ESF do Padre Reinaldo exemplifica o que as estruturas oferecem |
O secretário municipal de saúde de Piratini, Diego Espíndola, anunciou na quinta- feira, 06, que em novembro próximo, mais um posto de Estratégia de Saúde da Família, os chamados ESF, será entregue às comunidades do segundo e do quinto distrito, zonas que faltavam para que a prefeitura possa atingir 100% de cobertura de atenção básica à saúde, o que permite no caso da população urbana e rural que reside afastada da Unidade Básica de Saúde-UBS, situada no centro da cidade, prevenir e tratar doenças mais próximos de suas residências.
O novo posto a ser concluído junto à Escola José Maria da Silveira, vai se somar à UBS da localidade Solidão, no primeiro distrito, e à outra com a mesma finalidade existente no terceiro distrito.
No comando das ações de saúde desde 2007, Espíndola ressaltou o trabalho dizendo que se fazia necessário ampliar ainda mais o trabalho desenvolvido nessa extensão que já atende a população, pois esta num passado não muito distante precisava percorrer, no caso de residir no interior, grandes distâncias até mesmo para procedimentos simples como aferir a pressão arterial.
“Hoje todos, os ESF e as UBS contam com médico, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e nutricionista. Quem mora no Cancelão ou Agrofil, esta última no quarto distrito, por exemplo, está assistido por profissionais até então somente encontrados na cidade, área que atualmente além da unidade principal, temos ainda a ESF do Bairro Vila Nova e a ESF do Bairro Padre Reinaldo”, destacou o secretário.
“Com essas ações que culminaram na construção e entrega de toda essa estrutura já existente e que conta ainda com as unidades móveis de odontologia e de saúde, conseguiu-se organizar de tal forma que já é possível saber que doenças mais afetam os piratinienses, o que se traduz em economia também no que diz respeito à busca por especialidades”, amplia.
A ESF do Padre Reinaldo exemplifica a importância da rede criada para atenção Básica. Com onze profissionais, a maioria disponível cinco dias por semana, o posto tem um cadastro de três mil usuários e, além de atender a comunidade do bairro em que está situado, é referência também para o Bairro Calcário e para os residentes a beira da ERS 702.
Nesta ESF está ativo um grupo de hipertensos e diabéticos, que na visão da enfermeira Márcia Garcia, responsável pelo órgão, está sendo essencial para o controle das patologias nos participantes.
“Eles são atendidos uma vez por mês pelos profissionais da rede, são testados, assistem palestras e participam de outras ações. Isso permitiu uma melhora do quadro arterial, controlando também o nível da glicose”, avalia Márcia, que segue, afirmado que, até participarem do grupo, muitos nem mesmo usavam a medicação de forma adequada”, conclui Márcia.
Reportagem: Nael Rosa
Contato: 53- 984-586380 e 53- 999-502191
email:naelrosa@nativafmpiratini.com
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!