sábado, 22 de fevereiro de 2014

Secretária assegura verbas para Piratini

Sábado- 22 de fevereiro

Laerto Farias obteve garantias da secretária
O anúncio da liberação imediata, ou seja, o cheque assinado para tirar do papel projetos já aprovados em todas as instâncias necessárias do Estado não veio, mas, a secretária estadual de saúde Sandra Fagundes, que visitou Piratini na manhã deste sábado, assegurou à imprensa e logo a seguir ao diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Laerto Farias, que as verbas para todas as intenções da entidade, quase cinco milhões de reais, serão liberadas até outubro.

- Já houve por parte do governo do estado um reconhecimento do trabalho aqui prestado, o que nos levou a aumentar de duzentos e vinte mil para dois milhões e quatrocentos mil reais os investimentos na cidade, que incluem programas da saúde da família e a qualificação do setor hospitalar. Aqui já investimos e continuaremos a liberar recursos– assegurou a secretária.

Entre os projetos que aguardam recursos do governo estadual está à construção de dezoito leitos o que daria ao prédio que abriga o Pronto Atendimento um segundo andar.  A obra foi aprovada entre as prioridades da Consulta Popular em 2012, mas ainda não teve a verba liberada. Sobre este ponto em específico,  Sandra reforçou as esperanças da direção.
- Para o governo é prioridade cumprir as demandas e priorizar os investimentos decorrentes deste processo – resumiu.

Visita é vista como um avanço para projetos já aprovados
Como Piratini hoje referencia diversas especialidades atendendo pacientes de 22 municípios da metade sul, a gestora usou a cidade como exemplo de que o Sistema Único de Saúde, SUS, na sua visão é exitoso.

- Investimos não só no reforço dos grandes centros, mas, também na saúde regional e, Piratini é um exemplo de descentralização e regionalização dos serviços assim, além de atender a população local, 780 mil pessoas da região podem ter como referência um município de pouco mais de 19 mil habitantes – disse ela para logo a seguir ampliar:

- Ao contrário do que a imprensa divulga com relação ao Sistema único de Saúde, quem o utiliza o valoriza, e como o Programa Mais Médicos 84% da população brasileira e gaúcha aprova o SUS –

Ao avaliar o resultado da visita, o secretário municipal de saúde Diego Espíndola, disse que somente a presença dela em Piratini já é um sinal positivo que pode culminar na futura execução do que já está projetado e aprovado para o hospital e que o município fez a sua parte para atrair recursos.

- Todos os contratos firmados por nós foram cumpridos até acima da meta estipulada. Já há projetos aprovados nessa parceria forte com o município e, somente um deles chega à casa de três milhões e oitocentos mil reais. Em setembro esperamos ter a secretária conosco novamente para podermos inaugurar algumas dessas obras – Disse Espíndola.
Fotos: Dione Rodrigues

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!