terça-feira, 29 de março de 2016

Polícia Prende suspeito de matar Charles Rosa

Terça-feira- 29 de março de 2016

A Polícia Civil deu na manhã desta terça-feira, 29, uma resposta à sociedade com relação ao homicídio ocorrido na madrugada da sexta-feira santa quando, durante uma confusão que teve inicio na Praça Inácia Machado da Silveira ( Palanque), Charles Gomes Rosa, 26 anos, foi morto com uma facada no coração.

Os policiais civis com o apoio da Brigada Militar cumpriram o mandado de Prisão Preventiva expedido pela comarca local em desfavor de um jovem com iniciais E.D.R., 23 anos que foi preso em sua residência.

Segundo informou o delegado Rafael Vitola Brodbeck, a polícia já sabia que ele era apontado como autor do golpe de faca que tirou a vida de Charles.

- Já sabíamos desde a noite do ocorrido, mas após o fato o autor viajou para Bagé. A partir daí passamos a monitora-lo e, quando ele retornou para Piratini nós o prendemos- detalhou Brodbeck.


O suspeito encontra-se na Delegacia de Polícia Civil onde será ouvido e depois encaminhado ao Presídio Regional de Canguçu.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Homem é morto a facadas no Praça Inácia Machado

Sexta-feira- 25 de março de 2016

A violência na Praça Inácia Machado da Silveira, local também conhecido como Palanque, ponto de encontro de famílias, mas, também de arruaceiros, chegou ao seu ponto máximo essa madrugada.

Era por volta das 04hs da manhã quando mais um briga generalizada colocou em pânico quem ali reside.

O confronto foi fatal para Charles Gomes Rosa, 26 anos, morto durante a confusão.

Devido ao feriado há dificuldades por parte da imprensa em descobrir maiores detalhes sobre o ocorrido, bem como também sobre a vítima que, conforme informações foi morta a facadas.

Segundo o plantão da Polícia Civil, há várias testemunhas do fato, mas até o momento não foi possível chegar a autoria do crime.

A polícia requisita que se alguém tiver informações que possam levar ao autor do homicídio que faça contato pelos fones: 53-  84276982 e 197.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Casal briga e homem é levado ao Presídio Regional

Quarta-feira- 23 de março de 2016

Uma briga de casal esta tarde necessitou da intervenção da Brigada Militar na Rua General Neto, centro da cidade.

Conforme o Boletim de Ocorrência registrado logo após o fato na Delegacia de Polícia Civil, ciúme foi a causa do desentendimento.

O homem acusou a mulher de ter um caso com seu cunhado. Diante da acusação ambos se desentenderam passando ele a  agredir ela com socos na cabeça e costas. A seguir, segundo ela relatou, o marido a segurou pelo pescoço e tentou esgana-la.

Quando conseguiu se desvencilhar do agressor que estava visivelmente embriagado, a vítima pediu ajuda para a vizinha que acionou a Brigada Militar.

Para a surpresa das autoridades o agressor se apresentou espontaneamente na Delegacia. Ele foi algemado e o delegado Rafael Brodbeck o enquadrou na Lei Maria da Penha, o que determinou sua prisão imediata e encarceramento no Presídio Regional de Canguçu sob as acusações de agressão e dano qualificado.

Governo adia Subestação de Piratini para 2018

Quarta-feira- 23 de março de 2016
Evento novamente discutiu os problemas de energia de Piratini
A tão necessária e, prometida Subestação de Energia Elétrica de Piratini que está com o inicio das obras atrasadas há mais de um ano, não será mais entregue em 2016 como como foi assegurado há dois anos pelo governo do Estado.

A notícia foi dada pelo corpo técnico da CEEE presente à audiência pública para discutir a situação realizada na Câmara de Vereadores na tarde desta quarta-feira.

A informação foi um balde de água fria nas pretensões representadas por Andrevânio Nichele, gerente da empresa Irmãos Nichele, que integra o polo madeireiro instalado no quarto distrito, que pretendia ampliar sua atuação no mercado ao começar a produzir Pellet, produto derivado da madeira que têm 70% da sua produção exportada para o exterior.

