segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Retorno: IPE volta a ter posto depois de quatro anos


    Segunda-feira-21 de janeiro de 2019
Jarbas realizou treinamento para que titulares e dependentes sejam atendidos
Reduzido a uma vez por semana em 2014, e paralisado totalmente no ano seguinte, grande parte dos serviços prestados pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS) voltaram a ser disponibilizados em Piratini, dado a aprovação do convênio proposto pela prefeitura.

O prefeito Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues- PDT, disse que já no primeiro ano de sua administração, em 2017, propôs o convênio com o Estado para que a cidade tornasse a ter um posto que voltasse a atender os conveniados, e que pela morosidade em analisar e concordar com a proposta feita pelo município, o interesse se mostrou de forma unilateral, o que ocasionou a demora em se chegar a atual realidade.

“Mostramos mais vontade em solucionar o problema do que eles, tanto que somente agora veio à concordância do Estado em treinar um funcionário do município que agora atende na prefeitura de segunda à sexta-feira das 08h às 14hs.”, disse o prefeito.

Até então, ativos e inativos estaduais e municipais precisavam ir às cidades de Pelotas e Canguçu para solucionarem desde os mais simples aos mais complexos procedimentos.

“O que passamos agora a fazer é algo muito esperado para quem utiliza os serviços. Até então 100% da demanda era realizada em cidades vizinhas. Um exemplo era a prova de vida, que todo o titular do IPE tem que realizar na data do seu aniversário para comprovar que está vivo. Imagina o que estava sendo para os idosos viajar de carro ou ônibus até 300 quilômetros entre a ida e o retorno para realizarem o exigido, que agora pode ser feito aqui”, observou Jarbas Jung, 43 anos, funcionário de carreira cedido pelo município e que agora é o responsável pelas operações.

“Outra situação, nesse caso mais simples, como a comprovação do dependente que é estudante e que precisa a cada semestre comprovar com o atestado de matrícula no posto do Instituto em outra cidade, passa a ser realizada em Piratini”, conclui.

Somente situações que envolvam a questão jurídica, como o inicio do pagamento de pensões para dependentes não serão possíveis com a nova realidade.

Nael Rosa- redator responsável
Contato: whats-53-84586380
Cel: 53-999502191
email: naelrosa@nativafmpiratini.com



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!