terça-feira, 24 de abril de 2012

Vereador pede punição para colega na câmara de Piratini


O histórico dos últimos dois anos e que foi marcado por discussões no mínimo acaloradas e de algumas inclusive ofensas pessoais de um dos lados fizeram parte, não deixa dúvidas que no campo político, mas não só nele, os vereadores Juarez Machado de Farias, PSB e Mauro Castro, PMDB, têm claros dissabores e, a distância entre eles observada durante o transito na Câmara de Vereadores, não permitindo nem mesmo um formal cumprimento, mostra que a antipatia já chegou ao nível pessoal.
E mais um capítulo dessa “briga” promete aquecer os bastidores políticos da cidade.
Na reunião ordinária da segunda-feira, 24, o socialista protocolou junto à mesa diretora e com isso tornou pública, a sua nova ação voltada contra determinados atos de Castro que considera incompatíveis com a função, portanto passíveis de punição.
O motivo conforme reza a documentação entregue para apreciação contendo 13 páginas e que teve anexados CDs com sonoras de manifestações de Mauro Castro, é parte de uma das falas do peemidebista ao usar a palavra na sessão do dia 02 de abril, quando Mauro aconselha em tom descontraído, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson Gomes (PP), à visitar uma boate de nome Bonanza, que seria um dos famosos bordéis de Montevidéu, Uruguai, e onde Gilson por compromissos do CTG 20 de Setembro, entidade a qual é patrão, estará em breve.
Disse o vereador do PMDB em sessão: ”quando for lá na 18 de Julho, lembre-se de mim, ia muito lá, o senhor entra a esquerda, à direita, a boate Bonanza lá, muito bem representada pelo nosso Roberto Carlos”.
Entre sons de risos no ambiente, Mauro ouve do presidente que se mostrou claramente desconcertado o seguinte comentário: ”o vereador Mauro tá me colocando numa encrenca”.
Em determinado ponto da sua manifestação em documento, Machado de Farias expõe que o colega em seu gracejo malicioso aconselha o Presidente da Câmara à visitar um bordel dando boas referencias do mesmo. ”Certamente os risos ouvidos conferem ao espaço institucional o ar de outro ambiente-um galpão, um bar..., mas jamais uma Câmara de Vereadores”, protestou o Juarez.
Ele requisitou que este e outros atos de Mauro Castro que em sua opinião configuram quebram de decoro parlamentar, sejam apreciados e punidos por uma comissão de ética a ser criada na casa.
Manifestação da presidencia- O presidente Gilson Gomes pouco teve a dizer sobre o assunto. Informou que já acionou o setor jurídico da câmara para que primeiramente o código de ética seja criado, para só depois ocorrer a comissão de ética, pedido feito e aprovado pelo próprio vereador Machado de Farias em dezembro de 2011.
Posição da Partido- Em contato com a bancada do PMDB para obter uma manifestação de Mauro Castro sobre o caso, ouvimos do líder, Cláudio Dias, que o colega estava internado no Hospital local  e que a documentação está sendo analisada junto a presidência da sigla para posterior manifestação.

5 comentários:

  1. Quem acompanhar e acompanhou os debates na Câmara de Vereadores de Piratini a partir de 2005, sabe e saberá que jamais ofendi quem quer que seja, mesmo em debates acalorados."A resposta branda desvia o furor mas a palavra dura suscita a ira." (Livro de Provérbios, Capítulo 15, Versículo 1, Antigo Testamento da Bíblia). De outro lado, não guardo qualquer rancor ou antipatia do referido Vereador, porém, não consigo compactuar com certos atos praticados pelo mesmo, os quais descrevi no documento protocolado (corrija-se para 23 de abril, segunda-feira, na sessão ordinária) juntamente com provas de gravações em CDs. Obrigado e parabéns pelo blog do qual sou assumidamente seguidor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de parabenizar o vereador Juarez Machado de Farias pela honrosa atitude. Há anos o referido vereador vem quebrando o decoro na Câmara Municipal de Piratini, eu mesma já tive o desprazer de presenciar manifestações do vereador pouco apropriadas durante o cumprimento de sua função legislativa.
      Não tenho nenhum problema referente a pessoa do mesmo, mas "se tem hora e lugar pra tudo".

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Juarez Machado de Farias, parabéns pela coragem e por externalizar em atos aquilo que de certa forma é o ensejo da sociedade, todos tem vontade de dizer e fazer e não o faz, poucos tem essa coragem. Entretanto não vamos nos esquecer que é característica intrínseca no ser humano em agir com hábitos gregário, nosso corporativismo em todas as esferas da sociedade é o “cupim” desde nosso descobrimento, a história nos prova, portanto tentemos deixar o corporativismo, vai ser difícil, o começo foi dado.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!