terça-feira, 18 de junho de 2013

Ong Amigo do bicho deve sair de loteamento

Dois funcionários limpam o canil diariamente
Os cães, alguns deles mutilados e doentes que encontram na Ong Amigo do Bicho de Piratini abrigo e comida, devem ganhar uma nova casa ainda sem data certa.

Eles, já vistos como um grave problema para a cidade, não são mais bem vindos nem pelos já para os já residentes e futuros moradores de um bairro em formação que por abrigar a ong, acabou batizado de Loteamento Canil.

Além dos latidos e dos animais vagando pelas imediações que dado a estrutura ser insuficiente até o ano passado obrigava a direção do canil soltar parte deles quando a noite chegava, hoje, para quem mora ou está construindo,  também repudia ter que conviver tão próximos de tantos fatores transmissores de doenças.

Na manhã da terça, 18, a reportagem esteve no canil e presenciou a missão árdua de dois funcionários responsáveis não só por alimentar, mas ainda por recolher os dejetos que são descartados sem tratamento, como mostra a foto abaixo, em uma vala a trinta metros de uma das residências.

A lente da câmera e os olhos são incapazes detectar onde exatamente, mas não muito longe dali, as fezes e a água com urina vão parar, situação que fez Prefeitura, Ministério Público e Ong, rediscutirem o assunto ao finalmente entenderem que o problema é de saúde pública.

 A direção da Amigo do Bicho informou à promotora Cristiana Chatkin as deficiências de estrutura ao requisitar ao MP um aumento no repasse feito pela prefeitura, de R$ 1.500, 00 para R$ 2.500, o que já foi aceito, valor até então insuficiente para custear as raçoes, esterilizações de animais e pagamento para manter o local dentro das possibilidades, limpo.
Fezes e água da limpeza com urina, são depositados em uma vala
O secretário de meio ambiente Marcones Farias, pasta que irá se envolver nas mudanças já projetadas, disse que,todos já estão em tratativas para mudar o canil de local pois a Ong é vista como uma parceira na luta para reduzir a proliferação de animais, o que tem sido motivo de discussão constante dado aos riscos que ofertam a pedestres e motoristas.
-Estamos informando à promotoria os locais que a prefeitura pode ceder para que a nova estrutura seja construída e nela, deverá haver a construção de esgotamento similar ao doméstico para que os resíduos sejam adequadamente descartados – informou o secretário.
Às mudanças terão ainda o envolvimento da secretaria de saúde, responsável por já ter contratado uma funcionária para auxiliar na limpeza e também um veterinário que, além de assumir como responsável técnico pelo canil, cuidará também das castrações e controle de doenças.
Há dados comprovatórios de que uma fêmea em dez anos é responsável direta e indireta pelo nascimento de 80 mil novos filhotes.

1 comentários:

  1. Só vou acreditar quando tudo estiver no seu devido lugar. Ainda bem que acordaram, pois não é possível os cachorros terem mais espaços do que nós população. Sem contar com as doenças e dejetos. Serei a primeira a parabenizar se isto acontecer de verdade, que não fique só no papel. Bom para nós, ótimo para esses pobres animais que perambulam pelas ruas e ainda sendo atropelados e fazendo motoristas usarem de malabarismos para não atingi-los.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!