quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Corte e poda de árvores na avenida geram críticas


Quarta-feira- 1º de agosto de 2018

Foto: Larissa Morais- Reduzidas para não causarem danos, corte causou polêmica
A Avenida Maurício Cardoso, arborizada em toda a sua extensão, é o cartão de visitas da cidade de Piratini, mas recentemente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente decidiu cortar e também poda os Ciprestes plantados ao longo do canteiro que divide a faixa de rolamento em duas.

A ação foi suficiente para provocar muita polêmica, discussão e críticas e elogios nas redes sociais, indignando, portanto alguns, agrando a outros e com isso dividindo opiniões.

Ao contatar a reportagem, a costureira Ângela Maria Borges Garcia, criticou o que chamou de desarborização.

“ A prefeitura deveria ter feito apenas uma poda para que os fios deixassem de tocar a rede elétrica. Árvores são necessárias para a purificação do ar, controle da temperatura e para o embelezamento da cidade”, opinou.

Já a manicure Luciele Dantas gostou do visual mais limpo.

“Elas, as árvores, além de enormes, estavam sujeitas a causar um acidente (curto circuito) já que tocavam os fios e quando voltarem a florir a cidade ficará ainda mais bela”, elogiou.

Pelo sim, pelo não e, diante de tanta repercussão, a pasta do meio ambiente se manifestou e Gláuber Morais, licenciador ambiental, disse que os Ciprestes, espécie atingida pelo corte e poda, não é uma árvore nativa, portanto, não há qualquer impedimento na lei em vigência para que sejam até extraídas, o que não foi o caso.

“Elas podem ser removidas e devido ao seu grande porte, não eram apropriadas ao local, pois causavam transtornos a fiação elétrica”, explicou.

Conforme Morais, a intenção é revitalizar a Avenida que é uma das duas que cortam o Centro Histórico Farroupilha de uma extremidade a outra.

“Já estamos consultando a questão financeira, mas no máximo até o fim do ano de 2018 o espaço será toda revitalizado com um novo paisagismo, e com árvores adequadas ao local”, completou.

Nael Rosa-
Contato: 53-84586380
Naelrosa@nativafmpiratini.com













0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!