terça-feira, 31 de outubro de 2017

Cartório Eleitoral vai se manter aberto em Piratini

Terça-feira- 31 de outubro de 2017
Roberta e equipe se desdobraram para tentar atingir a meta
Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017, que trouxe diretrizes para remanejar ou extinguir zonas eleitorais com o objetivo de reduzir custos, fez com que muitos dos Cartórios Eleitorais do país entrassem em campanha, usando, por exemplo, a mídia, para captar mais eleitores sob pena de serem extintas e transformarem apenas em postos de atendimento, reduzindo com isso, drasticamente, os serviços a serem prestados basicamente  para os postulantes a cargos eletivos já que em postos da Justiça Eleitoral o cidadão realiza praticamente todos os serviços necessários.

A determinação fez com que a Chefe do Cartório Eleitoral de Piratini, Roberta Almeida, e sua equipe, dessem inicio a uma corrida contra o tempo para fazer com que o município chegasse a 17 mil votantes, número necessário conforme as regras distribuídas.
- Tratando somente da nossa realidade, dois dos principais critérios eram a densidade demográfica e eleitores, foi o que fez nós chegarmos a esse número – explica a chefe.

A meta não era fácil de ser alcançada conforme a norma inicial, mas, uma segunda ordem, autorizou somar eleitores extintos e até falecidos de três para cá. Isso serviu como um alento, mas o problema ainda necessitava ser resolvido.

Ao final do prazo determinado, para chegar aos 17 mil necessários e com isso o Cartório continuasse existir, faltaram cerca de 170 eleitores, assim, na prática, a instituição seria extinta.

Roberta conta que encaminhou um estudo ao Tribunal Regional Eleitoral (TER) que foi encaminhado e defendido junto ao TSE. Nele, argumentou a distância de Piratini de cidades maiores, a questão do isolamento geográfico e, em especial, o fato da cidade ter ficado muito próximo do número exigido.

Os argumentos não convenceram e um oficio remetido pelo gabinete do diretor geral do TSE comunicou a extinção inicialmente de 09 zonas, mas, depois passou para 08, e como Piratini quase atingiu a meta estipulada, a questão se definiu.

- Essa questão está fechada e a nossa zona será mantida – finalizou com satisfação a chefe.
Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com


 .

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!