sexta-feira, 31 de março de 2017

Famílias reclamam e Vitão garante reforma de capelas

Sexta-feira- 31 de março de 2017
Capelas serão reformadas segundo o prefeito Vitão
Não é de hoje e, muito menos dessa administração, que população, agentes funerários e até vereadores de situação e oposição requisitam mais conforto para as famílias que realizam os atos fúnebres de seus entes queridos nas capelas mortuárias mantidas pela Prefeitura Municipal.
Mesmo sendo um investimento relativamente baixo diante do que vai proporcionar, as melhorias são ignoradas e, ao passar pelos momentos difíceis que cercam a perda de um familiar, quem sofre  ainda tem que enfrentar as dificuldades oferecidas pela estrutura como cadeiras com estofamento rasgado, goteiras e parte da madeira dos forros caindo, espaço aquém do necessário e o calor ou frio extremo dependendo da estação. Aliás, a instalação de aparelhos de ar condicionado nas duas capelas é o pedido mais antigo e ignorado pela prefeitura.
A quantidade insuficiente de capelas é responsável por um transtorno ainda maior. São várias as ocasiões durante o ano em que no mesmo dia e turno, há mais de duas pessoas para serem veladas.
- A saída é pedir autorização para a família que chegou primeiro para velar que mais um corpo seja velado junto. Em raras oportunidades os atos são transferidos para comunidades católicas situadas nos bairros, ou se espera o féretro que chegou primeiro ser sepultado para logo após dar inicio ao novo velório- explica um proprietário de funerária que requisitou anonimato.

Darlan Madruga que há mais de dez anos atua no ramo, profissão herdada de seu pai e que é proprietário de uma capela mortuária desativada, conta que duas capelas nunca foram suficientes.
- Quando construímos a nossa particular já se fazia necessário o dobro da estrutura, ou seja, quatro – Relembra o empresário que critica:
- As capelas municipais não tem nenhuma manutenção e são completamente ultrapassadas em relação a conforto. Entendo que a estrutura é mínima, falta até mesmo tomada de luz, o encanamento é precário, a pintura não é renovada e até uma boa limpeza se faz necessária-observa.
Procurado por nossa reportagem para se posicionar sobre o assunto, o prefeito Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, o Vitão, assegurou que vai mudar atual realidade em sua gestão.
- Qualificar o ambiente está dentro das nossas metas. Entendemos que são momentos doloridos para os familiares e queremos tornar o lugar mais adequado para quem vai permanecer ali por um grande período. Que pelo menos tenham melhor qualidade e conforto – disse Gonçalves Rodrigues.
Conforme o prefeito, a futura reforma inclui a instalação do ar condicionado e também reparos nas cozinhas. Vitão não deu prazo, disse apenas que aguarda o provimento de recursos que estão escassos dado a crise que assola todos os municípios.


Nael Rosa- redator responsável

Contato: 53-84586380


email:naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!