Retrô


    Dante se  supera e emociona na Semana Farroupilha 

       Concluir o show em 2010 foi um grande desafio
As notas emitidas ecoavam por todos os cantos do Centro de Eventos Erni Pereira Alves, e com elas, a voz marcante e inconfundível esteve por uma hora e meia  em desacordo total com a condição de saúde e física, visivelmente abalada pelo diabetes e testemunhada pela multidão, número superior a 3 mil  expectadores que emocionados, reconheceram através de gritos e aplausos, não só o talento mas a garra, profissionalismo e acima de tudo, a capacidade de superação  para conduzir o espetáculo  até o fim.

Desta forma, o argentino mais brasileiro da cultura sul-americana, Dante Ramon Ledesma, escreveu seu nome na Semana Farroupilha de Piratini, num show de arrepiar e que entra para a história do evento como o mais marcante da edição e um dos mais emocionantes que ate  hoje pisaram o Palco do Rio Grande.Ao desembarcar no camarim, a informação partiu do próprio que as limitações poderiam atrapalhar, mas não o  impediriam de subir ao palco para encerrar a quinta noite da programação.

Magro, abatido e com extrema dificuldade para se locomover, Ledesma não dispensou a ajuda de duas pessoas para subir os poucos degraus que davam acesso ao público.Já nele, a batida no violão, marca registrada e reconhecida em toda América Latina, anunciou que a noite seria um desafio pessoal a ser vencido.
Entre uma canção e outra, pausas imprescindíveis na intenção de retomar a energia através de longos goles d’água e num esforço emocionante, arrancar a cada gesto e declaração, aplausos da massa: ”a vida sem luta para mim, não significa nada”. Após emitir essa frase que resumia a batalha para continuar ali, a música América Latina" ganhou o coro de milhares de vozes e, quando o refrão: ” vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz na hora não espera acontecer”, do clássico “Pra não dizer que não falei das flores”, de Gerado Vandré, foi cantado por todos, Dante deu por encerrada sua missão, saindo de cena como chegou: amparado e já sem forças.
A equipe médica foi chamada e, sentado no camarim, o teste de glicose e verificação da pressão arterial, serviu de decisão para o encaminhamento imediato ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde depois de medicado, permaneceu em um dos leitos cercado apenas pela tecladista e companheira, Keila Machado, uma funcionária da Prefeitura e um amigo.Horas depois do susto causado pela crise de hipoglicemia, o cantor, símbolo da américa latina, foi liberado.



Nael Rosa- Texto escrito em 17 de setembro de 2010

Tarso diz que Piratini será ponto de partida para o seguimento turístico no Região


Foto: Dione Rodrigues
No início da caminhada rumo ao governo do Estado, Tarso incluiu a 1ª Capital Farroupilha em seu roteiro e já naquela oportunidade se mostrou impressionado com a arquitetura dos prédios históricos, como os antigos Palácio do Governo e o Ministério da Guerra, que hoje abriga o Museu Histórico Farroupilha.

 Vitorioso, o futuro comandante do Palácio Piratini cumpriu a promessa de campanha e retornou à cidade para agradecer à população o êxito nas urnas e afirmar que seu governo irá valorizar a história de Piratini como eixo central no desenvolvimento do setor turístico do Rio Grande do Sul.

    Na quarta-feira (20), durante uma breve caminhada pelas ruas da cidade em direção à Prefeitura, onde se encontrou com o prefeito Vilso Agnelo, Tarso interrompeu o trajeto algumas vezes para admirar as fachadas dos locais símbolos da Revolução de 35 e também de casas particulares que conservam a arquitetura da época do Império.  Visitou o Museu Histórico e, além de ter contato com parte da história da Revolução Farroupilha (1835-1845), ouviu dos responsáveis pelo local as reivindicações para reformas urgentes na estrutura que sofre principalmente com as infiltrações que colocam em risco seu acervo.

    À Revista da Costa Doce declarou que em seu governo, Piratini será referência para a recuperação do setor turístico do RS. ”Não foram os votos que me deram a vitória também aqui os responsáveis pelo meu retorno, e sim esse potencial inexplorado cercado de fatos históricos que tornam este município atrativo e que pretendo tornar símbolo para a retomada do desenvolvimento turístico e  cultural aqui e consequentemente da região”, declarou o governador eleito.

    Questionado sobre como se dará essa retomada para alavancar o setor turístico, ele apontou como alternativa o investimento forte do Estado de seus recursos para esse fim e nos “projetos bem elaborados”, que encontrariam financiamento em estatais como a Petrobras e no setor  privado, que inclui a cultura e o turismo em seus investimentos. ”Meus companheiros há muito tempo chamam a atenção para o patrimônio histórico de Piratini que, confesso, me impressiona. Temos todas as condições de articular e executar projetos viáveis com organismos nacionais e até internacionais para mudar a atual realidade”, disse.

Do prefeito Agnelo, ouviu que o turismo é a maneira mais rápida e sustentável na promoção do desenvolvimento do Município. ”Temos o produto pronto. Precisamos de apoio, através de recursos, para despertar a consciência turística inclusive nos habitantes”, destacou o prefeito, oferecendo como exemplo a realização da Semana Farroupilha de Piratini de 2010 que atraiu mais de 80 mil pessoas, 30 mil, somente para o Desfile de Cavalarianos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Piratini, Roger Morales, disse que a sinalização por parte do futuro governador da priorização de Piratini para o restauro do patrimônio histórico será fundamental para que o turismo possa se desenvolver de maneira sustentável no Município. 
- O que temos de mais palpável hoje para desenvolver Piratini é o turismo- , disse. “Esse estímulo que devemos receber do Estado servirá para promover o setor em toda a região e em outras regiões turísticas que estão em fase de desenvolvimento”. Para Roger, que também é presidente da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), que envolve os municípios de Piratini, Bagé, Santana da Boa Vista, Pinheiro Machado, Caçapava do Sul e Lavras do Sul, a geologia diferenciada, com exemplares únicos da flora e da fauna, são outras possibilidades concretas para o desenvolvimento do turismo a serem avaliadas nesse novo momento.

Título de Cidadão Piratiniense

Na foto Vereador Juarez Machado de Farias
Esta comenda a Câmara de Vereadores de Piratini concede a pessoas que através de seu trabalho contribuíram para o crescimento, desenvolvimento e projeção da cidade.
A homenagem simboliza o meu registro no Berço Farrapo.
Divido e dedico este título a todos aqueles que um dia me ouviram ou leram o que escrevi.
Valeu a pena jamais me prostituir profissionalmente, o que contribuiu para o merecimento e conquista e por isso, fui muitas vezes renegado, julgado, incompreendido, mas também conquistei a admiração daqueles que apreciam um profissional de imprensa com personalidade, justo, sério e imparcial.
Ser um cidadão afro descendente que responde a altura quando é discriminado e mostra que nossa capacidade independe de nossa cor, também ajudou.
Obrigado aos amigos e colegas de verdade, fãs, admiradores, aos proprietários do jornal FOLHA DA CIDADE, onde comecei a carreira em 1998, a minha melhor amiga, Carla Veleda, que me fez crescer como profissional e ser humano, ao vereador proponente Juarez Machado de Farias e é claro, a minha Família.

1 comentários:

  1. vc pode nao ser um piratiniense de berço mas tenho acerteza que traz nossa piratini no lado esquerdo do peito . muito ja fez por ala e muito podera e fara por nossa terra. vc merece parabens e continue amando os piratinienses porque nos te amamos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!