sexta-feira, 27 de junho de 2014

Dilma sanciona lei que proíbe castigos físicos

Foto: Valter Campanato  / Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que estabelece que crianças e adolescentes têm de ser educados sem ouso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. O projeto ficou conhecido como Lei da Palmada e provocou polêmica no Congresso Nacional.
O texto publicado nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União classifica castigo físico como “a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em: sofrimento físico ou lesão”.
Também fica conceituado tratamento cruel ou degradante como “conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize”.
A lei prevê que aqueles que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante com crianças e adolescentes estarão sujeitos a: encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família; encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico; encaminhamento a cursos ou programas de orientação; obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado; advertência.      
Xuxa foi hostilizada na Câmara
Em maio, na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara em que o texto foi votado, houve bate-boca entre parlamentares. O deputado Pastor Eurico (PSB-PE) chegou a hostilizar e constranger a apresentadora Xuxa Meneghel, que acompanhou o debate.

Quando Xuxa chegou para acompanhar a sessão, ao lado da ministra dos Diretos Humanos, Ideli Salvatti, o clima tenso na reunião já havia provocado interrupção dos trabalhos. No momento em que os evangélicos cobravam o presidente em exercício, Luiz Couto (PT-PB), para encerrar a sessão, o deputado Pastor Eurico hostilizou a apresentadora e disse que sua presença era um desrespeito às famílias do Brasil.

"A conhecida Rainha dos Baixinhos, que no ano de 1982 provocou a maior violência contra as crianças", disse, referindo-se ao filme "Amor Estranho Amor".

 Fonte- RBS TV


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!