sexta-feira, 20 de julho de 2018

Farmacêutica fala sobre a volta e riscos do sarampo


Sexta-feira- 20 de julho de 2018
Marília Farias- Farmacêutica CRF-RS  14198


O sarampo é uma das doenças graves até então consideradas erradicadas no Brasil dado à imunização, mas essa segurança de que a moléstia não oferecia mais risco à nossas crianças fez com que pais relaxassem, parassem de vacinas em todas as regiões do país e ele está de volta.

Buscamos a farmacêutica Marília Farias, proprietária da Tchê Farmácias Vidativa que dissertou sobre patologia perigosa tirando duvida sobre o sarampo que voltou à mídia hoje responsável, por  alertar para o risco de surto.

Marília destacou que é importante dar ciência que estamos nos referindo a uma doença de transmissão respiratória, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar, por isso sua transmissão é tão fácil, o vírus se dissemina de forma semelhante à gripe se alastrando rapidamente.

“Os principais sintomas são: febre moderada a alta, tosse produtiva (com expectoração), coriza (secreção nasal), conjuntivite, fotofobia (sensibilidade à luz), cansaço, falta de apetite e erupções na pele, que começam no rosto e atrás do pescoço e passam para o tronco e membros”, enumera.

Ela lembra que não existe tratamento específico para o sarampo, o paciente deve fazer repouso, hidratar-se, usar antitérmicos (conforme receita médica) e ficar em isolamento. Em caso de suspeita, você deve procurar uma unidade de saúde imediatamente.

“A única maneira eficaz de se proteger da doença é através da vacina. Crianças, adolescentes e adultos devem se imunizar não apenas para se protegerem, mas para proteger também os que não podem se vacinar e que são os que correm o maior risco de complicações e de terem quadros que evoluem ao óbito”, amplia.

A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo no país, sete deles só no Rio Grande do Sul, reativou o alerta em torno da doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil. Diante disso, o Ministério da Saúde vai retomar uma campanha específica de vacinação que ocorrerá entre os dias 6 e 31 de agosto, sendo o dia “D” em um sábado (18).

O esquema vacinal é o seguinte:
*Crianças de 12 meses a menores de 05 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).
*Crianças de 05 anos a 09 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice 
*Pessoas de 10 a 29 anos  -  duas doses da vacina tríplice 
*Pessoas de 30 a 49 anos  - uma dose da vacina tríplice viral

Para finalizar a farmacêutica frisa que o Ministério da Saúde esclarece que se você comprova já ter tomado a vacina alguma vez na vida, fique tranqüilo, pois não há necessidade de atualização, mas em caso de duvida o ideal é que vá ate um posto de saúde e vacine-se, pois caso receba uma nova dose não há qualquer prejuízo à sua saúde.






0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!