- A futura produção já está vendida e às máquinas praticamente compradas e agora essa notícia de que somente em 2018 a Subestação vai começar a operar – lamentou o empresário.

O vereador Sérgio Castro ( PDT), proponente do evento, disse que o novo entrave  faz com que se acumulem os prejuízos no município.

- Estamos deixando de nos desenvolver. É lamentável que percamos novos investimentos como esse da indústria de Pellet, por falta de potência – disse Castro. Existem novas empresas querendo vir, se instalar, investir em Piratini, e novamente vamos perde-las pelo mesmo problema – ampliou vereador externado a seguir que não existe outra forma a não ser a pressão politica para que o cronograma prometido seja cumprido.

Alexandre Madruga Ávila, gerente regional da CEEE, garantiu que todo o projeto técnico para a implantação da Subestação que vai custar cerca de nove milhões de reais está pronto, mas, isso não basta.

- Já discuti com a direção da empresa e alertei que o município está ficando para trás devido à questão energética que é o limitante para o desenvolvimento da cidade, mas, a decisão não está em nossas mãos e depende agora de força política – falou Ávila.




sexta-feira, 18 de março de 2016

Prefeitura inaugura posto do Bairro Vila Nova

Sexta-feira- 18 de março de 2016
Posto vai beneficiar 3.500 pessoas do bairro Vila Nova
A Prefeitura Municipal de Piratini inaugurou nesta sexta-feira o Posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Vila Nova. Amplo e, dentro das normas do padrão nacional, o posto vai contar diariamente com médico, dois auxiliares de enfermagem, dentista e seis Agentes Comunitários de Saúde.

Para o secretário municipal de saúde Diego Espíndola, a finalização e entrega da obra à comunidade beneficiando com isso 3.500 pessoas diretamente, é um marco importante no seu ciclo como gestor da área.

- Nos primeiros anos de gestão eu me propus a colaborar para recuperar o hospital e hoje conseguimos atingir no perímetro urbano 80% de cobertura de estratégia da saúde da família. Isso significa também um reforço na atenção básica, o que com certeza diminui as internações hospitalares e intercorrência de doenças permitindo também que as pessoas tenham maior acessibilidade à saúde pública- avalia Espíndola
.
Tendo também concluído e entregue um posto nos mesmos padrões em novembro do ano passado no bairro Padre Reinaldo, o secretário disse que Piratini merece o reconhecimento diante do atual momento de crise em que o país atravessa e que ocasiona o fechamento de unidades de saúde, inclusive na região.

- Estamos na contramão do que está ocorrendo no Brasil. Enquanto em muitas cidades fecham, nós estamos inaugurando - frisou.

Com a conclusão do posto no bairro Vila Nova as atenções se voltam para o interior. O secretário informou que as obras para o ESF do segundo distrito já começaram e que ainda este ano a intenção é construir também um posto no quinto distrito.

- Vamos encerrar o ano fazendo o que nos propusemos dentro daquilo que a gente pode cumprir que é levar saúde a todos os cantos - encerra



200 quilos de maconha apreendidos em Canguçu

Sexta-feira- 18 março de 2016
Droga seria oriunda do Paraguai e entregue em Pelotas

Um homem foi preso e 200 quilos de maconha foram apreendidos por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante fiscalização de rotina. A ação ocorreu próximo ao posto de pedágio da Glória, no 1º Distrito de Canguçu.
A droga estava no porta-malas de umVolkswagem Jetta. Segundo a PRF, o veículo é clonado.
Em depoimento à Polícia, o homem de 32 anos contou que a droga seria oriunda do Paraguai e entregue em Pelotas. Segundo ele, uma pessoa estaria o esperando em um posto de combustíveis localizados no início da cidade.
O homem, no entanto, disse que não sabe quem seria o destinatário. De acordo com a polícia, o suspeito é de Santa Terezinha do Itaipú, no Paraná. Aos agentes o homem disse que é a primeira vez que faz o transporte de drogas.
O criminoso foi encaminhado à P
olícia Federal (PF) e em seguida ao Presídio Regional de Pelotas (PRP).
Informações: Giulliane Viêgas - Diário Popular

