terça-feira, 14 de agosto de 2018

Pais não buscam e números da vacinação decepcionam


Terça-feira- 14 de agosto de 2018
Vacinas asseguram imunização contra doenças graves
Incompreensível! Este foi o termo utilizado pelo secretário municipal de saúde, Diego Espíndola, para definir, ao menos até o momento, o baixíssimo interesse dos pais em vacinarem seus filhos contra a poliomielite e o sarampo, campanha intensificada nacionalmente nas redes sociais e, em muito na imprensa nacional devido ao novo risco de casos das duas doenças graves, já que o sarampo pode levar ao óbito e a pólio causar paraplegia, comprometendo em definitivo o movimento das pernas.

“Não entendo. A estrutura está à disposição, as vacinas existem e o risco no país é real, então, por que mães e pais não estão levando seus filhos para receberem as doses que asseguram que as crianças não terão o risco de contrair doenças tão graves é o meu questionamento”, disse Espíndola.

O desabafo do secretário está alicerçado em um número realmente surpreendente e decepciona: mesmo as Unidades Básicas de Saúde vacinando desde o dia 06 de agosto, até agora somente 12% da meta de 90% dos pequenos em idade de receber as vacinas foi atingida.

“Sinceramente, eu espero que neste sábado, 18 de agosto, que é quando teremos o dia “ D” para a imunização em nível nacional, possamos alcançar algo em torno de 60%, mas confesso que diante do que vimos até agora estou receoso”, falou o secretário já não mais acreditando na meta inicial.

“Ainda entendo que deveríamos ter a intervenção de outros órgãos, inclusive da justiça, como acenou o Ministério Público inicialmente, para que mães e pais atualizem a carteira de vacina de seus filhos. Talvez esta seja uma necessidade real”, conclui.

Em Piratini os postos de saúde estão abertos das 08: 30 às 11:30 e das 13:00 às 16: 30h. No sábado o horário para os residentes na cidade será especial e unidades móveis irão percorrer todo o interior e toda as crianças com idade entre 01 e 05 anos devem receber as vacinas
.
Reportagem: Nael Rosa
Contato: 53- 984-586380 e 53- 999-502191

email:naelrosa@nativafmpiratini.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!