terça-feira, 26 de junho de 2018

Consulta Popular ocorre até quinta (28) em Piratini

Terça-feira- 26 de junho de 2018

Começou nesta terça-feira e se estenderá até a próxima quinta, 28 de junho, o processo que permite ao cidadão do Rio Grande o Sul definir em que área em seu município o Governo do Estado deve aplicar uma fatia significativa do orçamento 2019.

A Consulta Popular novamente, a exemplo o ano passado, aposta na internet para aumentar o interesse da população em participar do pleito, uma vez que a maior dificuldade encontrada até então para fazer as pessoas decidirem pelas propostas colocadas em votação era exatamente levar o cidadão a deslocar até os pontos de votação.

“Agora, de posse do Título de Eleitor e da identidade é possível votar através do site www.vota.rs.gov.br, assim o processo de participação é só online ou através de celulares com o aplicativo que estão de posse de pessoas instruídas para captar principalmente votos na zona rural”, explica o secretário de Cidadania e Assistência Social Adilson de Oliveira que este ano é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), portanto responsável pela edição 2018 em Piratini.

Pensando naqueles que não sabem votar online e ainda nas pessoas que não possuem sinal de internet em casa, a organização disponibiliza locais para que estes não deixem de participar.

Para que o maior número possível de pessoas escolha uma das propostas, pois agora, ao contrário de anos anteriores só é possível escolher uma, a orientação é que todos os interessados se desloquem com os documentos necessários até qualquer uma das bancadas da Câmara de Vereadores, Emater e secretarias de Agricultura e Assistência Social, pois nestes há uma pessoa orientada em como proceder.

“É importante o eleitor participar porque para a proposta escolhida há a obrigatoriedade de se alcançar no mínimo 10% da votação a nível regional para ser contemplado. Piratini tem que atingir 700 votos no geral, ou seja, entre todas as propostas, pois se isso não ocorrer o município não será contemplado com nenhum valor destinado a este processo”, conclui o secretário.
Nael Rosa-

Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!