terça-feira, 17 de setembro de 2019

Prefeitura inicia parceria pra evitar Aedes Egypti


Terça-feira- 17 de setembro de 2019
Parceria pretende recolher pneus e com isso prevenir doenças
A Prefeitura de Piratini deu inicio a parceria com a Reciclanip, entidade que tem como objetivo  coletar e destinar de forma ambientalmente adequada os pneus que não podem mais ser usados para rodagem , se tornando portanto inservíveis, precisando ser recolhidos para, após o processo ideal de reciclagem, virar, por exemplo, asfalto ecológico.

A organização é hoje uma das maiores iniciativas de pós-consumo da indústria brasileira e já coletou e destinou adequadamente mais de dois milhões de toneladas de pneus, o equivalente a 400 milhões de unidades de pneus de carro de passeio.

Conforme o secretário de Saúde Diego Espíndola, a parceria do município com a Reciclanip visa barrar a chegada do Aedes aegypti na cidade, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e do  zika vírus, já que pneus deixados ao ar livre são alguns dos locais mais propícios para a proliferação do mosquito, pois a água acumulada neles combinada com a parte interna protegida do sol é ideal para o desenvolvimento das larvas do inseto.

“Estamos trabalhando e queremos impedir que o Aedes chegue a Piratini, então essa parceria que não tem nenhum custo para a Prefeitura vai colaborar para isto”, disse o secretário.

Segundo Espíndola, a preocupação é necessária dado ao aumento dos focos no Estado.

“Com relação a 2018 aumentou e dez vezes a quantidade de focos do mosquito e também  de casos de dengue no Rio Grande do Sul. Então precisamos estar vigilantes e dar uma destinação adequada para os pneus, pois esta é uma forma de prevenção, sem esquecer que isto também é uma questão de consciência  ambiental”, acrescenta Espíndola.

O ponto de coleta dos pneus é na Rua 24 de Maio, onde funciona parte da Secretaria de Serviços Urbanos, sendo que o recebimento ser das 08h às 11h e das 13h às 16h.

Nael Rosa- redator responsável
Wats: 53-984586380
Cel: 9-99502191
Email: naelrosaeufalei@gmail.com





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!