terça-feira, 4 de junho de 2013

TJ RS decide: fim de feriado afro em Canguçu

Terça-feira- 04 de junho
Sindilojas de Canguçu conseguiu reverter feriado através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)
Foto: ONG CIEM/Divulgação
O feriado municipal de 20 de novembro acaba de ser considerado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do RS. Os desembargadores, por unanimidade, entenderam procedente a ação que reivindicava o fim do feriado da Consciência Negra, instituído em Canguçu desde 2009, por considerá-lo em desacordo com a Constituição Federal.

A ADI apresentada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Canguçu (Sindilojas) alega que os feriados civis devem ser estabelecidos por lei federal e que os municípios somente podem legislar quanto a feriados religiosos ou comemorativos ao centenário de fundação da cidade.
O teor do documento deixa implícita a ideia de que tanto o feriado do “Dia do Colono e Motorista”, quanto o feriado de “27 de Junho” são, igualmente, inconstitucionais. Contudo, apenas a data dedicada à Consciência Negra foi alvo de ação judicial, o que gerou protestos do vereador Wendel Vilela (PTB).
– Questionaram este feriado porque é novo ou porque são contra os afrodescendentes. Em relação à postura do Sindilojas, fica a nossa dúvida: por que só contra os negros? – questionou.
Vilela é autor da lei de 2009 que instituiu o Dia da Consciência Negra. Ele alega que caso alguém questione judicialmente a legalidade do Dia do Colono e Motorista e do Aniversário do Município, certamente a justiça revogará também esses feriados. O parlamentar disse que procurou o Sindilojas e propôs uma audiência pública para discutir a assunto
- Dizem que o feriado atrapalha no comércio, mas poderiam abrir o comércio e pagar hora extra aos funcionários. Só que isso eles não querem. Alegam que as pessoas vão comprar em Pelotas no feriado, mas se os preços daqui forem bons, ninguém irá comprar em outros lugares – afirma.
Com a decisão do Tribunal de Justiça, o dia 20 de novembro, que este ano cai numa quarta feira, deixa de ser feriado já a partir de 2013.
informaçoes Canguçu Online


3 comentários:

  1. Para quê essa história de "Consciência Negra"? A única consciência que devemos ter é a "Consciência Limpa", a dignidade, o caráter. Sejamos pretos ou brancos o que interessa é a nossa moral, o nosso bom senso, a nossa educação. Não se aguenta mais essa baboseira de consciência negra, cotas para negros. E os brancos pobres como ficam? Agora o racismo é contra os brancos? Somos todos iguais, filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Para quê essa história de "Consciência Negra"? A única consciência que devemos ter é a "Consciência Limpa", a dignidade, o caráter. Sejamos pretos ou brancos o que interessa é a nossa moral, o nosso bom senso, a nossa educação. Não se aguenta mais essa baboseira de consciência negra, cotas para negros. E os brancos pobres como ficam? Agora o racismo é contra os brancos? Somos todos iguais, filhos de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!