sexta-feira, 15 de março de 2013

Paredão vai pedir treinamento nas creches


O marco divisor instituído pela tragédia em Santa Maria ,desencadeou e, continuará a ser responsável por uma série de medidas e novas leis que vão reger as obrigações de legisladores, executores e empresários para evitar que outros episódios trágicos ocorram no Brasil dado a inércia e cumplicidade dos responsáveis.
O vereador Daniel Morales de Moura, o Daniel do Paredão, PMDB, (foto), na nesta sexta-feira, 15, que está estudando a viabilidade constitucional de enviar ao executivo um projeto de lei que obrigue ao município fornecer treinamento de combate a incêndio para monitores dos educandários infantis, as chamadas creches, o que segundo informações que recebeu de uma funcionária, atualmente não existe.
- É normal que todo mundo esteja apavorado e com medo diante da tragédia aqui no estado. Mas ser omisso não é mais permitido, então, estamos tomando providências para que os monitores, mas não somente eles, recebam a capacitação – informa Paredão, afirmando que o alvo de seu possível projeto, deverá incluir também as escolas da rede pública municipal.

Daniel preferiu preservar sua fonte, não informando de qual Escola de Educação Infantil partiu o pedido, o que tem importância insignificante  diante do contexto em sua concepção.
- A monitora está preocupada. Revelou que não saberia acionar um extintor em caso de necessidade, na verdade, ao menos em sua escola, ninguém saberia – ampliou o vereador.

O parlamentar alerta para a tomada de providências urgentes, pois se para adultos já é difícil sair de um local em chamas e tomado pela fumaça, imagina para crianças que mal aprenderam a andar.
- Consultei a legislação existente. As creches por terem no máximo 750 metros quadrados, são classificadas como risco pequeno. Mas, pela quantidade de pessoas que abrigam deveriam ter no mínimo duas pessoas capacitadas para manusear extintores e com todo o treinamento de combate a incêndio – informou.

Tentamos, através da Secretaria Municipal de Educação, contato com a secretária Rosana Maneti, na intenção de saber se realmente nenhum monitor  possui a capacitação, mas ela se encontrava em viagem. A coordenação pedagógica da secretaria informou que Rosana seria colocada a par do assunto e possivelmente retornaria a ligação.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!