foi dupla. É que o equipamento já havia sido roubado no primeiro fim de semana do mês de abril deste ano e, menos de 30 dias depois novamente foi surrupiado através de uma janela lateral.

Na anterior, televisor foi furtado junto com uma caixa de som amplificada e um computador. A comunidade, farta de tantas ações neste sentido, se mobilizou e acabou entregando o autor, um menor, à Brigada Militar que recuperou a totalidade do que foi furtado.
- Dessa vez não há pistas – lamenta a diretora Maria Amélia Cardoso, que, devido ao histórico de furtos constantes, já buscou engajar e sensibilizar os pais.

- Os reunimos e procuramos mostrar que, mesmo pertencendo ao patrimônio, o que aqui têm e também o que é levado, na verdade pertence e, é usado em benefícios dos alunos. Também é fruto de ações beneficentes que realizamos, ou seja, adquirimos com dificuldade – destaca.

A vice-diretora Iris Ângela Manetti lembrou que o mais recente furto prejudica todo o funcionamento do colégio.

- É uma escola grande, muitos professores e alunos para trabalharem em projetos e atividades onde a televisão roubada se faz necessária. Educação Infantil, Ensino Fundamental e mais Educação ficam prejudicados com isso – emenda.