sexta-feira, 27 de abril de 2012

5ª CRE afasta quatro diretoras da Escola Inácia


Elas são suspeitas de irregularidades envolvendo verbas destinadas à escola


Há dois anos o descompasso entre pais, alunos, funcionários e outros professores da Escola Inácia Machado da Silveira, se tornou publico e desde então, o clima interno do educandário passou a ser alvo de comentários na comunidade de Piratini e ultimamente também responsável por um abalo no ambiente escolar.

A presença do coordenador regional de educação da 5ª CRE, Cirio Almeida, na cidade na manhã da sexta-feira, foi fator determinante para comprovar que os incessantes boatos tinham fundamentação.
Em entrevista à Rádio Nativa FM e ao Blog Eu Falei, Círio Almeida informou  que a então direção da Inácia estava afastada por suspeita de irregularidades envolvendo  o mau uso de verbas públicas estaduais e federais, possibilidade que começou a ser ventilada já  há um ano após denúnicas anônimas ou não, feitas à coordenadoria.
Após publicação no Diário Oficial, foram subtraídas do corpo diretivo as servidoras Rosangela Almeida Corral, que ocupava a direção geral do educandário e as vice-diretoras, Gélci Liliane Farias da Rosa, Dirce Guastucci  Duarte e  Zaira de Oliveira Lopes.
Elas são alvos de uma sindicância administrativa instaurada pela Coordenadoria Regional de Educação que investiga o que o coordenador chamou de equívocos administrativos, no uso de verbas destinadas à escola.
- O afastamento se faz necessário para assegurar a neutralidade e tranqüilidade do inquérito  e preservar o direito de defesa das envolvidas, que agora passam atuar em outras escolas estaduais no município- esclareceu o coordenador.
Cirio disse que as testemunhas já ouvidas pela sindicância deixam claras as irregularidades, mas não quis detalhar sobre as mesmas.
- É uma situação constrangedora, mas no momento apenas posso dizer que envolve recursos públicos e os indicativos são sérios de que algo está errado. Mas a decisão de afastá-las e dar posse a nova diretoria, também busca restabelecer a tranqüilidade do ambiente interno e escolar que já não existi– completou o coordenador que confirmou que o caso também já conta com o conhecimento do Ministério Público
O prazo para a conclusão da sindicância é de trinta dias, prazo que pode ser ampliado por mais trinta, o que o Círio não acredita que seja necessário pelas provas já reunidas que se forem suficientes podem acarretar a demissão das envolvidas.
Por convocação do órgão regional, assume a direção da escola Inácia, a professora Vera Regina Dutra e como vices, Suami Soares  Ramson, Carla Garcia, Maria Dutra.
O novo corpo diretivo será apresentado aos pais e alunos na próxima quarta e as aulas que estão suspensas retornarão no dia seguinte.




2 comentários:

  1. Eu vi sobre isso rapidamente no jornal agora a noite......até Piratini na tv!!!! Isso até parece inacreditavellllll....

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!