quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Busca da chama começa com homenagem à Paixão

Quarta-feira, 05 de setembro de 2018
Cavalarianos partiram rumo a Pedro Osório nesta quarta-feira


Um dos atos que fideliza o amor às tradições e a cultura do Rio Grande do Sul, novamente teve inicio nesta quarta-feira, 05, quando 46 cavalarianos pertencentes a diversas entidades regionalistas de Piratini partiram em busca de uma centelha da chama crioula.

A cavalo e seguidos por um apoio motorizado que garante a alimentação durante o período da cavalgada peculiar, eles seguiram rumo a Pedro Osório e, até o município vizinho serão 65 quilômetros na jornada inicial.

Entre ida e retorno, serão seis dias de culto aos costumes do pago, com paradas estratégicas em propriedades rurais, na maioria fazendas, quando no descanso necessário para si e para os animais, a gaita o violão, o jogo de truco e o churrasco são diversões que mantém o gaúcho conectado aos costumes sulinos
.
A chegada em Piratini será dia 11 de setembro, quando eles, carregando o fogo que simboliza a tradição serão responsáveis por abrir oficialmente os festejos farrapos.

Homenagem

Antes de pegarem a estrada os cavalarianos postaram-se em frente ao monumento do Movimento de Tradições Gaúchas- MTG, situado na Praça Inácia Machado da Silveira, para o que eles chamaram de singela, mas merecida homenagem à Paixão Cortes, ícone das tradições gaúchas, que morreu aos 91 anos no final de agosto deste ano.

“O que fazemos hoje com essa cavalgada, o que ocorre dentro dos Centros de Tradições Gaúchas e tantos outros atos que praticamos em nosso cotidiano, estando pilchado ou não, foi influência ou iniciativa dele, então foi justo prestamos reverência a ele”, disse Roberto Garcia, à frente da busca da chama crioula em 2018.


Reportagem: Nael Rosa
Contato: 53- 984-586380 e 53- 999-502191

email:naelrosa@nativafmpiratini.com

                             




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!