sexta-feira, 27 de julho de 2018

Inverno rigoroso aumenta procura por agasalhos

Sexta-feira- 27 de julho de 2018
Roupas e calçados chegam, mas também saem com frequência


Nas duas estações frias do ano, mas muito mais no inverno, calças, blusões, moletons e calçados que dispensamos do nosso vestuário saem de nossas gavetas e roupeiros para num gesto de solidariedade aquecer os de menor ou nenhum poder aquisitivo. São as campanhas do agasalho promovidas por diversas entidades, mas que em Piratini é gerida principalmente pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, que mesmo não tendo sido criada para o assistencialismo é o ponto de referência para quem que doar e para quem busca receber.

Como previram os meteorologistas, o frio será muito mais intenso que em 2017, ano em que a pasta que recebe, organiza e distribui os agasalhos acumulou centenas de peças que sobraram devido à baixa procura.

“Recolhemos muitas roupas que acabaram não sendo doadas, pois quem precisa não nos procurou e inclusive promovemos um dia especial para distribuição e com isso tentar reduzir e até zerar o estoque”, relembra Adilson de Oliveira à frente da secretaria organizadora.

Mas segundo ele a temperatura muitas vezes castigante fez com que este ano os estoques não se mantivessem elevados e o comportamento mudasse.

“A procura por roupas está bastante grande devido ao frio intenso, e o bom é que estamos recebendo um número significativo, mas ao mesmo tempo em que chegam e é feita a seleção, as pessoas carentes já estão à busca dessas peças, assim em 2018 não há volume acumulado na secretaria”, ampliou.

Mas quem busca aquecer-se muitas vezes também necessita de alimentos, um problema que a equipe da assistência não tem conseguido solucionar devido à demanda elevada. Oliveira lembra que no município aumentou muito o número de pessoas desempregadas, alguns que estavam fora da cidade e, por exemplo, retornaram do polo naval de Rio Grande, e hoje estão sem renda e consequentemente tem sua subsistência afetada.
.
“Devido a isso aumentaram muito os pedidos de gêneros não perecíveis e nós não estamos conseguindo ajudar essas pessoas, assim fica o nosso pedido a quem doa agasalho que possa também doar alimentos”, requisitou o secretário.

Os pontos de coleta além da própria assistência social são: Emater,  saguão da prefeitura e Câmara de Vereadores.


Nael Rosa-

Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com














0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!