terça-feira, 20 de outubro de 2015

Chuva castiga e perdas são contabilizadas em Piratini

Terça-feira- 20 de outubro de 2015
Enxurradas castigam bairros do município. 650 bueiros foram destruídos
Segundo os medidores existentes no Cerro do Galdino, inicio da zona rural de Piratini, somente na terça-feira,20, choveu 65 milímetros no município, o que eleva para 280 a quantidade de milímetros na zona urbana somente no mês de outubro. Conforme a Prefeitura Municipal já são 675 milímetros na zona rural e, tanta chuva em um curto espaço de tempo, fez com que o prefeito Vilso Agnelo ( PSDB) decretasse situação de emergência embasado na destruição causada pelas enxurradas.

Pelo levantamento realizado em conjunto com a Defesa Civil, 30 pontes foram atingidas no interior, o que deixou muitas localidades isoladas. Os números ainda registram a destruição de 650 bueiros, a maioria concentrado nas vias urbanas, o que impede o escoamento subterrâneo das águas provocando com isso o alagamento de residências.

O bairro Sinuelo, situado na parte baixa da cidade, é um dos mais prejudicados. Um exemplo é a Rua Edu Pinheiro Gomes, destruída pela erosão devido às enxurradas. Nela, funcionários da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos tentaram em vão impedir que a água invadisse duas casas em que também a lama causou prejuízos.

Os altos volumes na precipitação também atingiram fortemente as culturas de inverno como trigo e cevada. Somente no terceiro distrito que concentra o maior número de localidades também prejudicadas com a falta de energia durante cinco dias, uma lavoura de 300 hectares de trigo foi perdida. Ao todo, segundo a prefeitura, são no mínimo 1000 hectares parcial ou totalmente perdidos.





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!