sábado, 12 de março de 2016

Comandante da BM divulga nota de esclarecimento

Sábado- 12 de março de 2016
Eu 1º sargento Alci Espinosa de Vasconcelos, comandante da Brigada  Militar de Piratini, venho  através deste  informar que no dia dos fatos envolvendo o sd Edelmiro e seu irmão Armandinho, e que ocasionou no morte de duas pessoas, por volta das 20:00horas, eu estava em minha casa quando recebi um telefonema do sgt Izair que se encontrava de serviço naquela noite e este me relatou que o sd Edelmiro teria efetuado um ligação via 190 para a Brigada  e informado que teria entrado em confronto com abigeatários na propriedade do Seu Armando que é pai de Edelmiro e do  confronto restaram os dois abigeatários mortos.

Relatou e que um veÍculo Fiat, cor escura, teria fugado em direção ao Cancelão. Diante disso, eu na qualidade de comandante direto do sd            Edelmiro e com obrigação funcional de sempre que ficar sabendo de ocorrências dessa natureza envolvendo algum servidor que seja  meu subordinado acontecer, deverei  comparecer no local, desloquei até o local juntamente com o sgt Izair e sd Dias , quando entramos no corredor que do acesso ao  local da ocorrência  nos deparamos com um taxi vindo em nossa direção. Abordamos o taxi e constatamos que se tratava do sr Armando, pai do sd Edelmiro. Perguntamos onde  o sd Edelmiro estava  e ele respondeu: logo a diante. Liberamos o táxi e seguimos em frente.

 Chegando lá, nos deparamos com o sd Edelmiro e seu irmão conhecido por Armandinho sentados na parte traseira da caminhonete de propriedade deles mesmo, e um Chevette cor aparentemente amarela, com duas pessoas dentro  em óbito, sendo que um delas encontrava-se com um revolver na mão e a outro com uma arma longa encostada  no ombro,  depois da perícia feita descobri que se tratava de um revolver calibre 38 e a uma arma calibre 28 cano longo. O rosto do motorista estava coberto parcialmente por um boné e o do carona estava irreconhecível. Perguntei para o sd Edelmiro o que teria acontecido ali, o mesmo respondeu que teria ido até a chácara de se pai para deixar ferramentas por que no outro dia alguém iria lá para consertar um alambrado. Deixou o material dentro da casa e saiu para ir embora resolveram passar na casa de um vizinho que mora quase na frente da entrada da chácara para apanhar ovos e ali permaneceram conversando e tomando um chimarrão, neste momento teria passado por eles um veiculo Fiat cor escura e andado pelo corredor por mais ou menos um quilometro e retornando vagarosamente para logo em seguida em um altinho do corredor.

 Também avistou o Chevette saindo da chácara de seu pai e, diante disso, correu a pé em direção ao Chevette. Os ocupantes teriam efetuado disparou de arma de fogo em sua direção, o qual foi revidado. Seu irmão  Armandinho, como é conhecido, pegou a caminhonete e foi em sua direção, embarcou e saíram atrás do Chevette dos qual os ocupantes  continuaram a efetuar os disparos  e o sd Edelmiro revidou , que conseguiram parar o Chevette.

Perguntei se teria algum bovino abatido o sd Edelmiro respondeu que talvez sim, não tinha certeza, diante disso orientei o sgt Izair a permanecer por ali, a fim de manter isolado aquele local e desloquei até a vila do Cancelão para efetuar contato telefônico com a Policia Civil e solicita-los no local da ocorrência, e também informar minha comandante direta capitã Madalena.

Posterior a esses contatos fui até um bar e comprei refrigerante e bolachas, pois a guarnição de serviço não tinha jantado e com a espera da Policia Civil e depois o Instituto Geral de Perícia (IGP ) a ocorrência iria se estender até a madrugada. Posteriormente, me  desloquei até a praça do Cancelão e ali permaneci por uma hora e meia, aguardando os agentes da Policia Civil para leva-los até o local da ocorrência, nesse momento fiz contato com o sr Roberto Pinheiro que é comerciante no Cancelão e perguntei se ele conhecia os proprietários de um Chevette amarelo, o mesmo respondeu que não lembrava de nenhum Chevette dessa cor por ali.

