terça-feira, 8 de maio de 2018

Solução: novo canil municipal custará 116 mil reais

Quarta-feira, 09 de maio de 2018
Vitão projeta quatro meses para a conclusão da obra
Os moradores que há anos exigem uma solução para o movimento intenso de cães, também para a poluição sonora causada pelos intermináveis latidos e principalmente para o meu cheiro provocados pela urina e fezes despejada céu aberto, estão há quatro meses, prazo determinado pelo Poder Judiciário, de ser verem finalmente livres  e para sempre desses incômodos.

Na segunda-feira, 07, começaram as fundações para que seja erguido o novo canil municipal a ser construído em um terreno de propriedade da Prefeitura Municipal localizado no Cerro do Galdino, princípio da área rural do município.

O prefeito Vitor Ivan informou que a obra custará 116 mil reais, mas deste montante a maioria, 90 mil, foram destinados pelo juiz da comarca Mauro Peil Martins, valor que integra os 500 mil reais que a Companhia Estadual de Energia Elétrica, CEEE, levou como multa por deficiência no serviço prestado em Piratini.

“A prefeitura vai completar o valor que falta e a obra será feita com mão de obra própria. É um problema antigo que quando eu assumi de mim também foi exigida uma solução rápida, o que é compreensível, pois a situação se arrasta desde as gestões passadas e estas deram ao problema só conversação. Agora chegamos, nós prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário a um fator comum”, comentou o prefeito Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues.

No projeto confeccionado pelo setor de engenharia da prefeitura, as novas instalações além de oferecerem mais conforto aos animais, contarão com uma antiga reivindicação. Duas salas farão parte da estrutura e que hoje é uma carência no atual canil. Um cômodo para as esterilizações, as populares castrações de cães e gatos e também uma sala para recuperação dos mesmos, darão melhores condições de trabalho aos veterinários e aos integrantes da ong Amigo do Bicho que continuará à frente do trabalho que hoje além da ração para caninos e felinos recebe ainda R$ 2.500,00 para manter a estrutura.

“Ao ser construído em uma área distante da cidade o canil não trará mais os transtornos apontados pelos moradores que reclamam com razão. Depois de muito tempo em busca da solução, vamos finalmente sanar o problema”, arrematou o prefeito.

Nael Rosa
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com


segunda-feira, 7 de maio de 2018

Macega denuncia fraude na distribuição das cestas



Terça-feira, 08 de maio de 2018
Vereador pediu à justiça a paralisação da distribuição
O vereador Marcial Guastucci, o Macega, do MDB e principal oposicionista o governo de Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, do PDT, novamente está no centro de uma grande polêmica. Ele afirma: “mortos foram selecionados para receber cestas básicas”
O parlamentar se refere aos gêneros alimentícios descarregados em Piratini na última quinta-feira, 03, e que foram enviados pelo Governo Federal devido o decreto de emergência declarado em fevereiro pela prefeitura ter sido reconhecido pela União.
Em sua conta na rede social ele dá um aviso contundente à Secretaria de Cidadania e Assistência Social: “responsáveis pela entrega não distribuam como está selecionado porque se fizerem, vão se incomodar demais, pois eu não brinco de fazer oposição”.
Macega disse que após a publicação da lista dos contemplados pela imprensa local recebeu inúmeras denúncias de fraude na seleção, entre elas, a de que duas pessoas já mortas estão entre os selecionados.
“João Reginaldo Marques Matias e Israel Soares Porciúncula já são falecidos”, assegura o vereador que estende sua denúncia afirmando que também entre os nomes divulgados estão pessoas que residem na cidade e ainda aposentados que não plantam nenhuma cultura e como os alimentos são para agricultores prejudicados pela estiagem, não deveriam receber as cestas básicas.
E o vereador que também é advogado oi além. Na noite de domingo, 06, junto ao plantão do Fórum, protocolou uma ação popular requisitando uma antecipação de tutela pedindo a suspensão da distribuição dos gêneros até que se vistorie cada propriedade dos beneficiados e com isso identificar os reais agricultores atingidos pela seca.
O que diz o secretário?
Indagamos o titular da pasta de assistência social, Adilson de Oliveira que chamou de “descabida” a denúncia do oposicionista  dizendo que a demanda das cestas básicas constitui uma parte do plano de trabalho do decreto e que foi utilizado um critério justo e democrático baseado no Cadastro Único dos SUAS que  é o Sistema Único de  Assistência Social o qual enquadrou todos os produtores rurais com renda até dois salários mínimos e que tem cadastro ativo.
Cabe esclarecer que o Cadastro Único é auto declaratório, então as informações como renda e atividades exercidas são de responsabilidade do cidadão declarante”, disse o secretário.
Quanto à listagem trazer nomes de pessoas já falecidas Oliveira esclareceu que pode ocorrer situações que o beneficiário constante na lista já tenha vindo a óbito ou mudado de endereço, no entanto a família não atualizou esta informação no Cadastro e a validade desses ainda não expirou.
Ele finalizou garantindo que tão logo sejam distribuídas as cestas básicas, aquelas que sobrarem em razão de óbito, mudança de domicílio ou por outros motivos, serão devidamente destinadas de acordo com as orientações da Defesa Civil Estadual.

