quarta-feira, 18 de julho de 2018

Emater realizou entrega de sementes aos Quilombolas


Quarta-feira- 18 de julho de 2018
Sementes garantirão alimentação para próximos meses
À tarde da terça-feira, 17, foi de entrega de sementes para cinco das oito comunidades quilombolas de Piratini, cerimônia que aconteceu na agência do Banrisul e teve à frente a Ascar/Emater e a Secretaria de Desenvolvimento Rural- SDR.

Nesta etapa, a segunda do projeto, a fase foi de entrega de sementes de hortaliças a serem cultivadas em hortas e estufas dos quilombos existentes no município.

Para Bem Hur Farias Martins, engenheiro agrônomo da Emater, entidade idealizadora, responsável por implantar o projeto e por dar assistência às famílias quilombolas, isso novamente significará a garantia da subsistência para eles que não precisarão desembolsar nenhum valor para custear o que ora foi entregue, pois as sementes, nessa parceria com o Banrisul são a fundo perdido, assim, com o custo zero.

“Consideramos que temos um trabalho bastante forte junto a estas famílias com a realização inclusive de dias de campo, seminários e ainda a parte social, onde interferimos, por exemplo, na emissão de documentos e principalmente para que tenham a própria comida”, disse Martins.

Maria Emília Soares, coordenadora dos oito quilombos, sendo apenas cinco registrados concorda que as sementes significam a garantia de comida à mesa, mas não apenas isso, pois o excedente é comercializado em supermercados e restaurantes, o que melhora a realidade econômica das famílias que praticamente vivem somente dos que extraem da terra.

“Para nós a ação de hoje é um alento. Nossa realidade é bem complicada em função de não se termos oportunidade de trabalho, assim nossa sobrevivência é retirada somente do campo. Em dois anos é a terceira vez que recebemos e o resultado é muito bom, pois já melhorou nossa sustentabilidade, nossa alimentação e a renda em um lugar onde a realidade de alguns ainda é de extrema pobreza”, falou.

 Marenice Moraes, gerente do Banrisul, parceira no projeto, destacou que somente no ano passado foram aprovadas no mínimo 50 ações que beneficiaram inúmeras famílias.

“Temos observado o aumento a demanda por projetos o que demonstra que ele está bem difundido e cumprindo seu papel no desenvolvimento das comunidades”, finalizou.
Nael Rosa-
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!