Um espaço para todos se exercitarem ao ar livre e gratuitamente. Essa é uma das principais propostas da Academia Popular que há trinta dias passou a integrar a escassa lista de possibilidades de lazer existentes em Piratini.
As diversas opções de aparelhos instalados oportunizam a busca da saúde de todas as idades, inclusive crianças, mas é exatamente aí que começa o problema.
Aumentam as reclamações de idosos que inicialmente ouviram da Administração Municipal que a academia seria somente pra eles, das dificuldades que tem encontrado para acessar os equipamentos já que a criançada transformou a novidade em uma espécie de parque de diversões.
No último domingo, a reportagem do blog “Eu Falei “ esteve no local e comprovou o fato.
Maria de Lurdes Moraes, de 80 anos, apoiada em sua bengala aguardava pacientemente que ao menos uma das três crianças que brincavam no simulador de caminhada lhe cedessem a vez.
Só conseguiu usar o aparelho
após vários pedidos de sua acompanhante, Valquíria Porto, que relatou ser isso
uma situação de constante transtorno.
- Desde que inaugurou aqui
ela passou a se mexer mais, vem com freqüência, mas as crianças tiram o espaço dos
idosos- reclama Valquíria que sugere: - a prefeitura deveria manter um
supervisor para priorizar os as pessoas da terceira idade-
- A resposta é tão positiva que estamos pensando em implantar um novo Chimarródromo no local que em breve deve receber iluminação para garantir a prática do exercício à noite- informou Diego.
- Concordo ser este um
ponto negativo, mas não temos como nos fazer presentes todo o tempo e retirar
as crianças dos aparelhos. Entendo que os pais precisam estar conscientes dessa
responsabilidade e não permitir que seus filhos impeçam os idosos de terem
acesso preferencial, o que é inclusive garantido por lei- lembrou o gestor que
vê como positiva a utilização por parte das crianças desde que a finalidade
seja o exercício físico, mas que a academia não pode se transformar num
parquinho infantil, pois com este fim, ao lado já existe um pracinha.
A chave desta questão está na EDUCAÇÃO. Não imagino eu como pai ver esta cena: meu filho ou filha disputando um "brinquedo" com um velhinho!! sim porque para a criança é um brinquedo. O dever de educar os filhos é dos pais, não de um "fiscal de pracinha" se é que existe tal cargo, os pais que tem que ensinar a respeitar o idoso e encaminhar seu filho para o local seguro e apropriado para brincar. Até por que se tivesse um "fiscal" tirando meu filho do aparelho, ai sim ia ter briga e a confusão estaria armada.
ResponderExcluirObrigado Hur!
ExcluirNilton DE Acavalo Nao adianta os pais nao entendem , isso nao e brinkedo numa hora dessas da um distençao muscular grave ou rompe um ligamento de uma criança por que sao equipamentos pesados ,e ai vao querer entra na justiça contra a prefeirtura para indenizaçao por que o filho se machuco. mas cada um na sua!
ResponderExcluirObrigado Niltão.valeu mesmo.
Excluiré virou rotina, ja ouvi mt, -vo toma um chimarrao enqnto meu filho brinca na academia, qro vr as msmas maes tomando chimarrao cuidando de uma distorçao muscular dessas crianças. po gnt vamo c conscientizar d q isso n é brinquedo.
ResponderExcluirdice td ben-hur, certo!
DEIXEM A CRIANÇADA SE ENTERTEREM, TUDO É NOVIDADE. TEM ESPAÇO PRA TODOS, OS APARELHOS SÃO BEM ATRAENTES PRA TODAS AS IDADES, CONHEÇO OUTRAS ACADEMIAS BRASIL A FORA, E DIGO A VOCÊS : A CRIANÇADA TAMBÉM AGITA UM POUQUINHO.
ResponderExcluirVAI A DICA, PRECISAMOS DE MAIS PRACINHAS E CANCHAS POLIESPORTIVAS E UM GINÁSIO DE ESPORTES, SERIA BEM LEGAL.
PODIA TER UMA ACADEMIA DO POVO EM CADA VILA...
com certeza a criançada iria adorar, e como o sol nasceu pra todos.......mas se realmente tivesse uma pracinha pras crianças poder brincar com uns prinquedos bem legais e com atrativos pra crianças,é claro que as crianças iriam se divertir nos brinquedos delas!!! mas a academia sendo para o publico é para o publico,não importa a idade!
ResponderExcluirConcordo com os comentários feito acima, a academia popular é um lugar destinado a todos, tanto idosos como crianças. Mas se está sendo usada como brinquedo e não como meio de prática de exercício físico, poderia ser feito o que é mais indicado ter um profissional de educação física orientando essa prática, e assim não teria essa discussão e o público que frequenta este espaço teria um melhor aproveitamento da atividade, sem correr riscos a saúde.
ResponderExcluir