sexta-feira, 28 de julho de 2017

Decreto deve acabar com o comércio paralelo na SF

Sexta-feira- 28 de julho de 2017
Secretário acatou o pedido da promotora do evento e requisitou o decreto
A Semana Farroupilha de Piratini, que teve várias das suas edições com duração de dez dias, se tornou, principalmente para quem mora no entorno do Centro de Eventos Erni Pereira Alves, uma oportunidade de reforçar a renda familiar no mês de setembro.

Quando começa a festa e, durante toda a sua duração, alguns dos vizinhos ao evento adaptam parte de suas residências para formar pequenos comércios que vendem principalmente comida e bebida, geralmente a preços mais atrativos dos que os comerciantes instalados no interior do complexo. Eles se somam a outros tantos que migram de outras partes da cidade para garantir uma rentabilidade extra na passagem obrigatória de quem vem apreciar o evento.

Mas a concorrência com quem paga acima de dois mil reais para locar um espaço deve acabar. A Franca Eventos, empresa que venceu o pregão eletrônico e com isso junto a outras duas promotoras de eventos ganhou o direito de explorar a semana farroupilha, exigiu que, ao menos na edição de 2017, a situação muito reclamada por comerciantes que locam estandes tenha limites. Assim, a Secretaria de Cultura requisitou ao prefeito Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues, publicar um decreto impondo que, fora do Centro de Eventos, somente se instale bancas a 500 metros da festa. “Não são apenas pessoas daqui que aproveitam a festa para ganhar dinheiro pagando apenas uma pequena taxa na prefeitura. Há também vendedores de outros municípios que se instalam próximos à festa”, informa o secretário de cultura, Fladimir Gonsalves.

Ele lembra que Piratini até este ano era uma exceção, já que outros tantos grandes eventos pelo Estado, como por exemplo, a Fenadoce em Pelotas, e a Expointer em Esteio, não permitem essa venda paralela. “Espero que, quem costumava ali vender seus produtos, alimentícios ou não, tenha a consciência de que quem aluga um espaço no interior da festa faz um investimento significativo e precisa vender”, encerra.

Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!