terça-feira, 18 de julho de 2017

Educação:Pais voltam a reclamar do Transporte escolar

Terça-feira- 18 de julho de 2017

Quantos dias são necessários para que um aluno da rede pública estadual possa concluir ou não, a série em que está? A Lei de Diretrizes da Educação Básica determina que são 200 dias em sala de aula, o que certamente não é cumprido por uma parte significativa dos estudantes da zona rural de Piratini.

Alheio à sua vontade, há no mínimo dois anos eles não acompanham todo o conteúdo dado pelos mestres e pior: como é uma incógnita o recolhimento nos pontos acertado entre pais e Secretaria de Educação local, as crianças e adolescentes que já sofrem no verão, agora, nas paradas, ainda de madrugada enfrentam o rigoroso inverno até estourar o horário combinado. Hora de voltar para casa, este será mais um dia sem aula.

No programa Nativa Debate, da rádio Nativa FM, que foi ao ar na segunda-feira, 18, o tema tornou a substituir a pauta principal. Pais desesperados pedindo que imprensa interceda junto à prefeitura para que os alunos interrompam as faltas, em muitos casos sucessivas e que certamente interferem na qualidade do aprendizado.

No 2º distrito, Escola José Maria da Silveira, o caso mais grave: 26 dias sem transporte escolar. Já no 2º distrito, alunos da Escola Corinto Escobar, situada em Herval, mas que recebe estudantes que moram na divisa entre os dois municípios dado a um convênio entre as cidades citadas, também reclamam estar sem a condução que deveria levar e trazer. No 1º distrito, localidade Solidão, em outro caso de convênio só que com o município de Canguçu, mais clamor: alunos da Escola Joaquim Nabuco afirmam que o transporte não recolhe, mas, nesse caso, duas diferenças, pois o proprietário da empresa contratada alega as péssimas condições de um trecho do percurso e o secretário de educação de Piratini e, que também é vice-prefeito, Gilson Gomes, admite que a prefeitura está em atraso com relação ao pagamento.

Após receber as reclamações através de nossa reportagem, Gomes se comprometeu em examinar todos os casos e convocar a imprensa para dar explicações.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!