sábado, 14 de abril de 2018

Bebê Helena não resiste e morre na Santa Casa de POA


Sábado- 14 de abril de 2018
Marciana está internada na Santa Casa de Porto Alegre
O elo do bebê Helena e sua mãe Marciana Balhego com comunidade de Piratini, é que mesmo em uma metrópole como Pelotas onde teoricamente seria menos difícil levantar recursos para levar a gravidez problemática até o fim, foi da capital farroupilha e depois de uma tragédia que a progenitora encontrou a solidariedade para continuar a luta de ser mãe pela terceira vez.

Com o óbito de outro bebê, Arthur,  em dezembro de 2017 e que resistiu apenas algumas horas depois do parto, a pelotense herdou exatos R$ 5.250,00, metade do que foi conseguido em uma campanha através da imprensa, e pode com isso embarcar para São Paulo em busca de uma cirurgia que seria feita ainda dentro do útero e  que aumentaria a chance de vida de Helena.

Mas o bebê não resistiu e morreu na Unidade de Terapia Intensiva uma hora e meia após  nascer de forma cesária realizada na Santa Casa de Porto Alegre.

Em comum, Arthur e a filha de Marciana tinham Hérnia Diafragmática Congênita,( HDC) que se desenvolve e se instala entre órgãos impedindo o desenvolvimento dos mesmos. No caso do neném pelotense, A HDC estava entre o coração e o estômago e a viagem e a longa permanência na capital paulista eram para a colocação de um balão entre os órgãos afetados para descomprimi-los e permitir a retomado do crescimento.

Só o fato de portar HDC, já reduz drasticamente as chances de vida pós-parto, mas o processo cirúrgico não foi possível ser realizado porque os exames revelaram que Helena era também portadora de uma síndrome mais rara. A Síndrome de  Edwards,  grave e sem cura. É uma doença genética onde o feto possui três conjuntos de cromossomos 18, sendo que o normal seria dois, e isso acarreta deficiências no coração e, por não existir tratamento impede que o bebê sobreviva por muito tempo, assim, se descoberta acontecer até a 14ª semana é concedida uma autorização judicial para que a interrupção da gravidez.

Helena foi sepultada no Cemitério da Boa Vista, em Pelotas, às 07:30 da manhã deste sábado, 14.
 “Fiz minha parte como mãe e ela, a Helena, cumpriu a missão dela”, limitou-se a dizer Marciana.
Nael Rosa- 
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!