quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Guastuci denuncia trabalho escravo na Ong

Quinta-feira- 14 de agosto
Na reunião do legislativo realizada na quarta-feira, 13, o vereador Marcial Guastuci, alicerçado em uma denúncia do casal Antônio Silva e Rosane Ferraz, levou a plenário uma situação, segundo ele, de trabalho escravo a que ambos são submetidos  ao serem contratados pela Ong Amigo do Bicho para atuarem no Canil Municipal.
A reclamação do casal é quanto ao salário pago pela entidade, R$ 300,00 para cada um, e a ausência total de equipamentos de segurança como máscara, luvas e avental, para serem usados na limpeza diária do local.
- Isso é muito grave sob o ponto de vista moral e legal. Embora o canil seja gerenciado por uma ong, ela recebe repasse mensal da prefeitura, logo, esta também é responsável – disse Marcial.

No requerimento ao executivo pedindo a mudança da situação, ou seja, além da carteira assinada também o pagamento imediato de um salário mínimo nacional para cada integrante, o vereador denuncia que isso já ocorre há oito meses e que a demissão não pode ser a saída.
- Eles ganham juntos, menos de um salário para limpar fezes, dar remédio e alimentação aos cães. Isso para mim é trabalho escravo, e é sim uma atividade insalubre, o que a fundadora da ong não concorda. O casal precisa estar no meio de cães confinados que estão  perdendo o pelo e o couro e, acredito que não há médico sanitarista que não ateste a insalubridade- disse Guastuci que amplia: Após a denúncia, demitir e colocar no lugar outros nas mesmas condições não é a solução-

Karla Kramp, fundadora da entidade em Piratini, disse ser absurdo o apontamento de trabalho escravo.
- Eles ganham R$ 300,00 cada para trabalharem uma hora e meia por dia. Proporcionalmente, com relação ao salário mínimo, poderiam trabalhar até três horas por este valor – argumenta.

Com relação ao EPI, Equipamento de Proteção Individual cobrado, tanto por Antônio e Rosane, como pelo vereador, Karla argumenta que a obrigação de fornecer este material é da prefeitura e, que inclusive, com relação a obrigações, já há uma decisão da justiça que determina isso.

- Eu não entendo o motivo da prefeitura não dar o equipamento, mas eles tem sim luvas e botas de borracha. compradas por nós. Entendo que neste caso então deveria sim, ser então denunciada à situação daqueles que trabalham no lixão da cidade que nem mesmo uma luva recebe. Com relação ao vereador, ele deveria era cobrar a construção do novo canil já determinado pela justiça – alfineta.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!