sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Lideranças pedem solução para trecho da 265

Sexta-feira- 27 de novembro de 2015
Reunião poderá resultar em manutenção do trecho hoje intransitável
Em busca de uma solução, mesmo que essa não seja permanente, mas, que ao menos reduza os prejuízos ocasionados pela ausência de estradas compatíveis com os benefícios econômicos que a produção diversificada trás para Piratini, lideranças de diferentes segmentos bateram à porta do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens.

Em uma reunião ocorrida na tarde da quinta-feira (26), na 8ª Superintendência Regional, Bagé, o empresário Luiz Antônio Farias, o presidente da Acias/CDL Maico Tunes Joanol e Valmor Luís da Silva, que gerencia uma serraria no interior do município, estiveram reunidos com o engenheiro do DAER, Nélson Martins, onde expuseram todas as dificuldades encontradas para escoar a produção de madeira para o Porto de Rio Grande de esta onde parte outros continentes.

Em pauta específica, cerca de 40 quilômetros de chão batido da ERS 265 usados por produtores e transportadores para escoar o produto até a BR 293 em Pinheiro Machado.
- Hoje para tirar a produção cultivada em 1.500 hectares somente se não estiver chovendo e, se não tomarem logo uma providencia vamos chegar a um ponto que nem mesmo com tempo seco conseguiremos trafegar devido à péssima condição da estrada – prevê Valmor Silva.

Neste caso, o caminho tomado pela frota da empresa se torna o único, uma vez que, aquele que seria a outra opção, ou seja, em direção contrária até alcançar a ERS 702, se torna inviável devido à baixa tonelagem da Ponte do Costa.
DAER
Expostas as dificuldades, os reclamantes ouviram os empecilhos que impedem o departamento de dar manutenção em trechos que dão acesso a pequenos municípios, quando ficou claro que, a questão não é a falta de vontade em atender a demanda, mas sim, o sucateamento da frota e a ausência de concurso específico.
- Nossos caminhões e máquinas são os mesmos de 30 anos atrás, o que também ocorre com nossos recursos humanos uma vez que não há renovação. Estou há 20 anos no DAER e nesse período nenhum governo fez investimentos- reclamou o engenheiro.

Sensível ao que vivenciam os produtores situados dentro do perímetro reclamado, Nélson Martins assegurou que, embora os entraves sejam muitos, o acesso receberá manutenção.
- Para amenizar essa situação vamos realizar a conserva desse trecho através de uma empresa terceirizada. Serão duas semanas, começando em 07 de dezembro, realizando um investimento primário nas partes mais castigadas pela chuva – assegurou

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Reunião buscará saída para 400 alunos do Ponche


Quinta-feira- 26 de novembro de 2015
Andar superior oferece risco e não pode mais abrigar estudantes
A quinta-feira, 26, foi mais uma vez de salas vazias no Instituto de Educação Ponche Verde, maior escola estadual de Piratini. O esvaziamento do educandário começou um dia antes, na terça-feira, ainda pela manhã, após a diretora Maria Lúcia Corral receber um relatório de vistoria e interdição emitido pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, ligada ao Departamento de Obras Públicas do Estado onde reza que andar superior da escola encontra-se em estado precário, necessitando cobertura e beiral de reparos imediatos.

Há dois anos a estrutura já havia emitido sinais de risco quando teve duas de suas salas interditadas pelo Corpo de Bombeiros, agora, toda extensão da parte superior que completa 90 anos em janeiro próximo, não poderá mais receber alunos até que a reforma, prometida, mas, não realizada no governo passado saia do papel.

Uma reunião a ser realizada esta tarde entre a direção do Ponche Verde e a Coordenadoria Regional de Educação, buscará uma solução de como e onde alocar os mais de 400 alunos prejudicados com a situação.
- A solução para o turno da noite é mais fácil, pois, no prédio anexo não há aulas à noite e, essa será a minha proposta na Coordenadoria. O problema é para quem estuda pela manha e também à tarde – admite Maria Lúcia.

Mas a saída parcial é apenas para o restante do ano letivo que já se aproxima do final, sendo uma incógnita como serão as atividades na escola em 2016, o que não impede a diretora de concordar com a interdição.
- No nosso entendimento isso vem para resguardar nossa comunidade escolar e, como não queremos nenhum tipo de tragédia sou a favor do laudo, pois, somos leigos e quem interditou foram pessoas habilitadas no assunto – disse Lúcia.


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Moradores protestam contra ruas intransitáveis

Segunda-feira- 23 de novembro de 2015
Cansado de pedir solução, pedreiro tenta amenizar a situação precária
Quem mora em bairros que têm ruas de chão batido, neste caso a maioria dos existentes no município, passa os 12 meses do ano fazendo uma romaria até a Prefeitura Municipal, para em suas secretarias tentar, na maioria das vezes sem sucesso, encontrar soluções para as demandas existentes. 

