quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fechamento de restaurantes gera críticas


Proprietários esclarecem para o Eu Falei, o motivo do fechamento coletivo nas vésperas de natal e revellion
Clientela foi surpreendida com o fechamento coletivo
Nos últimos dias de dezembro, turistas, visitantes ou os viajantes, na sua maioria representantes comerciais, foram surpreendidos ao se depararem com  todos os restaurantes de Piratini de portas fechadas.
No calendário de 2012, as vésperas de natal e ano novo, segunda e quinta-feira respectivamente, oportunizou que o comércio da cidade funcionasse em horário normal, ou seja, com exceção dos funcionários públicos e bancários, as demais classes trabalharam sem alteração e isso manteve ou até aumentou  a movimentação no centro histórico e a necessidade de uma refeição rápida para o segundo tempo da romaria na busca de presentes e compras para a ceia.

Diante do fechamento inesperado, assunto ganhou as redes sociais e a repercussão negativa diante da indagação sem resposta foi imediata.
Nossa reportagem foi em busca da justificativa para a inatividade do ramo e de dois dos três proprietários que conversamos, ouvimos que a decisão de parar não foi tomada em conjunto e sim, foi obra do acaso.
- Nada foi combinado. Há seis anos tentamos reunir toda a nossa família e isso não era possível. Neste último, decidi, já que agora eu respondo pelo restaurante, que era o  momento de estar com os nossos familiares – explicou Julisson Zago, o Prechedes, que assumiu no lugar do pai o restaurante Pialo que não abriu dias do dia 23 a 25 e do dia 30 de dezembro até o dia 1º de janeiro.
Ele concorda que mesmo a clientela tendo sido avisada do fechamento, faltou comunicação entre os colegas do ramo para talvez, combinar um rodízio e com isso não deixar os clientes sem opção na área central.
Rud Leitzke, proprietário do Restaurante Leitzke, também apontou o descanso e a confraternização com os familiares como justificativa para não abrir seu comércio dias 30 e 31 de dezembro.
- Em nosso restaurante, desde que abrimos é normal fecharmos nessas datas. Trabalhamos o ano inteiro, fins de semana e feriados e precisamos, não somente nós, mas também nossos funcionários, ter um tempo para o descanso e para ficar com as famílias – argumenta.

7 comentários:

  1. Imaginem se os postos de gasolina, farmacias e outros comercios locais fecharem....Quem ta no ramo tem que saber...

    ResponderExcluir
  2. Por favor ne ... o empresário é quem sabe quando deve ou nao abrir ou fechar sua empresa. Restaurante não é serviço EXENCIAL da cidade não , quanto aos turistas ... oque 15 pessoas que vem de Porto Alegre visitar os parentes ? faz no minimo 4 anos que o movimento de Turismo e o sucateamento do setor começou em Piratini, ate se tentou fazer turismo ai mas isso entre 2001 e 2008.

    Agora se a Prefeitura tem um controle do FLUXO TURISTICO então pague uma taxa minima ou de incentivo fiscal para os restaurantes abrirem 364\365 dias por ano - QUEM QUER RIR TEM DE FAZER RIR .

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma vergonha para Piratini quer tanto ser centro turistico se os propetários dos restaurantes não colaboram,pois os visitantes que aqui estiveram com certeza não irão voltar se não tinha nem onde fazer um lanche,concordo q todos devem passar com seus familiares pq não deixaram alguém responsavel para abrir seus estabelicimentos.Fica a dica para o próximo ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que cada proprietário sabe quando abrir ou fechar seu estabelecimento, o certo era essas pessoas que tanto reclamam abrir um comercio alimenticio nestas datas!!

    ResponderExcluir
  5. Pra começar quando vai-se fazer uma excursão o certo é entrar em contato com a secretária de turismo da cidade e agendar passeio e já garantir vaga em um restaurante. Tudo foi obra do acaso mesmo, nenhum proprietário de restaurante imaginou q tds os outros fechariam. Poxa será q nem em fim de ano as pessoas podem cozinhar, dois ou três dias na cozinha não vai matar ninguém ou se faltou tempo, um lanche também não ia matar ninguém.

    ResponderExcluir
  6. Ola fico muito triste com OS COMERCIANTE que deveriam colaborar com o desenvolvimento do TURISMO LOCAL POIS É UMA FONTE DE MUITA RIQUEZA E C0NCERTEZA VAI DAR MAIS EMPREGO PARA A NOSSA COMUNIDADE SEI QUE É DIFICIL ABRIR O COMERCIO MAS LEMBRAM QUE TUDO CRESCE DE ACORDO COM O COMÉRCIO POIS EM PARCERIA PUBLICA E PRIVADA QUE FAZ O MUNICÍPIO CRESCER É SÃO AS PESSOA QUE INVESTEM EM NOSSO MUNICIPÍO

    ResponderExcluir
  7. Na frase "Diante do fechamento inesperado" acho que ocorre um erro, ou seja, no Restaurante Pialo, 3 (três) dias antes, foi colocado um cartaz na porta, onde avisavam dos dias que não funcionaria, justamente para seus clientes e futuramente excursões que viessem a Piratini, ter tempo para se organizar.As excursões tem que agendar ou ao menos se informar antes mesmo de sair da sua cidade também né. (Franciele Boligon)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!