quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prédios oferecem risco para pedestres em Piratini


Uma  profunda rachadura de tamanho significativo existente no centenário e popular Hotel da Cila tem preocupado pedestres que procuraram o Blog “Eu Falei” sugerindo o assunto como pauta a ser abordada por entenderem que a parte afetada da fachada está oferecendo risco eminente. 
O prédio no centro da cidade construído no século 19 e onde atualmente funciona um restaurante, pela degradação ocasionada pelo tempo e falta de manutenção, apresenta o problema na fachada da parte situada na Rua Garibaldi e onde diariamente pedestres circulam na calçada.
De propriedade de Cila Espindola Amaral, que tem 93 anos e em virtude do mal de alzheimer há muitos anos está inválida, o hotel já sofreu um revés em 2008 quando sofreu um grande incêndio que abalou parte de sua imensa estrutura.

Procuramos o setor de fiscalização da Prefeitura de Piratini que através de seu responsável admitiu ter conhecimento das rachaduras, mas que até o momento não há nenhuma denúncia que permita a notificação, procedimento que inclusive pode ser realizado por qualquer pessoa.
Em contato com a família ouvimos que uma das dificuldades é financeira, pois o aluguel para que o restaurante utilize uma pequena parte do prédio é de valor irrisório e o mesmo só foi locado na intenção de mantê-lo internamente conservado.
A outra complicação seria encontrar a forma para fabricar o modelo que manteria a fachada com o desenho original.
Prédio dos Correios- Mas o hotel que mesmo não tombado está entre os primeiros da cidade histórica, não é a única fonte de  preocupação neste sentido.
A marquise da Agencia dos Correios local, situada na Rua 15 de Novembro, é outra que apresenta problemas, mas neste caso, a prefeitura já entrou em ação e em 2010 notificou pela primeira vez a empresa requisitando o conserto.
 Como nenhuma providencia foi tomada ocorreu uma nova notificação, mas até o momento os reparos exigidos não aconteceram.
Procuramos a direção da empresa que informou já ter comunicado o seu setor jurídico e após isso recebeu a visita de um engenheiro que examinou a situação, mas até agora não emitiu a autorização que permita a solução.
A gerente confirmou inclusive que o Ministério Público também já cobrou as mesmas medidas requisitadas pela prefeitura.
Cinema- Na Rua Comendador Freitas, o antigo cinema é a preocupação por também ter parte de sua estrutura comprometida. Mas neste caso, o setor que fiscaliza situações como esta informou que a proprietária já entrou com o pedido de demolição da área afetada.
No ano passado, o local chegou a ser preparado para ser o futuro Lar de Idosos, mas os visíveis sinais de comprometimento da estrutura fizeram a prefeitura desistir da locação quando as reformas já estavam em andamento.

2 comentários:

  1. autoridades competentes por favor tomem providencias imediatas antes que uma desgraça aconteça. o predio esta em ruinas arriscando a vida dos moradores,isso é um assunto de extrema urgencia, assim como o predio do correio com aquela marquise quase desabando. lembrem-se vidas estao em risco.

    ResponderExcluir
  2. Nael, a título de informação o referido prédio, realmente não é TOMBADO, pois esse termo é usado pelo IPHAN e IPHAE, para a proteção do Patrimônio Material e Imaterial, mas ele é AMPARADO por Leis Municipais de Preservação e Proteção do Patrimônio, assim descrito:
    18- Sucessores de Assis Pinheiro Amaral
    Rua Gal. Bento Gonçalves esq. Travessa Garibaldi, nº. 06 – Comércio Particular
    PRÉDIO AMPARADO pelas Leis nº. 76/1955; 10/1956; 767/1984, do Município de Piratini.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!