O sd Dias recebeu uma mensagem wats do sd Daniel informando que ele e o sd Eduardo estavam deslocando com os agentes da Policia Civil por outra estrada que fica mais rápida a chegada, e que já estavam levando o sd Fao que estava entrando de serviço naquele horário.

Diante disso, desloquei novamente para o local da ocorrência, chegando lá me deparei com os agentes da Policia Civil Fernando e Carol, mais os soldados Daniel,  Fao e Eduardo.
O policial civil Fernando constatou os dois ocupantes do Chevette estavam em óbito e disse que iria até a cidade para buscar o delegado e solicitar a presença do Instituto Geral de Pericia, o qual foi feito.
O  sd Daniel e sd Eduardo e sd Dias foram juntos com os agentes da Policia Civil, ficando ali no local somente eu a guarnição de serviço sgt Izair e sd Fao, mais sd Edelmiro e seu irmão Armandinho, que enquanto aguardávamos o delegado e o IGP, decidi ir até a chácara para ver  se algum bovino teria sido abatido, então pedi que Armandinho me acompanhasse até  a chácara para que eu fizesse uma averiguação. Chegando lá, constatei um bovino abatido com provavelmente um tiro na cabeça. O animal estava completamente carneado, só restando no local cabeça, carcaça e buchada.

Logo em seguida chegou o delegado de policia de Piratini. Informei o mesmo que havia um bovino carneado na propriedade do pai de Edelmiro. Posteriormente chegou o pessoal do IGP e começaram a fazer o trabalho deles.  Ao abrir o porta-malas do Chevette tinha dentro 04 cães, o qual  foram soltos  e posterior  liberaram os corpos para que a funerária pudesse leva-los, bem como o veiculo  para o guincho.
O delegado entendeu primeiramente que a ocorrência fosse registrada como furto abigeato e legitima defesa,
O sd Edelmiro foi encaminhado juntamente com seu irmão mais as armas apreendidas até a delegacia de policia  para os devidos fins.

Para finalizar no dia 11 de março por volta das 10:00 recebi um telefonema de minha comandante capitã, informando que havia sido expedido um mandado de prisão preventiva para o sd Edelmiro, prontamente  chamei o chamei, pois, estava no serviço interno, informei ele da decisão do juiz e o conduzi até a Delegacia de Policia Civil para que fosse feito os tramites legais e, como ele não quis ser ouvido sem a presença de seu advogado, foi conduzido  até o presidio militar em Porto Alegre por uma guarnição do Pelotão de Operações de Pelotas.

Até o momento não tinha me manifestado referente a esta ocorrência, mas meu nome esta rolando na boca de alguns fofoqueiros, então se depois disso alguém ainda tiver alguma duvida sobre meus atos nessa ocorrência, que faça um registro contra mim na delegacia, caso contrário, esqueça-se de mim, não fiquem falando pelos cantos que estou sendo investigado ou vou ser investigado referente a esta ocorrência, não tenho medo de investigação, pois meu profissionalismo, minha índole, minha ética  estão acima de tudo. Estão colocando em chegue a minha imparcialidade e seriedade com as funções que desempenho junto corporação brigada militar o qual tenho orgulho de servir a há 25 anos.

Sargento Alci Espinosa- Comandante da Brigada Militar em Piratini


Está preso irmão de policial por morte no interior

Sábado- 12 de março de 2016

A Polícia Civil deu sequencia na manhã deste sábado ao mandato de Prisão Temporária expedido pela comarca local para que Armando Mendonça Furtado, 46 anos, fosse preso sob a suspeita de homicídio qualificado.

Armando é suspeito de agir junto com o irmão Edelmiro de Mendonça Furtado, 41 anos, na morte dos também irmãos Horaci da Rosa Ávila e Hermínio e Horaci da Rosa Ávila, 33 e 36 anos respectivamente, no corredor do Kubischek, 4º distrito de Piratini no dia 02 deste mês.

