quarta-feira, 13 de junho de 2018

CAPS busca psiquiatra por contrato emergencial


Quinta-feira- 14 de junho de 2018
Gerusa destaca a necessidade urgente da presença de um psiquiatra
Terminou na terça-feira, 12, o prazo para que profissionais da área da psiquiatria demonstrassem interesse no edital de seleção pública, o segundo consecutivo com esse propósito, para integrar a equipe de atendimento a pessoas com transtornos mentais que se utilizam Centro de Apoio Psicossocial- CAPS Farroupilha, que há meses não mais disponibiliza o serviço.

Conforme Gerusa Porto, psicóloga e coordenadora da instituição, as tentativas para a contratação têm sido frustradas, pois nos contínuos editais nenhum psiquiatra tem demonstrado interesse e o motivo conforme sua avaliação é a baixa remuneração.
“O salário oferecido através deste sistema de seleção é muito baixo se comparado ao praticado no mercado”, aponta a coordenadora.

Mas ela acrescenta que há uma ordem judicial obrigando a prefeitura a atender nessa área no mínimo trinta pacientes por mês, assim, com o final do prazo determinado por lei para a seleção que não se concretizou, o contrato emergencial será a saída. Para isso é necessário que três profissionais se habilitem e instituam seus salários, sendo escolhido o menor valor, e neste sentido um alento, pois até a semana passada dois psiquiatras pelotenses já haviam manifestado interesse em atender em Piratini.

“Esperamos definir rapidamente quem passará a atender, pois apesar de o tratamento dos pacientes ser composto por uma engrenagem onde temos enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e acompanhantes terapêuticos, a intervenção psiquiátrica é de extrema importância, pois senão fica uma lacuna nos procedimentos necessários, já que o ideal é que quem precisa do serviço passe por uma avaliação necessária uma vez a cada três meses”,observa.

A psicóloga concluiu dizendo que a demanda para as consultas da área é grande sendo que a lista de espera alcança cem pessoas e que do todo disponibilizado pelo CAPS mensalmente usufruem trezentos usuários.


Nael Rosa-
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!