terça-feira, 26 de junho de 2018

H1N1: baixa procura preocupa secretário de saúde


Quarta-feira- 27 de junho de 2018

 A nova e perigosa postura da população brasileira que está abrindo mão de imunizar-se contra doenças graves e que podem levar à morte, foi tema de reportagem nacional no programa Fantástico no último domingo.

Um exemplo bem próximo e que preocupa o gestor da saúde em Piratini é a baixíssima busca pela vacina contra a Gripe H1n1 disponibilizada à população, inicialmente aos incluídos nos chamados grupos de risco.

“É um ano atípico não só para nós que buscamos vacinar, mas também no Estado e no Brasil. Nós gaúchos registramos um índice muito menor do que o esperado contra a gripe, e isso talvez seja devido ao pouco apoio a mídia ou por não termos tido nenhum surto, caso ou óbito associado à patologia”, destacou Diego Espíndola, secretário municipal de saúde na capital farroupilha.

Para ter ideia do quanto os números são preocupantes, a cobertura vacinal para os em idade, situação ou profissão de risco foi de pouco mais de 50%.
“Foram 2.798 pessoas imunizadas, todas do grupo preferencial, o que dá representa 54, 2%. A meta era atrair 5.162 pessoas da população alvo”, quantificou a enfermeira chefe da pasta de saúde, Fernanda Hernandes.

Na última quinta-feira, 21, o município decidiu liberar o restante do estoque de 4.500 doses para a população em geral permitindo com isso que todas as faixas etárias recebam a proteção, o que nas demais cidades só ocorreu ontem, na terça-feira, 25 de junho.

Conforme Espíndola a antecipação já aumentou índices no geral, o que o faz repensar o cronograma ainda seguido e determinado.
“É automático. Quando abrimos para todas as faixas etárias a busca aumenta, é imediata. Entendo que o Estado tem que rever os prazos, principalmente quanto a vacinar geral, o que entendo está sendo muito tarde, pois já estamos quase em julho, o inverno é rigoroso e a substância leva em torno de dez dias para agir e deixar o organismo imune”,arrematou.
Nael Rosa-

Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!