Edelmiro foi encarcerado na sexta-feira, 11 e Armando foi preso esta manhã após se apresentar para depor na Delegacia de Polícia Civil. Ele será levado ao Presídio Regional de Canguçu onde ficará à disposição da justiça

A validade da Prisão Temporária é de 30 dias

sexta-feira, 11 de março de 2016

Civil prende policial e delegado diz que foi execução

Sexta-feira- 11 de março de 2016
Coletiva de imprensa  foi na Delegacia Regional de Pelotas
Foi preso no inicio da tarde desta sexta-feira, 11, o soldado Edelmiro de Mendonça Furtado, 41 anos, acusado de matar no dia 02 de março os irmãos Hermínio e Horaci da Rosa Ávila, no corredor do Kubischek, 4º distrito de Piratini.

Em coletiva concedida à imprensa na Delegacia Regional de Pelotas, o delegado titular da DP de Piratini, Rafael Vitola Brodibeck disse estar convencido de que a alegação de legítima defesa argumentada pelo policial não procede e que o que houve foi uma execução.

Além dos muitos tiros frontais recebidos pelos irmãos, o que foi atestado pela necropsia, à base de Brodibeck para pedir a Prisão Preventiva do soldado são depoimentos, principalmente de duas testemunhas que passaram pelo local no momento do fato.

- São duas pessoas que estavam amedrontadas, temendo depor, mas que foram convencidas por nós a prestar oficialmente um depoimento. Elas contaram que avistaram o carro em que estava o policial perseguindo e atirando contra o Chevete onde estavam as vítimas – relatou o delegado.

Brodibeck ampliou dizendo que as duas testemunhas afirmaram que não houve troca de tiros como afirmou o policial e que durante a fuga os dois irmãos tentaram se proteger dos tiros.
- Elas contaram que na tentativa de fugir dos tiros os dois dirigiam abaixados, assim, estou particularmente convencido de que houve uma execução, portanto um homicídio – afirmou.

O delegado disse ainda que aguarda os laudos da perícia feita no carro, no local e nas armas para somar estes resultados as provas já colhidas.

Edelmiro de Mendonça Furtado que ingressou na Brigada Militar em 1998, foi recolhido ao Batalhão de Policiamento e Guarda que é presídio da corporação em Porto Alegre.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Caso Jaine: suspeito foi preso recentemente

Segunda- feira- 07 de março de 2016
O suspeito de ter tirado a vida da adolescente Jaíne Centeno tem 28 anos e foi identificado pelas iniciais C.J.S.M. A Polícia Civil fez o pedido deprisão preventiva (que é por prazo indeterminado) e aguarda deferimento do Poder Judiciário.
Por volta das 19h desta segunda-feira (7), o homem estava na Delegacia de Polícia, no bairro Isabel. Devido ao alto grau de periculosidade, ele deverá ser encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas (PRP) nas próximas horas.
— Por volta das 12h desta segunda-feira (7), localizamos o suspeito e ele foi levado para prestar depoimento na Delegacia de Polícia Civil. Ele disse que teria apenas dado um beijo nela e, depois, um outro homem teria seguido com a menina — afirma o delegado Edson Ramalho, que cuida do caso.
 
Jaíne Centeno, 16 anos, saiu de casa na noite de sexta-feira (4) para ir a uma festa no Centro de Canguçu e não foi mais vista depois das 7h de sábado (5).

O homem de 28 anos passou pela Polícia recentemente.
— O suspeito que foi detido possui diversos antecedentes por crime e roubo. Há 15 dias, ele havia sido preso por roubo — afirma o delegado que cuida do caso, Edson Ramalho.
Ramalho faz referência ao homem que foi preso no dia 22 de fevereiro, em flagrante, pelo furto de uma carga de soja na avenida 21 de Abril, no bairro Uruguai. O homem chegou a ser levado ao Presídio Estadual de Canguçu naquele dia, mas acabou ganhando liberdade horas depois.
O corpo da adolescente encontrado com sinais de violência por volta das 15h desta segunda-feira (7), em um matagal às margens do quilômetro 119 da BR-392, foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Pelotas e deverá ser liberado na terça-feira (8).
Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local, que fica cerca de 200 metros distante do principal trevo de acesso à Canguçu, para fazer o levantamento de informações e apurar as causas da morte.
— Pelas imagens das câmeras de segurança, as quais tivemos acesso, é possível ver um homem se abraçando na adolescente (que seria a Jaíne Centeno) e puxando-a pelo braço.  Pelas vestes encontradas no corpo e todas as circunstâncias apuradas, leva a ser o corpo de Jaíne Centeno — admite o delegado.
ENTENDA O CASO
De acordo com familiares, ela não levou o aparelho celular, situação que não costuma ocorrer. A adolescente mora perto do local onde ocorreu a festa e, por isso, teria dito a um grupo de amigos que voltaria sozinha para casa.
A ocorrência de desaparecimento foi registrada na Delegacia de Polícia Civil ainda no domingo. Mais informações que possam levar ao esclarecimento do crime podem ser repassadas à Polícia Civil pelos telefones (53) 3252-1105 e 197, ou à família, pelos números 8485-0237 e 9938-9386.
Com as informações: Canguçu Online

