segunda-feira, 3 de julho de 2017

Reunião debate envenenamento de cães em Piratini

Piratini, 03 de julho de 2017

A Secretaria de Saúde de Piratini realizou hoje à tarde com membros da comunidade e diretores de entidades uma reunião para debater um dos assuntos que circulam em grande vulto nas redes sociais, onde quem posta muitas vezes aponta a prefeitura como a culpada pela mortalidade de cães envenenados. O assunto foi tema da página oficial da jornalista Rosane Marchetti que cobrou publicamente do prefeito Vitor Ivan providência em relação ao tema.

Ocorre que hoje se passou a limpo a questão e, com a presença da Polícia Civil mostrou-se que se há grande mortalidade esses casos não chegam às autoridades. Em dois anos apenas 07 cinco casos chegaram até a delegacia, fato comum já que, como argumentou um dos  presentes, quem encontra um cão envenenado quer é salva-lo e depois sepulta-lo, e realmente não se preocupa e acionar a polícia. O inspetor Dutra, presente à reunião esclareceu sobre a dificuldade que é provar em caso de uma autópsia, que o cão morreu por envenenamento e que a Estricnina, veneno muitas vezes usados para matar faz parte da portaria 344 da ANVISA, sendo comparada a cocaína o que pode render até 15 anos de prisão para quem for flagrado. Mas foi lembrado também que no Paraguai a venda é liberada e não há nenhuma fiscalização.

Segundo o secretario Diego Espíndola, que conduziu a reunião, a partir de agora não haverá outra saída. “Teremos que ter uma mudança de comportamento se quisermos reduzir a matança que na realidade nem sabemos a dimensão. Todos os cães terão que gerar um Boletim Ocorrência para a partir daí sabermos quantos morrem dessa forma” , explicou Diego.

Debateu-se também a necessidade da aproximação do Poder Judiciário e do Ministério Público para dar mais embasamento à causa
.
Num ponto a reunião foi unânime: a um descontentamento geral com a atual direção da Ong Amigo Do Bicho que há três meses não recebe o repasse de R$ 2.500,00 da prefeitura para compra de ração e outras ações porque não presta contas do convênio entre as partes. Queixou-se também que a ong se tornou sisuda e difícil acesso com a relação com a população não permitindo nem mesmo a adoção de cães.
“ Há uma saída para isso. Vocês que estão aqui e gostam de animais criem uma nova ong”, sugeriu o Espíndola.


Nael Rosa- redator responsável
Contato: 53-84586380

email:naelrosa@nativafmpiratini.com







1 comentários:

  1. O mais importante não foi tratado na reunião que seria fazer um canil onde a própria Prefeitura se responsabilizasse e mais, OS DONOS DE TRÊS, QUATRO CÃES, que simplesmente dizem que são DONOS, mas na realidade os cães vivem completamente soltos atacando motoqueiros e pedestres e se alimentando de comida dada por vizinhos e que no meu entender teriam sim que serem multados. Querem ter cachorros de estimação que pelo menos se responsabilizem por eles. Quantas vezes tem um pedido urgente que seu cão sumiu. Sumiu porque? Quando eu tive meu cachorrinho ele vivia no meu pátio e não na rua. Façam me o favor. Ao invés de tentarem ver quem está envenenando esses animais vá solucionar o maior problema que existe. Que a Prefeitura FAÇA URGENTE UM CANIL.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!