segunda-feira, 11 de março de 2013

Morador luta por área verde no Minuano


Hoje, aos 67 anos e pontes de safena no peito, Nélson Fonseca ( foto abaixo), alega já não conseguir dar ele mesmo a manutenção para manter a área verde pertencente à prefeitura situada ao lado de sua casa na Rua Ernesto Dorneles, Bairro Minuano.
O local onde há dois anos se encontrava um  verdadeiro lixão a céu aberto em área urbana, foi arborizado por ele com mudas cedidas pelo horto municipal e compradas do próprio bolso.
- Aqui tinha vaso sanitário, sofá, pneu, bicicleta, cama. Tirei umas sete caçambas de lixo e já plantei cem mudas de árvores nativas e frutíferas – conta o aposentado, mostrando os Pés de Cedro, Uva do Japão, Araucária, Laranjeiras, Limoeiros e outras tantas na área onde a natureza estaria intacta se não fosse por um motivo:
- O esgoto das casas situadas na Rua 8 de dezembro já podem ter contaminado a nascente – relata Nélson, referindo-se ao córrego ali existente e mostrado na foto ao lado, que garante ser uma das nascentes do arroio do Passo do Bêbado, 1º Distrito de Piratini.
O local está ao lado de uma vala fétida que recebe e conduz o esgoto de residências logo acima. Mas já foi pior.
Na parte onde hoje existem as árvores em crescimento com destaque a para quase extinta Pau- Brasil, Nélson só não canalizou o esgoto de duas casas, o que ainda pretende fazer com a colaboração dos proprietários.

 O trabalho tem um objetivo que já se tornou um sonho:
- quero ver isso aqui transformado em uma espécie de parque ecológico onde as professoras trarão os alunos para conhecer um pouco mais da natureza. Com isso  será possível despertar nas crianças a consciência ambiental –
Em sua opinião, isso também será importante para impedir os ataques que o local sofre quando crianças arrancam pequenas árvores inteiras que são logo replantadas.
Questionado sobre o motivo que lhe levou a interferir numa área pública, ele é objetivo:
- Alguém precisa fazer alguma coisa. Nossa natureza é judiada, esmagada diariamente e ninguém faz nada -
Ele espera contar com a interferência da Prefeitura de Piratini para manter a área verde limpa e arborizada e assim evitar diante de sua incapacidade de continuar realizando as limpezas, que a mesma volte a se rum lixão.

Nélson mantém pé de Pau Brasil
Esgoto pluvial é uma ameaça
Aposentado canalizou do próprio bolso
&

1 comentários:

  1. Ola boa tarde, meus parabéns pelo trabalho que o senhor vem fazendo é assim que vamos aprendendo a respeitar a natureza e as pessoas que fazem um bom trabalho para salvar a natureza.
    CLAUDENI OLIVEIRA
    IMPRENSA ESTADO RS
    CORAG - DIÁRIO OFICIAL RS

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!