terça-feira, 26 de agosto de 2014

Desenvolvimento abrigará Sala da da Cidadânia

Terça-feira-26 de agosto
Está em processo de implantação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Sala da Cidadania, um setor que deverá ser criado nos municípios do Brasil onde o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), conseguiu implantar assentamentos.
O projeto parte de uma parceria entre governo federal e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA, e objetiva decentralizar os tramite burocrático que ainda hoje obriga os agricultores se deslocaram para Porto Alegre para, por exemplo, fazer o recadastramento ou renegociação de dívidas.

Para o secretário da pasta, Roger Morales, (foto) disponibilizar o serviço é sinônimo de agilidade.
- Na secretaria já oferecemos a certificação e o cadastramento, mas, para o restante, o agricultor muitas vezes necessita ir à capital ou um servidor do INCRA vir à Piratini para dar andamento em seus processos, o que não será mais necessário ao decentralizarmos o serviço – explica Morales que acrescentou ser a prefeitura uma das primeiras a buscar o convênio.

Roger disse que o município tem 15 assentamentos com uma influência positiva na economia local, produzindo alimentos mais saudáveis sem a intervenção de produtos químicos e, a descentralização, acaba facilitando a vida de quem produz no campo e contribui com o comércio varejista, o que é a maioria.

- O impacto econômico causado por eles é significativo. A produção é diversificada, incluindo produção de leite e seus derivados, hortaliças, pães, biscoitos e outros – concluiu o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!