quarta-feira, 20 de junho de 2018

Feira do feijão comercializa 1.200 quilos do produto

Quinta-feira-21 de junho e 2018
Trinta e duas variedades foram colocadas à venda

Preto, branco, vermelho, enfim, o alimento mais popular e  consumido pelos brasileiros foi o outra vez a estrela da IV Feira do Feijão Orgânico de Piratini, montada ao ar livre na Praça Inácia Machado da Silveira durante a quarta-feira, 20, atração promovida pela Ascar/Emater em parceria com a Associação de Produtores Agroecológicos Conquista da Liberdade, (Apecol) entidade formada pelos assentamentos Conquistada da Liberdade e Rubira, ambos situados no segundo distrito do município.

O evento proporcionou que a população vislumbrasse e adquirisse dezenas de variedades totalmente livres de agrotóxicos, o que certamente torna o produto mais atrativo, assegura Anderson Fontoura, extensionista rural da Emater, que destaca a importância do evento que tem dimensão nacional.
“Nessa que é reconhecida como a maior feira do seguimento no Brasil, tanto em números quanto em variedades, a maior contribuição não só para Piratini, mas inclusive para o país é o resgate dessas sementes, todas crioulas, produzidas em assentamento da reforma agrária”, destaca Fontoura.

Sua colega, a técnica agrícola Luciana Pranke, frisa a certeza que o consumidor pode e, tem de que percentual algum de veneno para combater pragas é utilizado no cultivo.
“Este ano optou-se por obter o certificado orgânico concedido pela Opac (Organismos Participativos de Conformidade Orgânica) ou seja, o mesmo veio após uma rigorosa avaliação feita em uma auditoria interna realizada por um grupo de consumidores, produtores e técnicos que fazem a fiscalização, portanto não há como contestar”, afirmou a técnica.

Nesta edição novamente outros produtos oriundos da produção agrícola dos assentamentos citados, como queijos, pães, cucas, bolachas, geleias e doces fizeram o papel de coadjuvante na atração muito apreciada pelo público ao longo do dia.

Até às 17h, horário em que a feira terminou foram comercializados 1.200 quilos de feijão, número que conforme os organizadores demonstra novamente o sucesso da iniciativa.


Nael Rosa
Contato: 53-84586380-999502191
Naelrosa@nativafmpiratini.com


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!