sábado, 21 de abril de 2012

Panatieri recebe homenagem do Hospital Conceição


Foto: Dione Rodrigues
Se houvesse a iniciativa de escolher quem é o maior piratiniense de todos  os tempos, não haveria dúvidas de que o  nome do Dr. Rômulo Ângelo de Souza Panatieri estaria numa pequena e seleta lista.
Ele é uma daquelas figuras que desperta simpatia pelo conjunto da obra. A voz mansa, o jeito tranqüilo, a amabilidade no trato com os pacientes, amigos e colegas de trabalho é o cartão de visitas. 


Dos seus quase 80 anos que serão completados em outubro, cinqüenta foram dedicados à sublime missão de trazer pra vida várias gerações de piratinienses no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
A instituição contou os dias para a chegada da data e surpreendeu o ginecologista e  obstetra com uma homenagem onde a emoção não necessitou de convite, veio e foi perceptível nos olhos e gestos dos presentes.
 ­­- A história deste homem confunde-se com a da nossa entidade. Um profissional ético, responsável e na vida particular um exemplar chefe de família. Isto justifica todas as homenagens- entende o atual diretor presidente do Conceição, Laerto Farias.
Paulo Gomes, colega de cotidiano hospitalar ampliou:- ele está conosco há cinquenta anos, mas manteve sempre a essência de uma pessoa caridosa e  fantástica.É um profissional de conduta ilibada-
Com os olhos marejados e ao lado de dona Terezinha, inseparável companheira com quem no ano que vem irá comemorar bodas de ouro, filhos, netos e amigos, Dr. Panatieri viu ser descerrada a placa que batizava o Centro Obstétrico, local onde por cinco décadas suas mãos ajudaram na chega à vida de várias gerações de piratinienses.
Nela estava gravado o seu nome, eternizando desta forma e em vida, o agradecimento da unidade de saúde a um de seus principais personagens.
Sua natural simplicidade e que há tantos conquista, ficou explícita em sua manifestação para o blog Eu Falei:- Eu acho que não mereço tanto mas já que fizeram, quero dividir com as parteiras com as quais atuei e com quem aprendi muito dessa profissão pois entendo que merecem uma  significativa parcela de tudo isso já que reconheceram em mim o trabalho que nós juntos realizamos- resumiu o doutor ao lembrar de algumas de suas assistentes em intercorrencias cirúrgicas.
- Divido  com a Jaci, que foi a primeira, com a Ana que veio logo a seguir, com as demais que vieram posteriormente  e atualmente com a  Ana Julia e Sueli. Aprendi muito com elas- completou.
Hoje o médico que somente no papel está aposentado, brinca por não mais poder realizar partos normais e cesarianas, atuando na sala cirúrgica somente com anestesista. -Obrigado Dr. Vitor!-
A frase dita com bom humor, é direcionada ao colega de várias décadas, Dr.Vitor Lobato, de  quem ouviu que era a hora de não mais fazer grandes esforços.


- Eu não sei fazer outra coisa.Tive uma propriedade rural e acabei vendendo pois não sou pecuarista, não sou agricultor.Parar é algo que não passa por minha cabeça-afirma.
Quando desafiado a apontar alguns entres os vários piratinienses que ajudou a nascer, além dos sobrinhos Fernando e Ana Maria Panatieri, Dr. Romulo disse que gostaria de saber o destino do filho de Nilza Gonçalves, primeira gestante que com ele deu à luz, que se estiver vivo completou recentemente 50 anos.
- Este menino, junto com meu sobrinho e sobrinha, entendo que são o significado da minha presença em Piratini-

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!