sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Secretaria de Saúde começa Projeto Terceiro Turno


Sexta-feira- 19 de outubro de 2018
Na primeira experiência, aceitação foi positiva
A Secretaria Municipal de Saúde de Piratini colocou em prática um projeto piloto que objetiva ampliar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde- SUS, através dos serviços ofertados por todas as Estratégias de Saúde da Família- ESF, e ainda a Unidade Básica de Saúde- UBS, situada no centro da cidade.

Trata-se do Projeto Terceiro Turno, que teve inicio na unidade existente no Cancelão, na quarta-feira, 17, que abriu suas portas à noite, permitido desta forma que, além dos residentes na vila distante dez quilômetros do perímetro urbano, também os moradores do Polo Madeiro, situado no 4º distrito, portanto próximo dali, pudessem realizar procedimentos básicos.

“A primeira experiência foi bastante exitosa. Desta vez a meta foi atender as mulheres, principalmente no que diz respeito à coleta de material para o exame de pré-câncer, situação em que pacientes admitiram não passar pelo procedimento há três anos devido a falta de tempo”, avaliou Juliana Turriet, enfermeira responsável pela ESF local.

“A resposta delas foi ótima, pois a maioria é funcionária das serrarias do polo e, se faltassem ao trabalho para fazer o exame tinham o dia descontado da folha. Agora, após chegarem de suas tarefas profissionais, fizeram sua higiene pessoal e se dirigiram para a unidade”, ampliou Juliana, que garantiu uma data especial aos homens no próximo mês em alusão ao Novembro Azul, período em que o país dá ênfase à prevenção de tumores na próstata.

O secretário da pasta, Diego Espíndola, entende que, com o novo horário, tendo inicio às 19hs e terminando às 22hs, será possível ainda que os responsáveis levem seus filhos para receberem doses das vacinas e desta forma possam colocar em dia a carteira de vacina.

“Se a comunidade abraçar a ideia nós pretendemos amplia-la. Por enquanto vamos abrir duas Vezes por mês cada uma das estruturas disponíveis e com isso facilitar o acesso ao SUS”, disse Espíndola.

Reportagem: Nael Rosa

Contato: 53- 984-586380 e 53- 999-502191

email:naelrosa@nativafmpiratini.com











0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!