São pessoas simples, de renda limitada, que buscam através do diálogo solucionar, por exemplo, problemas de infraestrutura que perduram o ano todo, mas que em 2015 foram agravados devido às fortes chuvas de outubro e que até o momento não foram solucionados.

Buracos, ausência de acostamento e bueiros destruídos ficam à espera não só do bom senso, mas, também da boa vontade dos gestores que ignoram os contribuintes da carga tributária da qual são reféns.

Um dos exemplos do desleixo da administração pública é o Loteamento Madeira. São apenas quatro quadras que formam um quarteirão onde o abandono parece ter chegado para ficar.
Cansado da romaria até a prefeitura, o pedreiro Leonardo dos Reis Cavalheiro utiliza com frequência as ferramentas de trabalho para amenizar a situação da rua onde constrói uma moradia.
- As lojas de materiais de construção se recusam a entrar neste bairro. Faço o pedido do que preciso e, ao ouvir onde devem entregar se recusam por causa dos buracos – desabafa Leonardo enquanto com a enxada usada para fazer a argamassa busca reduzir o diâmetro de uma das valas que cortam a rua que já lhe causou prejuízos.

- Como eles não entregam os materiais, o que é possível transporto no meu próprio carro e fazendo isso já furei o tanque de gasolina e perdi o escapamento – reclama.

Tão indignada quanto o pedreiro está à dona de casa Sandra Mar da Rocha Santana, 36 anos que enquanto mostra o esgoto correndo a céu aberto, dispara:
-Acredito que eu seja a que mais reclama. Já fui muitas vezes pedir solução à prefeitura, prometem que vão vir no dia seguinte, mas não aparecem –

Ela, enquanto moradora do loteamento, sente diariamente do descaso da administração já que é mãe de um adolescente com necessidades especiais que deveria frequentar a APAE diariamente, o que não ocorre.

- Quando chove o transporte que deveria levar meu filho não entra aqui, mas, já vi situação pior quando um doente precisou ser transportado de maca até a ambulância que aguardou na entrada do bairro- relembra.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Unidade de Saúde do P.Reinaldo já está funcionando

Quarta-feira-18 de novembro de 2015
Posto pretende melhorar a qualidade de vida de quem é atendido pelo SUS
A Prefeitura Municipal de Piratini inaugurou na tarde desta quarta-feira a unidade de Estratégia de Saúde da Família construída no Bairro Padre Reinaldo e que vai beneficiar diretamente outros cinco bairros próximos.

No local, batizado com o nome de Jorge Nunes Régio, passa a estar à disposição toda a estrutura existente na Secretaria Municipal de Saúde como médico, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentista e agentes de saúde, atuando de forma contundente principalmente na prevenção ou agravo de doenças.

Para o titular da pasta, Diego Espíndola, o momento é importante principalmente se for levando em conta a atual situação da saúde no país onde a estrutura que atende  pelo Sistema Único de Saúde fecha portas todos os dias.

- Concluímos uma etapa importante entre aquelas que eu me propus a realizar quando decidi fazer saúde na comunidade. Esta se soma a tantas outras como ao hospital local o qual ajudamos a estruturar e que hoje além de ser referência na região passa a se destacar ainda no Estado em alguns procedimentos – frisou Espíndola.

Ele informou que, com a entrega do prédio à comunidade foi possível atingir 50% de cobertura de saúde da família no município, o que deve dobrar em 2016 com a inauguração de uma unidade no Bairro Vila Nova e a construção de outros dois postos no interior.

- Agora vamos focar na conclusão das obras na Vila Nova e também para o mais rápido possível liberar os recursos já depositados na conta do Ministério da Saúde para a construção de uma unidade no segundo e outra no quinto distrito – assegurou secretário.


Grave acidente deixa uma pessoa morta na 293

Quarta-feira-18 de novembro de 2015

Um acidente envolvendo três carretas e dois ônibus de turismo deixou uma pessoa morta na BR-293, em Pinheiro Machado, na manhã desta quarta-feira (18). O homem que morreu era motorista de um dos caminhões e ainda não foi identificado.Os ônibus envolvidos são das empresas Planalto Kopereck, mas nenhum dos passageiros teve lesões mais graves. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o condutor de uma das carretas perdeu o controle do veículo e iniciou a sequência de colisões.
A rodovia segue bloqueada nos dois sentidos,nas proximidades do quilômetro 121.
Com as informações: Clic RBS

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Presente legal vai dar um ano de supermercado

Segunda-feira-16 de novembro de 2015
Joanol disse que entidade apostou na criatividade para enfrentar a crise 
Tudo pronto para entrar em vigor dia 20 deste mês, a edição 2015 do Presente Legal, promoção da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) e Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Piratini, que este ano terá como prêmio principal um ano de supermercado grátis com um valor de R$ 300.00 a serem gastos mensalmente.

Esta também é a cifra da premiação para cada vendedor participante do cupom sorteado ao final da promoção que terá desfecho dia 28 de dezembro e, além disso, mais R$ 3.200,00 serão distribuídos em forma de vale- compras, R$ 100,00 para cada uma das 32 lojas participantes este ano da promoção, montante que será custeado pelos promotores.