Nael Rosa
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com

domingo, 6 de maio de 2018

Cestas para atingidos pela seca chegam à Piratini

Segunda-feira- 06 de maio de 2018
Secretário confirma a distribuição de 1.160 cestas básicas no interior
Decretado pelo prefeito Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues em fevereiro deste ano e reconhecido pela União, o decreto de emergência em virtude de estiagem que abalou fortemente as culturas cultivadas e o abastecimento d’água na zona rural de Piratini teve na quinta-feira, 03, o primeiro desdobramento de fato para auxiliar os atingidos no município.
Exatas 1.160 cestas básicas começaram a ser distribuídas no sábado, 05, e essa entrega deve durar toda semana segundo o secretário de assistência social Adilson Oliveira, que destaca:
“É importante não só os beneficiados, mas também os que não serão contemplados terem ciência de que só receberão os alimentos os que tiverem renda até dois salários mínimos, mas principalmente estiverem inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) na Assistência Social”.
Ele concorda que existem famílias que necessitam tanto quanto as que serão beneficiadas, mas sem  integrarem o CadÚnico  se torna impossível garantir uma cesta uma vez que esse critério é uma exigência do Governo Federal que exige a prestação de contas do que for doado.
Além das cestas a prefeitura requisitou ainda óleo diesel para abastecer o caminhão pipa que distribuía água para os reservatórios rurais, comida para os animais já que as pastagens foram extremamente prejudicadas e caixas d’água para que estas armazenassem o líquido, mas parte do pedido ainda não foi atendido.
“A alimentação animal caiu no esquecimento, o combustível para o caminhão chegou tarde já que felizmente a chuva retornou, mas os reservatórios solicitados continuarão fazendo falta, pois mesmo sendo uma demanda imediata são bens duráveis e se por ventura nos próximos anos tivermos outra estiagem as famílias teriam onde armazenar água”, lembra Oliveira.
Ainda sobre o cronograma de distribuição, o secretário frisa que as pessoas devem ter calmas e ficarem atentas aos meios de comunicação para saberem se integram a lista de contemplados.

Nael Rosa
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com

sábado, 5 de maio de 2018

Brigada prende dupla com armas, munições e drogas


Sábado,5 de maio de 2018
Drogas, animais,armas e munições foram apreendidos
Um comportamento, uma movimentação anormal e o temor de que abigeatários estivessem presentes na redondeza somados à orientação de nesses casos, acionarem a polícia, levaram moradores que também são criadores no Passo do Alfaiate, 1º distrito de Piratini, chamar a Brigada Militar no final da noite de sexta-feira, 04.

A informação dada ao plantão e repassada ao patrulhamento foi de que uma camionete de cora branca com indivíduos circulava de forma suspeita pelo local. Os brigadianos seguiram o rastro deixado em uma estrada não muito utilizada e acabaram se deparando com um acampamento onde encontraram dois homens fortemente armados com espingardas e cerca de 120 munições.

Ao realizarem a revista animais silvestres que haviam sido abatidos foram encontrados. Uma pequena quantidade de droga também foi flagrada.

Levados para a Delegacia de Polícia Civil a dupla foi enquadrada por posse de drogas, porte ilegal de armas e crime ambiental .

O delegado de polícia arbitrou fiança e os dois que são originários de Pelotas serão alvo de inquérito, assim após os trâmites legais e necessários a dupla foi liberada.
Nael Rosa

Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Estiagem-Cestas básicas: quem tem direito? Saiba aqui!

CLIQUE AQUI para baixar a lista com todos os nomes.

São mais de 1000 cestas básicas para quem está devidamente cadastrado

Roteiro inicial de distribuição das cestas básicas


Piratini- 04 de novembro de 2018
A Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social juntamente com a defesa civil avisa que a partir da próxima  segunda feira dia 7 de maio do corrente ano, estará realizando a entrega das cestas básicas para pequenos agricultores atingidos pelos efeitos da estiagem, em pontos conforme cronograma que segue:

Dia 7 de maio:
10:00 HORAS – ASSOCIAÇÃO PASSO DO SABUGUEIRO;
11: HORAS – TREVO DO ALVARO FREITAS;
13 HORAS – ESCOLA VIEIRA DA CUNHA;
13:30 HORAS – ASSOCIAÇÃO DO PASSO DA CANOA;
15:00 HORAS – BAR DO CLAUDIONEL NO ORLANDO FRANCO.

Dia 8 de maio:
9 HORAS – ESCOLA PADRE REINALDO NA VENDA DA LATA;
10 HORAS – ASSOCIAÇÃO DO RODEIO VELHO;
10:30 HORAS – ASSOCIAÇÃO DA CRUZ DE PEDRA;
12:00 HORAS- ASSOCIAÇÃO DA SOLDÃO.

OBS: As pessoas que não comparecerem nos locais de entrega e moradores de localidades próximas a cidade podem comparecer na secretaria de assistência social até o dia 20 de maio para retirar a sua cesta básica.

Para saber os nomes contemplados as pessoas podem ligar para 5332572688, nos pontos de coletas e blogs locais.

Lembrando que em caso de chuva o roteiro será adiado para o próximo dia que o tempo permitir.

Em breve será divulgado o roteiro para o segundo, terceiro e quarto distrito.

Adilson de Oliveira
Secretário Municipal da Cidadania  e Assistência Social