quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Macega faz postagem polêmica que envolve o POE


Comandante desconhece excessos, e diz que só obteve elogios ao POE.
Um requerimento de autoria do vereador Marcial Guastucci, o macega, (MDB), aprovado na sessão do legislativo em 10 de dezembro, que em seu conteúdo apoia a presença do Pelotão de Operações Especiais (POE) no município de Piratini, mas que também pediu que não houvesse excessos por parte dos policiais, veio à tona na quarta-feira, 26, através das redes sociais e, imediatamente foi alvo de dezenas críticas à bancada, devido alguns entenderem que a ação do parlamentar não ia ao encontro da segurança tão necessária no município.

Parte da ação de macega foi devido a uma abordagem, segundo sua postagem em sua conta em uma rede social, truculenta,  realizada na noite do dia 04 de dezembro, quando uma professora a qual a reportagem conversou e esta pediu para não ter o nome divulgado, foi parada pela guarnição de serviço.

“No carro estavam eu e minhas filhas de 11 e 05 anos, quando ouvi uma sirene, dei a preferência, mas nada aconteceu. Logo a seguir ouvi gritos para encostar, desci do carro tranquilamente e disse a eles que eu estava com duas crianças. Saímos do veículo e vi dois policiais apontando armas. Ficamos em pânico, mas tentei acalmar minhas filhas”, recorda a professora que considera ter havido excesso por parte dos agentes.

Revista feita e nada de ilícito encontrado, ela disse que foi informada sobre o motivo da ação, sendo este o padrão de abordagem em caso de veículo suspeito, o que era uma realidade naquela noite.

“Um policial se dirigiu de forma educada até nós e explicou a situação dizendo que havia uma suspeita sobre um carro preto na cidade e que meu carro tem película, por isso fui abordada. Foi gentil, mas a forma como tudo ocorreu eu não concordo, pois imagina os pânico das meninas com dois homens te apontando armas”, ampliou.

As acusações feitas pelo vereador, todas baseadas em relatos, segundo assegura, alguns feitos aos parlamentares durante a sessão, são graves:
"Fomos procurados por pessoas que alegam diversas situações de abuso de poder como por exemplo: policiais batendo em mulher grávida, pessoas algemadas com fita adesiva na boca para apontar onde estava o infrator,  choque elétrico com fio desencapado ligado à tomadas,todos vítimas de alguns membros do POE que buscavam confissão", postou o parlamentar.

Ouvimos o tenente Carlos Ricardo Volz Müller, comandante da BM em Piratini, e este disse que nenhuma queixa sobre ocorridos dessa natureza chegou ao seu conhecimento.

“Não temos nada sobre isso, e se tivéssemos, a Brigada Militar é uma instituição transparente, assim, se ocorreu ou ocorrer um excesso por parte de algum policial, quem sofreu o mesmo pode e deve nos procurar e relatar. Tudo será registrado e será alvo de uma avaliação”, assegurou.

Müller disse que a presença do POE no município foi devido a operação "Paz no Interior", que foi concluída recentemente, sendo esta uma ação do comando da corporação para dar mais segurança às cidades com efetivo deficitário.

“A intenção foi reforçar a segurança da população, pois tivemos caso de assaltos e arrombamentos com explosão de caixas eletrônicos em cidades vizinhas, como Canguçu e também em Piratini, o que ocorreu em fevereiro na agência do Sicredi, com reféns e uso da população com cordão humano”, lembrou o comandante.

Ele disse que a presença dos policiais do Pelotão Especial que atuava à noite, pelo retorno que teve, foi alvo somente de elogios por parte da comunidade.

“Eles vieram para proteger a área bancária, mas não somente isso, e sim a violência de um modo geral. Aumentaram as prisões por tráfico, diminuíram os arrombamentos e furtos e assaltos ao comércio, assim como furtos e roubos de veículos, enfim, uma redução significativa na criminalidade. Só ouvi elogios nessa proteção maior às pessoas”, finalizou.

Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380

Naelrosa@nativafmpiratini.com






0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!