Maico Tunes Joanol, presidente da entidade, admitiu que em período de crise econômica foram necessárias investidas extras junto aos lojistas que estão receosos dado ao atual momento.
- Devido à crise e, com os poucos recursos que temos, percebemos a necessidade de utilizar a criatividade para estimular a participação, assim, será uma edição diferenciada já que o ganhador do primeiro prêmio ficará 12 meses participando do Presente Legal – comentou Joanol.

Anualmente, o comércio local trava uma batalha para evitar que os consumidores busquem o comércio de Pelotas para fazer as compras de natal, mas, quanto a isso, este ano Joanol tem boas perspectivas.
- Percebemos que as pessoas têm viajado menos para fazer compras não só em Pelotas, mas, também em Rio Branco, no Uruguai. Com o preço do combustível em alta e a semelhança entre os valores praticados aqui e nesses dois grandes centros, a diferença passa a ser a condição de pagamento mais ampla, então, é hora de buscar praticar aqui um parcelamento mais atrativo – sugere.


Os outros prêmios em 2015 são: 01 Smarphone, 01 Tablet, 01 Notebook e 01 Tv 32 polegadas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Polícia recupera objetos furtados da Meu Lar

Quarta-feira- 04 de novembro de 2015
Objetos foram encontrados em um matagal em frente a escola
Pouco mais de 24 horas depois de descoberto mais um arrombamento e furto na Escola de Educação Infantil Meu Lar, episódio que ocorreu durante o fim de semana prolongado dado ao feriado de Finados e foi constado na terça-feira, 03, as autoridades policiais do município conseguiram reaver praticamente todos os objetos subtraídos do educandário.

Num trabalho exitoso dos soldados Daniel e Carlos Eduardo, responsáveis por levar às primeiras informações ao setor de investigação da Polícia Civil que prestou apoio à diligência, foram localizados entre outros em um matagal em frente à escola, três DVDs, um computador, uma televisão e dois rádios, equipamentos usados para recreação dos alunos.

- A partir da descoberta do ocorrido buscamos elementos e vestígios que nos possibilitassem a localização do que foi furtado. É uma escola que atende a comunidade escolar carente e com isso faz um grande trabalho social, o que estimula Brigada Militar e Polícia Civil nessa parceria que é modelo no Estado, a não medir esforços e com isso fazer sentir a presença do nosso conjunto de segurança pública- exaltou o soldado Daniel.


Para o delegado Rafael Brodbeck, este tipo de ação tem conexão com o tráfico de drogas, pois, os produtos da ação geralmente são trocados por entorpecentes, mas a ação da polícia tem enfraquecido a bandidagem ao por na cadeia sucessivamente responsáveis pela traficância na cidade.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

BM instala quatro câmeras de vídeomonitoramento

Terça-feira- 03 de novembro
Apoio da OAB e Ministério Público resultará em monitoramento de parte da avenida
O trecho da Avenida Maurício Cardoso, uma das principais vias de acesso à cidade, localizado em frente ao quartel da Brigada Militar (BM) passa a partir dessa terça-feira a contar com quatro câmeras de monitoramento instaladas no prédio da BM.

O sistema passou a funcionar após a entrega de um monitor pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsecção Piratini, representada por seu presidente Francisco Luçardo. O monitor se somou às câmeras doadas pelo Ministério Público que passam a registrar toda movimentação de veículos e pedestres, o que eleva a segurança e aumenta o poder de investigação das autoridades.

Para o sargento Funari, comandante do pelotão local, o sistema aumenta inclusive a segurança dos policiais que integram a guarnição.
- Partimos do princípio de que para dar segurança temos primeiro que ter segurança e, às vezes há apenas um policial no quartel. De agora em diante será possível registrar a chegada de pessoas e também o fluxo de carros na via.Isso nos possibilitará trabalhar com mais tranquilidade, pois seremos um ponto de monitoramento- comenta o sargento.

Para o presidente da OAB, se associar à iniciativa da Brigada faz parte das ações que as entidades precisam ter para aumentar a segurança de todos.
-Vivemos um clima de preocupação e grandes dificuldades dado ao avanço da criminalidade. É nosso dever não deixar as iniciativas apenas nas mãos do Estado, assim, cabe às instituições ações como esta e à comunidade dar informações sobre estratégias da delinquência – disse Luçardo.

Também comentando sobre a atuação de fato da corporação, o comandante lembrou que durante a última semana do mês de outubro a Brigada Militar esteve à frente ou atuou em missões de apoio à Polícia Civil , O que resultou na captura de quatro foragidos do sistema penal e a prisão de três traficantes, o que para o comando reforça que a parceria entre as duas forças é o melhor caminho.
- A união da Polícia Civil com a Brigada Militar nestas missões é uma forma de ampliar o efetivo- opina Funari.