terça-feira, 24 de abril de 2012

Academia é sucesso, mas idosos reclamam





Um espaço para todos se exercitarem ao ar livre e gratuitamente. Essa é uma das principais propostas da Academia Popular que há trinta dias passou a integrar a escassa lista de possibilidades de lazer existentes em Piratini.
O local criado na Praça  Joaquim Jose da Silva Xavier onde já existe uma áreas para recreação infantil, passou a receber  principalmente aos fins de semana  uma quantidade maior de famílias que ali buscam e encontram lazer e diversão para si e seus filhos. 

As diversas opções de aparelhos instalados oportunizam a busca da saúde de todas as idades, inclusive crianças, mas é exatamente aí que começa o problema.

Aumentam as reclamações de idosos que inicialmente ouviram da Administração Municipal que a academia seria somente pra eles, das dificuldades que tem encontrado para acessar os equipamentos já que a criançada transformou a novidade em uma espécie de parque de diversões.

No último domingo, a reportagem do blog “Eu Falei “ esteve no local e comprovou o fato.

Maria de Lurdes Moraes, de 80 anos, apoiada em sua bengala aguardava pacientemente que ao menos uma das três crianças que brincavam no simulador de caminhada lhe cedessem a vez.

Só conseguiu usar o aparelho após vários pedidos de sua acompanhante, Valquíria Porto, que relatou ser isso uma situação de constante transtorno.

- Desde que inaugurou aqui ela passou a se mexer mais, vem com freqüência, mas as crianças tiram o espaço dos idosos- reclama Valquíria que sugere: - a prefeitura deveria manter um supervisor para priorizar os as pessoas da terceira idade-

Procurado, o secretário de saúde, Diego Espindola, destacou a aceitação da comunidade como o ponto principal da inovação dizendo que está satisfeito com o resultado.

- A resposta é tão positiva que estamos pensando em implantar um novo Chimarródromo no local que em breve deve receber iluminação para garantir a prática do exercício à noite- informou Diego.

- Quando buscamos o projeto, o foco inicial eram os idosos, mas o Ministério da Saúde decidiu generalizar as tornando populares- ampliou o gestor.

Quanto às reclamações, o secretário lembrou que quando a prefeitura foi em busca da academia o foco inicial eram somente os idosos, mas o Ministério da Saúde decidiu generalizar as tornando populares.

- Concordo ser este um ponto negativo, mas não temos como nos fazer presentes todo o tempo e retirar as crianças dos aparelhos. Entendo que os pais precisam estar conscientes dessa responsabilidade e não permitir que seus filhos impeçam os idosos de terem acesso preferencial, o que é inclusive garantido por lei- lembrou o gestor que vê como positiva a utilização por parte das crianças desde que a finalidade seja o exercício físico, mas que a academia não pode se transformar num parquinho infantil, pois com este fim, ao lado já existe um pracinha.

8 comentários:

  1. A chave desta questão está na EDUCAÇÃO. Não imagino eu como pai ver esta cena: meu filho ou filha disputando um "brinquedo" com um velhinho!! sim porque para a criança é um brinquedo. O dever de educar os filhos é dos pais, não de um "fiscal de pracinha" se é que existe tal cargo, os pais que tem que ensinar a respeitar o idoso e encaminhar seu filho para o local seguro e apropriado para brincar. Até por que se tivesse um "fiscal" tirando meu filho do aparelho, ai sim ia ter briga e a confusão estaria armada.

    ResponderExcluir
  2. Nilton DE Acavalo Nao adianta os pais nao entendem , isso nao e brinkedo numa hora dessas da um distençao muscular grave ou rompe um ligamento de uma criança por que sao equipamentos pesados ,e ai vao querer entra na justiça contra a prefeirtura para indenizaçao por que o filho se machuco. mas cada um na sua!

    ResponderExcluir
  3. é virou rotina, ja ouvi mt, -vo toma um chimarrao enqnto meu filho brinca na academia, qro vr as msmas maes tomando chimarrao cuidando de uma distorçao muscular dessas crianças. po gnt vamo c conscientizar d q isso n é brinquedo.
    dice td ben-hur, certo!

    ResponderExcluir
  4. DEIXEM A CRIANÇADA SE ENTERTEREM, TUDO É NOVIDADE. TEM ESPAÇO PRA TODOS, OS APARELHOS SÃO BEM ATRAENTES PRA TODAS AS IDADES, CONHEÇO OUTRAS ACADEMIAS BRASIL A FORA, E DIGO A VOCÊS : A CRIANÇADA TAMBÉM AGITA UM POUQUINHO.
    VAI A DICA, PRECISAMOS DE MAIS PRACINHAS E CANCHAS POLIESPORTIVAS E UM GINÁSIO DE ESPORTES, SERIA BEM LEGAL.
    PODIA TER UMA ACADEMIA DO POVO EM CADA VILA...

    ResponderExcluir
  5. com certeza a criançada iria adorar, e como o sol nasceu pra todos.......mas se realmente tivesse uma pracinha pras crianças poder brincar com uns prinquedos bem legais e com atrativos pra crianças,é claro que as crianças iriam se divertir nos brinquedos delas!!! mas a academia sendo para o publico é para o publico,não importa a idade!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com os comentários feito acima, a academia popular é um lugar destinado a todos, tanto idosos como crianças. Mas se está sendo usada como brinquedo e não como meio de prática de exercício físico, poderia ser feito o que é mais indicado ter um profissional de educação física orientando essa prática, e assim não teria essa discussão e o público que frequenta este espaço teria um melhor aproveitamento da atividade, sem correr riscos a saúde.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!