sexta-feira, 4 de março de 2016

Manifesto pede justiça para caso de irmãos mortos

Sexta-feira - 04 de março de 2016
Manifestação reuniu cerca de 400 pessoas no centro da cidade
Um clima de revolta, tensão e comoção marcou a manifestação que nesta tarde pediu justiça para o caso dos irmãos mortos por um policial militar na quarta-feira no interior de Piratini.

Cerca de 400 pessoas se aglomeraram em frente à Delegacia de Polícia Civil e com faixas, cartazes e palavras de ordem pediram justiça exigindo também uma manifestação do delegado Rafael Vitola Brodibeck sobre o caso.

Daniel da Rosa Ávila que também é brigadiano e irmão das vítimas: Erminio e Horaci da Rosa Ávila, 33 e 36 anos respectivamente, disse estar convencido de que seus irmãos foram executados.

- Um deles tinha dois tiros na boca e um no olho. Ele executou meus irmãos e distorceu as circunstâncias, a verdade dos fatos. Não sei o que aconteceu na hora, mas eles foram caçados como animais – disse Daniel
.
Aline da Rosa Ávila, 26 anos, esposa de Horaci, participou da manifestação que terminou em frente ao quartel da Brigada Militar com a filha de um ano e meio no colo. Muito emocionada ela falou sobre as mortes.
- Eles saíram por volta das 04hs da tarde para cuidar de umas ovelhas na propriedade da família e, às 08hs, quando retornavam, foram executados a queima roupa e sem nenhuma chance de defesa – disse uma das viúvas.

Emocionada ela completou: - Eram homens de bem, trabalhadores e pais de família. Ele (policial) destruiu nossos sonhos e vidas, ficaram os filhos sem pais para criarmos -

 O que diz a Polícia Civil:
O delegado Brodibeck  falou sobre o caso. Disse que a missão da polícia é a apuração dos fatos na busca da verdade e que este é um inquérito complicado, pois, demandam provas, testemunhas e principalmente a perícia e a certa reconstituição dos fatos.

Brodibeck também justificou os motivos pelos quais o policial que não teve seu nome divulgado, não foi preso pelas mortes.

- No momento do acontecimento nós tínhamos uma versão e, essa versão foi o que levou ao não encarceramento do soldado. Não havia elementos para o pedido de Prisão Preventiva – disse.

O delegado frisou que em nenhum momento disse que houve o crime de abigeato, fato alegado pelo policial para o confrontou com os irmãos.

- O que eu disse é que houve uma versão contada pelo soldado que naquele momento foi suficiente para que eu não o encarcerasse,  o que não quer dizer que isso seja definitivo, pois, um inquérito policial muda, ou seja, nada impede que haja um inquérito por homicídio, um processo e um júri – explicou.

Para que se chegue ao que realmente ocorreu, o delegado disse ser crucial o resultado da perícia nos cadáveres e também nos carros que estavam na cena, o que não é diferente para a arma do PM e também para as encontradas com os irmãos.

- Vou solicitar ao Instituto Geral de Perícias que tenhamos uma reconstituição do ocorrido para que se descubra a verdade e com isso buscarmos as medidas necessárias para obtermos a justiça- encerrou.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Irmão garante que dupla não praticava abigeato

Quinta-feira- 03 de março de 2016
Horaci e Hermínio foram mortos pelo policial
Um possível engano causado pela escuridão da noite é uma das possibilidades cogitadas por Marcos Aurélio Rosa de Ávila, 45 anos, para a morte dos irmãos Hermínio da Rosa de Ávila, 33 anos e Horaci da Rosa de Ávila, 36, atingidos por tiros disparados por um policial militar  e por seu irmão na noite da quarta-feira no interior de Piratini.

Marcos procurou a reportagem para afirmar que os dois irmãos  não tinham motivos para praticar abigeato ou qualquer outro tipo de furto, já que a família cultiva soja e cria gado e ovelha num espaço de 300 hectares no quarto distrito.

- Sei que naquela região o abigeato é forte, mas meus irmãos não eram ladrões e eram conhecidos do policial, pois, temos amizade de longa data com toda a família dele – relatou Ávila.

Para ele, uma das hipóteses possíveis é que seus irmãos, que com frequência caçavam os javalis responsáveis por causar um grande prejuízo à lavoura, tenham perdido o controle sobre os cachorros que invadiram a propriedade dos autores dos tiros.

- Eles devem ter ido atrás dos cachorros que podem ter entrado no campo deles, mas ele conhecia meus irmãos, assim não consigo encontrar uma explicação – disse Marcos, que ampliou:

- Eles estão sendo acusados de atirar primeiro, mas como vamos saber já que mortos eles não podem dar uma versão – concluiu.

PM mata dois suspeitos de invadir propriedade

Quinta-feira- 03 de março de 2016

Dois suspeitos de invadir uma propriedade rural foram mortos a tiros na noite desta quarta-feira (2) no interior de Piratini, no sul do Estado. Conforme a Brigada Militar, os homens estavam em um carro dentro do sítio do policial, no 4º distrito. 
Ao avistarem o PM, eles começaram a atirar e houve troca de tiros. Os dois homens morreram no local. O policial não ficou ferido.
A identidade dos homens não foi revelada. A suspeita da polícia é de que eles praticariam abigeato na propriedade. 
Suspeitos que estavam um segundo carro, que também estava na propriedade rural, conseguiram fugir. A Polícia Civil investiga o caso.
Com as informações: Rádio Gaúcha

quarta-feira, 2 de março de 2016

Civil prende acusado de furtos a lojas no centro

Quarta-feira- 02 de março de 2016
Delegado acredita que a onda de furtos irá cessar
A Polícia Civil acredita ter prendido esta tarde o principal responsável pela onda de furtos que há semanas vem lesando principalmente proprietários de lojas no centro da cidade.

O acusado atende pela alcunha de "Chibo" e, mesmo que alegue inocência, tem contra si provas sustentadas testemunhas e  por câmeras de segurança que o flagraram saindo de uma loja de confecção  recentemente.

A prisão do acusado ocorreu após mais um roubo acontecido esta madrugada na Avenida 06 de Julho, quando, segundo a vítima, uma idosa com idade acima dos 80 anos, um grupo entrou em sua residência e a amordaçou causando lhe também uma lesão no rosto.

Dados fornecidos pelos vizinhos da vítima responsáveis por acionar a Brigada Militar foram cruzados com informações de posse da Polícia Civil que concluiu ser o mesmo bando que vinha agindo ultimamente.

Convicto da culpabilidade, o delegado Rafael Vitola Brodbeck comandou uma diligência a uma casa no bairro Padre Reinaldo onde além de Chibo outros dois menores participantes dos delitos se encontravam. Na residência os policiais acharam bijuterias e roupas recentemente levadas de uma loja e também um forno micro-ondas roubado da casa da idosa.
- Podemos dizer que era uma quadrilha que agia roubando lojas e, com a prisão do Chibo acreditamos que os furtos irão cessar. Esperamos que, com esse trabalho de investigação da Polícia Civil, com o imprescindível apoio da Brigada Militar, que primeiro atendeu à ocorrência e deu toda a ajuda material e operacional para o sucesso da ação de hoje, tenhamos noites mais tranquilas na Primeira Capital Farroupilha- disse o delegado.

-